quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
Mil Faces de um RPGista - Royal Blood - Cavaleiro de Espadas
Jogo: Royal Blood
Sistema: Inspirado em Powered by the Apocalypse
Autoria: Grant Howitt
Editora: Rowan, Rook & Decard
Experiência: Mestrei uma vez em 2021 e quero mestrar mais vezes.
Livros usados: Só o básico. É o único que existe até o momento.
Royal Blood é um RPG de Heist do mesmo criador de Honey Heist que usa cartas de tarô para a resolução de ações. Não só isso, os jogadores são parte humanos, parte cartas de tarô. Pois é. Para ser mais específico cada jogador é um “royal” uma das cartas da realeza dos arcanos menores (Valete, Cavaleiro, Rainha, Rei) e o objetivo do grupo é fazer um Heist, um assalto, um golpe, para roubar o poder de um dos arcanos maiores. Depois disso aquele arcano maior deixará de existir para sempre em todos os tarôs, substituído por uma carta criada pelos jogadores (ou pelo jogador que vencer no final, dependendo da narrativa).
Então, vamos criar um Royal. Para começar eu poderia escolher uma das cartas e naipes a minha disposição, mas é mais legal sortear uma. Eu sorteio o Cavaleiro de Espadas. Apesar de não ser uma regra oficial, nos gameplays que vi eu agora poderia recusar essa carta e sortear outra, mas vou ficar com essa mesma. Agora deixa eu pensar em um conceito.
Penso nesse personagem como um guarda-costa de um outro royal que teve seu poder roubado e agora tem de servir a um novo senhor ou senhora, o alvo do nosso heist. Ele perdeu prestígio e agora quer vingança.
Beleza, agora eu escolho um Blood e um Silver. Minhas habilidades especiais/pontos de vida nesse jogo. O primeiro é uma habilidade mundana e o segundo uma habilidade sobrenatural. Dou uma lida na lista de sugestões e vejo se vou pegar uma delas ou criar uma minha.
Para Blood eu pego Ex-militar de Infiltração da lista de sugestôes.
Para Silver eu penso em pegar a sugestão de Atravessar Paredes e Barricadas, mas acho que vai ser redudante com o Blood que já escolhi. Decido criar um que vou chamar de Sempre Preparado. Como se ele sempre tivesse uma carta na manga para cada situação, quase como se tivesse previsto tudo desde o início.
E está pronto! O próximo passo seria reunir a gangue, sortear alguns arcanos maiores para escolher nosso alvo e montar nosso heist, como sou só eu vou apenas sortear meu alvo. O Imperador, alguém com poder mundano. Imagino um bilionário que controla o mundo usando dinheiro e armas. Nosso alvo pode ser um banco onde esse dinheiro está, ou um objeto de grande valor monetário (uma jóia por exemplo; o cetro do imperador talvez) que guarda todo o poder do Imperador.
E está pronto.
Um personagem simples para variar.
_____________________________________________________________
Cavaleiro de Espadas
Blood: Ex-Militar de Infiltração
Silver: Sempre Preparado.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023
Leituras 2023 - Semana 05
Leituras 2023 - Semana 05
07 Lidos
Lendo:
01 - Vampire: The Masquerade V5 (RPG) - Jason Carl (org.) - 53%
02 - SMH 2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico - Lucas Faulhaber & Lena Azevedo - 30%
Contos, Poesias & Artigo*
- Ecos do Golpe - Vários Autores - 11% (09)
- Mulheres vs Monstros - Vários Autores - 45% (08)
- Deus Ex Machina - Deuses e Monstros - Vários Autores - 54% (08)
- Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores - 03% [02] (08)
- Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - 05% (13)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Border, e agora? Do Diagnóstico ao dia a dia - Letícia Lopes
02 - The Dare: Call of Cthulhu Adventure (RPG) - Kevin A. Ross
03 - It Takes A Child To Raze A Village (RPG) - Matt Jones
04 - Como Educar Crianças para a Paz - Laura Perls
05 - Dreadful: Three Ready to Play Scenarios for Dread (RPG) - Sam Gundaker
06 - Laser & Feelings (RPG) - John Harper
07 - L5R 1e - Code of Bushido (RPG) - Ree Soesbee, Rob Vaux, John Wick e Pat Kapera
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
Mil Faces de um RPGista - Four Colours of Al Fresco - Cassandra Pirelli/ Corritrice
Jogo: Four Colour of al Fresco
Autoria: Nathaniel Barmore, Akira Barnes, Dan Bongert e Epidiah Ravachol.
Editora: The Impossible Dream
Experiência: Li o livro e não sei bem se entendi.
Livros usados: Só o arquivo básico que pode ser encontrado no site da editora.
Já comentei por aqui várias e várias vezes o quanto eu gosto de RPGs de supers. Também já comentei sobre minha admiração pelo designer Epidiah Ravachol como ele é capaz de criar sistemas e ambientações muito estranhas e interessantes. Four Colour é uma mistura dos dois, onde vemos um RPG de super-heróis na Antiguidade em uma Itália fictícia onde pessoas com habilidades extraordinárias (mais similares com o universo pulp do que com marvel e DC, mas fica a critério do mestre e do grupo de jogo) atuam protegendo inocentes e enfrentando vilões.
Bom, para começar precisamos de um conceito. E eu acho que eu tenho um bem legal. Eu quero uma personagem que seja uma aventureira, uma exploradora, bem no estilo pulp mesmo. Ao mesmo tempo eu quero uma velocista. Alguém com algum tipo de supervelocidade. Até porque, nesse sistema, os turnos são contados em “panels”, ou quadrinhos, e uma personagem com supervelocidade pode fazer várias ações em um único quadrinho.
Cassandra Pirelli cresceu em berço de ouro, seu pai um cientista em Florença sempre a incentivou a estudar e trilhar seu próprio destino. Sua fascinação sempre foi por arquelogia e pelas histórias dos antigos. Em uma escavação na Grécia (não sei ao certo se esse mundo possui uma Grécia, mas passou a ter agora rs) ela encontrou um pequeno medalhão com o símbolo do planeta Saturno, dedicado a Cronos, deus do Tempo. Outras forças estavam atrás do artefato também, e logo a aventureira descobriu que este podia parar o tempo por cerca de um minuto.
Para Cassandra o mundo permanece completamente estático, mas para as pessoas ao redor é como se ela se movesse mais rápido que o olho é capaz de acompanhar. Quando ela retornou à Florneça, ela decidiu esconder seu achado até descobrir quem estava por trás daqueles que a atacaram. Enquanto investiga os poderes do amuleto ela patrulha a cidade como… agora preciso de um nome de heroína, e acho que ampulheta muito batido. Pensando em algum poder ligado mais a velocidade ou borrão, deixa eu dar uma pesquisada no google aqui. Nada… Vou ficar com Velocitá por enquanto e vejo se consigo algo melhor até terminar de fazer essa personagem.
Designando Planetas. Esse é o primeiro passo mecânico do jogo. Eu designo como as forças dos planetas me afetam. E esse é um dos primeiros pontos loucos desse jogo. Em vez de rolar o seu nível de habilidade você rola um dado para cada um dos cinco planetas da astrologia clássica e vê qual delas está afetando mais a sua ação naquele momento. Eu disse que esse é um sistema bem confuso, não? Os cinco planetas e as forças associadas a eles são: Mercúrio que controla as Forças Conhecidas, ligado à ciência, à dedução e ao mundo racional; Vênus que controla as Forças da Paixão, das emoções e dos sentimentos; Marte (que comanda as Forças Dinâmicas, do movimento, da ação, da mudança; Júpiter que é domina as Forças Estáticas, da estabilidade e do status quo; e, por fim, Saturno, que governa as Forças Perdidas, a fé, o místico, o mágico, o esquecido.
Então, o primeiro passo para criar um ômega (como são chamados os supers desse cenário) é decidir qual dos planetas NÃO me afeta em nenhum momento. Ou seja, eu nunca vou rolar um dado correspondente àquele planeta quando estiver fazendo uma ação.
A associação mais fácil é com Saturno, dado a relação com o tal amuleto, mas acho que para a personagem faz mais sentido que seja Júpiter. Cassandra se move enquanto o mundo fica estático, ela é movimento puro. Então eu marco na minha ficha Júpiter como Ω e agora preciso designar um dado para cada um dos outros planetas.
Eu posso designar quaisquer dados para cada planeta. Inclusive uns dados que eu acho que nem existem mas que aparecem na tabela do livro, como d16 ou d24. Dependendo do dado que eu escolher isso me dará um número de Traits e Flaws.
Aqui cabe uma explicação sobre o sistema da melhor forma que eu puder porque é bem confuso. Como eu disse antes, cada vez que você fizer uma ação que demanda risco você rola os dados dos seus planetas. Todos eles. O ideal é que seu grupo tenha alguns sets de dados e decidam associar cada planeta a uma cor de dado. O dado que tirar o resultado MENOR é o que afeta você naquela ação. Então dados mais baixos têm mais chance de te afetarem enquanto dados mais altos costuma ser menos presentes na sua vida. Uma saída seria pegar todos com o mesmo dado, né? Só que aí aumenta a chance dos dados empatarem e fica bem mais difícil prever alguma coisa. Como eu disse o sistema é complicado.
Acho que vou designar d4 para Marte (Cassandra é uma mulher agitada e de ação), d8 para Mercúrio (ela é uma cientista, afina), d12 para Vênus (ela não é comandada por suas paixões, mas as vezes elas aparecem) e d20 para Saturno (sendo uma mulher da ciência o sobrenatural não é muito presente em sua vida).
Escolhendo Traits, Flaws, etc. Lembra que eu falei desses ali em cima? Pois bem, chegou a hora de designá-los. E o que são eles você me pergunta? São atributos que descrevem as capacidades do seu personagem. O sistema propões que tudo seja resolvido narrativamente usando esses atributos até que eles não resolvam mais daí você “rola os planetas”.
Olho na tabela do livro e ao todo eu tenho 1 poder, 1 fraqueza, 1 quirk (peculiaridade?), 13 traits e ao menos 2 flaws. Eles não precisam ser relacionados com os planetas específicos, o que eu acho uma falha do sistema. Vou re-ler como se designa cada um deles e depois eu volto aqui.
Voltei.
Vamos começar com o Poder que eu já defini como “Parar o Tempo” e a Fraqueza “Apenas por um minuto” e depois disso ela precisa recarregar por um minuto antes de usar de novo. Quanto a peculiaridade, é um elemento que não nem positivo nem negativo sobre o meu poder. Penso um pouco e a ideia que me vem é colocar “Amuleto de Cronos”, só que com um ponto de interrogação, colocando uma dúvida se o poder é advindo do amuleto ou se o amuleto é um catalisador. Talvez eu possa explorar isso nos outros Traits.
Quanto aos Traits. Fui ler o exemplo de criação de personagem no livro (uma equipe de super-heróis com poderes advindos de invenções de Leonardo Da Vinci) e percebi uma falha. Nas regras diz que os Traits e Flaws não precisam ser ligados a planetas, mas nos exemplos eles ligam. Vou interligar porque faz mais sentido.
Então eu tenho 4 Traits em Marte, 3 Traits em Mercúrio, 2 Traits e 1 Flaw em Vênus e 3 Traits e 2 Flaws para Saturno. Cada um desses é um Descritor positivo ou negativo respectivamente.
Minha ideia para Cassandra é algo como Indiana Jones, Lara Crof (sem o shortinho e os peitos poligonais) ou Enola Holmes. Além disso ela é uma heroína pulp primeiro e uma super-heroína em segundo lugar. Quero descritores que revelem suas habilidades atléticas, conhecimentos acadêmicos e o fato de ter viajado o mundo todo. As falhas eu penso em algo emocional (já que Vênus) e algo místico (Saturno).
Criei algo assim para os Traits:
Marte: Perigo é Apenas Um Dia Qualquer, Ginasta, Mestre em Esgrima, Habilidades Circenses (esse pode ser bem divertido de explicar na história do jogo).
Mercúrio: Viajante do Mundo, O Mundo Acadêmico é Minha Segunda Casa, Adoro um Enigma.
Vênus: Destruidora de Corações e Nunca Desisto! (com exclamação mesmo).
Saturno: Conhecimento das Linguagens Perdidas, Sexto Sentido e Sorte Extraordinária.
Marte: Perigo é Apenas Um Dia Qualquer, Ginasta, Mestre em Esgrima, Habilidades Circenses (esse pode ser bem divertido de explicar na história do jogo).
Mercúrio: Viajante do Mundo, O Mundo Acadêmico é Minha Segunda Casa, Adoro um Enigma.
Vênus: Destruidora de Corações e Nunca Desisto! (com exclamação mesmo).
Saturno: Conhecimento das Linguagens Perdidas, Sexto Sentido e Sorte Extraordinária.
Para os Flaws já pensei nisso:
Vênus: Agir Primeiro, Pensar Depois (acho que essa impulsividade bate com o contexto da personagem até aqui).
Saturno: O Oculto me Atrai como a Chama atrai a Mariposa, Forças Ocultas Guiam Meu Destino (talvez ela ter encontrado o amuleto não foi um acidente no final das contas?).
E está pronta!
Cassandra Pirelli está pronta para assumir sua identidade secreta como Corritrice (Corredora de competição em italiano) enquanto forças sinistras se aproximam dela e ameaçam Itália.
Gostaria de colocar esse jogo na mesa algum dia, mas acho que ele tem muitas falhas. Talvez por isso nunca tenha sido lançado e o arquivo disponível é quase um first draft do livro.
Ah! Já ia me esquecendo. Também tenho de pegar uma mão de “Story Cards”. O jogo usa também essas cartas para dar controle narrativo aos jogadores. Eles recomendam uma marca de cartas que eu nunca achei, mas dizem que qualquer baralho pode ser usado, já que o conteúdo da carta deve servir apenas como um auxílio a criatividade do jogador. Se um dia eu colocar esse jogo na mesa talvez eu use cartas do jogo de tabuleiro Dixit. Finjam que eu peguei quatro cartas de um baralho e está pronto. ;-)
_________________________________________________________
Cassandra Pirelli / Corritrice
Mercúrio (Conhecido): d8
Traits: Viajante do Mundo, O Mundo Acadêmico é Minha Segunda Casa, Adoro um Enigma.
Vênus (Paixão): d12
Traits: Destruidora de Corações e Nunca Desisto!
Flaws: Agir Primeiro, Pensar Depois
Marte (Dinamismo): d4
Traits: Perigo é Apenas Um Dia Qualquer, Ginasta, Mestre em Esgrima, Habilidades Circenses.
Júpiter (Estático): Ω
Poder: Parar o Tempo.
Fraqueza: Apenas por um minuto.
Peculiaridade: Ligado ao Amuleto de Cronos?
Saturno (Perdido): d20
Traits: Conhecimento das Linguagens Perdidas, Sexto Sentido e Sorte Extraordinária.
Flaws: O Oculto me Atrai como a Chama atrai a Mariposa, Forças Ocultas Guiam Meu Destino.
Vênus: Agir Primeiro, Pensar Depois (acho que essa impulsividade bate com o contexto da personagem até aqui).
Saturno: O Oculto me Atrai como a Chama atrai a Mariposa, Forças Ocultas Guiam Meu Destino (talvez ela ter encontrado o amuleto não foi um acidente no final das contas?).
E está pronta!
Cassandra Pirelli está pronta para assumir sua identidade secreta como Corritrice (Corredora de competição em italiano) enquanto forças sinistras se aproximam dela e ameaçam Itália.
Gostaria de colocar esse jogo na mesa algum dia, mas acho que ele tem muitas falhas. Talvez por isso nunca tenha sido lançado e o arquivo disponível é quase um first draft do livro.
Ah! Já ia me esquecendo. Também tenho de pegar uma mão de “Story Cards”. O jogo usa também essas cartas para dar controle narrativo aos jogadores. Eles recomendam uma marca de cartas que eu nunca achei, mas dizem que qualquer baralho pode ser usado, já que o conteúdo da carta deve servir apenas como um auxílio a criatividade do jogador. Se um dia eu colocar esse jogo na mesa talvez eu use cartas do jogo de tabuleiro Dixit. Finjam que eu peguei quatro cartas de um baralho e está pronto. ;-)
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Cassandra Pirelli / Corritrice
Mercúrio (Conhecido): d8
Traits: Viajante do Mundo, O Mundo Acadêmico é Minha Segunda Casa, Adoro um Enigma.
Vênus (Paixão): d12
Traits: Destruidora de Corações e Nunca Desisto!
Flaws: Agir Primeiro, Pensar Depois
Marte (Dinamismo): d4
Traits: Perigo é Apenas Um Dia Qualquer, Ginasta, Mestre em Esgrima, Habilidades Circenses.
Júpiter (Estático): Ω
Poder: Parar o Tempo.
Fraqueza: Apenas por um minuto.
Peculiaridade: Ligado ao Amuleto de Cronos?
Saturno (Perdido): d20
Traits: Conhecimento das Linguagens Perdidas, Sexto Sentido e Sorte Extraordinária.
Flaws: O Oculto me Atrai como a Chama atrai a Mariposa, Forças Ocultas Guiam Meu Destino.
domingo, 29 de janeiro de 2023
Leituras 2023 - Semana 04
Leituras 2023 - Semana 04
06 Lidos
Lendo:
01 - Vampire: The Masquerade V5 (RPG) - Jason Carl (org.) - 50%
02 - SMH 2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico - Lucas Faulhaber & Lena Azevedo - 09%
03 - L5R 1e - Code of Bushido (RPG) - Ree Soesbee, Rob Vaux, John Wick e Pat Kapera - 50%
Contos, Poesias & Artigo*
- Ecos do Golpe - Vários Autores - 11% (09)
- Mulheres vs Monstros - Vários Autores - 45% (08)
- Deus Ex Machina - Deuses e Monstros - Vários Autores - 54% (08)
- Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores - 03% [02] (08)
- Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - 05% (13)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Border, e agora? Do Diagnóstico ao dia a dia - Letícia Lopes
02 - The Dare: Call of Cthulhu Adventure (RPG) - Kevin A. Ross
03 - It Takes A Child To Raze A Village (RPG) - Matt Jones
04 - Como Educar Crianças para a Paz - Laura Perls
05 - Dreadful: Three Ready to Play Scenarios for Dread (RPG) - Sam Gundaker
06 - Laser & Feelings (RPG) - John Harper
quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Mil Faces de um RPGista - The World is Ending and We are Very Large Dogs. - Melo
Jogo: The World is Ending and We are Very Large Dogs.
Autoria: Eden.
Editora: Auto-publicação.
Experiência: Só li o livro.
Livros usados: Só o básico.
Eu andei comprando uns “bundles” de RPG. Uns pacotes com vários jogos dentro, normalmente visando levantar grana para uma causa. Em um deles sobre direitos das pessoas transexuais eu encontrei esse jogo com uma proposta para lá de inusitada.
O nome é bem autoexplicativo. A proposta é um jogo em um cenário apocalíptico e os jogadores são cachorros grandes tentando não salvar o mundo, mas dar algum alento ao seu humano nesse tempo tão tenebroso. Uma das coisas legais é que não precisa ser um apocalipse zumbi, a queda da lua ou a revolução das máquinas. O “Fim do Mundo” pode ser meramente simbólico, como o fim do relacionamento dos humanos que cuidavam do cachorro que agora precisa cuidar dos dois alternadamente.
Dito isso, o livro peca por não trazer um sistema de regras em si. Ele é quase que apenas um “prompt” para um jogo de contação de histórias. Talvez algum dia eu adapte ele para algum sistema de verdade, já pensei em usar uma variante das mecânicas do Ten Candles, por exemplo.
Mas até lá, vamos fazer um personagem.
Como o jogo tem muito pouco “jogo” e mais contação de histórias, o personagem é criado através das respostas a uma série de perguntas para as quais ele dá alguns exemplos.
- Como o seu Melhor Amigo (seu humano) te chama?
Vou ficar com “Melo”. Originalmente era “Caramelo” devido a cor do meu pêlo, mas com o tempo acabou ficando só “Melo”.
- Em cinco palavras, como você se parece?
Peludo, Caramelo, Fofinho (não sou gordo, hunf), Confiável, Alegre.
- Quem é o seu Melhor Amigo?
É o Fred. Eu conheço ele desde pequenininho, quando eu podia pegar ele no colo. Ou será o contrário?
- O que você faz com o seu Melhor Amigo?
Ele gosta muito de sair comigo para passear e observar os pássaros e correr de gente estranha que cheira mal.
- Onde vocês vivem?
Em uma casa perto do parque onde o Fred veio viver com a Sara. Faz tempo que não vejo a Sara. Estou com saudades.
- No que você é bom?
Afugentar gatos e esquilos e guaxinins. Eu não gosto de guaxinins.
- O que te faz lembrar do seu Melhor Amigo?
O cheiro de Canela. O Fred sempre gostou de um doce com esse cheiro.
E é isso. Está pronto meu Cachorro Grande para enfrentar o fim do mundo. Rápido e fácil.
domingo, 22 de janeiro de 2023
Leituras 2023 - Semana 03
Leituras 2023 - Semana 03
05 Lidos
Lendo:
01 - Vampire: The Masquerade V5 (RPG) - Jason Carl (org.) - 50%
02 - SMH 2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico - Lucas Faulhaber & Lena Azevedo - 09%
03 - L5R 1e - Code of Bushido (RPG) - Ree Soesbee, Rob Vaux, John Wick e Pat Kapera - 25%
Contos, Poesias & Artigo*
- Ecos do Golpe - Vários Autores - 09% (10)
- Mulheres vs Monstros - Vários Autores - 45% (08)
- Deus Ex Machina - Deuses e Monstros - Vários Autores - 54% (08)
- Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores - 03% [02] (08)
- Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - 05% (13)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Border, e agora? Do Diagnóstico ao dia a dia - Letícia Lopes
02 - The Dare: Call of Cthulhu Adventure (RPG) - Kevin A. Ross
03 - It Takes A Child To Raze A Village (RPG) - Matt Jones
04 - Como Educar Crianças para a Paz - Laura Perls
05 - Dreadful: Three Ready to Play Scenarios for Dread (RPG) - Sam Gundaker
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
Mil Faces de um RPGista - Pentatlo Surpresa - Eritreu
Após um longo hiato causado por questões pessoais, retomando esse projeto.
Autoria: Diego Barreto
Editora: Sem editora… por enquanto.
Experiência: Li o livro e conversei com o autor (que é meu amigo, aliás rs).
Livros usados: Só o básico que foi feito para o RPG Jam 2020.
No final de 2020 vários sites brasileiros (movimento rpg, farol do leocórnio, *) fizeram um RPG Jam. E o que seria isso? Basicamente é um concurso criativo onde os participantes têm um tempo limitado (48 horas, nesse caso) para escrever um RPG completo com um tema que foi revelado apenas no início do concurso. O tema nesse caso foi *
Você pode conhecer todos, ou quase todos, os jogos que participaram aqui [*site]. Eu pretendo fazer um personagem de cada um deles e poderia ter começado com o vencedor (Ô, tiaaaa), mas preferi começar com o jogo de um amigo meu: Diego Barreto.
A proposta de Pentatlo Surpresa é um universo sci-fi onde as disputas entre os países deixam de resolver seus conflitos não mais com guerras mas com uma disputa esportiva cujas modalidades são sorteadas na hora, forçando os atletas a serem capazes em uma gama de esportes diferentes.
Então vamos começar a montar um atleta.
Os personagens são montados com uma série de Aspectos, divididos entre três categorias, cada uma com dois positivos e dois negativos. Totalizando 12 Aspectos. As categorias são: Nação, Treinamento e Treinadores.
Começando com Nação. Estou pensando em me inspirar no Império de Axum. Para quem não conhece, https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_de_Axum e recomendo a leitura da coleção História da África, acho que no volume II ou III conta a história desse que foi o segundo Império mais poderoso comercialmente da Antiguidade.
Então primeiro Aspecto que eu quero para a minha nação é “Navegar está no Meu Sangue”, como o Império de Axum conseguiu seu poder a partir do controle dos mares. Meu segundo Aspecto é “Mergulhado em Riqueza”, como Axum é um império rico e poderoso. Meu terceiro Aspecto, o primeiro negativo é “Decadência do Luxo”. Por fim meu último Aspecto de nação é “Crise de Consciência” considerando que minha nação está passando por um período de reflexão e mudança de paradigmas (como aconteceu com a verdadeira Axum).
Agora são os Aspectos de Treinamento.
Aqui eu travei. Se estou postando esse personagem no final de janeiro em vez do início é por causa desse ponto. Não sei bem o que colocar aqui. Então, vou fazer o que sempre faço quando tenho um bloqueio de escritor. Vou escrever a coisa mais idiota que eu conseguir pensar e ver se a partir daí vem algo que preste.
O primeiro aspecto que me vêm é “Salto com Vara” (e o espírito de quinta série grita rs), então acho que vou só colocar os esportes em que meu personagem é bom ou ruim. Os outros aspectos são: Vela (já deu pra notar que meu personagem tem um forte tema náutico, né?) e para os negativos vou colocar Corrida (Ele enjoa em terra firme rs) e Arremesso de Peso (não é muito forte, mas é ágil).
Por último vem os Aspectos dos Treinadores. Vou considerar que meu personagem tem dois treinadores e vou colocar um Aspecto positivo e um negativo para cada. O primeiro treinador é Justo e Controlador e o segundo é Compreensivo e Permissivo. Se eu fosse jogar isso poderia me dar ao trabalho de escolher nomes para cada um, mas como é só para esse projeto, deixa pra lá.
Pronto. Agora eu teria de atribuir um valor de 1 a 4 para cada aspecto em cada grupo, o que eu acho que não faz o menor sentido. Conversei com o criador do jogo e ele me disse que essa seria a primeira coisa que ele tiraria se fosse refazer o jogo. Sendo assim, está pronto.
Opa, falta um nome. Como estou me baseando no reino de Axum, fui procurar nomes africanos da região da Etiópia e da Eritreia, países que ficam onde antes era Axum (inclusive a capital do antigo reino se chama Axum e até hoje existe na Etiópia). Ao jogar no Google descobri que Eritreu é um nome próprio e achei apropriado.
Pessoalmente eu acho que o cenário poderia ser adaptado para FATE com um aspecto em cada categoria, inclusive dei essa sugestão ao Diego.
Mas esse personagem está finalizado e estou enfim retomando esse projeto.
______________________________________________________________
Eritreu
Aspectos de Nação:
Positivos:
“Navegar está no Meu Sangue”
“Mergulhado em Riqueza”
Negativos:
“Decadência do Luxo”
“Crise de Consciência”
Aspectos de Treinamento
Positivos:
“Salto com Vara”
“Vela”
Negativos:
“Corrida”
“Arremesso de Peso”
Aspectos de Treinadores:
Positivos:
“Justo”
”Compreensivo”
Negativos:
“Controlador”
“Permissivo”
“Controlador”
“Permissivo”
domingo, 15 de janeiro de 2023
Leituras 2023 - Semana 02
Leituras 2023 - Semana 02
01 Lidos
Lendo:
01 - The Dare: Call of Cthulhu Adventure (RPG) - Kevin A. Ross - 50%
02 - Dreadful: Three Ready to Play Scenarios for Dread (RPG) - Sam Gundaker - 67%
03 - Vampire: The Masquerade V5 (RPG) - Jason Carl (org.) - 50%
04 - SMH 2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico - Lucas Faulhaber & Lena Azevedo - 09%
05 - L5R 1e - Code of Bushido (RPG) - Ree Soesbee, Rob Vaux, John Wick e Pat Kapera - 12%
Contos, Poesias & Artigo*
- Mulheres vs Monstros - Vários Autores - 45% (08)
- Deus Ex Machina - Deuses e Monstros - Vários Autores - 54% (08)
- Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores - 03% [02] (08)
- Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - 05% (13)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Border, e agora? Do Diagnóstico ao dia a dia - Letícia Lopes
domingo, 8 de janeiro de 2023
Leituras 2023 - Semana 01
Leituras 2023 - Semana 01
00 Lidos
Lendo:
01 - The Dare: Call of Cthulhu Adventure (RPG) - Kevin A. Ross - 45% [24]
02 - Dreadful: Three Ready to Play Scenarios for Dread (RPG) - Sam Gundaker - 67% [47]
03 - Border, e agora? Do Diagnóstico ao dia a dia - Letícia Lopes - 92%
04 - Vampire: The Masquerade V5 (RPG) - Jason Carl (org.) - 50% [214]
05 - SMH 2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico - Lucas Faulhaber & Lena Azevedo - 08%
06 - L5R 1e - Code of Bushido (RPG) - Ree Soesbee, Rob Vaux, John Wick e Pat Kapera - 12% [06]
Contos, Poesias & Artigo*
- Mulheres vs Monstros - Vários Autores - 45% (08)
- Deus Ex Machina - Deuses e Monstros - Vários Autores - 54% (08)
- Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores - 03% [02] (08)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
sábado, 31 de dezembro de 2022
Leituras 2022 - Final
Leituras 2022 - Final
36 Lidos
Lendo:
01 - The Dare: Call of Cthulhu Adventure (RPG) - Kevin A. Ross - 41%
02 - Dreadful: Three Ready to Play Scenarios for Dread (RPG) - Sam Gundaker - 67%
03 - Border, e agora? Do Diagnóstico ao dia a dia - Letícia Lopes - 92%
04 - Vampire: The Masquerade V5 (RPG) - Jason Carl (org.) - 48%
05 - SMH 2016 - Remoções no Rio de Janeiro Olímpico - Lucas Faulhaber & Lena Azevedo - 08%
06 - L5R 1e - Code of Bushido (RPG) - Ree Soesbee, Rob Vaux, John Wick e Pat Kapera - 12%
Contos, Poesias & Artigo*
- Mulheres vs Monstros - Vários Autores - 45% (08)
- Deus Ex Machina - Deuses e Monstros - Vários Autores - 54% (08)
- Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores - 03% [02] (08)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - A Coragem de Ser Você Mesmo - Brené Brown
02 - Turma da Mônica Geração 12 #5 - ???
03 - Mage: The Awakening 2e (RPG) - Dave Brookshaw(org.)
04 - Do Uso da Violência Contra o Estado Ilegal - Vladimir Safatle
05 - Mage Translation Guide (RPG) - Dave Brookshaw & Malcolm Sheppard
06 - Partners (RPG) - Steve Dee
07 - Samurais X Ninjas - Vários Autores
08 - Cyberpunk: Registros Recuperados de Futuros Proibidos - Vários Autores
09 - Resist: Tales from a Future Worth Fighting Against - Vários Autores
10 - Antologia Vilãs - Várias Autoras
11 - Pasion de las Pasions Quickstart (RPG) - Brandon Leon Gambetta
12 - Scheherazade Quickstart (RPG) - Umberto Pignatelli
13 - The World is Ending and We are Very Large Dogs (RPG) - Eden
14 - Owl Hoot Trail (RPG) - Clinton R. Nixon & Kevin Pulp
15 - Filhas de Vênus - Histórias de Quem Faz do Sexo seu Ganha-Pão - Várias Autoras
16 - Você Não Está Sozinho: Reflexões Sobre a Pandemia - Vários Autores
17 - Se Não Fosse por Você, Eu Não Estaria Aqui - Vários Autores
18 - Dialect (RPG) - Kathryn Hymes & Hakan Seyalioglu - 95% [176]
19 - Mazes- Sword Book (RPG) - Chris O'Neill
20 - Ninguém Nasce Herói - Eric Novello
21 - Noumenon (RPG) - Darwin Leary (org.)
22 - Mazes- Sorcery Book (RPG) - Chris O'Neill
23 - Contos Astrais - Uma Antologia de 12 Autores - Vários Autores
24 - Em Busca da Elegância em Psicoterapia - Joseph C. Zinker
25 - Mazes- Maze Book (RPG) - Chris O'Neill
26 - 18XX Dreams (RPG) - Diego Barreto
27 - Mazes- Monsters Book (RPG) - Chris O'Neill
28 - Powered by the Dark - Mage (RPG) - Holden Lee Shearer
29 - Begging For Attention - Kelly Ambers
30 - Um Gato de Rua Chamado Bob - James Bowen
31 - Alice is Missing (RPG) - Spencer Starke
32 - Blue Rose AGE (RPG) - Steve Kenson, Jack Norris
33 - Led By His New Pet - Kelly Ambers
34 - Comrades - A Revolutionary RPG (RPG) - W.M.Akers
35 - O Caso Veja - O Naufrágio do Jornalismo Brasileiro - Luís Nassif
36 - Paranoia - Red Clearance Ed - Player's Handbook (RPG) - James Wallis, Grant Howitt and Paul Dean
Abandonados:
01 - Alice 190 - Anita Saltiel - 38%
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