sábado, 3 de fevereiro de 2024

Mil Faces e um RPGista - Dark Kingdom of Jade - Zhang Chen


Jogo: Wraith the Oblivion – Dark Kingdom of Jade
Sistema: Storyteller (oWod).
Autoria: Richard Dakan & Markleford Freidman
Editora: White-Wolf Publishing
Experiência: Queria muito ter mestrado nos anos 90, mas não consegui montar grupo até hoje.
Livros usados: O livro básico do Wraith:The Oblivion e o suplemento Dark Kingdom of Jade, acho que não vou precisar do Player’s Guide, mas se precisar pego e descrevo aqui.

Era pra esse personagem ter saído na última semana de 2023, mas não deu. Então vai ser o primeiro de 2024.A ideia era terminar o ano com o último rpg da minha lista de “Em Breve” e começar com o primeiro dessa mesma lista. O plano deu errado, mas vou manter os dois jogos a aparecerem aqui.
Vamos lá!
Dark Kingdom of Jade foi o suplemento do “Ano do Lótus” que a White-Wolf lançou em 1998 para Wraith: The Oblivion. Nele somos apresentados a versão oriental do mundo dos fantasmas. Um cenário muito mais interessante do que o padrão ocidental apresentado no módulo básico em minha humilde opinião.
O Imperador Amarelo, Qin Shi Huang em sua obsessão pela imortalidade fez milhares de soldados de terracota além de servos e objetos para levar ao mundo dos mortos quando de seu falecimento. Isso é um fato histórico do nosso mundo, nem é fantasia o que estou dizendo.
No cenário apresentado nesse livro ele conseguiu seu intento e usando seu exército estabeleceu um império burocrático no mundo dos mortos que se estende por mais de dois mil anos. Os jogadores são fantasmas absorvidos em uma das muita famílias que compõem a complexa hierarquia do Império de Jade.

Então, vamos fazer um fantasma oriental.

Passo Um: Conceito. Eu fiz uma personagem japonesa para Kindred of the East, então quero fazer um personagem chinês para esse cenário. Também gostaria muito de fazer um acupunturista que no mundo dos mortos usa seu conhecimento do tao e da medicina chinesa para lidar com sua Sombra. Esse é um bom conceito por onde começar.
Dando uma lida no livro encontrei uma parte que fala das “famílias comunistas”. No Reino de Jade a sociedade é mantida por famílias tradicionais o que seria de se esperar de uma sociedade formada a partir do culto aos ancestrais. Mas conforme os comunistas chineses começaram a morrer ao longo do século XX eles formaram “famílias” para se proteger mutuamente e ir ganhando algum poder político. Em algumas cidades, como Beijing, elas são uma força a ser reconhecida. Também quero incluir isso nesse personagem.
Detalhe: Esse trecho termina com o “problema” que essas famílias estariam vivenciando conforme o comunismo na China está inevitavelmente morrendo. Hahahaha.
Voltando ao personagem: Zhang Chen era um estudante de medicina em Beijing, sua família é de uma província rural, trabalhando nas lavouras comunais do governo.
Agora preciso pensar em uma forma de morte. A outra personagem que fiz para Wraith foi por acidente, e não vejo esse personagem cometendo suicídio, então que tal doença? Talvez na faculdade ele descobriu uma doença, mas já era tarde demais. Pensei primeiro em câncer, mas e se fosse uma doença autoimune que explicaria porque os homens sempre morrem jovens em sua família? Se eu fosse realmente jogar com esse personagem até poderia pesquisar uma doença real, mas vamos considerar uma doença cardíaca qualquer.
Para terminar o Conceito falta colocar como ele “vive” nas Shadowlands após sua morte. Então imagino que ele foi adotado por uma das famílias comunistas de Beijing e atua como burocrata e um curandeiro, usando os conhecimentos da medicina tradicional chinesa e do taoísmo para ajudar outros fantasmas a lidar com suas Sombras (mais sobre isso abaixo).
Como Natureza, acho que ele seria um Rebelde, alguém que quer destruir as estruturas imperiais que comandam o mundo dos mortos do Reino de Jade, mas seu Comportamento é de Caregiver, onde ele cuida de todos visando fazer conexões e coletando informações. Por fim, sua Sombra é Tradicionalista, o que é um contraponto interessante para este personagem.

Passo Dois: Atributos. O velho esquema 7/5/3. Primário com certeza é Mental, acho que vou de secundário em Social e Terciário em Físico. Notei que raramente coloco Físico como primário em WoD.
Mental: Perception oo, Intelligence oooo, Wits oooo
Social: Charisma ooo, Manipulation ooo, Appearance oo
Physical: Strength oo, Dexterity oo, Stamina oo

Passo Três: Habilidades. O velho padrão 13/9/5 entre Talentos, Perícias e Conhecimentos. Conhecimentos é primário, óbvio. Acho que Talentos fazem mais sentido como secundário e Perícias como terciário.
Knowledges: Bureaucracy 2, Investigation 2, Law1, Medicine 3, Law 1, Linguistics 1, Occult 1, Politcs 2
Talents: Alertness 2, Awareness 2, Empathy 2, Intimidation 1, Subterfuge 2
Skills: Leadership 3, Stealth 2.

Passo Quatro: Vantagens. Agora chegamos na parte realmente interessante. O que tornar um Wraith, um Wraith. Vamos começar com os Backgrounds.
Eu tenho sete pontos para distribuir. Vendo os backgrounds novos eu quero os três: Living Family, a família de Chen é grande no interior e continua a fazer rituais em sua homenagem, Wraith Family, a família comunista que o adotou, e Magistral Office, um posto que Chen teria galgado nesses últimos meses ou anos desde que ele morreu. Eu quero colocar três pontos em cada um, mas a conta não fecha. Vou colocar 3, 3 e 1 e depois volto com os freebie points.
Agora vamos a parte que começamos a realmente pegar coisas de Wraith. Passions e Fetters. Os primeiros são os sentimentos que alimentam meu fantasma e o outro as conexões dele com o mundo dos vivos. São dez pontos de cada e gosto de meio fazer juntos porque eles têm uma certa relação entre si.
Entre os Fetters eu quero a casa dele no interior e a faculdade de medicina que são dois lugares importantes para Chen. Acho que seria legal ele ter um parente, talvez um irmão como Fetter, alguém que ele desconfia que também tem a mesma doença que o matou.
Então vamos montar isso em termos de jogo.
Para as Passions quero Cuidar da Família Viva (Amor), Proteger o Comunismo (Dever) (Isso no final dos anos 90 quando o comunismo está “morrendo” hahhaha), Aumentar o Poder de sua “Família” e aqui não sei se seria um sentimento de Dever ou Gratidão. Também quero uma Passion ligada ou a busca da cura de sua doença e/ou algo sobre compreender mais a relação com sua Sombra… Deixa eu ver como coloco isso. Encontrar a Cura da sua Doença (Obstinação) e Compreender sua Sombra (Curiosidade). Hummmm… não sei se gostei desses. Talvez reveja. Por hora vou colocar três pontos no cuidar da família viva, dois no do comunismo (que eu posso vir a refrasear), um no aumento do poder da sua família fantasma (não é algo tão importante para ele) e dois em cada um dos últimos. Seguimos.
Para os Fetters, começo com Casa de Sua Infância que terá dois pontos. A faculdade onde ele queria se formar, com certeza, merece ao menos três pontos. Outros três pontos vão para seu irmão, Zhang Liang. Seria interessante se o irmão tivesse seguidos seus passos e vindo a Beijing para estudar. Os últimos dois pontos… acho que faz sentido que seja o Centro Estudantil onde ele frequentava. Se eu pensar em alguma outra coisa mudo lá embaixo.
Por fim, vamos aos poderes, os Arcanoi. Olhando os poderes novos que tem no Dark Kingdom of Jade, com certeza quero Way of the Soul, que é meio que a versão oriental de Castigate, só que foca em integrar Psyque e Shadow em vez de apenas diminuir e destruir a Shadow. Já coloco o máximo de três pontos nesse Arcanos. O que me deixa com dois pontos. Tem outros poderes desse livro que eu queria, mas acho que Argos ou Lifeweb faz muito sentido para esse personagem. Vou colocar os dois pontos em Argos e talvez pegue um em Lifeweb com os freebie points.

Passo Cinco: Toques Finais. Minha Willpower começa com 5, Corpus 10 e Pathos 5. Vamos gastar meus 15 freebie points. Cinco já vão para um pontinho de Lifeweb. Dois pontos vão para Backgrounds para nivelar os três em três pontos, o que me deixa oito pontos para gastar.
Pensei um pouco aqui e acho que vou continuar gastando em Arcanoi e Backgrounds. Vou aumentar Lifeweb para 2 que me permite interagir com a área ao redor dos meus Fetters e isso é um poder legal para esse personagem. Quanto aos Backgrounds, olhando os do livro básico acho que vou colocar um ponto em Contacts, um em Memorian e um Eidolon. E é isso.

Passo Seis: Sombra. Por fim, preciso criar minha Sombra. A voz na cabeça de Chen que o impulsiona a fazer coisas que ele não deseja. O arquétipo dela é o Tradicionalista, como já tinha decidido antes. Para determinar a Angst eu rolo um número de dados igual ao Willpower do meu personagem. Ok, dois sucesso então começamos com Angst 2. O que é bom.
Eu tenho sete pontos para colocar nas Dark Passions. Que tal Vingança Contra o Partido (Ressentimento)? Algo como a Sombra culpando a dedicação dele e de sua família aos ideais comunistas por sua morte prematura. Outra Passion poderia ser algo como Aproveitar Prazeres Proibidos, mas acho que assim é muito vago. Minha ideia é que Chen se privou de muita coisa para entrar na faculdade de medicina e agora sua Sombra quer compensar. Pensando bem, vou deixar assim mesmo e associar com o sentimento de Egoísmo. Precisa de mais um ou esses dois já são suficientes? Pensei em mais um: Cortar Laços com Sua Família (Isolamento), daí seria tanto a família viva quanto sua nova família fantasma. Vou colocar dois pontos em cada e o último vai para os Prazeres porque acho que seria algo que tem mais a ver com o personagem.
Só que essas Passions não batem muito com um arquétipo Tradicionalista. Não que a Sombra precise ser coerente. Assim como nossas neuroses ela pode ser bem incoerente e defender a família tradicional ao mesmo tempo que diz que essa família e sua estrutura só atrapalha.
É, vou manter.
Ainda faltam os Thorns, os poderes da Sombra. E se tem uma coisa que eu acho que precisa de uma baita revisão em Wraith é isso. Deixa eu ver o que me interessa aqui.
Sempre esqueço que você não começa com pontos em Thorns e compra com os 10 freebie points que Shadow tem. Vou querer Shadowed Face, se a Sombra tomar a frente o rosto de Chen se altera como se ele fosse outra pessoa, e Bad Luck, representando um certo grau de superstição interiorana que Chen tem guardada dentro de si. Isso me custa seis pontos o que me deixa com quatro. Vou usar esses para pegar dois pontos de Angst temporária para ter com o quê atormentar Chen no início do jogo e terminei.

Zhang Chen está pronto para defender o Comunismo na Beijing das Sombras e tentar derrubar o Império de Jade por dentro.
Com um mês de atraso esse personagem enfim está pronto. Vamos ver se consigo retomar o ritmo agora.
_____________________________________________________

Zhang Chen
Nature: Rebel
Demeanor: Caregiver
Shadow: Tradicionalist
Life: Farm Boy in Big City
Death: Family Ilness
Regret: Don’t Living Full

Attibutes:
Physical: Strength oo, Dexterity oo, Stamina oo
Mental: Perception oo, Intelligence oooo, Wits oooo
Social: Charisma ooo, Manipulation ooo, Appearance oo

Abilities:
Talents: Alertness 2, Awareness 2, Empathy 2, Intimidation 1, Subterfuge 2
Skills: Leadership 3, Stealth 2.
Knowledges: Bureaucracy 2, Investigation 2, Law1, Medicine 3, Law 1, Linguistics 1, Occult 1, Politcs 2

Advantages:
Backgrounds: Contacts 1, Eidolon 1, Living Family 3, Magisterial Office 3, Memorian 1, Wraith Family 3.
Passions: Take Care of His Living Family (Love) 3, Spread Comunism (Duty) 2, Raise the His Wraith Family Influence (Gratitude) 1, Find the Cure of His Ilness (Obstinacy) 2, Understand the Shadow (Curiosity) 2.
Fetters: The Old House of His Childhood 2, Medicine College 3, His Brother (Zhang Liang) 3, College Student Center 2
Arcanoi: Argos 2, Lifeweb 2, Way of the Soul 3.

Willpower 5
Pathos 6
Corpus 10

Shadow
Archetype: Tradiotionalist
Angst: 2/2
Dark Passions: Revenge Against the Party (Resentment) 2, Enjoy the Pleasures of Flesh (Egotism) 3, Cut the Families Shackes (Isolation) 2.
Thorns: Bad Luck, Shadowed Face.


Nenhum comentário: