quarta-feira, 16 de abril de 2025

Mil Faces de um RPGista - Star Wars d20 - Kn'Allia


Jogo: Star Wars Roleplaying Game
Sistema: d20 system
Autoria: Bill Slavicsek, Andy Collins e JD Wiker.
Editora: Wizards of the Coast. (acho que teve uma versão BR pela Devir).
Experiência: Praticamente nenhuma. Comprei, li, mas nunca cheguei a colocar em mesa.
Livros usados: Só o básico.

Nos anos 2000 muitos jogos ganharam versões d20, usando o sistema da 3a edição de Dungeons & Dragons. Muitos aproveitando franquias conhecidas como o caso de Star Wars.
Essa é a versão revisada, houve uma outra edição, chamada de SAGA que saiu uns anos depois com algumas revisões e modificações em relação a esta versão. Talvez a mais notável seja o sistema de Vitalidade que vai aparecer em algum momento aqui que foi retirada na versão Saga.
Detalhe: Existe um sistema chamado SAGA que foi lançado no final dos anos 90 pela TSR, mas não tem nada a ver com o Star Wars Saga.

Vamos fazer um cidadão de uma galáxia muito distante.

Passo Um: Conceito. Eu já fiz um personagem para o universo Star Wars aqui para o sistema Genesys chamado Phella Dap’Ta e estou pensando fazer um “companheiro do crime” para esse personagem até para ter uma certa comparação de dois scoundrels em sistemas diferentes. Só que não quero fazer um humano de novo, então deixa eu ver as espécies aqui… Gostei dos Duros (além de serem ótimos para uns trocadilhos) e quanto a história acho que Kn’Allia é viajante inveterado como muitos de sua espécia, mas sendo um duro (aí o trocadilho) acabou apelando para o contrabando como meio de vida e uma forma de viajar por toda a galáxia. Ele é brincalhão e prefere sempre ver o lado positivo da vida, mesmo quando a patrulha imperial está em seu encalço.

Passo Dois: Habilidades Básicas. Os velhos seis atributos, mas aqui já abrem o livro oferecendo o sistema de compra por pontos. Todos começam com oito e tenho 25 pontos para distribuir sendo que os custos mudam conforme os atributos ficam mais altos.
Eu sei que eu quero Dex, Int e Cha altos. Um pouco de Wis também pode ajudar.
Eu gasto dois pontos em Str só para compensar a penalidade da espécie e manter em 8.
Em Dex vou gastar pelo menos seis pontos para aumentar para 16 com o bônus da espécie.
E outros quatro pontos para aumentar a Cons para 10 com a penalidade da espécie.
Int vou fazer o mesmo que com Dex e gastar seus pontos para aumentar para 16 com o bônus da espécie.
Só me sobram sete pontos, vou colocar três em Wis para 11 e quatro em Cha para 12.

Passo Três: Escolha uma Espécie. Já escolhi Duros, além dos modificadores de habilidades (-2 Str, +2 Dex, -2 Cons, +2 Int). Além disso eu ganho o feat Spacer de graça. Eu também tenho uma velocidade de 10 metros, tamanho Medium e Linguagens Durese e Basic.

Passo Quatro: Escolha uma Classe. Como disse, quero fazer um Scoundrel. Isso no primeiro nível me dá +2 em Reflex e +2 em Defense, além da habildiade Illicit Barter. Também recebo os feats inciais Weapon Group Proficiency (Blaster Pistols) e Weapon Group Proficiency (Simple Weapons). Por fim eu começo com seis pontos de Vitality iniciais.

Passo Cinco: Skills. Graças à minha classe e meu modificador de Inteligência eu começo com 44 pontos de Skill. Vou escolher onze perícias e colocar 4 ranks em cada uma e pronto. Deixa eu ver na lista quais perícias da minha classe me interessam: Bluff (Cha), Diplomacy (Cha), Disable Device (Int), Gather Information (Cha), Move Silently (Dex), Pilot (Dex), Repair (Int), Sense Motive (Wis), Selight of Hand (Dex), Spot (Wis).
Com isso são dez. Fiquei em dúvida entre Gamble (Wis) e Astrogate (Int) então vou colocar 2 pontos em cada uma. Imagino Kn’Allia como um trapaceiro bonachão que também atua como piloto de fuga.

Passo Seis: Feats. Bom, eu já começo com Spacer de graça pela espécie. Deixa eu ver o que isso faz. Ótimo, me dá um bônus de +2 em todos os meus testes de Astrogate e Pilot o que serve bem ao conceito que eu tenho para esse personagem. Vamos escolher mais um feat aqui. Acho que Starship Operation encaixa bem com todo o conceito do personagem. Esse feat me permite pilotar e combater com uma nave de uma determinada classe (possivelmente a nave que o grupo vai ter) sem penalidades. Funciona como uma espécie de proficiência.

Passo Sete: Características Heróicas. Não sei porque raios esse capítulo tem esse nome, mas vamos lá. O nome eu já determinei, agora temos uma série de tabelas para determinar idade, altura e peso. Como um Scoundrel da espécie Duros eu tenho entre 14+1d4 anos iniciais. Rolando o dado isso me coloca com 18 anos. Altura é 14+2d4 decímetros e peso é 45+(1d4+1x10)kgs. Jogando os dados eu fico com 2,1 metros (sou um cara alto) e 95 kg (tendo mais para o cheinho do que para o magro). Como meu personagem tem algum Carisma eu diria que ele é um cara “fofinho” para as pessoas ao redor dele, pelo menos até ele puxar o blaster e o tiroteio começar.
Agora é Background. O livro traz algumas perguntas, mas eu já tenho algumas ideias na cabeça. Kn’Allia começou a sua carreira como um mero caroneiro em naves cargueiras ainda muito jovem. Como muitos de sua espécie ele tinha essa necessidade de conhecer o espaço. Apanhou muito ao entrar como clandestino aqui e ali, o que o fez ter cada vez mais desprezo pelas autoridades. Algumas naves em que pegou carona eram de contrabandistas que gostaram do jeito bonachão do moleque e foi com eles que começou a aprender o ofício. Ele gosta de jogar, de beber, de rir e sempre está curioso para o que existe no próximo planeta. Apesar de fora-da-lei, dinheiro não é tão importante para ele, desde que ele tenha o suficiente para a próxima viagem, o próximo drink e o próximo golpe.
Eu escolheria alguns objetivos agora, mas como já está claro que meu personagem é um Bon Vivant e esses objetivos não tem nenhuma função mecânica, vou pular isso.
Também vou pular Reputação, já que começo com zero.

Passo Oito: Equipamento. Eu começo com 1d6x500 credits, o que me dá incríveis 1000 credits pra começar. Acho que não dá pra comprar muita coisa com isso. Um blaster pistol já vai me custar 500. Eu pago mais 25 em uma faca (as vezes você precisa levar uma faca para uma blasterfight) e vou contar que meus 475 créditos restantes são o suficiente para um “kit do aventureiro feliz”, ou seja, quaisquer equipamentos básicos que meu mestre do jogo imaginário achei importante meu personagem ter (sério, detesto esses mestres que cobram que o jogador tenha contabilizado cada maldito equipamento que seria óbvio para alguém na profissão dele ter).

E é isso! Como meu personagem não é um Jedi nem um Force User esse é o final do personagem. Kn’Allia está pronto para se lançar no espaço em mais uma aventura. Se puder detonar uns canalhas do Império, ainda melhor.
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Kn’Allia
Species: Duros
Class: Scoundrel
Level: 1

Str 8 (-1)
Dex 16 (+3)
Cons 10 (0)
Int 16 (+3)
Wis 11 (0)
Cha 12 (+1)

Skills: Astrogate (Int) 7, Bluff (Cha) 5, Diplomacy (Cha) 5, Disable Device (Int) 7, Gamble (Wis) 2, Gather Information (Cha) 5, Move Silently (Dex) 7, Pilot (Dex) 9, Repair (Int) 7, Sense Motive (Wis) 4, Selight of Hand (Dex) 7, Spot (Wis).4.

Feats: Spacer, Starship Operation

Equipment: One Blaster Pistol, one Knife, 475 credits.

Attack Bonus (Melee) -1
Attack Bonus (Ranged) +3
Fort Save +0
Ref Save +5
Will Save +1
Defense Bonus +2
Reputation Bonus +0
Vitality 6




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