quarta-feira, 30 de setembro de 2020

RPG - D&D 3.0 - Anne Myev Tellos

Jogo: Dungeons e Dragons 3a edição

Autoria: Monte Cook, Jonathan Tweet e Skip Williams

Editora: Wizards of the Coast/ Devir Brasil

Experiência: Mestrei menos do que gostaria nos anos 2000. Joguei ainda menos (do que gostaria também).

Livros usados: O Player's Handbook e o Dungeon Master Guide dessa edição.

No ano 2000 o RPG mais antigo do mundo teve uma nova edição. Ela foi chamada de terceira edição, mas na verdade foi a primeira vez que tivemos uma mudança significativa no clássico dos clássicos. Claro que eu estou falando do Dungeons & Dragons. Se quiser saber mais sobre essa história das edições eu recomendo esse vídeo aqui  que explica bem essa loucura toda e dando dicas para qual edição começar a jogar.

Eu consegui os meus livros em um golpe de sorte. Na época eu frequentava uma loja na tijuca chamada Gibimania e alguém tinha deixado os 3 livros básicos para vender em consignação por um preço bom. Parece que o cara leu não gostou. Sorte minha!

Uma das maiores inovações desta edição foi licença aberta e o sistema d20, que basicamente significam que qualquer pessoa pode fazer um rpg usando as regras da terceira edição do D&D. Isso fez muita gente aproveitar essa chance o que fez muita coisa ruim aparecer, mas também muita coisa boa que sobreviveu a essa edição e/ou deu origem a bons jogos que continuam até hoje.

Bom, vamos ao personagem.

Passo Zero: Conceito. A 3a edição matou algumas “vacas sagradas” do D&D. Eu vou aproveitar um desses sacrifícios para compor essa personagem. Farei uma meio-orc paladina, uma combinação que era proibida nas edições anteriores.

Anne Myev é o fruto de um amor proibido entre uma nobre humana e o líder de uma tribo orc. Ela cresceu escondida vivendo sob o preconceito de sua família humana. Sua mãe, Laurie, fez o que pôde para dar a ela uma vida cheia de amor e carinho.

Ela nunca conheceu seu pai. Muito pequena a família da sua mãe a mandou para ser criada na fronteira leste do reino, bem longe das terras dos orcs. Isso só fez com que sua pele verde e seus caninos salientes mais se destacassem.

Crianças podem ser cruéis, e sua aparência atraiu a crueldade tanto dos filhos dos nobres que visitavam o castelo quanto os filhos dos camponeses com quem as vezes tentava brincar. Ela nunca revidara. Sempre ouvindo de sua mãe que deveria estar acima disso. Até um dia que um grupo de crianças se uniu para surrar um menino meio-elfo. Nesse dia ela lutou como nunca. Alguns disseram que ela finalmente revelara sua verdadeira natureza bestial, mas em verdade ela se conteve mais querendo dar um susto do que causar algum ferimento permanente. Foi Rufus Lathinder, um cavaleiro destacado como protetor de sua mãe quem intercedeu em seu favor vendo nela um desejo de justiça e a inclinação para ajudar os mais fracos que constituem uma verdadeira paladina de Heironeous. Depois desse dia o cavaleiro tomou a educação da pequena Anne Myev como sua própria responsabilidade.

Passo Um: Habilidades Básicas. Vamos usar a regra “opcional” de pontos para escolher as habilidades básicas. E quando coloco isso entre aspas é porque todo mundo usava essa regra nos anos 2000. Levo um lero com meu mestre de jogo imaginário e decido ter 28 pontos para gastar. Gasto 18 para comprar Força, Constituição e Sabedoria para 14. Com os outros 8 pontos eu coloco Inteligência e Carisma para 12. Os últimos dois pontos vão para deixar minha Destreza em 10. Em qualquer outra edição de D&D, anterior ou posterior, esses números me fariam ter um personagem de merda, mas nessa até que ela fica minimamente boa.

Passo Dois: Raça e Classe. Já escolhi antes. Meio-orc e Paladina de Heironeous. A raça me dá um bônus de +2 de Força e uma penalidade de -2 na Inteligência e no Carisma. O que eu acho uma péssima combinação, mas vamos lá. Também ganho Darkivision e uma velocidade inicial de 30 pés/turno. Como Paladina eu ganho Detectar o Mal, Graça Divina, Cura pelas Mãos e Saúde Divina.

Passo Três: Perícias. Eu tenho 8 pontos para distribuir em perícias. Olho a lista de perícias da minha classe e decido colocar 4 desses pontos em Diplomacia, 2 em Conhecimento (religião) e Cavalgar.

Passo Quatro: Talentos. Eu começo com apenas um talento. A escolha mais óbvia é Ataque Poderoso que vai me permitir reduzir meu ataque para aumentar o dano.

Passo Cinco: Descrição. Anne Myev é uma mulher alta, por volta de 1,82m com um corpo musculoso. Sua pele é levemente esverdeada e ela tem os caninos, tanto superiores quanto inferiores, salientes, sinal de sua herança orc. Seus cabelos são castanhos claros assim como seus olhos e cacheados. Ela está sempre vestida para a batalha, mesmo em tempos de paz. Ela tem dificuldade de relaxar e se obriga a ser eternamente vigilante. Seu alinhamento é Leal e Bom, mas fica a questão de a quem ela será leal se um dia precisar escolher agora que os goblinoides parecem se agitar na fronteira oeste do reino.

Passo Seis: Equipamento. A parte chata de qualquer criação de personagem. Vou considerar que ela tem o “kit do aventureiro feliz” (tenda, corda, pederneira, etc), uma espada longa e uma cota de malha. No primeiro nível ela ainda não teria uma armadura de placas completa. Além disso ela tem uma adaga feita de osso que sua mãe lhe deu ao fazer 15 anos. Um presente de seu pai.

E é isso. Gostei dessa personagem. Duvido que eu vá mestrar D&D em algum momento próximo, então talvez eu possa adaptá-la para algum outro sistema ou jogo. Se fosse mestrar para essa personagem eu focaria no reencontro com o pai e na dualidade entre a opulência dos humanos e a tradição dos orcs. O amigo meio-elfo poderia ser o gancho para relacionar com o personagem de outro jogador ou seria um npc recorrente.

________________________________ 

Nome: Anne Myev Tellos

Raça: Meio-orc.

Classe: Paladina 1

For: 16 (+3)

Des: 10 (0)

Cons: 14 (+2)

Int: 10 (0)

Sab: 14 (+2)

Car: 10 (0)

BAB +1

Fort: +5

Ref: +2

Will: +4

Vel: 20’

Perícias: Diplomacia 4, Conhecimento (religião) 2, Cavalgar 2.

Talento: Ataque Poderoso

Habilidades Raciais/Classe: Darkvision 60’, Sangue Orc, Detectar o Mal, Graça Divina, Cura pelas Mãos e Saúde Divina.

Combate:

Espada Longa Ataque +4 Dano 1d8 Crit 19-20/x2

Nenhum comentário: