sábado, 20 de junho de 2020

RPG - Star Trek Adventures - Daphina



Jogo: Star Trek Adventures.
Sistema: Sistema 2d20
Autoria: Dave Chapman e Sam Webb (orgs).
Editora: Modiphiüs Entertainment.
Experiência: Ainda não consegui colocar na mesa, mas bem quero. Parece que sempre acontece alguma coisa pra essa mesa não sair.
Livros usados: Só o básico, talvez eu pegue um ou outro Talent de um dos suplementos.

Como eu já postei aqui um personagem para Guerra nas Estrelas, nada mais justo eu postar um personagem para Jornada nas Estrelas também, não é? Aliás, nessas brigas entre Star Wars X Star Trek ou Marvel X DC eu respondo como se a questão fosse Pizza ou Churrasco? Os dois, por favor! É uma briga que eu acho idiota. Os dois são bons e ponto.
STA é o primeiro contato que eu tive com o sistema 2d20. Ainda não vi as outras ambientações (Conan, John Carter, etc), mas a adaptação para Jornada nas Estrelas é excelente, inclusive com regras para desenvolvimento de teorias científicas e penalidades para jogadores que recorrem a violência em vez de tentarem achar caminhos mais inteligentes.
No caso de STA o sistema se baseia rolando 2d20s (daí o nome do sistema) e cada dado deve tirar um número igual ou menor a soma de um atributo e uma disciplina decididas pelo mestre. Cada vez que isso acontece temos um sucesso. O mestre decide quantos sucessos o jogador precisa, de zero a oito, em geral. Tirar 1 no dado equivale a dois sucessos e um 20 natural é uma complicação (também conhecida como “sorriso maquiavélico do mestre de jogo). Existem algumas variantes que permitem o jogador rolar até 5d20s em um teste e facilitar conseguir mais sucessos, mas aí é muito detalhe pra explicar aqui.
Existem duas formas de criar personagem em STA, uma por lifepath, a qual eu vou usar agora, e uma para personagens de apoio, que eu vou usar em outra postagem (apenas porque eu gostei do sistema e quero uma desculpa para postar mais de um personagem por aqui). Também há regras para criar a nave como um personagem que eu também vou postar aqui em outro momento (vide parênteses anterior).

Passo Zero: Conceito. Curiosamente não há esse passo descrito no livro, mas eu estou considerando que ele existe. A minha ideia é criar uma Denobulana, a raça do doutor Phlox em Enterprise que seja mais ligado a área científica ou engenharia. O nome dela é Daphina, que é um nome denobulano segundo o livro, mas imagino vários colegas humanos a chamando de Daphine. Talvez depois de um tempo ela deixe pra lá e pare de corrigi-los. rs
Sem sobrenome. Os Denobulanos não usam nomes de família devido à complexa forma de sua estrutura familiar com cada marido podendo ter até três esposas e cada esposa até três maridos.
Daphina sempre teve fascinação pelo espaço e, como boa Denobulana, quis conhecer o universo com seus próprios olhos. Eu vejo ela como uma cientista mais pragmatista e menos teórica.
Gosto desse conceito.
Ao começar meu lifepath eu tenho nível 7 em cada um dos atributos que são: Control, Daring, Fitness, Insight, Presence e Reason (bem diferente, não?).
Também começo com nível 1 em cada uma das minhas disciplinas que correspondem aos setores de uma nave da federação: Command, Conn, Engineeering, Medicine, Science e Security.
Além de ir aumentando esses valores conforme eu vou fazendo as escolhas do meu caminho de vida (ou rolando no dado, quando ficar na dúvida) eu também vou ganhar Valores, Talentos e Focus que ajudam a definir mais a minha personagem.

Passo Um: Espécie. Esse eu já escolhi. Denobulana. Isso me dá o Trait Denobulan que funciona um pouco como os Aspects de FATE me dando algumas vantagens e desvantagens narrativas inerentes a minha espécie. Tipo, eu náo preciso dormir, exceto quando tenho de hibernar por alguns dias por ano. Ou o fato de eu ter um ótimo sistema imunológico, mas ter fragilidade a vários tipos de radiação, etc.
Além disso, eu ganho um bônus de +1 em três atributos: Fitness, Insight e Reason.
Eu também posso pegar o meu primeiro Talent nesse momento, podendo escolher de uma lista da minha espécie. Cada espécie tem dois ou três Talents próprios. No caso de Daphina eu escolho Cultural Flexibility para representar o desejo dela de viajar e conhecer várias culturas.

Passo Dois: Ambiente. A seguir eu escolho (ou rolo aleatoriamente) um ambiente onde minha personagem cresceu que pode ser desde o planeta natal da minha espécie até o mundo de outra espécie, passando por colônias, bases estelares ou naves. Acho que Daphina pode ter nascido no mundo natal dos Denobulanos, mas desde cedo mostrou interesse em viajar e conhecer outros lugares. Pensando aqui, talvez um de seus pais (talvez a segunda esposa de seu pai) era uma comandante de cargueiro e passou a leva-la em suas viagens. Isso coloca seu ambiente como Starship ou starbase.
Eu ganho um bônus de +1 ou em Control ou em Insight. Acho que Insight tem mais a ver nesse momento.
Também ganho +1 em uma disciplina entre Command, Conn ou Engineering. Acho que Conn tem mais a ver porque é a disciplina tanto ligada a comunicação quanto a pilotar uma nave.
Por fim eu também posso escolher o primeiro Valor da minha personagem nesse momento. Os Valores funcionam também como Aspectos. Ajudam a descrever a personalidade da personagem além de poderem ser usados para ganhar dados extras em um teste. Vi um nos exemplos que eu acho que se encaixa bem com Daphina: Uma Nave Estelar é um Lar; Sua Tripulação é uma Família.

Passo Três: Upbringing. O passo anterior descrevia ONDE minha personagem cresceu, esse passo descreve COMO ela foi criada e qual é a sua relação com a sua família. Eu também posso escolher acolher ou me rebelar a minha estrutura familiar e isso altera os bônus que eu recebo.
Pelo que descrevi acima, a criação de Daphina foi em um cargueiro, então a opção Business or Trade se aplica, mas acho que ela se “rebelou” e coloco entre aspas porque vejo muito mais com um “não aceitar” do que uma rebelião propriamente dita. Ela quer saber como as coisas funcionam, então ela deve ter aproveitado cada oportunidade para conhecer as culturas, a ciência e a tecnologia em cada lugar que o cargueiro parava. Isso aumenta o meu Insight e +2 e minha Reason em +1. Também me permite aumentar em mais um em Command, Engineering ou Science. E acho que vou de Science dessa vez para representar a busca dela por conhecimento.
Eu também ganho um Focus e mais um Talent. Como Focus eu escolho Linguistics para representar o interesse dela por várias culturas. E o Talent é Studious por motivos óbvios.

Passo Quatro: Academia da Frota Estelar. Daphina finalmente decidiu abandonar a vida nos cargueiros e entrar para a Academia da Frota. Agora eu escolho em qual área de atuação ela se especializou em seus estudos: Comando, Ciência ou Operações. Eu ainda estava na dúvida se colocaria Operações por conta da engenharia, mas cada vez mais eu a vejo como uma personagem de Ciência mesmo.
Eu ganho três +1 para distribuir entre dois ou três atributos. Acho que vou colocar um +2 em Control e +1 em Daring. Como eu disse lá em cima, Daphina é uma cientista pragmática do tipo que vai pensando enquanto vai fazendo. Eu vejo ela agindo antes de ter pensado em todas as variáveis. O que pode dar problemas de um lado, mas pode ser exatamente o que é necessário em situações de emergência.
Eu escolho uma disciplina para ser meu “major” de estudo e ganhar +2. Science, óbvio. E escolho outras duas disciplinas para serem meus “minors”, recebendo +1, cada. Acho que Conn e Engineering tem mais a ver.
Nessa fase eu também ganho um Valor, três Focus e um Talent.
Como valor eu quero representar o lado pragmático de Daphina então penso em A Ciência deve estar na Vida, não apenas na Teoria.
Como Talent eu pego Testing a Theory que me permite rolar dados extras quando eu estiver rolando Engineering ou Science em cima de algum outro teste que eu já tive sucesso, como aplicando uma teoria na prática, por exemplo. :-)
Meus Focus são Astrophysics, Warp Field Dynamics e Anthropology.

Passo Cinco: Carreira. Esse é simples. Basicamente eu decido se sou um novato com muito potencial, um veterano com muita experiência ou apenas alguém experiente. O sistema considera que os personagens já são foda desde o início, o que é uma coisa legal. Eles são a nata da Frota Estelar, que já é a nata da Federação. Eu fico bem tentado a colocar Daphina como uma jovem talento, mas acho que combina mais com ela que ela seja o meio-termo. Alguém que já teve experiências, mas ainda não é uma veterana. Isso faz com que eu possa começar com qualquer rank. Eu também ganho um novo Valor e um novo Talento.
Como Valor acho que vou me permitir ser um pouco clichê e escolher A Vida é um Aprendizado Constante.
Como Talento eu pego Supervisor, tanto para representar uma certa posição de comando quanto para dar um bônus ao grupo.

Passo Seis: Eventos de Carreira. Eu agora escolho ou rolo em uma tabela dois eventos marcantes da minha carreira na Frota Estelar. Cada evento vai me dar um bônus de +1 em um atributo, em uma disciplina e um focus. Deixa eu ver aqui as opções.
Dois dias depois e eu continuo não conseguindo escolher. Tem duas opções que eu acho interessantes, mas eu não quero as duas, só uma delas. Vou fazer o seguinte: Rolar um dos eventos e depois ver se escolho ou rolo de novo.
Rolo 1d20 e consigo 15. Aprender uma Linguagem Única. Hummm... Eu imagino que Daphina ajudou na comunicação com uma raça que não utiliza apenas sons como parte de sua linguagem, combinando palavras e gestos, graças ao fato de ter viajado muito pela galáxia antes de entrar na Academia da Frota Estelar. Com isso eu ganho +1 Insight e +1 Science. Também ganho um Focus, mas como eu já tenho Linguistics e Negotiation que seriam os que mais tem a ver aqui, eu acho que vou esperar o meu outro evento para decidir meu novo Focus.
Agora fiquei na dúvida se pego uma das opções que eu estava interessado ou rolo de novo. Ah, foda-se! Vamos rolar de novo. Eu rolei 9, mas essa não é uma opção que me interessa muito então rolei de novo e tirei 18 que é uma das opções que eu estava em dúvida acima: Resolveu uma Crise de Engenharia. Acho que Daphina desenvolveu uma solução que tirou a nave em que ela estava de uma situação onde ou eles saiam dali ou a nave explodia. Ela consertou a unidade de conversão de neutrinos dentro do gerador warp a tempo de saírem de um sistema onde uma estrela estava entrando em supernova. E se isso pareceu um monte de tecno-baboseira, é porque é exatamente isso! :-)
Com isso eu ganho +1 Control, +1 Engineering e escolho como meu Focus Improvisation. Como meu outro Focus eu pego Invention, porque tem tudo a ver.

Passo Sete: Toques Finais. Esse é o estágio final de criação do personagem e também é uma forma de personalização.
Valor: Eu escolho um último valor para minha personagem. Dou uma olhada nas sugestôes e escolho Nada é Melhor do que Experiência Prática. Novamente focando na visão pragmática de Daphina. Mas estou preocupado de ser muito parecido com seus outros valores. Talvez eu repense esse se vier a usar essa personagem em um jogo.
Atributos: Eu checo se algum atributo está acima de 12. Se eu tivesse eu reduziria até 12 e poderia distribuir esses pontos em outros atributos. Nada acima de 12. Agora eu posso aumentar dois atributos em +1 cada. Coloco um em Presence e um em Reason.
Disciplines: Da mesma forma como acima, não posso ter nenhuma disciplina maior que 5 e depois posso aumentar duas em +1 cada. Eu vou colocar um em Engineering e um em Command. Não posso colocar em Science porque já está em 5.
Checagem Final: Dou uma revisada na ficha. Eu preciso ter 56 pontos na soma de meus atributos e 16 nas disciplinas, além de 4 valores, 4 talents, e 6 focus. Tudo certinho.
Stress: Meio que o equivalente a meus pontos de vida. São Fitness+Security, que dá um total de nove.
Bonus Damage: eu tenho um bônus em todos os meus rolamentos de dano igual minha Security, ou seja um. Daphina não é uma personagem para combate.
Personal Details: Eu já tenho o nome dela, e a idade eu acho que seria algo em torno de uns 35 anos.
Departament: Ciência, com certeza. Mas vejo ela atuando também no departamento de Engenharia, testando suas teorias.
Rank and Role: Para isso eu precisaria de um grupo, mas o padrão seria algo como Tenente ou Tenente-Comandante e imagino que ela seria a chefe de ciências da nave, mas isso depende da campanha e do grupo.
Equipament: Eu começo com meu uniforme, meu comunicador, um tricorder e um phaser tipo I (não que eu veja ela usando muito).

E é isso! Adoraria jogar com essa personagem, mas imagino que esse será mais um caso de mestrar o que eu gostaria de jogar.

__________________________________________________________--

Name: Daphina
Species: Denobulan
Environment: Starship
Upbringing: Trade
Traits: Denobulan

Attributes
Control 10
Daring 8
Fitness 8
Insight 12
Presence 8
Reason 10

Disciplines
Command 2
Conn 3
Engineering 4
Medicine 1
Science 5
Security 1

Stress: 9

Talents: Cultural Flexibility, Studious, Testing a Theory , Supervisor.

Values:
Uma Nave Estelar é um Lar; Sua Tripulação é uma Família
A Ciência deve estar na Vida, não apenas na Teoria
A Vida é um Aprendizado Constante
Nada é Melhor do que Experiência Prática

Focuses: Linguistics, Astrophysics, Warp Field Dynamics, Anthropology, Improvisation, Invention.

Equipament: Communicator, Tricorder, Phaser Type I.



Nenhum comentário: