quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Freak Legion - Bart Spencer


Jogo: Freak Legion – A Player’s Guite to Fomori
Autoria: Bill Bridges (org.)
Editora: Black Dog Game Fantasy (o selo “adulto” da White Wolf Publishing).
Experiência: Cheguei a mestrar uma sessão desse jogo nos anos 90.
Livros usados: Esse suplemento e talvez eu pegue o livro básico do Werewolf: The Apocalypse para pegar algumas informações.

Freak Legion é um suplemento para Werewolf: The Apocalypse que foca por um lado na PENTEX, a megacorporação que adianta a agenda da Wyrm destruindo as florestas tropicais, gerando poluição, negando aquecimento global e vacinas (lembra alguém?); por outro lado o livro traz as regras para aqueles que, voluntariamente ou não, servem à Pentex e a Wyrm, os Fomori, mortais que foram infectados pela grande corruptora.
Se você quiser usar esse suplemento de forma mais “leve” pode encarar como um supers com um lado de corrupção. Lembro que joguei assim nos anos 90. Hoje, com os anos de experiência e conhecimento (e reposicionamento político) faria um jogo completamente diferente se voltasse a colocar na mesa.
Por fim, tenho certeza que esse livro foi uma das inspirações para Deviant: The Renegades, a última linha lançada para o cenário do Chronicles of Darkness.

Vamos criar um Fomori.

Passo Um: Conceito. Primeiro posso decidir se meu personagem será um funcionário da Pentex ou uma vítima de seus produtos. Acho que vou na primeira opção. Quero um funcionário modelo, não necessariamente um soldado ou coisa do tipo, talvez um tipo mais burocrático. Alguém que é uma vítima mas não tem consciência de que é uma vítima. Seu nome é Bart Spencer.
Eu posso escolher um Breed de Fomori ou decidir fazer um único. Vamos de único que é mais divertido.
Para fechar meu conceito eu escolho uma Nature e um Demeanor. Pensei em Bureaucrat ou Director logo e cara. Mas pensei agora que isso poderia ser seu Demeanor, a face que ele expõe ao mundo. A imagem de alguém controlado e organizado. Acho que para a Nature vou colocar Bravo, ou seja no fundo ele vive irado e tentando rebaixar aqueles que considera como inferiores.

Passo Dois: Atributos. Esquema padrão do Velho Mundo das Trevas, só com um 6/4/3. Acho que vou Pegar Físico como primário, Social como secundário e Mental como terciário. Bart não é nenhum gênio, mas ele sabe disfarçar bem.
Nos atributos físicos distribuo dois em cada um, deixando cada um com três pontos.
Nos atributos Sociais vou colocar um para cada e o ponto que sobra vai para Manipulation.
Por fim, os atributos mentais eu acho que vou colocar um em cada mesmo.

Passo Três: Habilidades. Aqui são 11/7/4 para priorizar e distribuir. Acho que Talents primário, Knowledges secundário e Skill como terciário.
Nos Talents: Alertness 1, Athletics 2, Brawl 2, Dodge 2, Intimidation 2 e Subterfuge.2.
Nos Knowledges: Bureaucracy 3, Computer 3, Law 3.
Nos Skills: Drive 2, Firearms 2 e Stealth 1.

Passo Quatro: Vantagens. Primeiro tenho cinco pontos para Backgrounds e mais um em Resources por ser funcionário da Pentex. Com certeza quero Rank um ou dois. Acho que dois bate mais com ele. Vou colocar mais um ponto em Resources, aumentando para dois. O que me deixa com meus últimos dois pontos. Acho que vou colocar os dois em Aliados, representando uma espécie de “costas quentes” que Bart tem para livrá-lo de problemas dentro da empresa.
E aí chegamos nos Poderes. Eu começo com zero pontos porque preciso pegar Taints para ter Poderes. Eu posso escolher ou rolar numa tabela. Vamos deixar o caos falar. Rolo 88 que me dá “Ugly as Sin”, apesar de gostar do nome, isso me dá poucos pontos (1) e não combina com a ideia que tenho para esse personagem. Vamos rolar de novo e ver o que sai. Tirei 25, Crusties. É, o destino quer que Bart seja feio mesmo. Isso deixa esse personagem com uma pele que vai descascando constantemente e me dá três pontos.
Vamos rolar na tabela de Poderes e ver o que sai. Tirei 31, Frog Tongue. A ideia de Bart ser um “língua grande” é divertida e custa 3 pontos. Vamos rolar mais uma vez e fazer algumas escolhas. Saiu 28, Eyes of the Wyrm que me permite mostrar os terrores de Malfeas às minhas vítimas… gostei! Vou pegar esse em vez da língua de sapo.
Poderia continuar rolando ou escolhendo, mas quanto mais poderoso for um Fomori, mais descartável ele vai se tornando por conta da quantidade e da severidade dos Taints que ele tem.

Passo Cinco: Toques Finais. Eu começo com Willpower 3 e tenho 21 “freebie points”.
Hummm… na verdade, não estou gostando desse personagem. Então vou retornar ao passo anterior e deixar pra lá as tabelas aleatórias e escolher uns taints e poderes para o Bart.
Começando com os taints, acho que vou manter o “crusties”, mas também quero pegar Teledementia, que é uma espécie de telepatia, só que filtrada pela wyrm. Ou seja, Bart só ouve os piores pensamentos das pessoas ao seu redor, ou os pensamentos são cobertos de camadas de medo e ódio, então um pensamento de “ele está bem?” vira um “nossa, esse cara é muito nojento.” O que pode gerar uma paranóia interessante nesse personagem. Além desses eu também quero o taint Worms, com ele meu estômago está repleto de vermes que se multiplicam continuamente e eu preciso “colocar pra fora” uma vez por dia senão eles começam a me devorar por dentro.
Bom, isso me deixa com onze pontos para comprar poderes. Eu quero manter Eyes of the Wyrm, mas deixa Tongue’s Frog pra lá. Eu quero Berserker, que dá Rage ao meu personagem, e também Stomach Pumper, que permite meu personagem uma espécie de “ataque de vômito”, combinado com o taint de Vermes fica bem interessante (aliás é o personagem exemplo da história que abre o livro). Isso me deixa com 2 pontos, mas não tem nenhum poder desse custo que me interesse. Eu pegaria Garras, mas precisaria de mais um ponto de Taint… espera aí, acho que vou pegar Noxious Breath que faz meu personagem exalar um cheiro de cigarro que todos ao seu redor ficarem com vontade de fumar, mesmo que nunca tenham fumado na vida.
Bart Spencer é um funcionário da Pentex que tem problemas de pele, acha que todo mundo está contra ele, tem o pior caso de azia do mundo, é um fumante inveterado que enxergar o pior do mundo e faz os outros terem a mesma visão além de ter problemas com raiva. Ou seja, é um perfeito agente corporativo.

Daí voltamos aos freebie points. Eu gasto nove logo para aumentar a Rage de Bart para 10. Quero aumentar o Brawl e o Dodge dele pra 4, o que custa oito pontos. O que me deixa com quatro pontos de sobra.

Acho que vou gastar com Habilidades mesmo. Colocando Alertness pra 2 e Subterfuge para 3, o que gastar meus últimos quatro pontos.

Pronto! Bart Spencer está pronto para batalhar sua subida na escada empresarial. Quem sabe ele não é próximo funcionário do mês?

________________________________________________________

Bart Spencer
Nature: Bravo.
Demeanor: Director.

Attributes:
Strength 3, Dexterity 3, Stamina 3
Charisma 2, Manipulation 3, Appearance 2
Perception 2, Intelligence 2, Wits 2

Abilities:
Talents: Alertness 2, Athletics 2, Brawl 4, Dodge 4, Intimidation 2 e Subterfuge.3.
Skills: Drive 2, Firearms 2 e Stealth 1.
Knowledges: Bureaucracy 3, Computer 3, Law 3.

Backgrounds: Allies 2, Rank 2, Resources 2

Taints: Crusties, Teledementia, Worms

Powers: Berserker, Eyes of the Wyrm, Noxious Breath, Stomach Pump

Willpower: 3
Rage: 10


Nenhum comentário: