sábado, 24 de fevereiro de 2024

Mil Faces de um RPGista - Way of the Dragon - Togashi Fukai


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Dragon.

Peraí, Sandro, você já não fez um personagem para a primeira edição de Legend of the Five Rings? Sim! Só que eu tenho MUITO material para esse RPG, inclusive a série completa dos livros “Way of … “ que abordam todas as facções de Rokugan (spoiler: nem todas são clãs) e decidi fazer esse projeto paralelo em 2024 e criar um personagem usando cada um dos livros dessa série na ordem que saíram.
A ideia era postar cada um a cada quatro semanas, mas eu me enrolei muito com esse projeto nesse início de ano então o primeiro está saindo só agora. Vamos ver se consigo me recuperar nos próximos.
Então vamos começar com o misterioso Clã Dragão. Meu clã favorito, inclusive. Escondidos nas mais altas montanhas do norte de Rokugan, atuando em batalhas e na corte de forma indecifrável e, quando questionados, seus samurais respondem apenas “Togashi sabe.”

Vamos fazer um samurai do Dragão.

Passo Um: Conceito. A ideia para essa mini-série é pegar as opções novas que são apresentadas em cada suplemento. Nesse temos uma nova família (os Kitsuki) e duas novas escolas, a escola Kitsuki de magistrado (que se baseia em algo estranho chamado “evidências” em vez de só acreditar na palavra das testemunhas para investigar crimes) e a “escola” Togashi de Ise Zumi, e é essa mesma que eu quero pegar.
Togashi, o kami do Dragão, não formou uma família. Até onde o Império sabe, ele morreu sem ter filhos vivendo uma vida asceta. Em vez disso, ele fundou uma ordem de monges que carregam seu nome. Monges tatuados que exibem estranhos poderes ligados a essas tatuagens. Esses são os Ise Zumi.
Minha personagem originalmente tinha o nome de Doji Sakura, uma pequena jovem do clã Garça (eu me recuso a usar a tradução oficial de Grou, me deixem) que era a terceira filha de um nobre menor ao norte das terras costeiras, quase na divisa com o clã Fênix. Desde pequena ela sentia algo estranho ao ver o mar. Como se houvesse um chamado. Ao mesmo tempo, ela sentia um desejo inexplicável de ir mais ao norte, para as montanhas.
Por anos ela teve sonhos com os dois lugares, o mar e a montanha. Como se os dois espíritos se digladiassem dentro dela. Até que um dia, prestes a fazer seu aniversário de treze anos, ela teve um sonho onde viu o dragão do mar se levantar das águas e se enroscar nas montanhas, olhando para ela como se a aguardasse. No dia seguinte ela partiu deixando uma carta aos seus pais dizendo apenas que tinha ido atrás de seu destino. Mesmo pequena ela enfrentou a escalada das montanhas, encarando o vento congelante e a solidão. Em uma noite ela quase desistiu, mas o sonho retornou e ela acordou renovada, para descobrir que estava diante dos portões do castelo Togash. As portas se abriram como se realmente a esperassem.
Naquele dia Doji Sakura morreu. Muitos anos depois ela renasceria como Togashi Fukai.

Passo Dois: Clã, Escola e Família. Bom, já fiz todas essas escolhas no conceito. A família Togashi me dá um +1 em Agility e a Escola Ise Zumi me dá +1 em Void (só duas escolas conferem esse bônus). Eu começo com apenas 1,5 em Honra e com um ponto nas perícias Nazodo (uma habilidade para resolver jogos de lógica, substitui Investigação), Shintao (meio que uma mistura de religião e arcano nesse jogo), Kaze-do (a arte marcial do dragão), Craft, Meditation e em mais duas outras skills quaisquer.
Em vez de uma Técnica eu recebo uma Tatuagem. Obviamente pela história que contei acima eu quero pegar a tatuagem do oceano que ela tem nas costas. O que me dá a habilidade de nunca mais precisar comer, beber ou dormir e me permite recuperar todos meus pontos de Void duas vezes por dia, mas quando faço esse último eu me perco nas profundezas do meu próprio ser.

Passo Três: Distribuir pontos. Agora eu tenho 25 pontos pra distribuir em vantagens, perícias e atributos. Eu também posso pegar até mais duas tatuagens pagando oito pontos para cada. Então vamos começar pensando nisso.
Acho que a tatuagem da Garça faz sentido para ela. Tanto em termos de história, como se o destino a levasse até seu clã de origem mesmo ela tendo rompido com ele em seu passado.
Quero aumentar alguns atributos. O mais lógico seria aumentar Inteligência para que junto com o bônus que eu já tenho em Agilidade aumentasse o Anel de Fogo (e já vejo piadinhas de quinta série passando pela sua cabeça quando você ler isso rs) para três, mas acho que faz mais sentido aumentar Awareness para três e deixar os Anéis todos em dois, menos Vazio que já começa em três pelo bônus da Escola.
Com isso foram 16 pontos gastos.
Vamos dar uma olhada nas desvantagens para recuperar uns pontinhos antes de entrar nas vantagens e perícias.
Olhando o Way of the Dragon, a desvantagem Ascetic encaixa perfeitamente com Fukai. Parte do que a levou para a montanha do dragão foi seu desprendimento com as coisas mundanas. Isso me dá três pontos. Voltando ao livro básico acho que Can’t Lie, Small e Soft-Hearted também encaixam com a ideia que tenho dela. Uma menina pequena que não liga para as coisas mundanas, importa-se com a vida e não é boa em mentir. Esse último não costuma afetar muito personagens do Dragão e Ise Zumis em particular porque ninguém entende muito bem do que raios eles estão falando quando começam a falar em enigmas.
Isso me dá mais dez pontos o que totaliza dezenove para gastar agora.
Primeiro deixa eu dar uma olhada nas vantagens. Nenhuma de Way of the Dragon me interessa. Pensei em Noble Birth (que faria Fukai manter seu status como samurai mesmo tendo se tornado uma monja), mas acho que não encaixa com ela. Já no livro básico, quero Death Trance, Clear Thinker, Read Lips e Voice. Apesar de não ter interesse pessoal pelas picuinhas políticas de Rokugan, ela é uma Garça em sua origem. Imagino ela sendo enviada como representante diplomática do Dragão e frustrando os courtiers quando não conseguem manipular alguém que não tem interesses mundanos. Bom, isso me custa oito pontos me deixando com onze para as perícias.
Primeiro preciso escolher meu craft e as duas perícias bônus da minha escola. Para o Craft, acho que Gardener faz sentido. Tanto em sua vida pregressa quanto como monja, Fukai teria um apreço pela jardinagem e pelas plantas onde ela vai para ter paz.
Quanto as perícias extras, Sincerity é a minha primeira escolha. Ela não pode mentir, mas terá a habilidade de dizer a verdade de forma… “criativa”. Para a outra, acho que quero outra perícia nobre, então vou de Tea Cerimony.
Distribuindo meus pontos agora, vou colocar dois em Kaze-do (a baixinha bate bem), mais um em Nazodo, Shintao, Meditation, Sincerity e Tea Cerimony o que coloca todas em nível dois. Isso me deixa com quatro pontos ainda para gastar. Vou pegar um ponto em Etiquette e os outros três vou gastar para aumentar a Honra dela para 2,5 e é isso.

Passo Quatro: Tabela de Herança. Uma regra introduzida em Way of the Dragon e continuada em todos os livros dessa série é a Tabela de Herança. Eu rolo em uma tabela para receber vantagens e desvantagens baseadas em um ancestral da minha personagem. Refleti um pouco sobre como isso funcionaria para Fukai, mas acho que nesse caso representa uma linhagem de mestre e discípulo dentro da ordem Ise Zumi. Isso resolvido, vamos rolar!
Tirei um 10, o que me leva a tabela Mixed Blessings, o que sempre é algo divertido. Vamos rolar de novo e… 10 de novo. Meu ancestral lutou em uma grande batalha e agora seu espírito me acompanha podendo me ceder até três pontos de Void por dia (anos 90 e sua visão de jogo estilo D&D, aff), mas ele me observa e me cobra para que eu não o desonre.
Imagino que meu “ancestral” lutou em uma batalha onde o Dragão e a Garça participaram de alguma forma. E ele me lembra para não permitir que sangue inocente seja derramado de novo e, por isso, Fukai deve ser uma mediadora pela paz a todo custo.
Gostei disso.
Imagino ela tentando negociar a paz nos conflitos entre o Leão e a Garça e algum dos negociadores da Garça serem de sua família e a reconhecerem em algum momento. Seria um bom plot.

Mas por hoje é isso. Era para ter postado essa personagem no dia 26 de janeiro, mas meu ritmo está lento esse ano. O próximo personagem dessa mini-série será do Way of the Unicorn e pretendo posta-lo o mais rápido possível para conseguir colocar os treze que eu pretendo ainda esse ano.
________________________________________

Togashi Fukai

Clan: Dragon
School: Togashi’s School of Ise Zumi

Rings and Traits:
Earth 2
- Stamina 2
- Willpower 2
Fire 2
- Agility 3
- Intelligence 2
Air 2
- Reflexes 2
- Aeareness 3
Water 2
- Perception 2
- Strength 2
Void 3

Advantages: Death Trance, Clear Thinker, Read Lips and Voice

Disadvantages: Ascetic, Can’t Lie, Small and Soft-Hearted

Skills: Nazodo 2, Shintao 2, Kaze-do 3, Craft (Gardener) 1, Etiquette 2, Meditation 2, Sincerity 2, Tea Cerimony 2.

Tattoos: Ocean and Crane

Honor 2,5
Glory 1,0

Nenhum comentário: