sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Mil Faces de um RPGista - Ôoo, Tia! - Gabrielle
Jogo: Ôoo, tia!
Autoria: Ann Botticelli, Bruno Ricardo da Silva, Ginosik, Jorge Botticelli, Ton Botticelli
Editora: Nenhuma. Foi publicado pelo RPG JAM no qual ele foi produzido. Acho que ainda se consegue o arquivo gratuitamente na internet.
Experiência: Nenhuma. Só li. Ainda quero jogar isso.
Livros usados: Só o básico.
Em 2020, mesmo em meio da pandemia de Covid-19, um grupo de sites de RPG brasileiros se juntaram para propor um JAM, um concurso de criação de jogos de rpg que durou um único final de semana com um tema que seria revelado na hora. Já postei aqui um personagem de um RPG criado por um amigo meu para esse JAM, mas hoje quero postar um personagem do RPG que ganhou esse concurso.
A ideia era postar esse personagem no dia 15/10, em homenagem ao Dia do Mestre, mas como me enrolei vai ser postado quando vai ser postado.
Ô, Tia! É inspirado em desenhos como Muppet Babies e Rugrats, onde os jogadores são bebês com uma imaginação superdesenvolvida. O jogo usa dados especiais que são recortados de papelão (ou fazendo uma tabelinha de equivalência com um dado comum, como pretendo fazer se um dia eu mestrar esse jogo), inclusive um dado exclusivo de cada jogador que faz parte da criação de personagem.
Os jogadores viverão suas aventuras imaginativas enquanto tentam escapar da supervisão da “Tia”, que é o nome do mestre de jogo nesse RPG, inclusive.
Então, vamos criar um bebê imaginativo.
Passo Um: Escolha uma Mochila. Isso é basicamente escolher um arquétipo de personagem entre vários tipos de crianças. Existem seis opções: Agitada, Criativa, Fofinha, Gênio, Tesouro e Tímida. Gostei da Criativa, uma criança ligada às artes e na minha mochila sempre vamos encontrar pincéis, canetinhas, giz de cera, papéis coloridos, etc.
Passo Dois: Crie o seu Dado. Como eu disse lá em cima o jogo usa dados especiais que você recorta e cola, ou você usa um dado comum com uma tabelinha. Existem três tipos de dados.
O Dado Médio, que é usado na maioria dos testes tem as faces Naninha, Só que Não, Cansei, Ixi, Super e Infinito+1. Sendo os três primeiros formas de falhar no teste e os três últimos formas de ter sucesso. O Dado Fácil substitui Naninha (onde você cai de sono por estar muito cansado) por Por Favor (onde você consegue o que queria com ajuda da Tia). Já o dado Difícil substitui Infinito+1 (onde você consegue o que queria e recupera um ponto de Manha) por Hora da Naninha (onde a Tia retorna e bota todo mundo pra nanar).
Há ainda um quarto dado, que é o Dado da Criança, que só é usado quando a Imaginação é ativada. Dois lados desse dados são O Sonhar, uma espécie de sucesso crítico que dá a criança o poder de controlar a narrativa com toda a sua imaginação. Os outros quatro lados são divididos entre quatro palavras escolhidas para representar a criança, sendo duas palavras vantajosas e duas desvantajosas.
Para Gabrielle (acabei de pensar no nome da minha criança), acho que os lados vantajosos serão Destemida e Motivadora. Já os lados desvantajosos serão Desastrada e Risada Engraçada. Ela perdeu um dente da frente recentemente e quando ri sai um chiadinho. Rs
E é isso! Gabrielle está pronta para pintar o sete (literalmente) na sala da Tia.
_____________________________________________________
Gabrielle
Mochila: Criativa
Dado:
Destemida e Motivadora
Desastrada e Risada Engraçada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário