quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Mil Faces de Um RPGista - Paranoia Red - Moe, Larry & Curly


Jogo: Paranoia – Red Clearence
Autoria: James Wallis, Grant Howitt e Paul Dean
Editora: Mongoose Publishing
Experiência: Com essa versão, só mestrei uma vez. Paranoia em geral, acho que mestrei em quase todas as edições e cheguei a jogar na primeira edição uma ou duas vezes lá nos anos 90.
Livros usados: Só o Player’s Handbook dessa edição.

Paranoia é um clássico. Desde os anos 90 o jogo tem divertido gerações de rpgistas “atirando em problemas” (troubleshooters) protegendo o Complexo Alpha da ameaça comunista (qualquer semelhança com uns doidos verde e amarelos da atualidade pode não ser mera coincidência).
Já fiz dois personagens para essa ambientação por aqui, mas vamos falar rapidamente. O jogo é ambientado no Complexo Alpha, último resquício da humanidade após um holocausto nuclear, que é controlado pelo Computador que enlouqueceu em algum momento e fica vendo inimigos para todos os lados.
Nessa versão o sistema usa um conjunto de d6s e cada cinco ou seis é um sucesso, mas um dos seus dados é o dado do computador e se ele tirar 6, mesmo com um sucesso ele significa que o computador interferirá de alguma forma. Normalmente através do chip implantado na sua cabeça, talvez ele decida que é um bom momento para passar uma propaganda do novo sabor de fizz-cola, quase morango, na frente dos seus olhos quando você está no meio de um tiroteio, por exemplo.

Vamos fazer três resolvedores atiradores de problemas.

Passo Zero: Conceito. Não você não leu errado. Eu vou fazer três personagens de uma vez. Isso porque essa edição de Paranoia tem um dos melhores sistemas de criação de personagem, o mais alinhado com o espírito fura-olho do jogo. Só que pra captar isso, precisa ser uma construção em grupo. Daí vou fazer três personagens como se eles estivessem ao redor da mesma mesa. Seus nomes são Moe-3ST-R-1, Larry-3ST-R-1 e Curly-3ST-R-1. Se você pegou a referência, parabéns, você é tão velho quanto eu. rs
E isso é tudo que eu vou montar de conceito agora.

Passo Um: Definições. O primeiro passo na construção dos personagens é definir seus nomes, aparência, gênero (que não faz a menor diferença no complexo alfa, já que todos os personagens são clones com inibidores de hormônios sexuais e nem sabem o que é sexo), nível de segurança (o padrão é R, vermelho), e escolher três adjetivos para descrever a personalidade do seu personagem.
Já defini os nomes e nível de segurança (além do setor, mas esqueceram dessa parte no livro), a aparência é dos personagens é a aparência dos personagens que os inspiraram. Quem sabe, sabe, quem não sabe não tem nível de segurança para saber.
Quanto aos adjetivos, vamos escolher. Para Moe eu quero Leader, Gallant e Genius. Para Larry vamos de Organized, Creative e Helpful. Por fim, para Curly eu quero Funny, Empathic e Lucky.

Passo Dois: Skills. Aqui começa a parte fura olho do jogo. Sim, na criação de personagem. A gente começa com os jogadores em roda e perguntamos ao primeiro jogador, nesse caso digamos que é o Moe para escolher uma perícia para receber um +5 e ele, malandramente, resolve pegar Guns. O que faz com que Larry receba um -5 em Guns. Agora Larry deve escolher uma perícia para receber um +5, que não pode ser Guns, tanto porque uma perícia só pode ser escolhida uma vez por rodada quanto pelo fato de que ele já tem um modificador em Guns (-5). Ele então escolhe Demolitions, o que dá à Curly um -5 em Demolitions. Curly agora deve escolher uma perícia para ganhar um +5, que não pode ser nem Guns, nem Demolitions e ele escolhe Athletics, o que dá a Moe um -5 nessa skill.
Nós repetimos esse processo com o +4, com o +3, com o +2 e com o +1.
Nossos patetas troubleshooters terão ao final:
Moe: Athletics -5, Guns +5, Melee-1, Throw-4, Bureaucracy+3, Alpha Complex-2, Bluff+2, Charm+1, Intimidate+4.
Larry: Guns-5, Psychoology+3, Bureaucracy-3, Bluff-2, Charm-1, Intimidate -4, Stealth+1, Operate+2, Engineer+4, Demolitions+5.
Curly: Athletics+5, Melee+1, Throw+4, Psychology-3, Alpha Complex+2, Stealth-1, Operate-2, Engineer-4, Demolitions-5.

Passo Três: Atributos (Stats). Existem quatro atributos nesse jogo: Violence, Brains, Chutzpah (algo como puxar o saco) e Mechanics. Cada um deles está ligado à quatro perícias abaixo na ficha. Agora eu somo quantas perícias positivas meu(s) personagem(ns) tem em cada grupo, o que me deixa com:
Moe: Violence 1, Brains 1, Chutzpah 2, Mechanics 0
Larry Violence 0, Brains 1, Chutzpah 1, Mechanics 3
Curly: Violence 3, Brains 1, Chutzpah 0, Mechanics 0
E poderíamos terminara assim, né? Só que não. Os jogadores passam sua ficha para o jogador a sua esquerda. O mesmo que recebeu aqueles adoráveis números negativos nas skills dele por sua causa. E esse jogador é quem vai decidir cada número para cada atributo do jogador a sua direita. No meu caso aqui digamos que ficou assim:
Moe: Violence 1, Brains 1, Chutzpah 0, Mechanics 2
Larry Violence 1, Brains 3, Chutzpah 1, Mechanics 0
Curly: Violence 0, Brains 0, Chutzpah 1, Mechanics 3

Passo Quatro: Optimizar. Agora cada jogador tem a possibilidade e otimizar seus personagens. Cada um começa com oito pontos de Moxie e seis clones. Os jogadores podem gastar até cinco pontos de Moxie para aumentar as skills a um por um e também pode gastar até cinco clones para aumentar seus atributos também a um por um.
Começando com Moe, ele sacrifica dois clones para aumentar Violence para 2 e Chutzpah para 1. Também vou gastar três Moxies para aumentar Melee para +1 e Bluff para +3.
Acho que Larry poderia gastar dois clones para aumentar seu Mechanics para 2 e não precisa de mais nada.
Já com Curly vou deixar como está.

Passo Cinco: Detalhes. Eu pergunto ao meu mestre imaginário o nível de segurança de meus personagens que será vermelho R, mas poderia ser outra coisa dependendo dos desejos sádicos do mestre. O equipamento aparecerá na aventura e meu mestre imaginário vai distribuir umas cartinhas misteriosas que podem ou não conter poderes mutantes e sociedades secretas, apesar de ambos serem motivo de traição. Rs
Eu sorteio duas cartinhas para cada personagem.
Para Moe tirei Teleport e Primeira Igreja de Cristo Programador do Computador (perfeito!!! hahaha).
Para Larry eu tirei Strength e Psion, lutando pelos direitos dos mutantes.
Já com Curly eu tirei Telekinesis e Nenhuma Sociedade Secreta, o que seria maravilhoso interpretar. Será que ele é um idiota mesmo (sim, é) ou está escondendo alguma coisa (não, não está rs).

Passo Seis: Redefinir. Por último, o jogador a sua esquerda, aquele que já te odeia pelo que você fez com as skills dele? Então, esse jogador vai escolher uma daquelas definições que você escolheu para seu personagem e vai invertê-la.
Moe tem seu Genius modificado para Idiot
Larry vira o Helpful para Clueless
Curly muda Luck para Jinxed.
E aí os personagens estão mais coerentes com os personagens que os inspiraram.

Moe, Larry e Curly estão prontos para atirar nos problemas, nos commies, e em tudo mais que aparecer pelos seus caminhos vermelhos no Complexo Alpha!
_______________________________________________
Moe-R-3ST-3
Definitions: Leader, Gallant e Idiot
Mutant Power: Teleport
Secret Society: First Church of Christ Computer Programmer
Stats:
Violence 2, Brains 1, Chutzpah 1, Mechanics 2
Skills:
Athletics -5, Guns +5, Melee+1, Throw-4, Bureaucracy+3, Alpha Complex-2, Bluff+3, Charm+1, Intimidate+4.
Moxie: 5

Larry-R-3ST-3
Definitions:Organized, Creative e Clueless
Mutant Power: Strength
Secret Society: Psion
Stats:
Violence 1, Brains 3, Chutzpah 1, Mechanics 2
Skills:
Guns-5, Psychoology+3, Bureaucracy-3, Bluff-2, Charm-1, Intimidate -4, Stealth+1, Operate+2, Engineer+4, Demolitions+5.
Moxie: 8


Curly-R-3ST-1
Definitions: Funny, Empathic e Jinxed
Mutant Power: Telekinesis
Secret Society: None
Stats:
Violence 0, Brains 0, Chutzpah 1, Mechanics 3
Skills:
Athletics+5, Melee+1, Throw+4, Psychology-3, Alpha Complex+2, Stealth-1, Operate-2, Engineer-4, Demolitions-5.
Moxie: 8

Nenhum comentário: