quarta-feira, 14 de abril de 2021

RPG - GURPS Império Romano - Egnatius Flaminius


Jogo: GURPS Império Romano
Sistema: GURPS
Autoria: C. J. Carella.
Editora: Steve Jackson Games/ Devir Livraria (versão brasileira).
Experiência: Com essa expansão específica, praticamente nenhuma. Acho que li umas duas vezes. Com o sistema GURPS tive uma boa experiência nos anos 1990.
Livros usados: O básico do GURPS e esse suplemento.

Goste ou odeie GURPS, uma coisa que é inegável é a qualidade de alguns dos seus suplementos, principalmente os cenários históricos. Toda a pesquisa claramente entremeada no material é incrível. Tive um amigo no final dos anos 90 que passou em uma prova de história antiga na faculdade estudando na véspera com esse livro.
Vamos gastar pontinhos e fazer um personagem de GURPS.

Passo Um: Conceito. Lendo o GURPS Império Romano um dos pontos que me chamou o interesse foram os Vigiles, uma mistura de policial e bombeiro em Roma. Egnatius, esse personagem é um privilegiado que se tornou centurião e atua como um Vigil. Desde pequeno ele sempre teve uma fascinação pelo fogo, não uma piromania, mas uma fascínio quase religioso. Ser um Vigil o coloca mais próximo dos incêndios nos prédios mais pobres. Essa proximidade com essas pessoas o fez se interessar e ter alguma compaixão com o seu sofrimento. Acho que está bom para começar.

Passo Dois: Atributos Básicos. Eu sei que vou gastar uma boa parte dos meus 100 pontos por aqui. Quero que Egnatius tenha uma boa capacidade física, não necessariamente muita inteligência, ao mesmo tempo não quero ele burro. Então vamos colocar uns 20 pontos em ST e DX, aumentando ambos para 12 e mais 10 pontos para IQ e HT, aumentando 11. Eu gasto um total de 60 pontos me deixando 40 pontos para o resto do personagem. Ótimo, eu gosto de ter pontos para gastar com perícias, diferente do que fiz com o outro personagem que eu fiz aqui.

Passo Três: Desvantagens. Vamos pegar mais uns pontos. Eu começo com Honestidade (-10 pontos), eu sei que eu também quero Dever, mas preciso reler como essa desvantagem funciona. Deixa eu ver.
Na verdade é bem mais simples do que eu me lembrava. Basicamente eu ganho um número de pontos baseado em quão comum o meu dever aparece em jogo. Vou colocar em um teste de 12 ou mais, já que seu dever é com os Vigils e quero que isso seja o centro desse personagem. O que me dá mais 10 pontos.
Por fim, acho que Egnatius tem um Senso de Dever para com as pessoas que moram nos bairros pobres. Ele é um Vigil que realmente se importa com seu trabalho, o que pode lhe causar problemas com colegas que estão nessa só para poder exercer seu lugar de poder sobre os mais fracos. Isso me dá mais 5 pontos.
Total de pontos para gastar: 65.

Passo Quatro: Peculiaridades. Continuando com coisas que me dão pontos em vez de me custarem pontos. Posso pegar até cinco: “Fascinado por fogo”, “Prefere resolver as coisas sem violência” … se eu pensar em mais algum eu adiciono depois.

Passo Cinco: Vantagens. Então vamos começar a gastar um pouco.
Eu tenho 67 pontos para distribuir. Eu sei que quero Rank Militar, no mínimo um Centurião, que pelo Império Romano é um nível 3, o que me custa 15 pontos. Poderes Legais também (5 pontos). E quero pegar Visão Noturna (10) para ser uma vantagem quando ele estiver perseguindo criminosos e incendiários que ataquem durante a noite. Isso me deixa com 37 pontos para as perícias. Bem melhor que o outro personagem que eu fiz para esse sistema, não!?

Passo Seis: Perícias. Vamos escolher algumas perícias. Escolhi dezesseis. Eu vou colocar pelo menos dois pontos em cada e ver como ficam os valores. Vou colocar mais dois pontos em Detecção de Mentiras e outros dois em Tática, o que me deixa com os seguintes valores:
Arremesso de Lança 13, Boleadeiras 12, Briga 13, Cavalgar (cavalo) 12, Detecção de Mentiras 10, Diplomacia 09, Espadas Curtas 12, Funda 11, Interrogatório 10, Lábia 10, Liderança 10, Manha 10, Política 10, Sombra 10, Tática 10, Trovador 10
Mas fiquei com um ponto a menos o que eu posso resolver pegando mais uma peculiaridade. Então vamos dizer que Egnatius tem “Coração mole pelos mais necessitados” e fechamos por aqui.

Eu imagino esse personagem em uma aventura investigativa de algum tipo, seja com fundos históricos ou fantásticos. Mas com certeza não usaria mais GURPS para mestrar algo assim. Não sei, a sensação que continuo a ter é a de um hambúrguer de papelão.
____________________________ 

Egnatius Flaminius
ST 12
DX 12
IQ 10
HT 11

GDP 1D-2
Bal 1D+2

Vantagens: Rank Militar 3 (15), Poderes Legais também (5), Visão Noturna (10)
Desvantagens: Honestidade (-10), Dever (-10), Senso de Dever (-5)
Peculiaridades: “Fascinado por fogo”, “Prefere resolver as coisas sem violência”, “Coração mole pelos mais necessitados”

Perícias: Arremesso de Lança 13, Boleadeiras 12, Briga 13, Cavalgar (cavalo) 12, Detecção de Mentiras 10, Diplomacia 09, Espadas Curtas 12, Funda 11, Interrogatório 10, Lábia 10, Liderança 10, Manha 10, Política 10, Sombra 10, Tática 10, Trovador 10

Nenhum comentário: