quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Mil Faces de um RPGista - Comrades - Yelena Piotrkova


Jogo: Comrades – A Revolutionary RPG
Sistema: Powered by the Apocalypse
Autoria: W. M. Akers
Editora: Auto-publicado.
Experiência: Li o livro. Espero um dia colocar em mesa.
Livros usados: Só o básico e o arquivo de playbooks separado.

Desde o início deste ano eu tenho sorteado a ordem dos jogos os quais eu faço personagens para esse projeto. Então essa sequência de três jogos começada em 10 Workers United, passando agora por Comrades e terminando em Freak Legion foi totalmente na sorte. Por que digo isso? Porque são três jogos com propostas socialistas/comunistas ou ao menos de uma crítica anticapitalista. Se eu tivesse planejado isso, não seria tão bom. Rs
Em Comrades, os jogadores são membros de uma célula revolucionária buscando derrubar a estrutura da sociedade e renovar o modelo dentro de uma proposta comum a todos. O cenário pronto que vem no livro é similar à Rússia pré-Revolução, mas o jogo pode ser passar em um cenário inspirado na França Pré-Revolução Liberal, ou em um cenário de ficção científica ou fantasia (como um reino onde dragões demandam a produção dos vassalos, por exemplo).

Então, vamos criar uma revolucionária.

Passo Um: Escolha um Playbook. Entre os playbooks, penso em pegar Patron ou Artist, ao mesmo tempo acho o Mystic interessante. Só que uma revolução não acontece sem o apoio da classe trabalhadora. Logo, vou pegar o Worker.
Daí, já começou a se formar um conceito de personagem. Yelena Piotrova era uma camponesa no interior de Khresht (o cenário modelo do livro) até que, assim como outros camponeses, ela foi expulsa de suas terras por grandes latifundiários aliados ao Imperador (se isso parece familiar, você não foi um mau aluno de história). Dessa forma Yelena foi forçada a vir para a cidade grande onde compôs uma nova classe trabalhadora de um indústria ainda incipiente. Ela passa a trabalhar em uma fábrica de tecelagem, mas as condições desumanas de trabalho vão gerando um sentimento de revolta que a fará se unir ao grupo revolucionário.
Preenchendo a primeira página do playbook eu já decidi o nome da personagem, para aparência eu acho que Yelena é uma mulher já vivida e com alguns cabelos brancos que se veste de forma bem sóbria e simples e sua personalidade é de alguém cansada de ser jogada para um lado e para o outro como se fosse um objeto ou um animal.

Passo Dois: Atributos. Comrades é um PbtA de “primeira geração”, então os atributos são bem genéricos e tentam abarcar muita coisa. Diferente dos PbtAs mais recentes que costumam ter atributos e moves mais alinhados a proposta do jogo. Aqui temos: Body, Mind, Spirit e Guile; e a opção de distribuir +2, +1, -1 e -1 neles.
Acho que Spirit é o mais importante para Yelena, então leva o +2, Mind fica com o +1, o que deixa Body e Guile com os -1. Ela já não é tão mais forte como um dia foi (ou talvez ela não seja tão inclinada a agir com violência) e a vida no campo não lhe conferiu certa “malandragem”.

Passo Três: Moves. Agora eu posso escolher dois moves do playbook do Worker. Eu vejo Yelena atuando mais como uma pessoa acalentadora, o coração do grupo, alguém que usa sua experiência pessoal para trazer um novo olhar aos revolucionários. Nesse sentido acho que os moves Professional Opinion e Union Brothers são os que mais se encaixam com ela. Gostei também de Plain Spoken, mas acho que seria melhor pegar mais a frente, conforme Yelena for perdendo a paciência com frivolidades de outros revolucionários.

Passo Quatro: Caminhos da Revolução. O jogo traz uma mecânica de Pathways to Revolution, onde a cada sessão os jogadores testam para ver se avançaram em um “track”. Se em algum momento um desses Pathways chegar a cinco a revolução acontece e a campanha termina. Eu lembro vagamente de ter lido que o grupo começava com um desses Caminhos no nível um, mas não estou encontrando agora. Como seria uma decisão de grupo, deixo o voto de Yelena para os caminhos da Organização ou da Camaradagem.

E é isso! Yelena está pronta para organizar as classes trabalhadoras para a tomada dos meios de produção.
__________________________________________________
Yelena Piotrkova
Worker

Body -1
Mind +1
Spirit +2
Guile -1

Moves: Professional Opinion e Union Brothers.

Nenhum comentário: