segunda-feira, 29 de abril de 2024

Mil Faces de um RPGista - Way of the Crane - Daidoji Sempo


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Crane.

Chegamos ao quarto da série “Way of the Clans”, dessa vez vamos fazer um personagem do Clã Garça (sim, eu sei que a tradução oficial é Grou, mas eu acho Garça mais bonito).
Garça é o clã da graça, da arte, do refinamento, da tradição, da política. Lady Doji, a fundadora do clã foi a criadora de boa parte do sistema social que se mantém por mais de mil anos em Rokugan. Por causa disso, a Garça domina as cortes através de um complexo sistema de casamentos arranjados e trocas de favores.

Bom, vamos fazer um samurai da Garça.

Passo Um: Conceito. Bom, vamos começar rolando na tabela de herança para ver que ganchos ela me traz. Rolei um 3, passado indistinto, sem benefícios ou penalidades. Isso ajudou muito (só que não rs).
O livro traz uma família nova, os Daidoji, e três novas escolas. Apesar da tentação de fazer um típico Garça e pegar ou a Escola Doji de Cortesão ou a Escola Asahina de Artista, eu pensei em fazer um personagem mais porradeiro e pegar a Escola Daidoji de Guarda-Costas.
Apesar de toda sua riqueza, o clã da Garça tem o menor exército dos Grandes Clãs de Rokugan. E a maioria desse exército é composto de membros da família Daidoji. Sua função não é vencer as batalhas, mas segurar o inimigo por tempo suficiente para que os Doji e os Kakita resolvam as coisas na Corte. Para isso os Garças de Ferro são treinados em técnicas de guerrilha e de como usar as forças dos seus inimigos contra eles.
O nome do meu personagem é Daidoji Sempo (lança em japonês). Ele vem de um ramo de menor importância da família Daidoji, mas cresceu com a ideia de lutar pela glória do seu clã no campo de batalha. Ele é um jovem esforçado que mais do que glória pessoal acredita na honra e na certeza de que o clã da Garça é o mais importante do Império Esmeralda.
Acho que já posso começar com isso.

Passo Dois: Família e Escola. A família Daidoji me dá +1 Strength e a Escola Daidoji me dá +1 em Agility, além das perícias Kenjutsu, Defense 2, Iaijutsu, Battle, Archery e mais uma perícia High ou Bugei. Também começo com Honra 2,5 e com a técnica The Force of Honor que faz meus Wound Points (pontos de vida, mas fala diferente) serem baseados em minha Honra em vez de minha Terra. Eles mudaram isso em outras edições do jogo porque o pessoal percebeu que era forte demais.

Passo Três: Distribua Pontos. Eu tenho 25 pontos para gastar agora. Dando uma olhada no Way of the Crane não tem nenhuma vantagem ou desvantagem ali que me interesse, infelizmente. Vamos ver o livro básico então.
Hummmm… incrível, não tem nenhuma desvantagem que eu ache que se aplique a esse personagem. Ele não é insensível a ponto de só ligar para si, pelo contrário, tudo que ele se importa é com sua família e com seu clã. Não sei se Driven se aplica, talvez mais a versão de vantagem disso, Higher Purpose… é, com certeza.
Bom, vamos para as vantagens.
Higher Purpose, também não se aplica. É muito específico e não acho que ele tenha um objetivo claro em mente. Ele é apenas superdedicado.
Death Trance, com certeza. Ele não se importa em morrer se for por seu clã. Fora isso, talvez Voice e talvez Way of the Land, mas não tenho certeza.
Vamos para as perícias e depois eu volto se for o caso.
Como sua perícia extra, acho que vou dar Law. Pensei em Etiquette, mas acho que Sempo não é mesmo um cara para corte, se estiver em uma ele será no máximo o yojimbo (guarda-costas) calado de um nobre.
Com isso, vou aumentar todas as perícias dele para três, o que me custa onze pontos e me deixa com 14 para gastar.
Eu quero gastar três pontos para aumentar minha Honra para 3,5 e tirar mais benefício da minha técnica. O que ainda me deixa com 11 pontos.
Com oito desses eu vou aumentar meu Reflexes para 3 o que vai me tornar mais difícil de ser acertado.
Com os últimos três eu vou comprar a vantagem Quick que dá um bônus na Iniciativa. Acho que ele vai precisar e tem mais a ver com ele do que as outras vantagens que eu tinha pensado.

Apesar de ter ficado um personagem meio “plano”, gostei. Sempo é obstinado e dedicado em sua busca pela honra de seu clã.
_____________________________________________________________
Daidoji Sempo
Clan Crane
Daidoji School of Yojimbo

Earth 2
Stamina 2
Willpower2

Fire 2
Agility 3
Intelligence 2

Air 2
Reflexes 3
Awareness 2

Water 2
Strength 3
Perception 2

Void 2

Advantages: Death Trance
Disadvantages: none

Skills: Kenjutsu 3, Defense 3, Iaijutsu 3, Battle 3, Archery 3, Law 3.

Technique: The Force of Honor

Honor 3,5
Glory 1,0

Nenhum comentário: