quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

RPG - Toon - Trusty Teddy


Jogo: Toon: The Cartoon Roleplaying Game/ Toon – O RPG do Mundo dos Desenhos Animados
Autoria: Greg Costikyan e Warren Spector
Editora: Steve Jackson Games/ Devir Livraria (versão BR).
Experiência: Joguei uma ou duas vezes nos anos 90.
Livros usados: Só o módulo básico.

Toon é um RPG dos anos 90 que tratava de desenhos animados. Principalmente os desenhos animados clássicos no estilo Pernalonga, Pica-Pau, Pato Donald, etc. Eu joguei uma ou duas vezes com um amigo meu que tinha o livro quando saiu a versão em português. É um RPG divertido, apesar de o sistema precisar de uma boa atualizada na minha opinião.

Antes de mais nada eu preciso de um conceito. De todos os desenhos clássicos eu sou um fã do Pica-Pau. Mais especificamente do “pica-pau maluco dos anos 70”. É o famoso “entendedores entenderão” rs. Mas tem um outro desenho que eu quero me inspirar para esse personagem. Lembrei de um desenho que eu assistia nos anos 90 no Xou da Xuxa (pois é, sou dessa época) chamado Iznogood sobre um vizir em um cenário do estilo as mil e uma noites e a cada episódio fazia planos malignos mirabolantes para “ser o sultão no lugar do sultão”. Talvez ele fosse um predecessor do Cérebro. E era divertido ver ele se ferrar a cada episódio. Então quero um personagem malandro, que tente passar a perna em todo mundo, meio doidão, mas que sempre (ou quase sempre) vá se dar mal no final.

Agora que tenho um conceito, preciso decidir qual a espécie do meu personagem. Como não faço ideia jogo 2d6 e dou uma olhada na tabela de espécies do livro. 4 e 2, o que me coloca como uma pulga. Não curti. Resolvo inverter os dados, 2 e 4, e o resultado é raposa. Gostei. Penso muito em um nome chego a Trusty Teddy. Seu bordão vai ser “Confia em mim” (não, não confie).

Próximo passo, Atributos. Esse jogo tem quatro atributos: Muque, Zip, Astúcia e Caradura (e eu adoro essa tradução de Chutzpah). Eu tenho 14 pontos para distribuir entre eles, com mínimo de um e máximo de seis. Eu coloco dois nos dois primeiros e cinco nos dois últimos. Ted é bom em se meter em encrencas e sair com esperteza, mas não é bom em lidar com brigas. Eu rolo 1d6+6 e termino com 10 pontos de vida (não que alguém morra nesse jogo, só fica fora de ação por uma cena enquanto fica todo achatado, queimado, com a forma da porrada de uma bigorna, etc).

Descrição. Trusty Teddy é uma raposa de terno no estilo dos anos 80, com ombreiras largas, mas sem gravata, sempre com uma maleta de onde ele tira papéis com tudo o que ele possa vender para qualquer um que lhe dê ao menos dois minutos de atenção.

Inimigos Naturais. Como ele é uma Raposa, imagino que seus inimigos naturais sejam cachorros e caçadores. Aliás, acho que o grande inimigo/rival dele seria um cão perdigueiro que tenta ajudar o caçador a pegá-lo e acaba sendo enganado.

Crenças e Objetivos. Essa é basicamente a parte onde construo boa parte da personalidade de Ted. Vou ser simples aqui. A Crença dele é “Eu sempre sou a pessoa mais esperta da sala” e o Objetivo é “Sempre tirar vantagem de tudo e todos.”

Objetos Pessoais. Essa é a parte equivalente do “equipamento” em outros rpgs. Eu posso escolher QUALQUER COISA para Ted carregar nos bolsos. Quatro delas precisam ser coisas normais, as outras, não. Acho que vou fazer isso depois quando fizer a ficha.
Quando ia postar isso me dei conta que esqueci de voltar aqui. Ainda bem que eu percebi a tempo. Começando com os quatro objetos normais: Um celular (grandão estilo anos 80), óculos escuros, seu pé de coelho da sorte (sim, eu sei quão bizarro é uma raposa ter um pé de coelho, mas é um personagem de desenho dos anos 80) e uma caneta (afinal ele precisa que você assine os contratos). Para os quatro objetos não-normais: Sua maleta de onde ele sempre tira o papel certo para dar um golpe, uma armadilha de urso para quem tenta mexer em sua maleta, um peso de 16 toneladas porque sim e um buraco portátil que ele pode usar para fugir ou para derrubar um cliente insatisfeito. Prontinho, problema resolvido.

Perícias e Prodígios. Eu tenho 30 pontos para comprar Perícias e Prodígios. Prodígios são “poderes” típicos de personagens de desenhos animados, cada um deles tem um preço próprio. Eu posso pegar um ou dois, mas para pegar o segundo tenho de pagar mais 5 pontos. Eu decido pegar Disfarce que é uma das formas de Ted escapulir das enrascadas. Isso me deixa com 27 pontos para as perícias e o máximo que posso colocar em cada uma é nove pontos.
Vendo a lista de perícias eu me interessei por Esquiva, Esconder/Achar Escondido, Identificar Coisas Perigosas, Leitura, Resistir à Lábia, Lábia, Passar/Detectar Coisas de Má Qualidade. Um total de sete perícias. Eu posso colocar quatro pontos em cada, menos uma, mas não acho que ficara bom. Então prefiro abrir mão de algumas perícias e distribuo assim: Esconder/Achar Escondido 5, Identificar Coisas Perigosas 5, Resistir à Lábia 4, Lábia 7, Passar/Detectar Coisas de Má Qualidade 6.

E está pronto. Talvez eu mestre esse jogo um dia. Relendo vejo que apesar dAe ter um sistema bem datado (eram os anos 90, afinal de contas), ele ainda pode ser bem divertido.

_________________________________________________________

Trusty Teddy 

Espécie: Raposa.
Inimigos Naturais: Cachorros e Caçadores.
Descrição: Uma raposa de terno azul dos anos 80 (com abas levantadas) e uma maleta.
Crença: “Eu sempre sou a pessoa mais esperta da sala”
Objetivo: “Sempre tirar vantagem de tudo e todos.”

Atributos: Muque 2, Zip 2, Astúcia 5 e Caradura 5

Perícias: Esconder/Achar Escondido 5, Identificar Coisas Perigosas 5, Resistir à Lábia 4, Lábia 7, Passar/Detectar Coisas de Má Qualidade 6.

Prodígio: Disfarce.

Pontos de Vida: 10

Nenhum comentário: