quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

RPG - Star Trek Adventures - USS Peacemaker


Jogo: Star Trek Adventures.
Sistema: 2d20
Autoria: Dave Chapman e Sam Webb (orgs).
Editora: Modiphiüs Entertainment.
Experiência: Mestrei um oneshot e gostei do sistema.
Livros usados: Só o básico.

Eu disse que voltaria aqui para fazer outro personagem de Star Trek Adventures, não disse?
Uma das regras interessantes desse jogo é que a nave espacial é um personagem, controlado coletivamente por todo o grupo de jogadores. Sempre que os jogadores fazem uma ação usando os sistemas da nave, a nave pode atuar como um auxiliar em sua ação. Então, para comemorar o 50o personagem desse meu pequeno projeto criativo, vou criar uma nave para uma ideia de campanha que eu tenho para esse sistema.
Eu vou começar meio que ao contrário do que costumo fazer por aqui, montando o personagem e depois explico o conceito por trás das minhas decisões, apesar de algumas delas vão aparecer durante a montagem da nave.

Passo Um: Service. Esse é um passo simples. Qual o ano em que a nave foi comissionada e o ano em que a campanha vai se passar. Isso indica tanto em que período da história de Jornada nas Estrelas o jogo vai acontecer quanto contribui para algumas decisões mais para frente. Para essa campanha eu estou pensando em situá-la em 2372, depois do final na série Next Generation, mas pouco antes dos acontecimentos de First Contact e da Guerra Dominion, apesar das tensões com o quadrante Gamma já estarem ocorrendo. Aproveito para deixar o nome da nave: Essas são as viagens da USS Peacemaker.

Passo Dois: Spaceframe. Basicamente a classe da nave. A Enterprise original é uma classe Constelation, a da Nova Geração é uma classe Galaxy e depois foi substituída por uma classe Sovereign e assim por diante. Para a Peacemaker eu escolho a classe Akira. Essa classe foi desenvolvida após a batalha de Wolf 359 quando os borgs atacaram a federação e foi comissionada em 2368 esperando por uma nova onda de ataques desses inimigos do quadrante Delta que não vieram. Pelo menos não ainda…
Isso dita os primeiros números da nave. Em seus Sistemas temos Comms, Computers e Sensors em 9, Engines em 10 e Structure e Weapons em 11. Já seus Departaments ganham um bônus de +2 em Security e +1 em Medicine. Basicamente a classe Akira é uma nave de guerra.

Passo Três: Perfil da Missão/ Mission Profile. Como eu disse, a classe dessa nave é de uma nave de guerra, mas a minha proposta é que ela possa ser algo diferente. Que ela seja uma ponta de lança em meio à Expansão Shakelston, cenário proposto pelo sistema para jogar, localizado “atrás” do Império Klingon, fazendo fronteira tanto com este quanto com o Império Romulano. Um território inexplorado que cada vez mais atrai outros grupos como Ferenguis e Orions. Isso sem esquecer que a Expansão está ao “sul” do Quadrante Delta, de onde os Borgs e a Espécie 8472 podem vir a qualquer momento. Nessa realidade, a USS Peacemaker atuará como nave exploratória, diplomática e de defesa. Uma espécie de xerife nessa nova fronteira.
Entre as opções de perfil de missão, apesar de eu ficar tentado em pegar o Multirole Explorer, acho que Pathfinder and Reconnaissance Operations cabe melhor. A Peacemaker atuará como nave exploratória e tem de ter boa capacidade de manobra e comunicações. Isso determina os valores iniciais dos Departaments, os quais com os bônus da Classe Akira ficam: Command 2, Conn 3, Security 4, Engineering 2, Science 2, Medicine 2.
Eu também posso escolher um talento de uma lista para a nave além dos que eu já ganhei pela classe. Entre as opções acho que a melhor é Improved Warp Drive que torna a nave mais “econômica” e permite ela se movimentar pela expansão em altos níveis de Warp sem problemas.

Passo Quatro: Refits. Eu ganho um Refit para cada dez anos de serviço da nave. Talvez eu coloque essa campanha um pouco mais no futuro do que eu pretendia, mas por hora vou manter em 2372, o que me deixa sem nenhum Refit.

Agora um pouco de conceito:
A USS Peacemaker é uma nave de guerra para uma guerra que nunca veio (pelo menos até o início da campanha). Minha proposta de campanha com essa nave é que a tripulação tenha de equilibrar esse papel de ser uma nave de guerra com uma proposta de manter a paz. De uma certa forma, a USS Peacemaker é uma arma que espera nunca precisar dar um único tiro.
Ao longo da campanha a ideia é ir colocando a tripulação em situações onde seria mais “fácil” sair dando tiros, mas esse não é o jeito da federação e eles terão de fazer escolhas difíceis para manter a paz e lidar com as consequências, mantendo-se fiéis aos princípios que guiam a Federação dos Planetas Unidos e a Frota Estelar.
Minha proposta para o meu futuro grupo dessa campanha é a da personagem que assumir o lugar de Capitão ou Capitã da nave seja alguém mais ligado a ciência ou a diplomacia, talvez com a personagem Primeiro Oficial sendo alguém mais pragmático com foco em segurança e engenharia. O conflito entre esses personagens tornaria tudo mais interessante. :-)
Originalmente eu pensei em chamar essa nave de USS Defender, depois de USS Peacekeeper, mas descobri que Peacemaker era o nome do revólver colt mais comum no velho oeste, a “arma que conquistou o oeste” e achei apropriado tematicamente usar esse nome, mesmo aqui a proposta seja que a nave seja uma arma que nunca precise ser usada.
_____________________________________________________________

USS Peacemaker
2368


Systems:
Comms: 09
Computers: 09
Engines: 10
Sensors: 09
Structure: 11
Weapons: 11

Departaments:
Command:
2
Conn: 3
Engineering: 2
Medicine: 2
Security: 4
Science: 2

Scale: 5

Attacks:
- Phaser Arrays
- Photon Torpedoes
- Tractor Beam (Strength 4)

Talents:
Ablative Armor
Extensive Shttlebays
Rapid-Fire Torpedo Launcher
Improved Warp Drive

Nenhum comentário: