quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - Way of the Minor Clans - Kaito


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Minor Clans.

Apesar do poder e influência que os Grandes Clãs exercem em Rokugan, eles não são os únicos clãs no Império Esmeralda. Ao longo dos séculos algumas pessoas fizeram feitos tão grandiosos pelo próprio Império ou pelo Imperador que este lhes concedeu o direito de ter seu próprio clã. Muitos pereceram e foram esquecidos, mas existem aqueles que perduraram e tem um papel, mesmo que pequeno, na história e nas disputas políticas de Rokugan.

Então, vamos fazer um samurai de um clã menor.

Passo Um: Conceito. O livro traz os nove clãs menores ativos durante a Guerra dos Clãs (Louva-a-Deus, Raposa, Libélula, Pardal, Texugo, Centopeia, Falcão, Tartaruga e Vespa), e um capítulo sobre os clãs perdidos, incluindo informações sobre três (Javali, Coelho e Serpente). Então eu vou rolar 1d10 pra sortear de qual clã vou fazer meu personagem e se tirar dez sorteio um dos três perdidos. Tirei oito. Tartaruga. Deixa eu reler a história deles aqui que eu não lembro.
Eita! Vamos lá. Como explico isso rápido. Uns 500 anos atrás Rokugan foi invadida por uma frota de Gaijins que resultou na Batalha do Cervo Branco, na região ao norte da capital, Otosan Uchi. Um grupo de samurais, liderados por um membro do clã dragão, decidiu salvar os últimos gaijin e levá-los de volta às suas terras. Eles voltaram, tiveram uma conferência com o Imperador que os perdoou de seus crimes e lhes deu o direito de fundar um clã e cuidar das terras onde a supracitada batalha ocorreu, mas não lhes deu o direito a ter um daimyo, com o clã reportando diretamente ao Imperador. Isso deu uma má fama ao clã e uma poderosa proteção ao mesmo tempo, já que para ter um embate com os membros do clã era preciso reportar diretamente ao Imperador. Boa parte do clã é formada pelos descendentes dos samurais que saíram em missão ou de camponeses e ronins que se uniram a eles no início. Sendo um clã muito independente.
Em verdade, o clã tem um grande segredo. Em sua viagem eles descobriram um povo que vive ao norte de Rokugan, os Yobanjin, que não tem interesse em navegações e com quem começaram a fazer comércio clandestino (porque depois desse incidente o Imperador proibiu qualquer comércio com gaijins), mas quem iria denunciar um clã cujo daimyo é o próprio Imperador?
Quanto ao meu personagem, dou uma pesquisada em nomes e escolho Kaito, que fala da profundidade do oceano. Acho que ele é um navegador, como alguns do clã. Ele se ressente que os outros clãs vejam o Tartaruga com desdém por conta de sua origem e suas raízes humildes, mas ele entende o papel que eles tem em manter contato com o mundo lá fora, o qual ele um dia sonha em conhecer e velejar.
Acho que é isso. Sem tabela de herança dessa vez, infelizmente.

Passo Dois: Clã, Família e Escola. Bom, o clã é Tartaruga, mas eles não tem uma família (alguns clãs menores não tem). Eu não recebo um bônus de atributos por isso, mas recebo “Má Reputação: Tartaruga” e menos um Rank de Glória, mas posso usar perícias Low e Merchant sem perder Honra.
Quanto a Escola, o livro traz apenas uma escola de cada clã e elas só vão até o Rank 3 (exceto o Louva-a-Deus que vai até Rank 4). Isso visava demonstrar o menor poder dos Clãs Menores. Mais pra frente outros suplementos eliminarão essa limitação e acrescentarão novas escolas aos clãs menores. Eu pensei em pegar a vantagem Different School, mas acho que vou ficar com a Escola Tartaruga de Bushi mesmo que me dá +1 em Perception, Honra inicial 1,5 e as perícias Athletics, Defense, Hand-to-Hand, Nofujutsu, e quaisquer 3 outras Merchant ou Low Skills. Eu também ganho a Técnica Fortune’s Favor que me dá um bônus quando uso uma arma de camponês escolhida. Escolho a Tonfa. Acho que Kaito é um cara que evita conflitos desncessários então estará mais disposto a se defender e desarmar seus oponentes do que matá-los.

Passo Três: Gastar os Pontos. O velho esquema. Tenho 25 pontos para gastar. Eu já começo gastando três para aumentar a Honra para 2,5 porque vejo Kaito como alguém mais honrado que a média de seu clã. Não tem nenhuma vantagem ou desvantagem exclusiva do clã, então vamos pegar o livro básico e ver o que encaixa para ele.
Primeiro vamos definir as perícias que eu ganho extras da minha escola. Primeiro eu quero Sailing, para poder velejar a costa de Rokugan. Depois pego Stealth e Commerce. Eu vejo Kaito como um mercador para seu clã e também como um certo espião. Olhando para as vantagens eu sei que eu quero Absolute Direction (1), Ambidextrous (3) (pra usar duas tonfas), Perfect Balance (2) e Read Lips (2), o que me custa oito pontos e me deixa com apenas mais 14.
Vendo algumas desvantagens pra contrabalancear eu já começo com Bad Reputation: Tortoise sem receber pontos por isso e quero Brash (3), Meddler (2) e talvez True Love? Taí, acho que fica legal. Ele tem uma paixão em uma moça da casa imperial, seu nome é Otomo Kumiko, mas ela está prometida em casamento para um membro do clã Garça, Kakita Toya, que eu também posso pegar como Sworn Enemy por 3 pontos cada. Nada como um triângulo amoroso pra aquecer as coisas. Pode ser ainda mais interessante que Toya sequer saiba da existência de Kaito no início. Então ele é o Inimigo Jurado de Toya que nem faz ideia de quem ele é e talvez demore a reconhecer sua importância, mas está sempre no caminho de Kaito em seu amor por Kumiko. Isso me dá onze pontos de volta o que passa do limite de dez pontos em desvantagens. Pergunta ao meu mestre imaginário se está tudo bem e ele me dá o aval. Ele adora uma trama dramática. Isso me coloca de novo com 25. Desses, quatorze vão para aumentar as sete skills que o personagem já tem para 3. Ficam 11 de sobra. Aumento Agility para 3 por oito pontos e me deixa apenas mais 3. Acho que vou pegar Quick (3) para completar.

Prontinho, Kaito está pronto para navegar pela costa de Rokugan e além. Talvez ele traga um presentinho especial para sua amada Otomo Kumiko e isso o coloque em confronto contra o maldito Kakita Toya (que não faz ideia de quem é esse samurai que olha pra ele com cara de quem comeu sushi estragado).
__________________________________________________________
Kaito
Clan Tortoise
Tortoise Clan Bushi School

Earth 2
Stamina 2
Willpower2

Fire 2
Agility 3
Intelligence 2

Air 2
Reflexes 2
Awareness 2

Water 2
Strength 2
Perception 3

Void 2

Advantages: Absolute Direction (1), Ambidextrous (3), Quick (3), Perfect Balance (2) e Read Lips (2),
Disadvantages: Bad Reputation: Tortoise (0), Brash (3), Meddler (2) e talvez True Love: Otomo Kumiko (3).

Skills: Athletics 3, Commerce 3, Defense 3, Hand-to-Hand 3, Nofujutsu 3, Sailing 3, Stealth 3

Honor 2,5
Glory 0,0
Insight 121


Nenhum comentário: