quarta-feira, 14 de maio de 2025

Mil Faces de um RPGista - Kyuden Seppun/Kakita - Miya Miru


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e os suplementos Winter Court: Kyuden Seppun e Winter Court: Kyuden Kakita.

Chegamos enfim ao último personagem dessa sequência. Como disse aqui faz três semanas os Way of the Clans terminaram, mas ainda havia uma facção que não tinha sido contemplada, a Casa Imperial. Em vez de ter um livro “Way of…” a casa imperial aparece em uma série de livros chamadas “Winter Court”, os quais apresentam um cenário ano a ano da Corte de Inverno da Corte Imperial.
Aqui cabe uma explicação. Em Rokugan o inverno é um período de “paz”, apenas porque é uma idiotice mover exércitos durante essa época devido a neve. Mas um outro campo de batalha se abre nessa época na forma das Cortes de Inverno. Por todo o Império, nobres samurais são convidados a participar da corte de inverno de diversos daimyos onde intrigas, contratos e casamentos são arranjados. E cada um deles pode causar mais mortes e desgraças do que milhares de tropas armadas.
A Corte de Inverno mais importante, obviamente, é aquela que hospeda a Corte Imperial. Composta pelo Imperador, seu filho, seus acompanhantes e os líderes dos Grandes Clãs e outros que recebem a honra de um convite.
Essa série de livros também avançava o meta-plot de Legend of the Five Rings, apresentando ano a ano as mudanças que ocorreram nas relações entre os clãs e com vários ganchos para novas aventuras e campanhas. Além de apresentar regras para criar personagens da corte imperial.

Então, vamos fazer um servo do imperador.

Passo Um: Conceito. Existem quatro famílias imperiais. Primeiro temos a família do próprio imperador, Hantei. Que é composta apenas do imperador, sua esposa e seus filhos. Antes que perguntem, sim é possível ser uma Imperatriz, houve alguns casos ao longo da história de Rokugan e é o caso na 4a edição desse sistema. Todos os irmãos e primos do imperador são adotados pelas outras famílias imperiais, mas apenas o Imperador e suas ligações diretas podem usar o nome do kami escolhido para guiar os outros kami.
Duas das outras famílias são dos primeiros mortais escolhidos por Hantei como seus assessores diretos. A família Seppun formam a guarda pessoal do Imperador e muitas vezes são também os senseis de seus filhos (exceto quando um Kakita os substitui). Já a família Otomo são os mestres das intrigas e protegem o imperador no campo político, normalmente jogando os clãs uns contra os outros para que não haja uma coalizão desses contra a casa imperial (como aconteceu no século III do império).
A última família, os Myia, foi fundada em homenagem a um jovem samurai que trouxe ao primeiro Hantei a notícia de que a guerra contra Fu Leng havia terminado. Que o último de seus generais oni havia sido derrotado. Em seu leito de morte, Hantei deu ao jovem samurai a missão de levar essa notícia de esperança a todo o império. O último ato de Hantei foi tornar aquele samurai sua voz e o primeiro ato de seu filho, Hantei II, foi dar o direito daquele samurai fundar uma família sobre sua proteção.
Eu quero fazer uma personagem dessa família. Seu nome é Miru (visão). Ela é absurdamente curiosa e deseja viajar por toda Rokugan (e talvez mais além) para ver e conhecer tudo e depois contar a todos as maravilhas do Império Esmeralda.

Passo Dois: Família e Escola. Bom, a família é Myia, o que me dá +1 Intelligence. A Escola é a de Shisha (Mensageiro) da mesma família. Isso me dá +1 Perception; as perícias inicias Courtier, Diplomacy, Etiquette, Heraldry 2, Horsemanship; uma Honra de 2,7 e a técnica The Voice of the Emperor que me dá um bônus de dados rolados igual ao meu Rank em todas disputas sociais além de aumentar o meu TN to be Hit em Rank x 5 porque eu aprendo me mover muito rápido para entregar as mensagens do Imperador o mais rápido possível.

Passo Três: Gastar Pontos. E pela última vez nessa sequência vamos gastar 25 pontinhos para montar minha samurai. Primeiro deixa eu ver esses dois livros para checar que novas vantagens e desvantagens interessantes eles têm.
Ao longo desse subprojeto eu tenho feito personagens que fogem dos estereótipos de cada clã e facção. Nesse caso quero que Miru seja uma típica Miya, o que já a torna uma personagem bem distinta dos membros típicos das outras famílias imperiais, tão sérios e envolvidos nos assuntos e nas intrigas do Império.
A primeira vantagem que eu quero é Meek. Basicamente meus oponentes (seja em combate físico, seja em disputa social) me consideram fraco demais para ser levada em conta. Então eu serei o último alvo deles, isso se eles se dignarem sequer a me enfrentar. Isso me custa apenas dois pontos porque tenho desconto da minha família.
Também quero Correspondence, que significa que eu troco cartas com alguém em algum lugar do Império. Mas minha ideia é que Miru tenha vários correspondentes. Cada um custa 1 ponto, então vou deixar para gastar tudo que sobrar no final aqui.
Pensei em pegar Darling of the Court e Standing Invitation, mas isso exigiria que Miru fosse alguém que chama a atenção e eu acho que é justamente o contrário.
Do livro básico eu quero Clear Thinker, Read Lips e Voice. Cada um custa 2 pontos. Ou seja, sem contar correspondence eu já gastei oito pontos. Quero gastar outros 8 para aumentar minha Awareness para 3, o que vai me deixar com nove pontos para gastar ainda.
Vamos dar uma olhada nas desvantagens e ver o que eu consigo.
A única que me pareceu interessante para Miru foi “Soft-Hearted”, mas não reverberou bem e também só me dá mais dois pontos.
Então vou gastar meus últimos pontos para aumentar todas as minhas skills em mais um e pegar um nível de Kenjutsu e dois de Sincerity. O último ponto vai para Correspondence. Pena eu queria gastar muitos pontos aqui, mas nada me impede de ir fazendo novos “amigos de cartas” ao longo do jogo.
E por hoje é só isso. Não sei se faço esse mesmo tipo de mini-projeto com algum outro RPG como Vampire ou Mage. Vou pensar a respeito.

Damos Sayonara para Rokugan por um bom tempo agora.
__________________________________________________
Miya Miru
Imperial House
Miya’s Shisha (Herald) School

Earth 2
Willpower 2
Stamina 2

Fire 2
Intelligence 3
Agility 2

Air 2
Awareness 3
Reflexes 2

Water 2
Perception 3
Strength 2

Void 2

Advantages: Clear Thinker (2), Correspondence (1), Meek (2), Read Lips (2), Voice (2)
Disadvantages: none

Skills: Courtier 2, Diplomacy 2, Etiquette 2, Heraldry 3, Horsemanship 2, Kenjutsu 1, Sincerity 2

Technique: Voice of the Emperor

Honor: 2,7
Glory 1,0
Insight 114
Rank 1

Nenhum comentário: