Jogo: Chronicles of Darkness
Sistema: Storytelling. Não confundir com o sistema Storyteller. Porque, afinal, ninguém vai confundir dois sistemas muito parecidos com o nome quase igual lançados pela mesma editora, né? #sarcasmo
Autoria: Rose Bailey (organizadora).
Editora: Originalmente White Wolf Entertainment AB e Onyx Path Publishing. No Brasil acho que teve uma versão da Devir Livraria a partir da primeira versão.
Experiência: Especificamente com esse, nenhuma. Mas já mestrei Geist que tem esse sistema como base e o mesmo cenário.
Livros usados: Só o básico mesmo.
E no início dos anos 2000 o Mundo das Trevas morreu.
Vida longa ao Mundo das Trevas!
No final dos anos 90 a White Wolf declarou que estava fechando sua linha do Mundo das Trevas. Muita gente, eu incluso, não acreditou. Ainda mais depois do fiasco que foi o lançamento de Hunter: The Reckoning e o fato que eles continuavam anunciando livros novos. Até que por fim, em 2003 se não me engano, o que hoje é conhecido como o Velho Mundo das Trevas chegou ao fim e o Novo Mundo das Trevas foi lançado.
Eu odiei, mas confesso que deve ter sido mais por birra de ver o jogo que eu passei a curtir muito nos últimos dez anos terminar.
Dez anos se passaram e a editora (não lembro se já era a Onyx Path nessa altura) percebeu que os velhos fãs haviam perpetuado o cenário, inclusive lançando livros homemade e fazendo jogos online. Então decidiram lançar uma nova edição dos cinco livros que compunham o oWoD (Velho Mundo das Trevas na sigla em inglês) como edição de aniversário de 20 anos, sobre esses eu falo em posts futuros.
O problema que aí você passou a ter DOIS mundos das trevas coexistindo. A forma de resolver isso foi lançar uma nova edição do livro básico do (New) World of Darkness, agora rebatizado de Chronicles of Darkness.
Muita gente, tal como este que vos fala, tem preferido não jogar nem com um nem com o outro, mas com alguma amalgama (palavra bonita) dos dois, se bobear ainda colocando mais uns elementos da própria autoria no meio.
O sistema é uma versão melhorada (EMHO) do que era usado antes. Não vou entrar nos pormenores porque senão esse post vai ficar ainda mais gigantesco, mas o fato de reduzir os rolamentos de um turno de combate de quatro testes para um já me ganhou.
Então vamos fazer um personagem.
Chronicles of Darkness, diferente de seu irmão mais velho assume que os personagens começam como mortais e depois se adiciona um “template” para torná-los criaturas sobrenaturais. Então vamos fazer um mortal.
Passo Um: Conceito. Não quero cair na armadilha de fazer um caçador ou um ex-militar, algo para ter um monte de habilidades de combate, em vez disso quero fazer um cara bem normal. Quase chato. Seu nome é Normam Smith (sem sutilezas rs). Normam é um contador de um milionário excêntrico que só gosta de fazer reuniões a noite. Desde que esteja lhe pagando bem, Normam não liga, ele não tem muito do que se pode chamar de vida social mesmo. Mas talvez a vida dele está para se transformar em breve e não da forma que imagina.
Preciso determinar agora as Aspirações do meu personagem. Aspirações são coisas que eu ou o meu personagem queremos que aconteça com ele (nem sempre concordamos, com certeza), sendo que duas são de curto prazo, que devem ocorrer em uma ou duas sessões de jogo, e uma de longo prazo, que deve ocorrer ao longo de um arco de história. Essas são a principal forma de ganhar Beats, que depois viram Experiência (parece complicado, mas não é).
Como primeira Aspiração quero Ter um contato inegável com o sobrenatural. Não vejo Norman como um cético, mas alguém que vai tentar achar explicações para tudo o que o grupo enfrentar até que o sobrenatural literalmente rosne na cara dele e aí ele vai sair correndo.
Como segunda Aspiração de curto prazo quero que Norman Consiga usar suas habilidades de contador para resolver um mistério. Essa é mais difícil, espero que meu GM imaginário, digo, Narrador imaginário, me dê uma chance de conseguir isso.
Como Aspiração de longo prazo quero Realizar um ato de coragem. Imagino uma cena em que Norman pode se jogar no meio do perigo para ajudar um colega de grupo ou realizar algo importante, mas quero que isso seja algo construído ao longo da campanha.
Acho que por hora está bom.
Passo Dois: Âncoras. Agora decido uma Virtude e um Vício para ele. Na versão original do Novo WoD esses eram literalmente as Virtudes e os Vícios cristãos, nessa versão (ainda bem) esses conceitos são mais amplos. Virtudes são coisas que meu personagem se obriga a fazer para se sentir bem e lhe traz mais benefícios do que malefícios. Já Vícios são coisas que ele pode se entregar para fazer eventualmente para relaxar e normalmente trazem mais problemas do que benesses.
Virtudes e Vícios entraram no lugar da Natureza do velho WoD (Comportamento foi jogado no lixo onde é o lugar dele), para montar a personalidade de seu personagem e indicar como recuperar pontos de Vontade (Willpower).
Para Norman, acho que sua Virtude é Organizado, ele recupera pontos de Vontade sempre que gasta um tempo organizando as coisas mesmo que isso seja desnecessário ou atrapalhe seus objetivos, e seu Vício é Covarde, permitindo que ele recupere toda sua Vontade uma vez por sessão ao fugir de um conflito (perceba que é conflito, não combate).
Acho que é isso, não é? Vamos para o próximo passo e enfim começar a mexer em alguns números.
Como primeira Aspiração quero Ter um contato inegável com o sobrenatural. Não vejo Norman como um cético, mas alguém que vai tentar achar explicações para tudo o que o grupo enfrentar até que o sobrenatural literalmente rosne na cara dele e aí ele vai sair correndo.
Como segunda Aspiração de curto prazo quero que Norman Consiga usar suas habilidades de contador para resolver um mistério. Essa é mais difícil, espero que meu GM imaginário, digo, Narrador imaginário, me dê uma chance de conseguir isso.
Como Aspiração de longo prazo quero Realizar um ato de coragem. Imagino uma cena em que Norman pode se jogar no meio do perigo para ajudar um colega de grupo ou realizar algo importante, mas quero que isso seja algo construído ao longo da campanha.
Acho que por hora está bom.
Passo Dois: Âncoras. Agora decido uma Virtude e um Vício para ele. Na versão original do Novo WoD esses eram literalmente as Virtudes e os Vícios cristãos, nessa versão (ainda bem) esses conceitos são mais amplos. Virtudes são coisas que meu personagem se obriga a fazer para se sentir bem e lhe traz mais benefícios do que malefícios. Já Vícios são coisas que ele pode se entregar para fazer eventualmente para relaxar e normalmente trazem mais problemas do que benesses.
Virtudes e Vícios entraram no lugar da Natureza do velho WoD (Comportamento foi jogado no lixo onde é o lugar dele), para montar a personalidade de seu personagem e indicar como recuperar pontos de Vontade (Willpower).
Para Norman, acho que sua Virtude é Organizado, ele recupera pontos de Vontade sempre que gasta um tempo organizando as coisas mesmo que isso seja desnecessário ou atrapalhe seus objetivos, e seu Vício é Covarde, permitindo que ele recupere toda sua Vontade uma vez por sessão ao fugir de um conflito (perceba que é conflito, não combate).
Acho que é isso, não é? Vamos para o próximo passo e enfim começar a mexer em alguns números.
Passo Três: Atributos. Enfim alguns números. Como no velho Mundo das Trevas, aqui escolho priorizar meus atributos entre Físico, Mental e Social. Alguns atributos são diferentes e a organização deles me lembra rpg DC Heroes, o que eu considero algo bom. Para Norman, acho que Mental é o mais importante e Físico o menos importante, então Social ganha o meio.
Eu começo com um ponto em cada atributo, para os primários eu tenho outros cinco para distribuir. Vou colocar dois em Intelligence e Wits, o último ponto fica em Resolve.
Para Social eu só tenho quatro pontos. Vou colocar dois em Manipulation (Norman é bom de lábia para vender seu peixe), e os outros dois eu coloco um em cada de Composure e Presence. Talvez eu gaste uns Merit points aqui depois.
Por fim, tenho três pontos para distribuir em Físico. Em vez de ir pelo caminho mais fácil e botar um em cada, vou colocar um em Dexterity, dois em Stamina (Norman faz jogging para reduzir o estresse e ganhou um tanto de resistência) e deixo Strength só com o pontinho que recebi de graça.
E com isso eu termino os atributos de Norman, a seguir temos...
Passo Quarto: Perícias. Aqui também encontramos a divisão Físicas, Mentais e Sociais para priorizar. Dando uma olhada em cada lista acho que vou manter a ordem anterior, Mentais como primárias, Sociais como secundárias e Físicas como terciárias. Isso me dá onze, sete e quatro pontos para distribuir, respectivamente. E sem um ponto extra em cada uma como nos atributos.
Nas perícias mentais coloco 3 em Acadêmico e Computadores, 2 em Investigação e Ciência, o que me deixa mais um para colocar em Política. Norman é bom no seu trabalho e essas perícias refletem isso.
Nas perícias sociais coloco 3 em Persuasão e 2 tanto em Empatia quanto em Subterfúgio. Norman sabe vender o seu trabalho e como ler as pessoas.
Por fim, nas perícias físicas eu coloco 2 em Atletismo (o jogging citado acima), 1 em Direção e 1 em Furtividade (ótima perícia para um covarde, não?).
Passo Cinco: Especialidades. Como vocês podem ter notado as perícias nesse jogo são bem abertas e cabe ao jogador junto com o mestre definirem como elas se aplicam a cada personagem. Uma outra forma de definir isso são as Especialidades. Eu posso escolher três com as quais eu ganho um dado extra ao usar a perícia com que ela está associada.
Primeira Especialidade vai para Acadêmico, que vai ser Contabilidade, essa era a mais óbvia.
Segunda Especialidade vai para Investigação, que será Documental. Norman sabe como ler nas entrelinhas.
A última eu quero colocar em Furtividade e acho que seria algo como Saindo de Fininho. O tipo de habilidade para quem quer aproveitar para sair de uma situação de conflito quando a coisa esquenta.
Passo Seis: Méritos. Quase acabando, vamos para os Méritos. Eu tenho sete pontos para distribuir aqui. Merits são habilidades e caracterísitcas especiais do meu personagem. Em um primeiro momento eu pensei que não teria nada para pegar aqui e pensei em gastar alguns desses pontos para aumentar ao menos um atributo (mas não achei a tabela, talvez eu esteja confundindo com os freebie points do outro sistema com nome parecido?), após dar uma olhada na lista de Merits descobri alguns que encaixavam bem.
Quero Eidetic Memory (dois pontos), Investigative Aide em Academics (um ponto), o que me deixa com outros quatro pontos e eu sei que eu quero Contacts, Resources e Language, só preciso decidir quantos pontos vão para cada.
Hummm.. que tal dois em Resources, um em Contacts e um Language. O Contato eu imagino que seja alguém “do outro lado da lei” ou uma fonte de informações quando Norman precisa levantar lixo de alguém. Vou deixar para escolher isso e minha linguagem quando meu mestre imaginário começar sua campanha imaginária (estou brincando aqui, se não ficou claro rs).
Passo Sete: Vantagens. Último passo. Basicamente só preciso anotar algumas características secundárias do personagem.
Size é meu tamanho. Isso é determinado em 5 para um humano adulto médio. Pronto.
Speed é a soma de Strength, Dexterity mais cinco. Um total de oito.
Defense é o menor entre Dexterity ou Wits+Athletics. Famoso dois mais dois: quatro. O jogging serviu para algo. Rs
Initiative Modifier é a soma de Dexterity e Composure. Novamente dois mais dois ou quatro.
Health são meus “pontos de vida” e são iguais a Stamina+Size. No casode Norman isso me dá 8 de Health.
Willpower é a soma de Resolve e Composure. Quatro!
Por fim, minha Integrity é 7 e pronto.
Norman está pronto para cair de cara (talvez literalmente) nos mistérios desse Mundo das Trevas.
__________________________________________
Nome: Norman Smith
Virtue: Organized
Vice: Coward
Aspirations:
Ter um contato inegável com o sobrenatural (short).
Conseguir usar suas habilidades de contador para resolver um mistério (short).
Realizar um ato de coragem (long).
Attributes:
Mental: Intelligence 3, Wits 3, Resolve 2.
Physical: Strength 1, Dexterity 2, Stamina 3.
Social: Manipulation 3, Composure 1, Presence 1.
Skills:
Mental: Academics (Accounting) 3, Computers 3, Investigation (Documental) 2, Politics 1, Science 2.
Physical: Athletics 2, Drive 1, Stealth (Saindo de Fininho) 1.
Social: Empathy 2, Persuasion 3, Subterfuge 2.
Merits: Contacts 1, Eidetic Memory, Investigative Aide (Academics), Language 1, Resources 2.
Health: 8
Willpower: 4
Size: 5
Speed: 8
Defense: 4
Initiative: 4
Eu começo com um ponto em cada atributo, para os primários eu tenho outros cinco para distribuir. Vou colocar dois em Intelligence e Wits, o último ponto fica em Resolve.
Para Social eu só tenho quatro pontos. Vou colocar dois em Manipulation (Norman é bom de lábia para vender seu peixe), e os outros dois eu coloco um em cada de Composure e Presence. Talvez eu gaste uns Merit points aqui depois.
Por fim, tenho três pontos para distribuir em Físico. Em vez de ir pelo caminho mais fácil e botar um em cada, vou colocar um em Dexterity, dois em Stamina (Norman faz jogging para reduzir o estresse e ganhou um tanto de resistência) e deixo Strength só com o pontinho que recebi de graça.
E com isso eu termino os atributos de Norman, a seguir temos...
Passo Quarto: Perícias. Aqui também encontramos a divisão Físicas, Mentais e Sociais para priorizar. Dando uma olhada em cada lista acho que vou manter a ordem anterior, Mentais como primárias, Sociais como secundárias e Físicas como terciárias. Isso me dá onze, sete e quatro pontos para distribuir, respectivamente. E sem um ponto extra em cada uma como nos atributos.
Nas perícias mentais coloco 3 em Acadêmico e Computadores, 2 em Investigação e Ciência, o que me deixa mais um para colocar em Política. Norman é bom no seu trabalho e essas perícias refletem isso.
Nas perícias sociais coloco 3 em Persuasão e 2 tanto em Empatia quanto em Subterfúgio. Norman sabe vender o seu trabalho e como ler as pessoas.
Por fim, nas perícias físicas eu coloco 2 em Atletismo (o jogging citado acima), 1 em Direção e 1 em Furtividade (ótima perícia para um covarde, não?).
Passo Cinco: Especialidades. Como vocês podem ter notado as perícias nesse jogo são bem abertas e cabe ao jogador junto com o mestre definirem como elas se aplicam a cada personagem. Uma outra forma de definir isso são as Especialidades. Eu posso escolher três com as quais eu ganho um dado extra ao usar a perícia com que ela está associada.
Primeira Especialidade vai para Acadêmico, que vai ser Contabilidade, essa era a mais óbvia.
Segunda Especialidade vai para Investigação, que será Documental. Norman sabe como ler nas entrelinhas.
A última eu quero colocar em Furtividade e acho que seria algo como Saindo de Fininho. O tipo de habilidade para quem quer aproveitar para sair de uma situação de conflito quando a coisa esquenta.
Passo Seis: Méritos. Quase acabando, vamos para os Méritos. Eu tenho sete pontos para distribuir aqui. Merits são habilidades e caracterísitcas especiais do meu personagem. Em um primeiro momento eu pensei que não teria nada para pegar aqui e pensei em gastar alguns desses pontos para aumentar ao menos um atributo (mas não achei a tabela, talvez eu esteja confundindo com os freebie points do outro sistema com nome parecido?), após dar uma olhada na lista de Merits descobri alguns que encaixavam bem.
Quero Eidetic Memory (dois pontos), Investigative Aide em Academics (um ponto), o que me deixa com outros quatro pontos e eu sei que eu quero Contacts, Resources e Language, só preciso decidir quantos pontos vão para cada.
Hummm.. que tal dois em Resources, um em Contacts e um Language. O Contato eu imagino que seja alguém “do outro lado da lei” ou uma fonte de informações quando Norman precisa levantar lixo de alguém. Vou deixar para escolher isso e minha linguagem quando meu mestre imaginário começar sua campanha imaginária (estou brincando aqui, se não ficou claro rs).
Passo Sete: Vantagens. Último passo. Basicamente só preciso anotar algumas características secundárias do personagem.
Size é meu tamanho. Isso é determinado em 5 para um humano adulto médio. Pronto.
Speed é a soma de Strength, Dexterity mais cinco. Um total de oito.
Defense é o menor entre Dexterity ou Wits+Athletics. Famoso dois mais dois: quatro. O jogging serviu para algo. Rs
Initiative Modifier é a soma de Dexterity e Composure. Novamente dois mais dois ou quatro.
Health são meus “pontos de vida” e são iguais a Stamina+Size. No casode Norman isso me dá 8 de Health.
Willpower é a soma de Resolve e Composure. Quatro!
Por fim, minha Integrity é 7 e pronto.
Norman está pronto para cair de cara (talvez literalmente) nos mistérios desse Mundo das Trevas.
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Nome: Norman Smith
Virtue: Organized
Vice: Coward
Aspirations:
Ter um contato inegável com o sobrenatural (short).
Conseguir usar suas habilidades de contador para resolver um mistério (short).
Realizar um ato de coragem (long).
Attributes:
Mental: Intelligence 3, Wits 3, Resolve 2.
Physical: Strength 1, Dexterity 2, Stamina 3.
Social: Manipulation 3, Composure 1, Presence 1.
Skills:
Mental: Academics (Accounting) 3, Computers 3, Investigation (Documental) 2, Politics 1, Science 2.
Physical: Athletics 2, Drive 1, Stealth (Saindo de Fininho) 1.
Social: Empathy 2, Persuasion 3, Subterfuge 2.
Merits: Contacts 1, Eidetic Memory, Investigative Aide (Academics), Language 1, Resources 2.
Health: 8
Willpower: 4
Size: 5
Speed: 8
Defense: 4
Initiative: 4
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