quarta-feira, 9 de abril de 2025
Mil Faces de Um RPGista - Mojubá Fastplay - Okó
Jogo: Mojubá Fastplay
Autoria: Lucas Conti
Editora: Auto-publicação por parte do autor.
Experiência: Só li esse arquivo do Fastplay.
Livros usados: Só o Fastplay mesmo.
Mojubá é um rpg brasileiro sobre afrofuturismo, misturando elementos cyberpunk e elementos da cultura afrobrasileira, como o conceito de quilombo e a espiritualidade dos orixás.
No cenário apresentado nesse arquivo fastplay vemos que os personagens jogadores (chamados aqui de “Crias”) precisam equilibrar seus “corres”, fazendo trabalhos a fim de se sustentar e às suas famílias ao mesmo tempo que enfrentam os Kiumbas, que são como espíritos malignos que infestam áreas onde há muita fome, ganância, medo, etc.
A mecânica de jogo é bem simples. Você rola 2d6 e soma um atributo apropriado além de quaisquer bônus que você receba da sua Herança, Dádiva ou Trampo e compara com um número alvo (dificuldade) estipulado pelo Girô (como o mestre de jogo é chamado aqui).
Não sei a versão completa tem mais detalhes, mas nesse fastplay é isso.
Infelizmente o fastplay não traz as regras de construção de personagem. Pensei em fazer uma engenharia reversa pra tentar criar um personagem original, mas vi que não dá.
Então vou escolher um dos personagens prontos e colocá-lo ali.
Além disso, vou convidar vocês a baixar o fastplay e conhecer o cenário. Se ficarem curiosos coloquem em suas listas de compras. Já está na minha!
O meu personagem escolhido é Okó (todos os personagens possuem nomes de linguagem africana, imagino eu que Yorubá).
Atributos: Ipá 3, Ori 0, Ginga 2 e Gan 1.
Ipá é a força, seja física, mental ou social. Serve tanto para levantar algo pesado quanto convencer alguém no grito.
Ori é cabeça. Capacidade de raciocínio, reconhecer padrões ou juntar informações de uma forma coerente.
Ginga é balanço. Tem a ver tanto com equilíbrio e agilidade quanto com uma certa malandragem.
Gan é gana. É força de vontade, presença, espírito. Usado para convencer alguém (sem ser no grito), resistir tentações ou manipulações, ou fazer todos olharem para você.
Trampo: Entregador. Okó tem uma bicicleta “tunada” que pode fazer acrobacias e ele também conhece os melhores atalhos da cidade.
Ancestral: Odé. Okó é filho do grande caçador. O ancestral confere a cada jogador uma herança e uma mácula. No caso de Odé, ele confere a herança de controlar a madeira e a mácula é ir tornando Okó cada vez mais e mais selvagem.
Dádiva: Lança dos Ancestrais. Okó também recebe uma lança feita da madeira da árvore-mãe que lhe dá um bônus de +1 em combate. Se ele a perder, recebe um ponto de mácula.
E é isso por hoje pessoal. Quando eu conseguir colocar minhas mãos no livro completo ele com certeza vai aparecer aqui. Até lá, bons jogos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário