quinta-feira, 10 de setembro de 2020

RPG - GURPS Supers - Ivan Bergstein "Ice Berg"

Jogo: GURPS Supers

Sistema: GURPS

Autoria: Steve Jackson

Editora: Steve Jackson Games/ Devir

Experiência: Mestrei bastante nos anos 90.

Livros usados: O livro básico, os suplementos GURPS Supers e o GURPS Compendium I.

Um dos meus gêneros de RPG favoritos é o de super-heróis. Também é um dos gêneros que eu menos mestrei até hoje. Simplesmente porque raramente encontrei jogadores tão entusiasmados pelo gênero quanto eu, ou ao menos dispostos a experimentar. Nos anos 90, quando eu mestrava muito GURPS, sempre que eu tinha oportunidade eu propunha um joguinho de supers.

Uma das vantagens de usar GURPS para esse gênero é que eu podia jogar nele qualquer material de qualquer suplemento que eu pusesse minhas mãos (e GURPS é o sistema com segundo maior número de suplementos na minha estante, só perdendo para Legend of the Five Rings). Outra vantagem é que em um cenário de super-seres eu podia jogar o realismo pela janela sempre que eu quisesse. Afinal, você já viu realismo nas histórias de super-heróis?

Como já falei, GURPS é um sistema “point buy”. O jogador começa com uma cota de pontos e com eles pode comprar todas as características do seu personagem seguindo o caminho que quiser para isso. Em um cenário de Supers os jogadores começam com 500 pontos, em vez dos tradicionais 100 pontos.

Primeiro um pouco de conceito. Ivan Bergstein era um skatista da costa leste fã de rap dos anos 90 (Vanilla Ice, Ice, Baby). Seus poderes mutantes despertaram quando um vilão atacou durante um campeonato de skate onde ele tinha acabado de ser eliminado. Ele se transformou em um gigante rochedo gelado. Um Iceberg humano. Desde então ele assumiu uma identidade de super-herói como o Ice Berg. Desde então ele divide sua vida entre ser um super-herói e um modelo de comerciais (eu sempre achei legal a imagem de um cara de metal ou de gelo atuando como modelo em um mundo de super-heróis).

Em vez de seguir a ordem proposta no livro, vou começar logo pelos poderes. Afinal, estamos falando de supers, aqui, né? Eu quero uma combinação de Corpo de Pedra e Corpo de Gelo. Quero uns doze níveis do primeiro e o segundo custa 25 pontos, limpo. E quero pega a ampliação Ligado permanente. Ou seja, eu só posso usar esses dois poderes ao mesmo tempo e o custo vai ser 10% a mais, para um total de 137,5 pontos.

Próximo passo, Super-Força. Em Supers o custo de ST é diferente de em outros módulos de GURPS, por isso eu compro uma ST 85 por 212,5 pontos. Eu mal comecei e já se foram 350 pontos!

E eu não terminei ainda. Pego Controlar Temperatura, mas como eu quero apenas para baixo então vou considerar que o custo tem um desconto de 50% para isso. Então eu pego dez níveis por 5 pontos. Deixo para gastar o nível de habilidade depois com as perícias.

Eu ainda quero mais um poder, uma espécie de toque congelante, mas vou deixar para ver isso depois de comprar o resto.

Pego Rico (20 pontos) e Atraente (5 pontos). Acho que, além dos poderes acima, é isso para as Vantagens dele.

Deixa eu dar uma olhada nas Desvantagens. Quero Excesso de Confiança (-10) e Teimosia (-5). Penso em Impulsividade também, mas não acho que encaixa bem com o personagem.

Volto aos atributos. Já fiz ST (força), agora faltam DX (destreza), IQ (inteligência) e HT (vitalidade) e eu tenho 135 pontos ainda. Vou colocar DX e IQ em 12 (20 pontos cada) e HT em 14 (45 pontos), o que me deixa com 50 pontos. Talvez eu consiga pegar o toque congelante.

Antes, Perícias! Quero Canto em 14 (1 ponto), Salto 12 (1 ponto), Arremesso 12 (4 pontos), Briga 14 (4 pontos), Operação de Eletrônicos 13 (4 pontos), Atuação 12 (2 pontos), Lábia 12 (2 pontos), Sex Appeal 12 (2 pontos), Trato Social 12 (1 ponto) e Skate 12 (4 pontos). Isso me deixa com 25 pontos! Vamos pegar o meu toque congelante.

Eu pego Paralizar. Ele tem custo 6 nos níveis de poder, mas pegando as limitações Toque Apenas (-20%), Tempo Extra (-10%) e Custa Fadiga (-20%), eu consigo reduzir esse custo para 3 por nível. Cinco níveis me custam 15 e me permitem paralisar algo com até ST 15. Não é muito, mas esse poder é mais um “efeito especial” do que outra coisa. Os últimos 10 pontos eu distribuo nos Níveis de Habilidade dos dois poderes, dois pontos em Paralizar (para um NH 10) e oito em Controlar Temperatura (Frio) (para um NH 12).

____________________________________________---

Nome: Ivan Bergstein/ Ice Berg

ST 80

DX 12

IQ 12

HT 14

GdP 9d+2

Bal 11d+2

Vantagens: Corpo de Pedra nível 12, Corpo de Gelo, Rico, Atraente

Desvantagens: Excesso de Confiança, Teimosia

Perícias: Arremesso 12, Atuação 12, Briga 14, Canto 14, Lábia 12, Operação de Eletrônicos 13, Sex Appeal 12, Salto 12, Skate 12, Trato Social 12

Super Poderes: Controlar Temperatura (Frio apenas): 12/10 e Paralisar 10/5 [Custa 4 Fadiga, Toque Apenas, Turno extra]

DP 3

RD 13

Dano por fogo +50%

Ataques sônicos e vibratórios são “atravessadores de armadura”.

Danos por socos e chutes são +4

Agarrar e ser agarrado -4


Nenhum comentário: