sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do Amigo


Dia do amigo

E hoje é dia do amigo.

E daí?

O que é ser amigo?

Nesses dias de redes sociais, em que temos centenas ou milhares de "amigos" qual é o valor e o sentido dessa palavra?

Fotos em uma tela que impassíveis observam o desenrolar de nossas vidas postadas, publicadas, curtidas e compartilhadas que de tempos em tempos, como zumbis saídos de uma tumba aparecem desenterrados para um comentário mordaz em algo que você postou?

NOTA: Se você identificou algum amigo ou "amigo" seu na frase acima, volte, releia e reflita se o zumbi não é você.

Ser amigo é estar presente, mas aí surge outra questão, o que é estar presente? É estar todo dia ao lado da pessoa? No trabalho, em casa? Conheço pessoas que convivem todos os dias e nem por isso são amigos. E pessoas que ficaram anos sem se ver e mantém o mesmo sentimento.

Então amizade é apenas um sentimento? Mas sentimentos precisam ser manifestados, senão ficam apenas trancafiados "no lado esquerdo do peito, perto do coração". Como? Com um abraço, com um aperto de mão, com uma mensagem pelo meio que for, com um estar presente, mesmo que ausente.

Amigos são pessoas que estão lá quando você precisa delas. E parece que o Universo tem um jeito todo especial de fazer essas pessoas aparecerem no momento certo, mesmo quando se está a muitos anos sem ver nem ter notícias. Até porque amigos se procuram, se não por telefone e internet, ao menos em pensamento, e pensamento gera energia.

Mas amigos também são aqueles que estão lá quando você não precisa deles. Não apenas no momento que você está no chão, para te ajudar a levantar, mas quando você está no topo, para te aplaudir.

Falsos amigos podem te dar a mão para levantar, mas depois eles não te largam, não permitem que você cresça mais do que eles.

Quantos amigos passaram pela sua mente lendo esse texto? A quanto tempo você não os procura nem que seja para um tão banalizado "Tudo bem?". Que tal aproveitar esse dia do amigo para fazer isso?

Nenhum comentário: