quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Candela Obscura Q - Jaffar Tales


Jogo: Candela Obscura Quickstart
Sistema: Forged in the Dark
Autoria: Spenser Starke & Rowan Hall
Editora: Darrington Press
Experiência: Li esse quickstart bem recentemente.
Livros usados: Apenas os arquivos do Quickstart que foram liberados.

Se você curte RPG e não esteve preso em outra dimensão nos últimos 10 anos sabe quem é são o grupo chamado Critical Role, o mais famoso grupo de streaming de jogos de RPG no mundo. E se você acompanhou as notícias da cagada da Wizards of the Coast com relação a Licença Aberta do D&D 5e talvez saiba que o pessoal do Critical Role anunciou que sua atual campanha será a última utilizando esse sistema e que, ao exemplo de outras empresas que ficaram indignadas com a jogada frustrada da WotC, lançará dois novos sistemas de RPG que guiarão seus streamings.
O primeiro desses sistemas é Candela Obscura, o qual já tem seu próprio show de streaming e lançou seu quickstart gratuitamente. O cenário é uma fantasia/terror pós-industrial focada em uma região que sobreviveu a uma guerra após descobrir o uso da eletricidade e utilizá-la para expulsar os invasores.
Os jogadores são membros da sociedade secreta do título que pesquisa eventos sobrenaturais e tenta impedir ou minimizar os danos que alguns desses eventos podem causar no mundo.
O sistema é Forged in the Dark, ou seja, baseado em Blades in the Dark que também é um sistema aberto, com algumas modificações que eu achei bem interessantes. Eles simplificaram os rolamentos de dados e criaram algumas mecânicas para o sistema de dano que eu achei muito boas.
Eu pretendia demorar mais para fazer um personagem desse jogo, mas foi o que saiu no sorteio, então vamos lá.

Vamos criar um investigador da Candela Obscura.

Passo Zero: Conceito. Como sempre eu gosto de começar com um conceito mesmo que o livro não cite esse passo. Acho que quero criar o típico estudioso que só agora começa a ir a campo. Alguém que conhece muito da teoria dos fenômenos sobrenaturais, mas nada da terrível realidade destes. Também quero me basear em Taliesin Jaffe, meu Critical Role preferido, então o nome do meu personagem será Jaffar Talles e terá um pouco do visual de Taliesin como inspiração.

Passo Um: Escolha um Papel. Os papéis são os típicos Playbooks para quem já conhece Blades in the Dark e outros jogos Powered by the Apocalypse. O quickstart traz cinco papéis (não sei se haverão mais no livro final) com escolhas limitadas em cada um. Fiquei em dúvida entre alguns, mas para meu conceito o Scholar é o encaixe perfeito.
Isso me dá um ponto em Control e dois em Focus (que são minhas Gilded Actions, o que me permite jogar um dado de cor diferente para, se eu escolher o resultado dele em um teste, recuperar pontos de Drive que eu use para essas duas ações), dois em Sway e Survey e também um em Read e Sense. Move, Strike e Hide ficam com zero.
Se fosse a versão final do jogo eu escolheria agora uma habilidade especial do meu papel, mas como esse é o quickstart minha única opção é Well-Read que me permite recuperar pontos do meu Drive de Intuition quando os gasto-os em um teste que falhou.
Agora eu escolho minha especialidade, no quickstart cada papel tem apenas duas opções, no jogo completo haverão outras. Minhas opções são Steel Mind ou Chemical Concotion. Apesar de o segundo ser mais útil, o primeiro tem mais a ver com meu conceito então fico com ele que me permitirá gastar pontos de Intuition para evitar danos mentais.

Passo Dois: Catalyst e Question. Preciso definir o Catalyst do meu personagem. O evento ou situações que o levaram a se juntar ao Candela Obscura e minha Question, a pergunta que ele busca responder ao longo da campanha.
Desde a infância Jaffar sempre teve muitos sonhos com símbolos e fenômenos sobrenaturais. Esses sonhos o impulsionaram a buscar o oculto e a Candela Obscura. Um desses sonhos é o que mais se repete. Nele, Jaffar está diante de um espelho e estica o braço para tocá-lo, seu reflexo faz o mesmo, mas, de repente, a mão de seu reflexo sai do espelho e agarra seu pescoço e ele acorda com falta de ar.
Então seu Catalyst é “O Oculto Sempre me Convocou” e sua Question é “Eu sou aquele diante do espelho ou aquele dentro do espelho?”. E vou deixar meu mestre imaginário brincar com isso. Rs

Passo Três: Connections, Gear e Marks. Os últimos passos eu não posso fazer sem um grupo ou demandam o início da primeira sessão de jogo.
Connections são minhas conexões com os membros do meu Círculo. Nesse Quickstart isso é feito fazendo perguntas aos meus companheiros de mesa. Como estou sozinho, não há muito o que fazer.
Gear é o equipamento e isso é decidido pelo Mestre de Jogo ao nos passar nossa missão.
Por fim, Marks são os danos físicos, mentais ou místicos do meu personagem. Jaffar viveu uma vida protegida… até agora.

E é isso. Jaffar Tales está pronto para descobrir os mistérios do oculto e conter o sangramento dos outros mundos para esse.

_______________________________________________

Jaffar Tales
Scholar

Nerve Driver oo
Move
Strike
Control* o

Cunning Driver ooo
Sway oo
Read o
Hide

Intuition ooo o
Survey oo
Focus* oo
Sense o

Specialty: Professor
- Steel Mind

Nenhum comentário: