quinta-feira, 28 de março de 2024

Mil Faces de um RPGista - Mage: The Awakening - Walkyria Carvalho


Jogo: Mage: The Awakening Second Edition – A Storytelling Game of Modern Sorcery
Sistema: Storytelling (Chronicles of Darkness)
Autoria: Dave Brookshaw (org.)
Editora: Onyx Path Publishing, orignalmente publicado pela White Wolf Publishing. No Brasil existe uma versão brasileira publicada pela Devir Editora chamada Mago: O Despertar.
Experiência: Nenhuma e não tenho muita vontade de ter.
Livros usados: Só o básico.

Quando o mundo das trevas foi resetado e o “novo” mundo das trevas, que depois viria a se tornar o Crônicas das Trevas foi criado, a primeira coisa que a White Wolf fez foi relançar em “novas versões” (sim, muitas aspas) seus três jogos carros-chefes: Vampire, Werewolf e Mage.
Quem acompanha minhas postagens ou me conhece fora da internet sabe o quanto eu amo Mage: The Ascension. Então eu já tinha um pé atrás com essa nova versão. E foi pior.
Mage: The Awakening “conserta” (mais muitas aspas aqui) seu predecessor eliminando os vários paradigmas (uma pedra angular em Ascension), agora todos os magos são descendentes de Atlantis, e revisando o sistema de magia que era muito complexo para alguns torná-lo ainda mais complicado. Ah sim, os magos agora são obcecados com mistérios e o foco do jogo são investigações (o que eu nem acho tão ruim assim).
Francamente a ambientação nem é tão ruim assim se não fosse uma tentativa ridícula de consertar um jogo que eu gosto muito e que não precisava de conserto. Apenas uma apresentação melhor, que o M20 fez muito bem EMHO.

Feito o meu Rant, vamos fazer uma maga/investigadora do oculto.

Passo Um: Conceito. Quero abraçar a ideia de investigadora do oculto proposto pelo jogo. Também quero pegar uma das versões da Esfera, digo Arcana (se preparem porque eu vou fazer muitas vezes essa piadinha aqui) de Entropia. Nesse jogo essa Esfera/Arcana foi dividida em duas Destino e Morte. A Esfera/Arcana da Morte eu nem achei tão ruim, mas talvez eu colocaria Destino junto com Tempo.
Voltando a personagem. Entre os pilares, as torres místicas que o seu personagem visualiza no plano supernal quando desperta (não pergunte), fiquei entre Acanthus que são bruxas e Moros que são alquimistas. Mas acho que para o que estou querendo Acanthus funciona melhor. Já para minha Ordem, fiquei em dúvida entre Mysterium e Silver Ladder, mas acho que posso trabalhar com essa última.
Walkyria Carvalho é uma consultora para a polícia civil. Ela não aparecerá em nenhum registro de investigação, mas alguns detetives a chamam quando o caso envolve algo estranho demais para eles entenderem. Como todo Silver Ladder ela está interessada em fazer a humanidade despertar da Mentira, mas acha importante proteger essa mesma humanidade enquanto isso não acontece.
Como a maioria dos mortais ela tem uma Virtude e um Vício que me ajudam a recuperar Willpower. Acho que a Virtude dela seria Curiosa, ela está sempre buscando respostas para novas perguntas, e seu Vício seria Deceitful, onde ela gosta de dizer meias verdades sobre o mundo mágico, ou não contar tudo o que sabe deixando os outros sempre com uma pulga atrás da orelha.
Preciso fazer três Aspirações para ela. Duas de curto prazo, uma de longo prazo. A de longo prazo pode ser algum mistério específico e pessoal do qual ela esteja atrás. Percebi que falei muito de monstros no conceito. E se ela perdeu alguém, uma pessoa mundana, para um monstro e está atrás de pistas sobre este? “Descobrir o assassino da minha irmã” é uma boa. “Ajudar alguém a ver a Verdade” pode ser um dos de curto prazo, como imagino que uma das pcs em meu grupo imaginário acabou de despertar e Walkyria pode assumir como uma cuidadora dessa pc. O último pode ser algo mais genérico, como “Fazer alguém duvidar de si mesmo.”, imagino ela manipulando alguém dessa forma.
Gostei do conceito até agora. Vamos em frente.

Passo Dois: Selecione Atributos. Os atributos seguem o padrão Crônicas das Trevas e a distribuição por priorização em 5/4/3. Mental é primário, com certeza. Acho que vou colocar Físico como secundário e Social como terciário. Ela não se importa de ser uma pessoa estranha e enfrentar (ou correr de) monstros é bom para o físico.
Dos mentais vou colocar dois em Intelligence, dois em Wits e o último em Resolve.
Dos físicos vai um em cada um e mais um em Stamina.
E os sociais deixa um em cada por enquanto.

Passo Três: Selecione Habilidades. Estão divididas em Físico, Mental e Social também e tenho 11/7/4 para distribuir. Vou manter Mental como primário, mas acho que vou inverter os outros dois deixando Social como secundário e físico como terciário.
Das habilidades mentais eu quero: Academics, Investigation, Medicine e Occult. Vou colocar 3 em Investigation e Occult, 2 em Academics e Medicine e botar o último ponto em Craft ou em Science. Decido quando for montar a ficha lá embaixo.
Das sociais eu quero Empathy, Intimidation, Streetwise e Subterfuge. Dois pontos em cada e um em Persuasion pode ajudar.
Por fim, das físicas eu quero Athletics, Brawl, Firearms, Larceny e Stealth. Um ponto em cada está bom.

Passo Quatro: Determine Especialidades. Escolho três perícias para ter uma especialidade. Eu quero Occult (Witchcraft), Investigation (Crime Scenes) e Academics (Psychology).

Passo Cinco: Adicione o Template de Mage. Agora para as coisas realmente divertidas.
Eu já escolhi meu Caminho (Acanthus) e Ordem (Silver Ladder) lá em cima. Preciso descrever meu Nimbus (minha aura de magia) que eu acho que parece como uma nuvem de tempestade, as pessoas sentem frios na espinha onde eu passo. Também preciso escolher um Item Mágico Dedicado e acho que meu tarô passado por minha avó é uma ótima escolha.
Agora eu distribuo minhas Esferas, digo Arcanas. Porque raios mudaram os nomes eu não sei. Mas uma coisa tenho de admitir, o fato de terem realinhado as capacidades de cada Esfera/Arcana para que cada uma esteja alinhada com as outras foi muito bom e espero que seja algo que roubem desse jogo em um Mage: The Ascension quinta edição.
Três dos meus seis pontos precisam estar em Fate e Time, as Esfera/Arcana dos Acanthus e não posso começar com nenhum ponto em Forças que é a Esfera/Arcana Inferior desse Caminho.
Vou começar colocando dois em Fate e Time, um vai para Mind e o último vai para Spirit. Pensando se é uma boa tirar um de algum lugar e colocar em Matter… nah! Está bom assim.
Eu começo com Gnosis um, mas já vou gastar cinco Merits para aumentar para dois.
Minha Obssession é Entender o Processo de Despertar. O que faz uma pessoa conseguir emergir da Mentira? É algo por conta própria ou há outras forças envolvidas?
Agora eu escolho três Rotes e dois Praxes. O que são isso? Rotes são magias consagradas que Walkyria estudou a exaustão até memorizar e Praxes são magias que Walkyria praticou a exaustão até memorizar… ou seja, não tem uma diferença real. Mecanicamente Rotes são magias que eu posso somar uma skill aos dados e praxes são magias que eu tenho sucessos decisivos com três sucessos em vez de cinco.
Então vamos ver a lista de magias do livro e escolher algumas. (em um sistema magia cuja marca sempre foi a versatilidade e liberdade para se fazer praticamente qualquer coisa). Como Rotes, eu gosto dessas com suas devidas skills:
Mental Scan (Occult) – Mind 1
Exorcist’s Eye (Occult) – Spirit 1
Postcognation (Investigation) – Time 1
Para Praxis, eu gosto de Serendipity (Fate 1) e Perfect Timing (Time 1) ambos voltados para Walkyria agir no momento certo para ganhar benefícios.
Eu ganho um ponto extra para um dos meus atributos de resistência (Stamina, Composure ou Resolve), acho que vou escolher Composure. Tem mais a ver com Walkyria.
Por fim, eu ganho mais um ponto em Occult por fazer parte de uma Ordem, o que a joga para quatro.

Passo Seis: Merits. Agora eu tenho dez pontos para comprar Merits. Eu já gastei cinco para aumentar Gnosis para dois e eu já ganho Order Status (Silver Ladder) 1 e High Speech. Hummm… eu quero Lex Magica, Familiar (2) e Sanctum (1). Imagino o familiar dela sendo um gato de três cores (preto é muito clichê rs) e o Sanctum como um quartinho de bruxaria no apartamento dela (ou o próprio apartamento).

Passo Sete: Determine Vantagens. Só falta calcular os atributos secundários do jogo.
Size é 5
Health é Stamina+Size = 3+5 = 8
Speed é 5+Strength+Dexterity = 5+2+2 = 9
Willpower é Composure+Resolve = 3+2 = 5
Wisdom é 7
Initiative é Dexterity+Composure = 2+3 = 5
Defense é o menor entre Dexterity ou Wits+Athletics = 2+1 = 3

E Walkyria Carvalho está pronta para investigar as influências do mundo mágico no mundo humano e tentar entender: O que nos desperta?
_____________________________________________________________________
Walkyria Carvalho
Path: Acanthus
Order: Silver Ladder
Virtue: Curious
Vice: Deceitful
Obsession: What makes someone to awaken?
Aspirations:
“Uncover my sister’s killer”
“Help someone to see The Truth”
“Make someone doubt themself”

Attributes:
Mental: Intelligence 3, Wits 3, Resolve 2
Physical: Strength 2, Dexterity 2, Stamina 3
Social: Presence 2, Manipulation 2, Composure 3

Abilities:
Mental: Academics(Psychology) 2, Investigation 3, Medicine 2, Occult(Witchcraft) 4, Science 1.
Physical: Athletics 1, Brawl 1, Firearms 1, Larceny 1, Stealth 1
Social: Empathy 2, Intimidation(Crime Scenes) 2, Persuasion 1, Streetwise 2, Subterfuge 2

Yantra: Witchcraft
Arcana: Fate 2, Mind 1, Spirit 1, Time 2

Rotes:
Mental Scan (Occult) – Mind 1
Exorcist’s Eye (Occult) – Spirit 1
Postcognation (Investigation) – Time 1

Praxes:
Serendipity (Fate 1) e Perfect Timing (Time 1)

Gnosis 2
Wisdom 7

Merits: Familiar (2), High Speech, Lex Magica, Order Status (Silver Ladder) 1,Sanctum (1).

Size 5
Health 8
Speed 9
Willpower 5
Initiative 5
Defense 3

Nenhum comentário: