sábado, 27 de dezembro de 2025

Mil Faces de um RPGista - M&M 3E - Dra. Gravitas


Jogo: Mutants & Masterminds 3e
Sistema: M&M, inspirado no d20 system.
Autoria: Steve Kenson.
Editora: Green Ronin Publishing.
Experiência: Nenhuma. Só li o livro mesmo.
Livros usados: O Hero’s Handbook dessa edição.

Quando a febre do d20 system começou a cair lá pelo final dos anos 2000, alguns jogos que surgiram na onda dela começaram a se diferenciar e se tornar sistemas próprios. Foi o caso do sistema M&M que em sua terceira edição se tornou um sistema totalmente independente. O sistema já tinha diferenciações notáveis do d20 system a começar por ausência de classes e um sistema de distribuição de pontos, além de uma forma completamente diferenciada de contabilizar dano. O golpe final veio nessa edição com a retirada dos atributos clássicos de D&D, substituídos por outros. O sistema agrada pessoas que curtam jogos mais detalhados e tem a promessa de abarcar qualquer tipo de super-herói, desde que você esteja com disposição de encarar a matemática envolvida, é claro. Rs

Sem mais delongas, vamos fazer uma super-heroína.

Passo Um: Conceito. Olhando para os vários personagens de supers que eu já fiz para o Mil Faces de um RPGista percebo que ainda não fiz um “tijolo voador”, então talvez seja a hora de fazê-lo. Pensando em outros poderes associados acho que colocar poderes gravitacionais seria legal. Talvez parte da força dela seja exatamente a partir da manipulação gravitacional ao seu redor. Pensando em um nome aqui…
Quero alguma conexão Katherine Bouman que foi a cientista que desenvolveu o algoritmo que levou a primeira imagem de um buraco negro, então acho que o nome dela vai ser Valentina Bouman (em homenagem a Valentina Tereshkova, primeira mulher a ir para o espaço). Ela participou do teste de um motor FTL que deu errado e sobreviveu com super-força, voo e poderes gravitacionais. Seu nome de heroína é Dra. Singularidade. Aliás, quantas heroínas e até vilãs vocês conhecem que tem Senhora ou Doutora em seus nomes supers?
Voltando aqui depois de um tempo, achei que Dra. Singularidade ficou muito longo e perguntei a algumas amigas por sugestões. Uma delas (Oi, Lumie), sugeriu Dra. Gravitas. Gostei do som e fui pesquisar o significado do termo e encontrei isso:
Gravitas é um termo latino que nomeia uma das virtudes prezadas pela antiga sociedade romana. As outras eram a dignitas, a pietas e a iustitia. Gravitas significa literalmente peso, mas veio a adquirir o significado de uma personalidade ética, de seriedade e de apego à honra e ao dever. A mesma palavra deu origem ao termo português gravidade, que em parte compartilha do mesmo significado de seriedade, e também de importância, e adquiriu outro, uma denominação de uma das forças físicas de atração mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros, que mantém o cosmo unido e confere peso aos objetos
Perfeito para o nome de uma heroína, então Valentina Bouman virou Dra. Gravitas.
Fim do recorte.

Passo Dois: Guias do Mestre. Esse deveria ser o passo um. Aqui o mestre estipula os parâmetros que está pensando para a campanha para que ninguém saia muito da proposta. Por exemplo, se o meu mestre imaginário quisesse fazer um jogo de heróis urbanos bem street level essa minha personagem de poderes cósmicos não se encaixaria. Ainda bem que meu mestre imaginário é gente boa e me deixou fazer o que eu quisesse.

Passo Três: Nível de Poder. Outro passo que deveria estar antes do Conceito. Aqui o mestre determina qual vai ser o nível inicial do jogo. O padrão é nível 10, mas pode ser menor ou maior dependendo da proposta do jogo. Isso me dá 150 pontos para montar minha personagem.

Passo Quatro: Habilidades. Aqui começamos enfim a gastar pontinhos. M&M tem oito habilidades em vez das seis do d20 system: Strength, Stamina, Agility, Dexterity, Fighting, Intellect, Awareness e Presence. Custa dois pontos por nível. Vou distribuir assim:
Strength 10, Stamina 10, Agility 3, Dexterity 0, Fighting 7, Intellect 1, Awareness 1 e Presence 1. Com isso foram 66 pontos. Talvez eu volte aqui para gastar mais alguns.
Outra coisa que preciso comprar agora são as defesas dessa personagem. Pego Dodge 7, Parry 7, Will 7, Fortitude 10 e Toughness 10, o que me custa mais 41 pontos. Para um total de 107 pontos. Daí me sobram só 43 pontos.

Passo Cinco: Perícias. Skills custam um ponto para cada dois ranks. Deixa eu ver o que eu quero que ela tenha. Expertise: Science 8, Insight 6, Investigation 8, Perception 8. Acho que é isso. Um total de 15 pontos. O que me deixa ainda com 28 para gastar.

Passo Seis: Vantagens. Feats, mas fala diferente. Cada uma me custa apenas um ponto. Olhando a lista gostei de Seize Initiative, imagino Dra Singularidade manipulando a gravidade para agir muito mais rápido que seus oponentes. Ainda tenho 27 pontos.

Passo Sete: Poderes. Hummm… não tem um “Gravity Control” para facilitar o meu trabalho. Os poderes nessa edição são mais como peças de um lego que você monta para criar o poder que quiser. Deixa eu ver como faço isso direitinho.
Basicamente eu vou pegar todos os efeitos e agregá-los como um único poder.
Deixa eu ver quais efeitos eu quero para ela.
Primeiro quero que ela tenha o poder de prender alguém no chão com a força da gravidade. Isso encaixa como Affliction. Demandando um save de Fort, causando efeitos de hindered no grau um, prone no grau dois e paralyzed no grau três de falha do save. Com os extras Concentration e eu queria Cumulative, mas não sei se vai encarecer demais o poder. Vou manter com os dois para um custo de 3/rank.
Também quero Flight, Force Field e Move Object, que custam 2, 1 e 2 pontos por rank, respectivamente. Se eu distribuir igualmente consigo comprar três ranks de cada e vai sobrar o suficiente para aumentar Flight e Force Field para rank 4 e acho que é bem isso que eu vou fazer. Afinal o foco é fazê-la mais uma Paragon do que uma Energy Controller. Talvez com sua evolução ela adquira mais controle da gravidade.

Passo Oito: Compliações. Eu preciso escolher duas Complicações, que são basicamente recursos pra criar a personalidade da minha heroína. Uma delas precisa ser a Motivação dela e acho que Responsabilidade encaixa com a Dra. Valentina Bouman. Olhando a lista de opções acho que Obsessão encaixa como segunda Complicação. Ela é obcecada com ciência e com a necessidade de entender como as coisas funcionam. Uma verdadeira nerd de carteirinha. Rs

Passo Nove: Detalhes. Acho que já cumpri com tudo isso, mas vamos lá.
Nome: Valentina Bouman.
Aparência: Antes do acidente imagino ela como uma moça pequena e tímida, mas depois ela se tornou uma mulher morena de quase dois metros de altura, musculosa no estilo Mulher-Hulk, mas sem a pele verde. Rs
Origem, Antecedentes e Motivação eu já cumpri antes.

O último passo seria a aprovação do Mestre e meu Mestre Imaginário aprova.

Dra. Gravitas está pronta para explorar os mistérios do universo enquanto chuta a bunda de uns vilões.
_________________________________________________________-
Dra. Gravitas
Valentina Bouman
Level 10

Abilities:

Strength 10, Stamina 10, Agility 3, Dexterity 0, Fighting 7, Intellect 1, Awareness 1 e Presence 1
Defenses:
Dodge 7, Parry 7, Will 7, Fortitude 10 e Toughness 10,

Skills: Expertise: Science 8, Insight 6, Investigation 8, Perception 8.
Advantages: Seize Initiative

Powers:

Gravity Control:
Affliction 3 (hindered, prone, paralyzed) Concentration, Cumulative
Flight 4
Force Field 4
Move Object 3

Complications: Responsability and Obsession (Science!)


Nenhum comentário: