quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Jovian Chronicles - Aiko Mashida


Jogo: Jovian Chronicles – Enter the Saga of Mankind
Autoria: Phillipe Boulle, Jean Carrieres, Wunji Lau e Marc A. Vezina.
Editora: Dream Pod 9
Experiência: Li uns anos atrás e dei uma relida por alta para fazer esse personagem. Nem lembro como encontrei esse jogo.
Livros usados: Só o básico.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000 pintaram um monte de RPGs com inspiração em Animes. Jovian Chronicles é um deles. Não lembro direito como esse RPG veio parar na minha mão, mas nunca coloquei ele na mesa.
Jovian Chronicles é um RPG de mecha em um ambiente futurista onde a humanidade colonizou boa parte do sistema solar. A história gira muito em torno dos conflitos e relações entre os diversos governos planetários que se formaram, particularmente entre os governos que se formaram nas luas de Júpiter (daí o termo Jovian do título) e a principal arma de combate são, claro, robôs gigantes.
O sistema é bem no estilo anos 90, com muitos atributos e perícias. O cenário e o sistema permitem uma grande variedade de grupos e personagens, mas acredito que a coisa que mais atraia é formar um grupo de pilotos de mecha, então é o que eu vou fazer.

Passo Um – Conceitualização: O livro traz um questionário para tentar ajudar o seu personagem. Dou uma olhada por alto quase nada me chama atenção, mas pode ser que eu volte a ele para definir algumas características interessantes. O que eu tenho definido no momento é que será uma mulher e uma piloto de mecha. Deixa eu ver se surge mais alguma coisa conforme vou montando a personagem.

Passo Dois – Selecionar Atributos: Antes de começar eu preciso saber quantos pontos terei para criar essa personagem. Isso depende do tipo de campanha, o livro me diz. Seria legal se essa informação estivesse, ao menos resumida, junto da parte da criação de personagem. Depois de procurar pelo livro, achei que isso está em um conceito chamado Nível de Distorção da Realidade (RDL). Designers dos anos 90… para quê simplificar se podemos complicar, né?!
Então dependendo do RDL eu tenho uma série de mudanças nas regras. Em um é mais “realista”, outro é mais “cinematográfico”, prefiro ficar com o meio, o nível “aventureiro”. E ainda assim eu não encontro quantos pontos eu tenho para montar meu personagem.
Quase desistindo aqui.
Dei um tempo, peguei o livro de novo e descobri uma tabela lá na parte de criação de personagem que me diz quantos pontos eu tenho baseado no RDL da campanha, só que sem o termo RDL na tabela, só com os valores. Que falta faz uma revisãozinha, né? De qualquer forma, agora eu sei que tenho 30 pontos para gastar nos meus 10 atributos. É 1 para 1? Claro que não! Há uma outra tabela para ver esses custos.
Meus atributos (estou traduzindo do livro) são Agilidade, Aparência, Corpo (Build), Criatividade, Fitness, Influência, Conhecimento, Percepção, Psiquê, Vontade.
Vou me refrear de questionar porquê raios build e fitness são atributos separados assim como psiquê e vontade, mas vamos lá.
Todos começam em -1 e custam pontos para aumentar a partir daí. Pensando no que seria importante para minha pilota de mecha e acho que Agilidade, Fitness, Conhecimento e Vontade seriam os principais. Gasto 16 pontos para colocar todos esses me +1. Gasto outros seis pontos para colocar os outros em 0. Sobraram oito pontos. Custariam 5 desses pontos (um total de nove) para aumentar um dos quatro atributos de +1 para +2, então decido aumentar Agilidade. Deixando só quatro pontos restantes.
Eu poderia diminuir um atributo para -1 a fim de aumentar outro para +2? Poderia. Mas eu gosto de personagens redondinhos.
Vou aumentar Influência para +1 (acredito que tenha algum papel em liderança) e o último ponto que sobrou eu guardo para ser um Dado de Emergência da personagem.

Passo Três – Selecionar Perícias. Outra tabela me diz que eu tenho 40 pontos para comprar perícias agora. A lista é ENORME, bem granular como qualquer sistema dos anos 90/2000. Vou dar um tempo e depois volto para continuar.
Bom, voltei, depois de quanto tempo? Vocês nunca saberão! Hahaha
Olhando para as tabelas de skills e além do custo há um limite de pontos que eu posso ter baseado nos atributos e o preço varia se a perícia é simples ou complexa. Deixa eu ver quais perícias chamam a minha atenção.
A primeira que me chama atenção é Exo-Pilot, a perícia que eu preciso para pilotar mechas. Quero colocar no máximo possível, mas isso vai me comer 32 pontos. O nível abaixo (3) me custa 18 pontos. Vamos com essa. Sobram 22 pontos para gastar em outras perícias.
Eu quero Gunnery (que precisa ser uma perícia para cada arma específica aaaarrrggh), Computer, Space Pilot, Tactics, Leadership e Mechanics. Ou seja, minha personagem está se tornando uma obcecada por EXOs (os mechas desse cenário) e sempre quis ser uma pilota. Queria colocar tudo em nível 2, mas os pontos não dão.
A divisão ficou: Computer 1 (2), Gunnery em 3 armas diferentes 1 (4), Space Pilot 1 (6), Tactics 2 (4), Leadership 1 (1) e Mechanics 2 (4). O que me deixa com um ponto sobrando. Acho que vou colocar em Notice porque sempre é bom ter um pouco mais de percepção, né?
Não ficou redondinho como eu gosto, mas tá aí.

Passo Quatro – Atributos Secundários. Agora eu faço um monte de contas para o que eles chamam de atributos secundários.
Strength é (Build+Fitness)/2 que é igual a 0,5. O jogo manda arredondar em direção ao zero, o que me deixa com 0.
Health é (Fitness+Psyche+Willpower)/3 que dá 0,67. Aqui é para arredondar para o número inteiro mais próximo, então 1.
Stamina é (5x (Build+Health))+25 com um mínimo de 10. Minha conta dá 30.
Dano Desarmado é 3+uma perícia chamada HtH Combat+Strength+Build com um mínimo de 1. Minha conta vai dar 3.
Dano Armado é 3+perícia melee (que eu também não tenho)+Strength+Build, com um mínimo de 1 de novo. O que vai dar 3 de novo.
Flesh Wound Score= Stamina/2 arredondado para cima. 15!
Deep Wound Score= Stamina=30!
Instant Dead Score= Stamina*2=60!
(vocês ainda estão aí ou já pularam isso tudo?)
System Shock= 5+Health, com um mínimo de 1. 6!
O que esse bando de número significa? Não sei e estou com preguiça de procurar.

Passo Cinco – Comprar Equipamento. Em geral comprar equipamento é uma das partes mais chatas de qualquer RPG. Esse tem a opção de eu pegar o equipamento de um dos arquétipos do jogo pra agilizar e farei exatamente isso. Deixa só eu encontrar os arquétipos aqui.
Ok, eu gostei do Young Ace que é bem alinhado com a personagem que estou criando aqui. Se tivesse visto antes talvez tivesse feito outras escolhas de perícias, mas daí era mais fácil só ter pego o arquétipo pronto (que é uma opção para montagem de personagem desse sistema, apesar disso só ser informado no final do capítulo de criação de personagem), então eu tenho um uniforme de voo, uma sidearm, um uniforme formal, equipamento de sobrevivência, acesso a uma exo-armadura (cof cof mecha cof cof) e 1d6x500 créditos.
Rolo um d6 e tiro.. 6! São 3000 créditos.
Por fim dou uma olhada nas mechas… digo, exo-armaduras porque quero escolher qual delas minha personagem vai pilotar. Como quero que ela seja da federação joviana, dou uma olhada nessa parte da lista e pego o Pathfinder Alpha que é um mecha padrão da JAF. Com o tempo talvez o mecha dela vá tendo algumas modificações para ficar mais a “cara” dela.

Falando em cara, para terminar vamos fechar o conceito começando com um nome. Uma rápida googleada e acho Aiko Mashida. Aiko é filha de uma brilhante cientista da federação e cresceu em meio aos EXOs. Está mais a vontade com eles do que com pessoas. Sua mãe, Akemi (perceberam que eu só vi a parte “A” da lista de nomes, né?rs) fez parte da equipe que desenvolveu o protótipo do Pathfinder, mas Aiko não queria apenas projetar EXOs, ela queria montar, consertar, aprimorar e, acima de tudo, pilotar. Um dia ao chegar em sua casa em Europa (o planeta, não país) após uma longa missão militar Aiko não encontrou sua mãe, a casa estava revirada, as roupas e anotações de sua mãe desaparecidas. Em meio a acusações de membros do governo que ela teria se vendido ao Banco Venusiano, Aiko busca descobrir a verdade enquanto continua a proteger a Federação Joviana a bordo de Trailblazer, seu EXO pessoal.

Prontinho. Eu acho que nunca colocaria esse jogo na mesa por conta do mesmo problema que eu tenho com Blue Planet. Ambientação muito legal, sistema muito ruim. Esse seria um dos raros casos que eu talvez faria uma adaptação para GURPS. Se um dia eu fizer, posto aqui o personagem.
_____________________________________________________

Aiko Mashida

Attributes:
Agility +2
Appearance 0
Build 0
Creativity 0
Fitness +1
Influence +1
Knowledge +1
Perception 0
Psyche 0
Willpower +1

Emergency Die 1

Secondary Traits
Strength 0
Health 1
Stamina 30
Unarmed Damage 3
Armed Damage 3

Skills
Exo-Pilot 4 (18)
Computer 1 (2)
Gunnery em 3 armas diferentes 1 (4)
Space Pilot 1 (6)
Tactics 2 (4)
Leadership 1 (1)
Mechanics 2 (4)
Notice 1 (1)

Equipment
flight uniform, sidearm, dress uniform, surivival equipment and 3000 credits.

 




EXO:

Trailblazer (Pathfinder Alpha).




Nenhum comentário: