sábado, 14 de julho de 2012

Filhos & Fardos


Corinne Maier,uma psicanalista francesa publicou recentemente um livro sobre não ter filhos, onde ela defende que filhos são fardos, parasitas, e na melhor das hipóteses serão grandes decepções.


Nada contra quem pensa assim, ou por qualquer outro motivo, razão ou circunstância decida não ter filhos, o que mais me chamou a atenção sobre este livro, e mais especificamente sobre esta autora é o fato dela ter dois filhos, um de 11 e outro de 13 anos.


Tudo bem que as crianças podem não ser anjos, mas fico imaginando como deve ser para eles ter sua mãe declarando para o mundo todo (porque o livro já é um best-seller) que eles são "fardos", "parasitas", "decepções" e que  “custam caro, poluem e sobretudo afundam a existência das pessoas"


Fiquei com a sensação, ao ler uma matéria sobre o livro que se trata de uma espécie de vingança perversa contra essas crianças que ficavam doentes quando ela estava pronta para sair para se divertir ou que que a fizeram renunciar a todo o resto, a vida de casal, amigos, sexo e mesmo sucesso social (situações citadas no livro).


Fico me perguntando se os filhos dela são um fardo, ou se carregam o fardo emocional dela, com todas as questões mal resolvidas, sobre os quais ela não quer (ou não consegue) assumir responsabilidade.


Se você quer ter filhos ou não, ou realizar qualquer outro sonho ou projeto, ou desistir destes, preste muita atenção às suas escolhas para depois não transferir para ninguém os fardos da sua responsabilidade.

Um comentário:

Patricia Galante - Psicologa clinica disse...

Bom dia...

Acredito que fardo mesmo, seja tomar caminhos e acreditar que os outros podem ser responsabilizados pelos proprios fracassos...

Que triste não é mesmo??

Sou solidaria a sua ultima frase do texto... se escolhermos com consciencia, sem duvida alguma será mais facil assumir toda e qualquer consequencia!