Organizando Meus Projetos de Escrita

Os Projetos de Longo Prazo
Imagem de Momentmal por Pixabay
Como postei antes, além dos projetos que denominei “de curto prazo”, tenho outros três (que eu estou me esforçando muito para que não se tornem quatro) que são os que eu chamo de “projetos de longo prazo”.
Todos são projetos de worldbuilding (construção de mundos), onde eu quero escrever histórias diversas que de alguma forma se entrelacem. Personagens de uma história irão aparecer em outra e acontecimentos em uma história afetarão outras e assim por diante.
Primeiro temos o Projeto Ether, no qual estou trabalhando de pouquinho em pouquinho faz us três anos. Trata-se de um universo ambientado no século XIX, ainda não precisei se na primeira ou segunda metade deste século (tenho ideias para histórias ambientadas em ambos), que envolverá tecnologia steampunk e clockworkpunk, magia, aliens, história alternativa e muitas coisitas mais. Estou criando os personagens pouco a pouco e metendo a cara para estudar história da época a fim de não falar muita besteira (alguma certamente será inevitável, então apenas evito falar muita).
Já tenho algumas ideias envolvendo um dos primeiros personagens que criei para esse cenário. De certa forma, ele é uma espécie de “Sherlock Holmes” ou “Auguste Dupin” do meu universo. Um detetive de certa maneira, um homem inteligente, com uma mente fantástica que resolve problemas elaborados. Diferente dos personagens supracitados ele não é totalmente guiado pela lógica, entretanto. Minha construção do personagem o torna alguém que combina lógica e intuição em sua capacidade de observação e avaliação dos fatos. Está sendo um trabalho interessante e difícil compô-lo, até pelo gênero do mistério ser um no qual nunca me entranhei muito como escritor, apesar de gostar muito como leitor. Acho que no momento é tudo que posso falar sobre o personagem sem entregar demais.
O segundo projeto/universo no qual estou trabalhando faz pouco mais de um ano chama-se GH3k. Esse trata-se de um universo de ficção científica no qual pretendo ir construindo século por século até chegar ao ano 3000. Primeiramente quero construir uma visão não exatamente otimista do futuro, mas prefiro chamar de esperançosa. Então não se trata de uma distopia, apesar de nada impedir de algumas histórias nesse universo terem um tom mais distópico, afinal o mundo segue em uma espiral e muitas ideias acabam voltando, mesmo que não exatamente da mesma forma. Basta ver o que está acontecendo no mundo hoje e olhar para o início do século passado.
Um dos pontos principais de GH3k é que, ao construir o desenvolvimento da humanidade ao longo dos próximos mil anos, não quero me prender apenas ao desenvolvimento tecnológico, mas pensar no desenvolvimento do pensamento, dos paradigmas, da filosofia, da sociologia, etc, etc, etc. Sim, é uma ideia louca, mas eu gosto de ideias loucas. :-)
Também já tenho uma boa ideia para esse universo que está ambientada no final desse nosso século envolvendo dois grupos de colonizadores em Marte. Já fiz bastante pesquisa, mas ainda não me considero pronto para começar a escrevê-la. Ainda quero ver um pouco mais sobre os projetos de colonização que a SpaceX e outros estão desenvolvendo além de me inteirar mais sobre algumas questões políticas do oriente médio (sim, vai envolver isso) antes de começar a rabiscar essa história. Mas acho que ficará legal.
O terceiro e último projeto de worldbuilding estou chamando de Cindy. É um mundo de fantasia com inspiração medieval. Gosto de fantasia medieval e já criei alguns mundos assim nos meus tempos mais ativos de mestre de RPG. Não quero que seja uma Anglaterra (se não conhece, pesquise o termo), por isso pretendo usar como base a baixa idade média na península ibérica e no magreb, mas também quero misturar elementos renascentistas e da antiguidade, além de me inspirar em alguns contos de fadas (daí o nome do universo). Espero que meus amigos história não queiram me matar por conta do que vou construir aqui hahaha.
Cindy é o projeto que está mais no início. Comecei a pensar nele tem apenas alguns meses por conta de uma ideia que tive para uma história inspirada na Cinderela. Talvez eu até venha a escrever a história e depois vá construindo o mundo ao redor, não sei. Já estou elaborando algumas coisas e pesquisando outras. Mas não espere nada daqui tão cedo.
Bom, esses são meus projetos de longo prazo. Se quiser deixar uma opinião ou sugestão, fique a vontade.
E, como diria o gaguinho: p-p-por hoje é só, p-p-pessoal!