quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Mil Faces de um RPGista - GURPS Uplift - Francisco Mendes
Jogo: GURPS Uplift – Based on the Award-Winning Novels by David Brin.
Sistema: GURPS – Generic Universal Roleplaying System
Autoria: Stefan Jones
Editora: Steven Jackson Games
Experiência: Li nos anos 90 e resolvi reler a pouco tempo, mas nunca cheguei a colocar na mesa, apesar de usar muitos materiais desse livro para outros jogos quando ainda mestrava GURPS.
Livros usados: O GURPS Basic Set, o GURPS Compendium I e o GURPS Uplift.
GURPS Uplift é um cenário para GURPS baseado em uma série de livros chamados de “The Uplft War”, onde a humanidade se lançou ao espaço e descobriu que este já tinha sido colonizado por uma sociedade que se espalhava por várias galáxias ao longo de bilhões de anos. Tentando explicar da forma mais simples que consigo, o cenário se baseia em uma proposta de que a maioria das espécies inteligentes foram evoluídas artificialmente, o tal processo de “uplift” do título. Quando uma espécie é evoluída dessa forma ela se torna “cliente” da espécie que a evoluiu, chamada de “patrono” em um esquema que se assemelha a uma vassalagem por milhares de anos.
Algumas espécies até conseguem evoluir sozinhas, estas são chamadas de “wolflings”, e geralmente não costumam se desenvolver em uma sociedade organizada o suficiente para ir às estrelas, normalmente se autodestruindo muito antes disso.
Eis que aparece a humanidade. Que não só evoluiu sozinha, alcançou as estrelas (aos trancos e barrancos, mas foi), e ainda evoluiu duas outras espécies, os golfinhos e os chimpanzés, antes de sequer saber sobre a comunidade galática.
Lá nos anos 90 o que me interessou mesmo no livro foi uma regra para criação de raças/espécies que foi uma das melhores que eu já vi até hoje. Tanto que acabou sendo adotada como regra básica em outros livros de GURPS. Em outro momento eu talvez poste aqui o processo de criação de uma espécie para vocês verem.
Mas, no momento, vamos fazer um cidadão da comunidade galática.
Passo Zero: Pontos de Personagem. Como isso aqui é GURPS o primeiro passo é decidir quantos pontos eu terei para montar meu personagem. Isso é decidido pelo meu Mestre dos Jogos Imaginário que precisa escolher se sua campanha será de civis e trainees (100 pontos), cidadãos da galáxia (150) ou grandes jogadores (200). Como quero fazer isso o mais rápido possível convenço meu MJI a começar pequeno e terei só 100 pontos para gastar.
Passo Um: Conceito. Bom, antes de começar a gastar pontos, quero pensar um pouco nesse personagem. Quero fazer um Neo-Chimp, um chimpanzé evoluído, mas quero que meu personagem seja muito inteligente para um Neo-Chimp (eles tem uma penalidade em IQ). Quero que ele se destaque como um cientista e como um agente de campo no ERS – Ecology Reconstruction Service, Serviço de Reconstrução Ecológica, uma instituição Terrana que busca revitalizar e terraformar planetas que foram destruídos a milênios pela comunidade galática. Aliás, a questão da ecologia é bem importante nesse cenário. Por seu destaque ele foi enviado para Garth, uma colônia terrana que vem secretamente realizando os primeiros estágios de uplift em gorilas.
Os Neo-Chimps escolhem seus nomes a partir de humanos famosos com os quais se identificam, normalmente cientistas e filósofos. O nome do meu personagem é Francisco Mendes em homenagem ao ambientalista Chico Mendes.
Passo Dois: Gaste Pontos. E é basicamente isso. Sendo que nesse livro e em alguns livros mais recentes de GURPS temos uma série de pacotes para comprar e facilitar a distribuição de pontos. Em primeiro lugar eu pego a espécie Neo-Chimp que me custa 56 pontos o que me dá:
ST+4 (45), DX+2 (20), IQ-1 (-10), HT+2 (20)
Advantages: Alertness+2 (10), Brachiator (5), Prehensible Toes (7), Very Thin Fur (0)
Disadvantages: Congenial (-1), Distractable (-1), Dull (-1), Minor Client (-10), Social Stigma (Second Class Citizen) (-5), Stress Ativism (Moderate, uncommon, results in Bestial) (-13).
Skills: Acrobatics DX-2(0), Climbing DX-2 (0)
Languages: Anglic (native) IQ (0)
E eu preciso escolher entre algum grau de Unrestricted Reproduction ou Restricted Reprodution. Porque os direitos de se reproduzir ou de adotar crianças tem uma certa importância no cenário. Eu vou pegar Green Card que é o padrão e conta como uma Restricted Reprodution e não custa nenhum ponto nem me dá pontos. Isso significa que eu posso criar crianças, mas preciso requerer permissão para ter meus próprios filhos biológicos. Talvez Francisco possa adotar uma criança de outra espécie em algum momento?
Depois eu pego Terragens Education Lens que é um “pacote básico de educalção e já me dá uma cacetada de perícias para eu começar o jogo por apenas 15 pontos.
Computer Operation/TL9 IQ (1), First Aid IQ (1), Naturalist IQ-2 (1), Psychology IQ-2 (1), Research IQ-1 (1).
Cinco pontos para distribuir em pelo menos três perícias da lista: Meterology (M/A), Anthropology, Astronomy, Autohypnosis, Botany, Chemistry, Ecology, Economics, Geology, History (Earthclan), Mathematics, Physics, Xenology ou Zoology, todas (M/H). Se eu fosse das colônias eu teria mais algumas opções, mas vou considerar que Francisco é da Terra mesmo.
Linguagens: Cinco pontos em ao menos 2 linguagens galáticas.
Como eu vou distribuir esses pontos que eu preciso escolher? Eu quero Ecology, Geology, History (Earthclan), Xenology e Zoology, com um ponto em cada eu fico com todas em IQ-2 e todas em TL9.
Para as linguagens, aí tem algo complicado. Neo-Chimps não tem a caixa vocal muito desenvolvida então apesar de entenderem outras linguagens eles só conseguem se comunicar usando linguagem de sinais ou usando aparelhos vocais. Existem 12 linguagens “comuns”, cada uma altamente difundida em uma das 12 galáxias conhecidas (apesar de no momento apenas cinco são acessíveis). Eu quero Galatic Two que é a Galáxia onde a Terra está e Galatic Seven que é uma linguagem popular e é a linguagem do clã Tymbrimi, principais aliados dos humanos e do Earthclan (que compreende humanos, neo-chimps e neo-dolphins). Coloco dois pontos em cada uma o que me coloca em IQ+1 e o último ponto eu vou colocar em Anglic que também me coloca em IQ+1.
Por fim, eu pego ERS field agent por mais 10 pontos.
Perícias: Agronomy/TL9 IQ-1 (1), Boating DX-1 (1), Climbing DX (2), First Aid IQ (1), Running DX-1 (2), Survival (three regions) IQ-1 (1 para cada).
Pensei em pegar o ERS Animal Control Specialist Lens, mas não acho que vale a pena e vejo Francisco mais como um especialista em engenharia ambiental do que na contenção de animais perigosos.
Tudo isso me custa um total 81 pontos me deixando apenas dezenove para gastar e quase todas as minhas perícias já selecionadas. Uhuu!!
Bom, vamos dar uma olhada nas desvantagens pra ver se pego mais uns pontinhos.
No GURPS Uplift a única que me interessa é Playful (-1). No Basic set eu gostei de algumas:
Honesty (-10)
Demophobia (-15)
Mild Shyness (-5)
Também quero dar a Francisco uma peculiaridade que vou chamar de Snacks Crazy (-1). Ele não chega a ter gula, mas gosta de ficar “beliscando”, principalmente quando está nervoso. Então imagino ele com aqueles macacões de cientistas de filmes cheios de bolso e boa parte deles está com castanhas, frutas secas e biscoitinhos.
Então vejo ele como um cara tímido e que odeia multidões, mas tenta disfarçar essa timidez sendo um brincalhão e oferecendo lanchinhos para as pessoas.
Essas desvantagens me deram uma recuperação de 32 pontos, o que me dá um total de 51 pontos para gastar.
Eu quero gastar 45 para aumentar a IQ dele pelo menos para 13 (com o -1 racial) e os outros seis pontos acho que vou aumentar as perícias. Vou aumentar Ecology, Geology, Naturalist, Xenology e Zoology para IQ -1 gastando um ponto em cada uma e vou aumentar Research para IQ com meu último ponto.
E é isso. Francisco Mendes está pronto para ajudar na colonização de Garth pelo Earthclan sem saber que vai ajudar em uma pesquisa supersecreta que visa uplift seus primos gorilas.
Ah! Apesar de GURPS já existir em português a mais de 30 anos, as vantagens, desvantagens e perícias do Uplift estão em inglês estão em inglês e fiquei com preguiça de pesquisar quais eram os nomes oficiais em português.
_____________________________________________________________-
Francisco Mendes
ST 14
DX 12
IQ 13
HT 12
Quirks: Playful (-1), Snacks Crazy (-1)
Advantages: Alertness+2 (10), Brachiator (5), Prehensible Toes (7), Very Thin Fur (0)
Disadvantages: Congenial (-1), Demophobia (-15), Distractable (-1), Dull (-1), Honesty (-10), Mild Shyness (-5), Minor Client (-10), Social Stigma (Second Class Citizen) (-5), Stress Ativism (Moderate, uncommon, results in Bestial) (-13).
Skills: Acrobatics 10(0), Agronomy/TL9 12(1), Boating 11(1), Climbing 12(2), Computer Operation/TL9 13(1), Ecology/TL9 12(2), First Aid 14(2), Geology/TL9 12(2), History (Earthclan) 11,Naturalist 12(2), Psychology 11(1), Research 13 (2), Running 11(2), Survival (three regions) 12(1 each), Xenology 12 (2), Zoology 12(2).
Languages: Alglic 14 (1), Galatic Two 14 (2), Galatic Seven 14 (2).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário