quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Mil Faces de um RPGista - 3D&T Fastplay - Akirion

 
Jogo: Defensores de Tóquio 3aed - 3D&T Fastplay
Autoria: Marcelo Cassaro, J.M. Trevisan e Rogério Saladino.
Editora: A versão utilizada para esse post é da Editora Trama. Atualmente acho que a Editora Jambô detém os direitos sob o sistema.
Experiência: Lembro vagamente de mestrar uma ou duas vezes usando as edições passadas.
Livros usados: Só o básico.

Nos anos 90, em uma época jurássica em que a internet ainda era discada (e nós ficávamos acordados de madrugada para usá-la pagando mais barato) a principal fonte de informação sobre RPG no Brasil era uma revista mensal chamada Dragão Brasil.
Em uma época de internet ainda nascente e com muitos jogadores não sabendo inglês, ela se tornou a principal porta de entrada de muitos no hobby. Em um determinado momento, os autores da revista resolveram lançar um RPG. Defensores de Tóquio, uma paródia com séries japonesas e animes que ganhavam muita força nessa época (sério, isso quase destruiu os quadrinhos americanos). Não sei se eles tinham ideia do que estavam criando.
Como era vendido em bancas de jornal, Defensores de Tóquio se espalhou muito rápido. Mais rápido do que os livros caros que só podiam ser comprados em lojas especializadas ou pela internet. Logo veio uma segunda edição, chamada de Advanced Defensores de Tóquio, como uma brincadeira com o Advanced Dungeons & Dragons e, por fim, uma terceira edição já no início dos anos 2000 que já tinha uma proposta mais séria e voltada a ser um sistema genérico. O que ele já era com as trocentas adaptações feitas pela revista. O jogo é um dos poucos rpgs brasileiros que aparece em muitas listas de língua inglesa e continua sendo um dos rpgs mais difundidos do Brasil.
Inclusive eu tenho ainda vários dos suplementos que saíram na época e vou acrescentá-los a minha lista de “Em Breve”. Encontrei-os quando fui procurar meu livro do 3D&T e descobri que não me desfiz delas como fiz com a minha coleção de revistadas da DB a uns anos atrás.

Mas chega de papo e vamos criar um Defensor de Tóquio.

Passo Um: Conceito. Eu quero me ater aos princípios originais do jogo e criar um herói no estilo japonês, mas engraçado ao mesmo tempo. Minha inspiração será Jaspion, que foi um herói desse tipo de série muito famoso nos anos 80/90 e quem foi criança adolescente naquela época não esquece aquele solo de guitarra da música de entrada.

https://www.youtube.com/watch?v=opyzWn-CxJo

Então meu herói se chamará Akirion (em referência a um dos animes mais famosos de todos os tempos), ele é um patrulheiro espacial vindo do planeta Namaguederá (outra referência, chamem o Capitão América) que veio a terra em busca de um terrível criminoso espacial. Acho que é o suficiente.

Passo Dois: Características. Eu começo com 12 pontos para distribuir nas Característica. São Força, Habilidade, Resitência, Armadura e Poder de Fogo. Uma das coisas que me fez torcer a cara na época para esse sistema foi a falta de um atributo mental, tipo Inteligência. Hoje, vinte anos e trocentos rpgs depois, vejo que foi algo até inovador deles ao focar em atributos que eram realmente importantes para o que o jogo propunha. Isso inclui o uso de Armadura e Poder de Fogo como atributos (ou Características, se preferirem) em vez de se basear em equipamentos. Inclusive o sistema não precisava se preocupar com equipamentos. Mas divago.
Primeiramente quero um personagem com muito Poder de Fogo, então já vou gastar três pontos nisso. O que me deixa com 9 pontos. Vou colocar dois em cada um, menos em Força que vou deixar com um. Depois volto aqui porque terei mais pontos para gastar, provavelmente.

Passo Três: Vantagens e Desvantagens. Agora posso escolher algumas características (sem o C maiúsculo rs) para personalizar meu personagem. Como estou sem pontos, vou começar pelas Desvantagens.
Quero Código de Honra dos Heróis (cumprir a palavra, proteger inocentes, esse tipo de coisa) e Código de Honra de Combate (nunca usar uma vantagem injusta contra um inimigo). Também quero Protegido Indefeso, quando Akirion chegou a Terra salvou um menino chamado Chisai (pequeno em japonês) que o acompanha em suas aventuras ensinando-o sobre o nosso planeta. Cada um desses me dá um ponto.
Quero algo como “Ingênuo”, mas não tem na lista. Vou inventar uma desvantagem de um ponto para isso então. Isso vai representar como Akirion não entende muito bem as relações humanas e as regras e funcionamentos da sociedade terrestre.
Pensei em pegar Inimigo, mas acho que vou deixar passar.
Ao todo fiquei com quatro pontos para pegar vantagens e sei que quero Ataque Especial ligado ao meu Poder de Fogo e também Teleporte.
Isso me deixa com um último ponto. Tinha pensado em colocar em alguma Característica, mas acho que faz sentido pegar Perícia: Investigação, afinal ele é um Patrulheiro Estelar, né?

E é isso. Akirion está pronto para entra em ação e lutar pelo sonho da paz na Terra e em todos os planetas (se você não pegou a referência, você não é o Capitão América rs).
______________________________________________________________
Akirion
Características
Força 1
Habilidade 2
Resitência 2
Armadura 2
Poder de Fogo 3

Vantagens:
Ataque Especial (Poder de Fogo)
Perícia: Investigação
Teleporte

Desvantagens:
Código de Honra dos Heróis
Código de Honra de Combate
Protegido Indefeso
Ingênuo

Nenhum comentário: