quarta-feira, 10 de maio de 2017

Cabeça de Escritor: Gente de Pele Verde

Cabeça de Escritor: Gente de Pele Verde

Outro dia, no shopping, passei em frente a um cinema a caminho do banheiro. Vi o cartaz de Guardiões da Galáxia vol. 2 e fixei na imagem da personagem Gamorra e lembrei de uma entrevista que vi onde ela falava que seus filhos achavam que ela era amiga do Hulk por ter pele verde. Ri com a imagem mental dela falando que ia chamar o Hulk se eles não se comportassem e entrei no banheiro com uma pergunta: Como uma espécie alienígena poderia ter a pele verde?

No intervalo de entrar no lavabo, fazer o que fui fazer, lavar as mãos e sair já tinha desenvolvido toda uma teoria que segue:

Uma espécie com níveis mais baixos de melanina (o que torna a pele mais escura) e uma circulação baseada em cobre ao invés de ferro (como é o caso das nossas hemoglobinas) poderia ter uma pele mais esverdeada.

Como ela possui menos melanina ou seu planeta é mais distante da estrela de seu sistema ou é uma estrela “mais fria” como uma estrela azul ou branca mais antiga que o nosso Sol e que existiria na parte mais interior da nossa galáxia, por exemplo.

Como o cobre oxida mais rapidamente do que o ferro é possível que eles tivessem um órgão similar a um fígado ou rins cuja principal função seria limpar o sistema circulatório das oxidações ou seu sistema respiratório poderia não ser baseado em oxigênio, mas aí teria de se ver algum outro gás (ou líquido) que poderia se ligar ao cobre da mesma forma que o oxigênio se liga à hemoglobina e ainda gerar energia de forma similar e, de preferência, seja um elemento tão comum quanto o oxigênio no Universo.

Talvez o hidrogênio? O hélio? Ou talvez eles tenham um metabolismo mais lento para compensar pela alta oxidação de seu organismo? Talvez tenham tempo de vida menor que o do ser humano?

Ainda não pesquisei qual seria o que esses seres respiram, mas quem sabe eles não aparecem um dia em uma história? rs

Nenhum comentário: