Jogo:
Star
Trek Adventures.
Sistema:
Sistema 2d20
Autoria:
Dave
Chapman e Sam Webb (orgs).
Editora:
Modiphiüs Entertainment.
Experiência:
Ainda
não consegui colocar na mesa, mas bem quero. Parece que sempre
acontece alguma coisa pra essa mesa não sair.
Livros
usados:
Só o básico, talvez eu pegue um ou outro Talent de um dos
suplementos.
Como
eu já postei aqui um personagem para Guerra nas Estrelas, nada mais
justo eu postar um personagem para Jornada nas Estrelas também, não
é? Aliás, nessas brigas entre Star Wars X Star Trek ou Marvel X DC
eu respondo como se a questão fosse Pizza ou Churrasco? Os dois, por
favor! É uma briga que eu acho idiota. Os dois são bons e ponto.
STA
é o primeiro contato que eu tive com o sistema 2d20. Ainda não vi
as outras ambientações (Conan, John Carter, etc), mas a adaptação
para Jornada nas Estrelas é excelente, inclusive com regras para
desenvolvimento de teorias científicas e penalidades para jogadores
que recorrem a violência em vez de tentarem achar caminhos mais
inteligentes.
No
caso de STA o sistema se baseia rolando 2d20s (daí o nome do
sistema) e cada dado deve tirar um número igual ou menor a soma de
um atributo e uma disciplina decididas pelo mestre. Cada vez que isso
acontece temos um sucesso. O mestre decide quantos sucessos o jogador
precisa, de zero a oito, em geral. Tirar 1 no dado equivale a dois
sucessos e um 20 natural é uma complicação (também conhecida como
“sorriso maquiavélico do mestre de jogo). Existem algumas
variantes que permitem o jogador rolar até 5d20s em um teste e
facilitar conseguir mais sucessos, mas aí é muito detalhe pra
explicar aqui.
Existem
duas formas de criar personagem em STA, uma por lifepath, a qual eu
vou usar agora, e uma para personagens de apoio, que eu vou usar em
outra postagem (apenas porque eu gostei do sistema e quero uma
desculpa para postar mais de um personagem por aqui). Também há
regras para criar a nave como um personagem que eu também vou postar
aqui em outro momento (vide parênteses anterior).
Passo
Zero: Conceito.
Curiosamente não há esse passo descrito no livro, mas eu estou
considerando que ele existe. A minha ideia é criar uma Denobulana, a
raça do doutor Phlox em Enterprise que seja mais ligado a área
científica ou engenharia. O nome dela é Daphina, que é um nome
denobulano segundo o livro, mas imagino vários colegas humanos a
chamando de Daphine. Talvez depois de um tempo ela deixe pra lá e
pare de corrigi-los. rs
Sem
sobrenome. Os Denobulanos não usam nomes de família devido à
complexa forma de sua estrutura familiar com cada marido podendo ter
até três esposas e cada esposa até três maridos.
Daphina sempre teve fascinação pelo
espaço e, como boa Denobulana, quis conhecer o universo com seus
próprios olhos. Eu vejo ela como uma cientista mais pragmatista e
menos teórica.
Gosto desse conceito.
Ao
começar meu lifepath eu tenho nível 7 em cada um dos atributos que
são: Control, Daring, Fitness, Insight, Presence e Reason (bem
diferente, não?).
Também começo com nível 1 em cada
uma das minhas disciplinas que correspondem aos setores de uma nave
da federação: Command, Conn, Engineeering, Medicine, Science e
Security.
Além de ir aumentando esses valores
conforme eu vou fazendo as escolhas do meu caminho de vida (ou
rolando no dado, quando ficar na dúvida) eu também vou ganhar
Valores, Talentos e Focus que ajudam a definir mais a minha
personagem.
Passo
Um: Espécie.
Esse eu já escolhi. Denobulana. Isso me dá o Trait Denobulan que
funciona um pouco como os Aspects de FATE me dando algumas vantagens
e desvantagens narrativas inerentes a minha espécie. Tipo, eu náo
preciso dormir, exceto quando tenho de hibernar por alguns dias por
ano. Ou o fato de eu ter um ótimo sistema imunológico, mas ter
fragilidade a vários tipos de radiação, etc.
Além disso, eu ganho um bônus de +1
em três atributos: Fitness, Insight e Reason.
Eu também posso pegar o meu primeiro
Talent nesse momento, podendo escolher de uma lista da minha espécie.
Cada espécie tem dois ou três Talents próprios. No caso de Daphina
eu escolho Cultural Flexibility para representar o desejo dela de
viajar e conhecer várias culturas.
Passo
Dois: Ambiente.
A seguir eu escolho (ou rolo aleatoriamente) um ambiente onde minha
personagem cresceu que pode ser desde o planeta natal da minha
espécie até o mundo de outra espécie, passando por colônias,
bases estelares ou naves. Acho que Daphina pode ter nascido no mundo
natal dos Denobulanos, mas desde cedo mostrou interesse em viajar e
conhecer outros lugares. Pensando aqui, talvez um de seus pais
(talvez a segunda esposa de seu pai) era uma comandante de cargueiro
e passou a leva-la em suas viagens. Isso coloca seu ambiente como
Starship ou starbase.
Eu ganho um bônus de +1 ou em Control
ou em Insight. Acho que Insight tem mais a ver nesse momento.
Também ganho +1 em uma disciplina
entre Command, Conn ou Engineering. Acho que Conn tem mais a ver
porque é a disciplina tanto ligada a comunicação quanto a pilotar
uma nave.
Por
fim eu também posso escolher o primeiro Valor da minha personagem
nesse momento. Os Valores funcionam também como Aspectos. Ajudam a
descrever a personalidade da personagem além de poderem ser usados
para ganhar dados extras em um teste. Vi um nos exemplos que eu acho
que se encaixa bem com Daphina: Uma
Nave Estelar é um Lar; Sua Tripulação é uma Família.
Passo
Três: Upbringing. O
passo anterior descrevia ONDE minha personagem cresceu, esse passo
descreve COMO ela foi criada e qual é a sua relação com a sua
família. Eu também posso escolher acolher ou me rebelar a minha
estrutura familiar e isso altera os bônus que eu recebo.
Pelo que descrevi acima, a criação
de Daphina foi em um cargueiro, então a opção Business or Trade se
aplica, mas acho que ela se “rebelou” e coloco entre aspas porque
vejo muito mais com um “não aceitar” do que uma rebelião
propriamente dita. Ela quer saber como as coisas funcionam, então
ela deve ter aproveitado cada oportunidade para conhecer as culturas,
a ciência e a tecnologia em cada lugar que o cargueiro parava. Isso
aumenta o meu Insight e +2 e minha Reason em +1. Também me permite
aumentar em mais um em Command, Engineering ou Science. E acho que
vou de Science dessa vez para representar a busca dela por
conhecimento.
Eu também ganho um Focus e mais um
Talent. Como Focus eu escolho Linguistics para representar o
interesse dela por várias culturas. E o Talent é Studious por
motivos óbvios.
Passo
Quatro: Academia da Frota Estelar.
Daphina finalmente decidiu abandonar a vida nos cargueiros e entrar
para a Academia da Frota. Agora eu escolho em qual área de atuação
ela se especializou em seus estudos: Comando, Ciência ou Operações.
Eu ainda estava na dúvida se colocaria Operações por conta da
engenharia, mas cada vez mais eu a vejo como uma personagem de
Ciência mesmo.
Eu ganho três +1 para distribuir
entre dois ou três atributos. Acho que vou colocar um +2 em Control
e +1 em Daring. Como eu disse lá em cima, Daphina é uma cientista
pragmática do tipo que vai pensando enquanto vai fazendo. Eu vejo
ela agindo antes de ter pensado em todas as variáveis. O que pode
dar problemas de um lado, mas pode ser exatamente o que é necessário
em situações de emergência.
Eu escolho uma disciplina para ser meu
“major” de estudo e ganhar +2. Science, óbvio. E escolho outras
duas disciplinas para serem meus “minors”, recebendo +1, cada.
Acho que Conn e Engineering tem mais a ver.
Nessa fase eu também ganho um Valor,
três Focus e um Talent.
Como
valor eu quero representar o lado pragmático de Daphina então penso
em A
Ciência deve estar na Vida, não apenas na Teoria.
Como Talent eu pego Testing a Theory
que me permite rolar dados extras quando eu estiver rolando
Engineering ou Science em cima de algum outro teste que eu já tive
sucesso, como aplicando uma teoria na prática, por exemplo. :-)
Meus Focus são Astrophysics, Warp
Field Dynamics e Anthropology.
Passo
Cinco: Carreira.
Esse é simples. Basicamente eu decido se sou um novato com muito
potencial, um veterano com muita experiência ou apenas alguém
experiente. O sistema considera que os personagens já são foda
desde o início, o que é uma coisa legal. Eles são a nata da Frota
Estelar, que já é a nata da Federação. Eu fico bem tentado a
colocar Daphina como uma jovem talento, mas acho que combina mais com
ela que ela seja o meio-termo. Alguém que já teve experiências,
mas ainda não é uma veterana. Isso faz com que eu possa começar
com qualquer rank. Eu também ganho um novo Valor e um novo Talento.
Como
Valor acho que vou me permitir ser um pouco clichê e escolher A
Vida é um Aprendizado Constante.
Como Talento eu pego Supervisor, tanto
para representar uma certa posição de comando quanto para dar um
bônus ao grupo.
Passo
Seis: Eventos de Carreira.
Eu agora escolho ou rolo em uma tabela dois eventos marcantes da
minha carreira na Frota Estelar. Cada evento vai me dar um bônus de
+1 em um atributo, em uma disciplina e um focus. Deixa eu ver aqui as
opções.
Dois dias depois e eu continuo não
conseguindo escolher. Tem duas opções que eu acho interessantes,
mas eu não quero as duas, só uma delas. Vou fazer o seguinte: Rolar
um dos eventos e depois ver se escolho ou rolo de novo.
Rolo 1d20 e consigo 15. Aprender uma
Linguagem Única. Hummm... Eu imagino que Daphina ajudou na
comunicação com uma raça que não utiliza apenas sons como parte
de sua linguagem, combinando palavras e gestos, graças ao fato de
ter viajado muito pela galáxia antes de entrar na Academia da Frota
Estelar. Com isso eu ganho +1 Insight e +1 Science. Também ganho um
Focus, mas como eu já tenho Linguistics e Negotiation que seriam os
que mais tem a ver aqui, eu acho que vou esperar o meu outro evento
para decidir meu novo Focus.
Agora fiquei na dúvida se pego uma
das opções que eu estava interessado ou rolo de novo. Ah, foda-se!
Vamos rolar de novo. Eu rolei 9, mas essa não é uma opção que me
interessa muito então rolei de novo e tirei 18 que é uma das opções
que eu estava em dúvida acima: Resolveu uma Crise de Engenharia.
Acho que Daphina desenvolveu uma solução que tirou a nave em que
ela estava de uma situação onde ou eles saiam dali ou a nave
explodia. Ela consertou a unidade de conversão de neutrinos dentro
do gerador warp a tempo de saírem de um sistema onde uma estrela
estava entrando em supernova. E se isso pareceu um monte de
tecno-baboseira, é porque é exatamente isso! :-)
Com isso eu ganho +1 Control, +1
Engineering e escolho como meu Focus Improvisation. Como meu outro
Focus eu pego Invention, porque tem tudo a ver.
Passo
Sete: Toques Finais.
Esse é o estágio final de criação do personagem e também é uma
forma de personalização.
Valor:
Eu escolho um último valor para minha personagem. Dou uma olhada nas
sugestôes e escolho Nada
é Melhor do que Experiência Prática.
Novamente focando na visão pragmática de Daphina. Mas estou
preocupado de ser muito parecido com seus outros valores. Talvez eu
repense esse se vier a usar essa personagem em um jogo.
Atributos:
Eu checo se algum atributo está acima de 12. Se eu tivesse eu
reduziria até 12 e poderia distribuir esses pontos em outros
atributos. Nada acima de 12. Agora eu posso aumentar dois atributos
em +1 cada. Coloco um em Presence e um em Reason.
Disciplines:
Da mesma forma como acima, não posso ter nenhuma disciplina maior
que 5 e depois posso aumentar duas em +1 cada. Eu vou colocar um em
Engineering e um em Command. Não posso colocar em Science porque já
está em 5.
Checagem
Final:
Dou uma revisada na ficha. Eu preciso ter 56 pontos na soma de meus
atributos e 16 nas disciplinas, além de 4 valores, 4 talents, e 6
focus. Tudo certinho.
Stress:
Meio que o equivalente a meus pontos de vida. São Fitness+Security,
que dá um total de nove.
Bonus
Damage:
eu tenho um bônus em todos os meus rolamentos de dano igual minha
Security, ou seja um. Daphina não é uma personagem para combate.
Personal
Details:
Eu já tenho o nome dela, e a idade eu acho que seria algo em torno
de uns 35 anos.
Departament:
Ciência, com certeza. Mas vejo ela atuando também no departamento
de Engenharia, testando suas teorias.
Rank
and Role:
Para isso eu precisaria de um grupo, mas o padrão seria algo como
Tenente ou Tenente-Comandante e imagino que ela seria a chefe de
ciências da nave, mas isso depende da campanha e do grupo.
Equipament:
Eu começo com meu uniforme, meu comunicador, um tricorder e um
phaser tipo I (não que eu veja ela usando muito).
E é isso! Adoraria jogar com essa
personagem, mas imagino que esse será mais um caso de mestrar o que
eu gostaria de jogar.
__________________________________________________________--
Name:
Daphina
Species:
Denobulan
Environment:
Starship
Upbringing:
Trade
Traits:
Denobulan
Attributes
Control 10
Daring 8
Fitness 8
Insight 12
Presence 8
Reason 10
Disciplines
Command 2
Conn 3
Engineering 4
Medicine 1
Science 5
Security
1
Stress:
9
Talents:
Cultural Flexibility, Studious, Testing a Theory , Supervisor.
Values:
Uma Nave Estelar é um Lar; Sua
Tripulação é uma Família
A Ciência deve estar na Vida, não
apenas na Teoria
A Vida é um Aprendizado Constante
Nada é Melhor do que Experiência
Prática
Focuses:
Linguistics, Astrophysics, Warp Field Dynamics, Anthropology,
Improvisation, Invention.
Equipament:
Communicator, Tricorder, Phaser Type I.
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