sábado, 23 de março de 2024

Mil Faces de um RPGista - Way of the Unicorn - Moto Samir


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Unicorn.

Vamos continuar o mini-projeto dos Way of… de L5R. O segundo livro da série é o Way of the Unicorn. Curioso que os clãs mais exóticos foram os primeiros.
O clã do Unicórnio originalmente era o clã do Ki-Rin. Após o Dia do Trovão (o primeiro), os clãs se organizaram, com cada um assumindo um papel no nascente Império Esmeralda, Shinjo, a fundadora do Clã do Ki-Rin se voltou para o Oeste e declarou que seu clã iria viajar para conhecer as terras além a fim de descobrir possíveis inimigos de Rokugan.
Passaram-se oitocentos anos e o clã retornou totalmente diferente. Com costumes estranhos, vestindo peles de animais mortos e cavalgando cavalos mais poderosos que qualquer um já visto pelos Rokugani. Eles haviam se tornado o clã do Unicórnio.
Trezentos anos se passaram desde esse retorno, mas até hoje o Império desconfia de seus integrantes, ou ao menos os acham estranhos demais para serem considerados iguais. Mas eles foram reconhecidos pelo Imperador.

Vamos fazer um Filho do Vento.

Passo Zero: Conceito. O Way of the Unicorn traz duas novas famílias e três novas escolas. As famílias são Moto, que são basicamente guerreiros mongóis que foram agregados ao clã em suas viagens, e Ide, os negociadores e diplomatas do clã acostumados com lidar com diferentes culturas. Quero fazer uma mistura dos dois. Um Moto que segue o caminho dos Ide.
Moto Samir era o filho mais novo de um daimyo menor no noroeste do território do Unicórnio. Em vez de ser enviado para uma escola de Bushi de seu família, ele foi enviado para a escola de Courtier da família Ide. Ele sempre se ressentiu sobre isso, vendo nesse ato um menosprezo de seu pai por ele ser mais fraco que seu irmão mais velho. Quando seu pai adoeceu e faleceu, Samir voltou para o funeral e teve uma discussão com seu irmão sobre isso que lhe disse que ele havia entendido tudo errado. Que seu pai havia percebido sua inteligência e pensamento rápido, e o enviou para onde essa arma pudesse ser melhor temperada para o bem de sua família e seu clã.

Passo Um: Clã, Família e Escola. O clã é o Unicórnio, a Família é Moto e a Escola Ide de Emissário.
Eu ganho +1 em Void pela família e a Maldição dos Moto, uma desvantagem de zero pontos que me torna mais difícil ter reconhecimento e Glória pela conexão da família com uma parte deles que foram corrompidos na volta do clã Unicórnio através das Shadowlands.
Pela Escola eu ganho +1 em Awareness e +1 nas perícias Horsemanship, Etiquette, Law, Kenjutsu, Sincerity, Commerce e Courtier e uma Honra inicial 2,5. Também recebo a Técnica The Heart Speaks que me dá um bônus igual minha Honra nos meus testes sociais e me permite fazer um teste antes de fazer uma gafe social.

Passo Dois: Customize o Personagem. Agora tenho 25 pontos para distribuir. Vamos começar pelas desvantagens.
Do Way of the Unicorn eu pego Gaijin Name (é um nome árabe que era do bisavô dele) e Overconfident e do básico eu pego Small. Isso me dá 7 pontos. Vamos olhar as vantagens agora. Quero Irreporachable, que me dá bônus para resistir a sedução e suborno, vou colocar dois pontos nela. Vamos ver se tem mais alguma coisa no básico que me interessa. Eu quero Read Lips e Voice. Ou seja, fiquei com um saldo de um ponto extra.
Quero aumentar Awareness em +1 o que vai me custar 8 pontos. Talvez aumentar Perception ou Reflexes… vou deixar pra pensar nisso depois de aumentar as skills.
Opa! Antes disso, quero aumentar a Honra de Samir (que deve ser chamado de Samiru pelos Rokugani por não haver “r” isolado na sua linguagem) para 3,5 o que vai me custar 3 pontos.
Então tenho 15 pontos para distribuir em Skills.. Vamos lá. Primeiro quero aumentar todas as skills de Escola para 2 e Etiquette, Sincerity e Courtier para 3. Isso me custa 10 pontos. Nenhuma Skill do Way of the Unicorn me interessa, vamos ver o básico se tem alguma interessante.
Hummmm… Quero um ponto em Investigation, um em History e um em Poetry. Acho que vou colocar os dois últimos em Iaijutsu para o caso dele se envolver em algum duelo e é isso.

Passo Três: Tabela de Herança. Já ia esquecendo da Tabela de Herança. Vamos ver o que surge e como adapto a história que já criei do meu personagem. Rolo 1d10 e tiro um 8. Passado Distinto. Rolo de novo e 4, Veterano de Batalha. Rolo mais uma vez pra ver em que batalha meu ancestral lutou e Battle of White Shore, quando o Leão traiu uma aliança com o Escorpião que se voltou contra o Unicórnio. Isso me dá 1 de Glory, um Aliado Menor no Clã Leão e um Inimigo Menor no Clá Escorpião. Hummm… minha vida na corte com certeza será interessante.

Samir é um homem pequeno até para os padrões Rokugani (que são bem similares aos japoneses medievais). Ele tem um nariz aquilino que o distingue. Apesar de ser um courtier ele não costuma se vestir de forma muito extravagante, aprendendo que ser negligenciado pode ser algo bom.

E é isso. O próximo será do Way of the Crab e acho que consigo alinhar a agenda original a partir desse.
_________________________________________________
Moto Samir
Clan: Unicorn
School: Ide Emissar School

Earth 2
Stamina 2
Willpower 2
Fire 2
Agility 2
Intelligence 2
Air 2
Reflexes 2
Awareness 4
Water 2
Strength 2
Perception 2
Void 3

Advantages: Ally (Minor – Lion), Irreporachable 2, Read Lips , Voice.
Disadvantages: Enemy (Minor – Scorpion), Gaijin Name, Overconfident, Small.
Skills: Commerce,2 Courtier 3, Etiquette 3, History 1, Horsemanship 2, Iaijutsu 2, Law 2, Kenjutsu 2, Poetry1, Sincerity 3,

Glory 2
Honor 3,5

Nenhum comentário: