Jogo: Brindlewood Bay – A Dark & Cozy Mystery Game
Sistema: Powered by the Apocalypse
Autoria: Jason Cordova
Editora: The Gauntlet Publishing
Experiência: Mestrei uma vez mas não me adaptei bem ao sistema de resolução de mistérios. Quero tentar de novo em algum momento.
Livros usados: Só o básico mesmo.
Brindlewood Bay é um rpg de mistérios com uma proposta bem diferenciada. Pra começar os jogadores são mulheres de idade, pra ser mais exato são senhoras na faixa dos 50 anos ou mais, viúvas, fazem parte de um grupo de leitura de livros de mistérios que ajudam a polícia a resolver casos de assassinato (quer as forças policiais queiram ou não).
O jogo tem um lado de humor e é inspirado na série “Murder, She Wrote”, mas a ideia é com o passar do tempo e do desenvolvimento de uma campanha que as Murder Mavens (algo como Especialistas em Assassinatos, é o nome do grupo do livro delas) vão descobrindo uma grande conspiração envolvendo forças antigas que se espalha por toda a cidadezinha de Brindlewood Bay.
O jogo tem um sistema de resolução de mistérios muito curioso. Os jogadores vão reunindo pistas e ao ter um certo número destas podem fazer um teste de “teorizar”. Se elas conseguirem construir uma explicação que reúna todas as pistas que encontraram e passarem no rolamento de dados, essa explicação passa a ser a válida. Nesse sentido a proposta é que o mestre não saiba a resposta, mas vá induzindo um certo caminho.
Quando mestrei acabei pesando demais na mão de deixar para os jogadores o papel de criar a resolução, só depois que vi o criador do jogo mestrando que entendi melhor como conduzir uma sessão dele e quero tentar mestrar de novo por isso.
Por ora, vamos fazer uma maven!
Passo Zero: Conceito. Pra variar, o livro não traz esse passo, mas vocês já sabem que eu gosto de elaborar uma ideia antes de começar a budega. Ao ler esse jogo a primeira coisa que me veio a mente foi a série Golden Girls e fiquei imaginando como seria um jogo em que aquelas personagens resolvessem crimes e caí na gargalhada sozinho.
Para quem não conhece (vergonha para você e para sua vaca!), Golden Girls foi uma série dos anos 90 retratando quatro mulheres da “idade dourada” que passam a morar sozinhas. A série trouxe temas muito a frente de seu tempo e é uma vergonha que a única forma de vê-la hoje em dia seja através de pirataria ou catando episódios perdidos no youtube.
De todas ali, sem querer desmerecer nenhuma, eu sempre achei maravilhosa a Betty White e sua personagem Rose. Rose era uma moça da fazenda que mesmo com mais de sessenta anos manteve uma certa ingenuidade de menina católica do interior, mesmo quando falava as maiores barbaridades e safadezas sem perceber nenhuma maldade no que dizia. A habilidade de Betty White entregar esses textos, muitas vezes de improviso, mantendo uma cara séria e inocente enquanto suas colegas de cena não conseguiam se conter e as vezes chegavam a vir as lágrimas de tanto rir era uma das melhores partes da série pra mim. Imagino uma versão dessa personagem que teoriza sobre assassinatos e esquartejamentos mantendo o mesmo semblante inocente e puro e é por aí que eu começo.
Passo Um: Nome. O nome dela é Rose White, em homenagem a personagem e a atriz em que é baseada.
Passo Dois: Estilo. Aqui é o estilo de vestimenta. Acho que Rose se encaixa melhor com Blouse Barn, que é um estilo mais do campo e da fazenda mesmo.
Passo Três: Cozy Activity. Aqui eu escolho uma atividade “cozy”, ou aconchegante que minha maven faz em seu tempo livre. Pode parecer besteira, mas um dos moves do jogo é exatamente ter um momento “aha!” enquanto estiver fazendo essa atividade, seja com outras mavens, seja com npcs, como os filhos ou netos da personagem.
Lembro que Rose, personagem da Betty White, não era muito boa na cozinha, mas se saía muito bem em jardinagem, então vou pegar Gardening como minha Cozy Activity. Isso pode ajudar a minha Rose a perceber quando um corpo for mexido pela forma como a terra foi revirada ou identificar onde um corpo foi enterrado pela forma como as azaléias cresceram fortes em uma parte de um jardim. Rs
Passo Quatro: Abilities. Agora chegamos na parte realmente mecânica da ficha. Diferente de outros PbtAs em que os atributos são ligados cada um a um movimento específico, em Brindlewood Bay os moves são mais genéricos e a ability usada depende da narrativa. Minha personagem começa com Vitality 0, Composure 1, Reason 1, Presence 1 e Sensitivity -1 e eu tenho um ponto para aumentar qualquer um desses valores para minha personagem inicial. Eu não vejo Rose como alguém muito racional nem com uma presença muito imponente, então vou descartar esses dois. Sensitivity é o atributo para sentir coisas paranormais e acho que não quero mexer com isso logo de cara. Acho que Vitality faz mais sentido, como uma “menina da fazenda” Rose teve uma vida ativa cuidando dos animais e das plantas da fazenda, o que lhe deu uma vitalidade invejável para alguém de sua idade, então aumento esse valor para 1.
Passo Cinco: Final de Sessão. A ficha de personagem traz uma série de perguntas. Ao final da sessão eu faço essas perguntas sobre a minha personagem e para cada “sim”, eu ganho um XP. A primeira pergunta “As Mavens resolveram o mistério?” está sempre marcada, eu escolho outras duas e posso mudar a minha escolha no início de cada sessão de jogo representando a evolução da minha personagem.
Acho que para Rose faz sentido marcar de início “Você compartilhou uma memória de um falecido membro da família?” e “Você se comportou como uma mulher de metade da sua idade?”.
Passo Seis: Escolha um Maven Move. Cada personagem em Brindlewood Bay tem um Move exclusivo. Uma coisa que eu achei hilário é que cada Move tem o nome de um personagem clássico de séries dos anos 70/80 ou de livros de mistério. É como se a Maven, ao utilizar esse move, se inspirasse naquele personagem que ela viu na TV ou leu em um livro.
Existe uma lista clássica (que é mais inspirada em séries) e uma alternativa (mais inspirada em persoangens de livros). Não há restrições sobre só usar uma ou outra. A única restrição é que duas mavens não tenham o mesmo move.
Fiquei entre Angus McGyver e Gordon Shamway. O primeiro me permite uma vez por mistério usar os itens a disposição na cena para achar uma saída de um apuro e o outro me dá um gato… Por mais que ter um gato seria legal eu prefiro ficar com o primeiro. Vai ser legal que minha personagem ingênua e bobinha tenha uma ideia genial nascida de suas experiências na fazenda para salvar a todas usando apenas uma caneta tinteiro, um pouco de cola e uma almofada de penas. Hahaha
Passo Sete: Apresente sua Personagem e Seu Cantinho Aconchegante. A proposta do jogo é fazer a criação de personagens em uma sessão zero em grupo. Nesse ponto seria o momento em que eu apresentaria minha personagem, dando alguns detalhes específicos. São eles:
- Meu falecido marido. Seu nome era Clovis, ele era um caixeiro viajante que esteve em boa parte da costa leste dos Estados Unidos. Ele morreu engasgado. Seria engraçado se em algum momento Rose revelasse que o marido morreu engasgado durante uma atividade sexual quebrando a imagem de menina inocente dela. Rs
- Meus filhos, netos e pets. Minha filha mais velha, Daisy, é uma jornalista em Boston, onde ela mora com meus netos. Herb e Carolina. Eles visitam de vez em quando, mas menos do que Rose gostaria. Já Narciso, meu filho mais novo, mora no Mississipi e é empreiteiro. Rose gostaria que ele morasse mais perto, mas ele não pode por conta do trabalho.
- A carreira dela antes de se mudar para Brindlewood Bay. Rose se formou em literatura inglesa por conta de seu amor aos livros. Ela trabalhou como professora em uma escola onde morava anos atrás no Mississipi. Quando Clovis morreu ela se mudou para Brindlewood Bay tanto para realizar um velho sonho de seu falecido marido demorar perto do mar quanto correspondendo a um sonho que ela teve com a cidade.
Por fim, cada jogador da mesa citaria algum item que identifica em minha casa e eu anotaria na minha ficha no Meu Cantinho Aconchegante e esse item poderia ser usado em algum momento do jogo para ajudar a resolver o mistério. Como sou apenas eu vou anotar “equipamento de jardinagem” e seguir em frente.
Eu deixo os espaços XP Track, Conditions, Crown of the Queen e Crown of the Void livres porque são preenchidos durante o jogo.
E é isso. Rose White está pronta para resolver mistérios com humor, graça e um jeitinho todo especial.
_________________________________________________
Rose White
Style: Blouse Barn
Cozy Activity: Gardening
Abilities: Vitality 1, Composure 1, Reason 1, Presence 1 e Sensitivity -1
Maven Move: Angus McGuyver
End of Session:
- Did the Murder Mavens solve a mistery?
- Did you share a memory of a late family member?
- Did you behave like a woman half you age?
A Cozy Little Place:
- Gardening Tools
Maven Move: Angus McGuyver
End of Session:
- Did the Murder Mavens solve a mistery?
- Did you share a memory of a late family member?
- Did you behave like a woman half you age?
A Cozy Little Place:
- Gardening Tools
Nenhum comentário:
Postar um comentário