segunda-feira, 15 de março de 2021

RPG - Girl Underground - Menina Serena


Jogo: Girl Underground
Sistema: Powered by the Apocalypse
Autoria: Lauren McManamon e Jesse Ross
Editora: Hedgemaze Press
Experiência: No momento que eu escrevo isso só fiz os personagens para uma mesa. Espero que quando postar essa personagem já tenha colocado esse jogo na mesa ao menos uma vez. É.. não rolou ainda. rs
Livros usados: Só o básico.

Girl Underground tem uma proposta bem inusitada para um jogo de RPG. Ele se baseia em histórias como Alice no País das Maravilhas, Coraline, O Enigma do Labirinto, O Mágico de Óz e A Viagem de Chihiro, onde uma menina se aventura em um mundo fantástico e descobre estranhos companheiros de viagem e retorna ao mundo transformada.
Pelas fontes dá para ver que o jogo pode ser algo quase infantil ou dark e profundo e essa é justamente a primeira coisa que precisa ser decidida pelos jogadores antes mesmo de fazerem seus personagens (sessão zero é algo que nunca mais eu deixo de fazer em jogos de rpg). Para esse exemplo eu vou ficar com o lado mais light da coisa, apesar de que eu sei que eu quero alguns temas profundos aqui e ali.
Os jogadores representam os companheiros da Menina e a acompanham em sua jornada, oferecendo conselhos ou enfrentando suas aventuras. Além disso, todos os jogadores controlam alternadamente o personagem da Menina. E é justamente a Menina que eu vou fazer nesse post, deixando o companheiro de viagem para outra postagem.
Esse é outro ponto interessante desse jogo. O tema! Girl Underground fala muito da ideia de feminino e do papel da mulher na sociedade, trazendo isso como uma questão central do jogo. Vocês vão ver como isso se desenvolve na criação da Menina.

Um detalhe importante, apesar de se referenciar como “A Menina” o livro mesmo fala que não há nenhum impeditivo para esta personagem ser um menino, nem para ser uma criança trans em vez de cis. Só é importante ter em mente o tema abordado pelo jogo e como isso vai repercutir na personagem e nas pessoas na mesa.
Na mesa que pretendo mestrar em breve o grupo decidiu trabalhar com uma Menina trans por exemplo, questionando os papéis do masculino e do feminino em uma sociedade meio que vitoriana.

Passo Um: Escolha o seu Playbook. Como todo jogo PbtA, esse é o primeiro passo. Mas como estou montando a Menina e ela só tem um playbook, posso pular essa parte.

Passo Dois: Qual o seu nome? Essa é uma pergunta que deve ser respondida coletivamente pelo grupo. Na verdade a pergunta é “Sua família tem amor, mas não …” e a partir da resposta do que falta na família de origem a menina, você recebe um nome correspondente. Há cinco opções no playbook e o espaço para uma sexta opção decidida pelos jogadores.
Alguns exemplos são, “curiosidade, seu nome é Kat” ou “tempo, seu nome é Patience”. No meu grupo chegamos a cogitar “alegria, então seu nome é Joy.”
Para esse projeto acho que vou ficar com “silêncio, então seu nome é Serena”. E já começo a imaginar uma casa com muitas crianças. Talvez um orfanato? Ou apenas uma família muito grande onde moram vários primos e primas de uma mesma família. Gostei disso.

Passo Três: Outras Perguntas. Agora há uma série de perguntas para ajudar a definir a Menina. A ideia é que cada jogador responde uma pergunta e passa adiante, podendo escolher de uma lista disponível ou criando sua própria resposta, mas como sou apenas eu aqui, vamos lá!
Como você usa o seu cabelo? Longo e ondulado como uma calma onda de verão (quem escreveu esse livro nunca viu as ondas do Rio de Janeiro no verão, mas deixa pra lá.
Como você soa quando fala? Silenciosa como um pensamento secreto. Eu pensei originalmente em “retumbante e inesperada como uma avalanche”, mas acho que Serena falará pouco, ao menos no início do jogo, mas quando ela achar a sua voz ela fará questão de ser ouvida.
Qual a sua posse mais valiosa? Alguma coisa que me foi dada. Em uma casa tão cheia de crianças, onde todos tem de compartilhar tudo, vejo Serena prezando algo que é só dela. Preciso pensar um pouco sobre isso. Já sei! Um urso de pelúcia sem um dos olhos. Foi seu primeiro brinquedo. Pode vir a ser um dos companions quando ela entrar no mundo mágico.
Qual o seu maior medo? Ausência. Ela teme ser esquecida ou que ninguém a veja. Nesse sentido ela ao mesmo tempo deseja e repudia a solidão, mas também não se sentia vista em meio a multidão da sua família.
O que você quer ser quando crescer? Algo a ver com a voz. Cantora? Oradora? Já sei, Cantora de Ópera (já viram que quando elas cantam, todo mundo se cala?).
Como é a sua vida em casa? Eu já meio que respondi essa, mas vamos criar mais alguns detalhes.
Serena mora em uma casa grande com sua família. Algum dia no passado sua família já fora muito rica, mas isso mudou. Eles não são pobres, mas forçou toda a família a morar na mesma casa, uma antiga mansão dos tempos das “vacas gordas”. Isso significa que Serena tem de competir pela atenção dos adultos com irmãos, irmãs, e dezenas de primos e primas. Como ela não é das crianças mais velhas, nem das mais novas, ficando no meio, ela acaba não sendo ouvida por ninguém e se acostumou com isso. Até ir parar em um outro mundo e, talvez, achar sua própria voz (se ela vai conseguir é algo que só saberemos jogando hehe).

Passo Quatro: Escolha seus Bons Modos/Manners. Hummm… acho que eu devia ter feito isso antes. Não importa! Manners são o cerne desse jogo. O grupo escolhe dez “Bons Modos” para sua Menina e esses são questionados por ela ao longo do jogo e se transformam em “Beliefs”, crenças que a Menina vai formando em sua jornada de autoconhecimento e amadurecimento. Como eu disse lá em cima, o jogo é sobre o papel do feminino e isso se reflete exatamente aqui. O livro traz uma lista bem extensa de sugestões e eu posso criar os meus próprios. Deixa eu dar uma olhada aqui…

Bom, escolhi esses:
Young Ladies must always be grateful for what they are given.
Young Ladies must always be quiet and patient.
Young Ladies must always follow instructions.
Young Ladies must always keep their feelings to themselves.
Young Ladies must always put other’s needs before their own.
Young Ladies must always respect other’s opinions.
Young Ladies must never complaing about their duties.
Young Ladies must never hurt other people.
Young Ladies must never make demands.
Young Ladies must never show anger.
Pronto! Até que foi rápido.

Se eu estivesse fazendo essa personagem para jogar, agora seria o momento em que eu colocaria cada uma dessas Manners em um pedaço de papel ou em um cartão para ficarem em cima da mesa e facilitar a visualização de todos os jogadores.

Passo Cinco: Escolha a sua Primeira Crença/Belief. Por fim, eu escolho (ou meu grupo, se eu estivesse montando esse personagem em um grupo) um dos Manners acima, virar o cartão e criar um Belief que minha Menina desenvolveu ao confrontar esses “Bons Modos”. Esse Belief também é o gancho para a Menina entrar no mundo mágico.
Acho que a melhor de todas é “Young Ladies must always respect other’s opinions” (Meninas devem sempre respeitar a opinião dos outros), que eu quero mudar para “I respect my own opinion”(Eu respeito a minha própria opinião). Imagino Serena vendo algo estranho (tipo o coelho que Alice perseguiu) comentando com outras pessoas ao seu redor, talvez seus irmãos ou primos, que ignoraram o que ela disse, em claro desrespeito a opinião da Menina. Diante disso, ela decide respeitar a própria opinião e ir atrás do que ela viu, indo parar no mundo mágico. O que ela viu? Aí entra o gancho criado pelos personagens dos jogadores, os Companions.
Em alguns momentos a Menina e os outros jogadores podem usar esses e outros Beliefs para ganhar bônus em seus rolamentos.


E é isso. Nesse jogo os jogadores não escolhem seus moves. Até porque o jogo é voltado para oneshots ou arcos de história curtos, mas vou anotá-los:
Eu ganho Refuse to Mind Your Manners, que é o movimento básico da Menina e permite transformar um Manner em um Belief, Stand Strong in Your Convictions, com o qual você usa seus Beliefs para superar obstáculos, Curiouser and Curiouser, que permite fazer perguntas ao Story Guide e Merry-go-round, que passa o controle da Garota para outro jogador a fim de poder representar o seu companion.

Serena está pronta para conhecer novos amigos e encontrar sua própria voz em um mundo mágico.
_____________________________________________

Nome: Serena.
Playbook: The Girl (A Menina).
Sua família tem amor, mas não … silêncio.
Como você usa o seu cabelo? Longo e ondulado como uma calma onda de verão.
Como você soa quando fala? Silenciosa como um pensamento secreto.
Qual a sua posse mais valiosa? Um urso de pelúcia sem um dos olhos. Foi seu primeiro brinquedo.
Qual o seu maior medo? Ausência. Medo de ser esquecida.
O que você quer ser quando crescer? Cantora de Ópera
Como é a sua vida em casa? Cheia de gente e de barulho.

Manners (Boas Maneiras):
Mocinhas devem sempre ser gratas pelo que lhes é dado.
Mocinhas devem ser quietas e pacientes.
Mocinhas devem sempre seguir instruções.
Mocinhas devem sempre manter seus sentimentos para si mesmas.
Mocinhas devem sempre colocar as necessidades dos outros antes das suas.
Mocinhas devem sempre respeitar as opiniões dos outros.
Mocinhas nunca devem reclamar sobre seus deveres.
Mocinhas nunca devem machucar outras pessoas.
Mocinhas nunca devem fazer demandas.
Mocinhas nunca devem mostrar raiva.

Belief: Mocinhas devem sempre respeitar as opiniões dos outros. Eu respeito a minha própria Opinião!

Moves: Mind Your Manners, Stand Strong in Your Convictions, Curiouser and Curiouser e Merry-go-round.

Nenhum comentário: