Jogo:
Golden Sky Stories
Autoria:
Ryo Kamiya & Tsugihagi Honpo
Experiência:
Só li, estou para fazer uma mesa desse jogo no Discord durante a
quarentena.
Livros
usados:
Só o básico mesmo.
Já
faz tempo que estou querendo mestrar nesse sistema. Com a quarentena
do Covid-19 decidi experimentar mestrar on-line com ele por ser uma
ambientação leve e um sistema não-aleatório. Esse personagem
serve como exemplo para meus jogadores de como se faz um personagem
nesse sistema. ;-)
Em
Golden Sky Stories os jogadores são Henge (se pronuncia hen-gay,
“imagine uma galinha muito feliz”, disse a tradutora da versão
em inglês rs), espíritos animais que tem a capacidade de assumir
forma humana e se mostram interessados pelos humanos. As aventuras
são o que o autor chama de “magia do dia-a-dia” ou “fantasia
para aquecer o coração”, com uma temática bem mais leve e
fofinha (aliás, “fofinho” é a melhor forma que eu tenho para
descrever esse jogo) do que a maioria dos rpgs que tem por aí. Ele
até tem um sistema de combate, mas este tem pouco mais de um
parágrafo e diz claramente para buscar outras alternativas de
resolução porque “a cidade vai ficar triste com você”.
Então
vamos ao personagem:
Passo
0: Que tipo de Henge?
Primeiro
eu tenho de criar um conceito para meu Henge. Como eu quero que ele
seja? Qual a personalidade? Isso normalmente já dá um caminho para
o próximo passo. Pensei em fazer um cara meio marrento, do tipo que
age como se não precisasse de ninguém, bem típico
valentão-protetor de anime (aliás, esqueci de falar que esse rpg
tem uma estética bem baseada em desenhos japoneses), mas mudei de
ideia. Tem uma gata aqui da rua que resolveu transformar o quintal da
minha casa em território dela e não deixa outros gatos ficarem por
aqui. Ela é assustadiça, quando quer chega a pedir carinho, mas não
deixa leva-la pra dentro de casa. Acho que vou me basear nela. Decido
chama-la de Akane em homenagem a Ranma ½.
Passo
1: Qual a sua forma verdadeira?
Agora
tenho de escolher que tipo ou qual animal meu henge será. As opções
são: raposa, tanuki (uma espécie de guaxinim típico do Japão),
gato, cachorro, coelho e pássaro. Como já disse acima, vou fazer
uma gatinha. A imagem dela é da gata aqui da rua, uma gata de três
cores gordinha e muito peluda. Na forma humana, ela é uma menina de
uns doze anos também gordinha com o cabelo bem bagunçado mais
tendendo para o ruivo, mas com umas mechas pretas e brancas aqui e
ali (ei, isso é uma personagem de anime, cabelos estranhos fazem
parte do pacote. rs). Eu anoto os meus poderes e os seus custos em
Wonder: Kitty (0), Fuzzy (4), Peek into Hearts (6), Stealthy feet
(8), Cat Paths (10) (um dos poderes mais divertidos dos gatos EMHO) e
Friends (14).
Passo
2: Quais são as suas fraquezas?
Agora
eu preciso escolher de uma a três fraquezas e recebo os poderes
correspondentes. Dou uma lida na lista e vejo que os que eu
escolheria com o outro conceito que pensei seriam totalmente
diferentes. Fico com Skittish, Akane é bem curiosa e assustadiça, o
que me dá o poder Cat Burglar (8), Lazy, o que me dá Sleeping
Soundly (0), e fico na dúvida se pego ou não Cat Tongue… Ah, vou
pegar. O que me dá Feigned Innocence (4). Imagino Akane pegando o
lanche dos outros e depois descobrindo que tinha cebolas nele. rs
Passo
3: Quais são seus Atributos?
Eu
tenho 8 pontos para distribuir nos atributos que são: Henge (como eu
faço magia), Animal (habilidades atléticas e percepção), Adult
(conter minhas emoções e entender aparelhos) e Child (expressar
emoções, ter os outros te protegendo). Preciso colocar pelo menos 1
ponto em cada um, menos Adult que pode começar com zero (mas isso
faz com que eu não entenda maçanetas rs). Penso um pouco e chego a
essa distribuição:
Henge
2
Animal
3
Adult
1
Child
2
Ela
é ágil para uma menina/gata gordinha, é fofinha e emotiva, mas
sabe como esconder o que sente e usar maçanetas (rs) e tem um pouco
de magia. Bem equilibrada.
Passo
4: Que tipo de humano?
Aqui
eu decido a aparência e típica vestimenta do meu Henge. Acho que já
decidi quase tudo isso lá no conceito. Só vou acrescentar que ela
aparece vestida com um suéter felpudo laranja avermelhado quando se
transforma em humana.
Passo
5: Terminando. Aqui
eu decido o nome e a idade de Akane (o que eu já fiz lá em cima).
Não está incluído aqui no livro, mas vou aproveitar e fazer as
conexões que são a última coisa a se fazer antes de começar o
jogo. Normalmente eu faria isso com um grupo, mas vou fazer sozinho
para esse exemplo considerando um grupo imaginário.
Primeiro
a conexão com a cidade (não com o local, mas com a comunidade, com
as pessoas) começa com 2, sempre. E escolho que eu gosto da cidade,
então boto “Gosto” nessa conexão.
As
outras conexões iniciais com os outros jogadores dependem de quantos
jogadores terão na mesa. Estou preparando uma sessão com quatro
jogadoras, então elas começam em nível 1. Vou fazer de forma meio
aleatória, já que elas não fizeram seus personagens ainda. Então
escolho Admiração com uma, Proteção com outra, Confiança na
terceira e Respeito para a quarta. Agora só faltaria colocar o
conteúdo das conexões das outras personagens ao meu respeito do
outro lado.
Dreams,
Wonders
e Feelings são recursos adquiridos ao longo do jogo.E Threads e
Memórias são recursos do desenvolvimento da personagem e não
precisam ser vistos agora.
E
está pronta minha personagem.
_________________________________________
Nome:
Akane
Forma
verdadeira: Gata de três cores, bem peluda.
Idade:
3 (na forma de gata)/12 (na forma humana)
Menina
Forma
humana: Menina baixinha e gordinha com cabelo ruivo desgrenhado com
mechas brancas e pretas aqui e ali.
Henge
2
Animal
3
Adult
1
Child
2
Poderes:
Kitty
(0), Fuzzy (4), Peek into Hearts (6), Stealthy feet (8), Cat Paths
(10), Friends (14), Cat Burglar (8), Sleeping Soundly (0),
Feigned Innocence (4).
Fraquezas:
Skittish,
Lazy, Cat Tongue
Conexões:
(Gosto)
++ooo/ooo++ (Aceitação) Cidade
(Admiração)
+oooo/oooo+ ( ) Personagem 1
(Proteção)
+oooo/oooo+ ( ) Personagem 2
(Confiança)
+oooo/oooo+ ( ) Personagem 3
(Respeito)
+oooo/oooo+ ( ) Personagem 4
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