quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mudanças...

"O Inferno são os Outros."
- Jean Paul Sartre

"Mas o que fazer com o Outro que reside em mim?"
- Sandro Quintana

Acho que não existe melhor época para falar de mudanças do que a virada de um ano.

Tecnicamente é apenas uma mudança de calendário, um número que se modifica na escrita da data. Simbolicamente, essas pequenas mudanças trazem a esperança e o desejo de grandes transformações em nossas vidas. Projetamos neste futuro nem tão longíquo todas as transformações que queríamos ter realizado ao longo do ano que se passou, mas que não aconteceram.

Por que é tão difícil mudar?

Ao longo de 2009 eu passei por várias transformações. Chego ao fim deste ano me sentindo outra pessoa, não sou mais o mesmo que eu era na virada de de 2008 para 2009. Emagreci cerca de 36kg, terminei minha faculdade de psicologia, estou cheio de projetos para o ano que vem, me sinto mais decidido do que nunca... Mas ao mesmo tempo estou cheio de medo e apreensões.
Não conheço esta pessoa que me tornei (ou melhor, que ainda estou me tornando). Seria muito mais fácil fingir que nenhuma transformação ocorreu, me render a compulsão alimentar e engordar de novo, continuar estudante e não tocar pra frente nenhum dos projetos profissionais que eu tenho. Será que seria mais fácil mesmo?

Einstein dizia que "uma mente que se expande para abrigar uma idéia nova nunca mais retorna ao seu tamanho original", com a vida é a mesma coisa, uma vez que iniciamos uma transformação, não há como voltar a atrás. É necessário seguir (em frente, pra direita, pra esquerda, pra qualquer lugar, menos pra trás) e ver aonde isso vai nos levar.

Essa incerteza, esse não-saber é que nos assusta, muitas vezes nos apavora diante da mudança. Nos tornamos um outro para nós mesmos. Quem é esta pessoa que reside em mim que agora quer eclodir? Porque ela não pode permanecer quieta enfurnada na caverna de minha psique onde ela viveu por tanto tempo? Ao mesmo tempo nos perguntamos como pudemos viver tanto tempo sem conhecer esta pessoa, sem conhecer a nós mesmos?

Da mesma forma que nos tornamos um outro para nós mesmos, nos tornamos um outro para os outros. Família, amigos, colegas de trabalho, muitas vezes não acolhem este outro como acolhiam quem nós éramos, e esta ausência de suporte muitas vezes alimenta nosso medo e nossa vontade de voltar atrás. Todos sempre torcem por nós, mas eles queriam que nós mudássemos apenas um aspecto, e não o todo que nos constitui, como se isso fosse possível. rs

Continuo em minha mudança, agora rumo a 2010, e quem sabe, apenas quem sabe, não descubro que ao me transformar, me torno cada vez mais quem eu sou?

3 comentários:

Vinny disse...

O medo da mudança é, de todos, o mais arraigado na mente humana. Mas quem sou eu para falar disso ao mais novo bacharel de Psicologia do pedaço? :D

Sandro, parabéns pela vitória e pelas mudanças, elas são parte de nossas vidas. Que a estrada a ser trilhada seja brilhante, mesmo que tenha alguns obstáculos (que certamente virão).

Lucia disse...

é bem por aí mesmo. E para as mulheres (tô falando muito disso ultimamente né) o cabelo é um grande referencial de mudança. Lembro que quando eu cortei o cabelo curtinho tipo joãozinho, eu não me reconheci. era outra pessoa, mesmo.

A frase do início me lembrou de uma frase que a Olivia falou num dos episódios de SVU: We blame all kinds of people for creating monsters. Why not ourselves?

Rod Ran disse...

Opa, só agora descobri que esta é a sua nova casa (ainda acessava o blog antigo). É verdade, às vezes surge uma insegurança diante de oportunidades de mudança, mas há momentos que estes movimentos para frente são inevitáveis, eles acontecem em nossas vidas porque têm que acontecer. Nessas horas acho que o melhor a fazer é entregar-se e confiar, a gente acaba aprendendo que é capaz de fazer coisas que nunca imaginávamos. Também passei por tremendas mudanças no último ano: consegui meu próprio apartamento, casei, sobrevivi a um projeto final de pós-graduação... tudo ao mesmo tempo. Antes eu duvidava que fosse dar certo, achava que eu tinha enloquecido de assumir tantos compromissos. Hoje, passado isso tudo, percebo que sou plenamente capaz de vencer obstáculos e esse é um sentimento que nunca devemos esquecer diante de novas oportunidades de mudança. Parabéns, Sandro pelas suas conquistas! Nunca deixe de sorrir para as mudanças quando elas sorrirem para você! :)