quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
Mil Faces de um RPGista - Way of the Naga - Yaad
Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Naga.
Os Grandes Clãs acabaram, mas a série Way of the Clans ainda não. O oitavo livro é sobre os Naga. Mas quem são os Naga? A primeira raça não humana disponível para os jogadores de L5R (o que significa que tem outra? O futuro dirá), os Naga são um povo de homens-serpente que habitam a Floresta Shinomen e hibernaram na época logo após o Dia do Trovão aguardando o momento do retorno de um grande inimigo. Agora, em meio à Guerra dos Clãs eles despertaram, descobriram que algumas de suas cidades foram destruídas e esse bando de huu-manns espalhados para tudo que é lado.
Infelizmente os Naga nunca fizeram muito sucesso nem entre os fãs do cardgame nem do rpg e eles simplesmente voltaram a dormir após o fim da saga da Guerra dos Clãs sem muita explicação a respeito.
De qualquer forma, vamos fazer um Naga.
Passo Um: Conceito. Bom, rolei duas vezes na tabela de herança e sinceramente não curti nenhum dos resultados nem encaixou com a ideia que eu tenho para uma personagem. Vamos rolar uma terceira e ver no que dá. Quatro! Passado sem distinção. Bom, vamos com isso mesmo.
Uma coisa dos Naga é que eles não tem exatamente um nome. Pelo menos não no início. Seu “nome” é sua função dentro do clã. Então tem vários Naga com o nome Batedor, por exempo. Minha personagem vai se chamar Yaad, que é memória em Hindt (não sei porque mas acho que os Naga tem um ar meio indiano), sua função é lembrar dos tempos passados e recuperar os registros deste passado. Vejo ela comandando um grupo que vá a ruínas de cidades Naga destruídas nesses mil anos tentando descobrir o que aconteceu com quem morava ali. Acho que esse já é um ótimo Conceito.
Passo Dois: Linhagem e Escola. Em vez de famílias os Naga possuem Bloodlines, que seria algo como sub-raças. Eu sei que eu quero pegar a Escola Vedic e, por isso, ser uma Constritora faria mais sentido porque teoricamente é a bloodline mais ligada a Akasha (que substitui o Void pra eles), mas acho que Yaad é a memória do passado enraizada em um novo tempo, então acho que vou de Greensnake, que são os mais diplomatas.
Minha bloodline me deixa com Caste 2,5 inicial e eu escolho um bônus entre Intelligence ou Awareness. Acho que Awareness encaixa melhor. Eu também ganho 10 pontos extras para comprar perícias rokugani assim como vantagens e desvantagens que não sejam restritas.
Como Vedic eu tenho uma forte conexão com Akasha, uma espécie de inconsciente coletivo que conecta todos os Naga. Também recebo um bônus de +1 na minha Casta (aumentando para 3,5) e novamente escolho um bônus entre Inteligence ou Awareness. Acho que dessa vez vou pegar Intelligence. Eu também recebo as perícias: Advanced Medicine, Astronomy, Calligraphy (Naga), Law (Naga), Meditation, Theology (Naga), e um Lore.
Por fim, eu recebo a técnica Willful Harmony que me faz ter um Rank 1 fantasma em todas as High Skills.
Passo Três: Gastar Pontos. Pra começar eu quero colocar o ponto de Lore extra que eu tenho na minha escola em Naga Civilization. Agora deixa eu dar uma olhada nas perícias novas que vem no livro. Então vamos gastar aqueles dez pontinhos extras em High Skills. Dois em Rokugani Language pra ela conseguir falar com os Huumans, dois em Theology (Shintao), Law (Rokugani), Lore (Bushido) e os últimos dois pontos eu vou gastar com Ally (Kuni Tsukai-Sugasu), talvez o primeiro humano que ela conheceu e que começou a ensiná-la sobre esse novo mundo onde seu povo despertou.
As desvantagens novas do Way of Naga não me interessam então deixa eu ver se tem alguma do livro básico que encaixe. Acho que Meddler cai perfeitamente para Yaad. Como uma Vedic é a função dela se meter nos assuntos dos outros, mas não acho que os rokugani ficarão muito felizes com isso.
Então agora eu tenho 27 pontos para gastar. Eu quero aumentar a Awareness dela para 4 e Reflexos para 3, aumentando o Ar para 3 também. Isso me custa 16 pontos o que me deixa com 11 para vantagens e skills. Das vantagens específicas dos Naga eu quero Amphibious e Immute to Fear, que me custam três pontos cada. Hummm… isso vai me deixar só com 5. Esquece Amphibious e vamos gastar os oito pontos em skills.
Primeiro vou gastar um ponto em Lore (Shadowlands) e um em Archery (pra ela não ficar totalmente indefesa) e os últimos seis vou distribuir nas skills da Escola.
Eu registro minha Casta 3,5 e Honra 0 já que os Naga não entendem o conceito Rokugani de Honra e é isso. Yaad está pronta para buscar ajuda dos huumans para descobrir o que aconteceu com as cidades Naga destruídas ao longo dos séculos e para oferecer a ajuda de seu povo contra a escuridão que se aproxima.
__________________________________________________________
Yaad
Greensnake Bloodline
Naga School of Vedic
Earth 2
Stamina 2
Willpower2
Fire 2
Agility 2
Intelligence 3
Air 3
Reflexes 3
Awareness 4
Water 2
Strength 2
Perception 2
Akasha 2
Advantages: Ally - Minor (Kuni Tsukai-Sugasu), Immune to Fear
Disadvantages: Meddler
Skills: Advanced Medicine 2, Archery 1, Astronomy 2, Calligraphy (Naga) 2, Law (Naga) 2, Law (Rokugani) 2, Meditation 2, Naga Civilization.2, Rokugani Language 2, Theology (Shintao) 2, Theology (Naga) 2, Lore (Bushido) 2, Lore (Shadowlands) 1.
Honor 0
Caste 3,5
Insight 134
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Leituras 2025 - Semana 01
Leituras 2025 - Semana 01
02 lidos
Lendo:
01 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 45%
02 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 72%
03 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes - 38%
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 03% (19)
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 03% (30)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
01 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 45%
02 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 72%
03 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes - 38%
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 03% (19)
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 03% (30)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
Leituras 2025 - Início
Leituras 2025 - Início
00 lidos
Lendo:
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 76%
02 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 35%
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 33%
04 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes - 08%
05 - Sub Drop e o Sistema de Luta e Fuga - Equina Nur - 01%
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
Mil Faces de um RPGista - Aberrant - Ai Girl
Jogo: Aberrant
Sistema: Revised Storytelling
Autoria: Robert Hatch (lead designer)
Editora: White Wolf Publishing. Acho que chegou a sair aqui no Brasil pela Devir, mas não tenho certeza.
Experiência: Montei uns personagens nos anos 90, acho que mestrei um ou dois jogos para testar as mudanças no sistema, mas não lembro de ter mestrado ou jogado propriamente. Ah! Acompanhei um PbEM no início dos anos 2000, mas ele terminou antes de eu poder entrar no jogo.
Livros usados: O básico e o Player’s Guide.
Aberrant foi o segundo jogo lançado pela White-Wolf na série Aeon Trinity. Contando a história do universo de trás para frente, enquanto o primeiro, Trinity, falava de um futuro distante, Aberrant falava de um então futuro recente, ambientado no ano 2008 (o jogo foi lançado em 1999) traz um cenário de superpoderes com elementos clássicos do gênero conhecido como “four-colour”, com pessoas comuns desenvolvendo poderes extraordinários e lidando com isso. Sabemos pela história futura apresentada em Trinity que os “Novas” (os supers desse jogo) irão se tornar Aberrants e se voltarão contra a humanidade. Mas talvez a história tenha mais camadas do que imaginávamos…
Quem acompanha o projeto sabe que eu adoro jogos de supers e Aberrant foi um que eu gostei muito na época. Fico triste nunca ter conseguido jogar ou mestrar na época que o jogo saiu. Hoje eu talvez considerasse esse jogo uma máquina travada demais diante de jogos mais fluídos, mas ainda gostaria de jogar um dia.
Bom, vamos fazer uma Aberração.
Fase Um: Humano. Como começou a ser feito nos últimos lançamentos do “velho” Mundo das Trevas e perdurou no Crônicas das Trevas (à época chamado de Novo Mundo das Trevas), primeiro fazemos um personagem humano e depois colocamos um template sobrenatural ou sobre-humano.
Passo Um: Conceito. Demorei para ter uma ideia para essa personagem. Apesar de haverem algumas pessoas com “cuecas por fora da calça” nesse universo, os novas costumam ser apenas pessoas comuns que adquiriram superpoderes. Diferente de outros cenários, entretanto, neste mundo essas pessoas foram elevados a nível de celebridades. Daí pensei nisso como fio condutor. E é engraçado ver que esse livro foi lançado apenas três anos antes do boom das redes sociais (o orkut é de 2002, se não me engano) então os exemplos de NPCs celebridades são apresentadores de programas de auditórios ou jornalistas famosos. Hehehe. Mas se eu me ativer aos verdadeiros anos 2008, talvez minha personagem seja uma influencer. Mas será que ela era uma influencer antes de sua erupção? Hummmm…
Lembrei do livro Feios (que inclusive virou filme da Netflix que eu ainda não vi, talvez até o fim do ano eu consiga ver rs) que no quarto livro da série a personagem Aya Fuse vive em uma sociedade totalmente baseada em quanto destaque você tem nas redes sociais e ela é obcecada em ser famosa. Essa é a base bem similar a essa personagem que quero criar. Imagino que ela também fosse obcecada em ser famosa e se torna famosa depois da sua erupção e terá de lidar com as delícias e agruras da fama. O nome dela é Jiyeon Kang, mas ela usa o nick Ai, amor em japonês, Girl. Ela é uma adolescente que no boom do orkut e do youtube (ou das redes sociais que teriam ganhado destaque com o aparecimento dos poderes dos novas e dos desenvolvimentos científicos que vieram a partir desses poderes). Acho que a definição desse conceito seria It Girl.
Agora escolho um Nature e uma Allegiance para ela. Essa versão do sistema não tem um Demmeanor. Eu adoraria que a Nature dela fosse Rebel, mas acho que isso pode surgir mais pra frente. Nesse momento ela dá muita importância a própria imagem e à chamar atenção, então sua Nature certamente é Gallant.
Já como Allegiance, imagino que ela tenha sido cooptada pelo Project Nova que é a principal organização de pesquisa e divulgação dos novas.
Passo Dois: Atributos. O básico do sistema storytelling. Como humana, acho que mental seria o primário em vez de social, que seria o secundário. Nesse caso, físico se torna terciário.
Mental: Perception 3, Intelligence 3, Wits 4.
Social: Appearance 2, Manipulation 3, Charisma 3.
Físico: Strength 2, Dexterity 2, Stamina 2.
Passo Três: Abilities. Agora eu tenho 23 pontos para distribuir. As habilidades não são divididas em categorias nessa versão do sistema e cada uma delas é ligada diretamente a um atributo.
Vou só saí distribuindo o que eu acho que faz sentido para ela: Athletics 1, Drive 1, Stealth 1, Awareness 2, Investigation 2, Academics 2, Computer 3, Intrusion 1, Linguistics 1, Science 2, Rapport 2, Style 1, Subterfuge 1, Etiquette 1, Perform 2. Prontinho!
Passo Quatro: Backgrounds. Tenho agora sete pontos para distribuir em Backkgrounds. E aqui vem uma crítica a essa divisão em fases já que muitos destes só fazem sentido pegar DEPOIS da minha erupção. Bom, eu sei que eu quero Influence e Resources então vou focar nesses agora e, com certeza, gastar uns freebie points aqui depois. Vou colocar Influence 4 e Resources 3 e seguir em frente.
Passo Cinco: Toques Finais da Fase Um. Willpower começa em 3 e Quantum em 1. Agora eu tenho 15 freebie points para gastar. Começo gastando sete pra já aumentar Quantum para 2 e vou aumentar Influence para 5 e Resources para 4 por um ponto cada. O que me deixa com 6 pontos. Eu quero pegar Cipher 3 por conta de algumas ideias que já tenho para a fase 2. Ai Girl é famosa e influente. Já Jiyeon Kang é uma incógnita que poucas pessoas sabem quem é. Isso poderia ser importante se eu fosse jogar com essa personagem. Dois pontos vão para aumentar Computer para 4 e o último ponto eu pego o Background Node para aumentar a capacidade de usar seus poderes. Prontinho.
Fase Dois: Nova. Agora vamos criar a parte super da personagem.
Passo Um: Origem. Essa é basicamente a história de como meus poderes irromperam. Acho que Malu (apelido para seus amigos) foi a um show de alguma artista pop nova (no sentido de alguém com superpoderes, não uma novidade rs) e subiu em algum lugar que não devia para gravar o show de um ângulo exclusivo para seu canal e conseguir muitos seguidores. Obviamente ela caiu de onde estava e o medo da morte fez ela irromper. Seu corpo se transformou, ela liberou uma explosão de luz e travou todas as telas do show e dos celulares das pessoas ao seu redor. Talvez logo depois ela foi cooptada pelo Projeto Nova, afinal uma cibercinética desgarrada pode ser muito perigosa.
Passo Dois: Pontos Nova. Agora eu tenho 30 pontos de nova para comprar poderes e outras coisitas. Em primeiro lugar eu quero Mega-Stamina (foi assim que ela sobreviveu a queda) e Mega-Aparência.. Também quero pegar alguns níveis de Cibercinese e Elemental Anima para controlar luz, só que são dois poderes nível 3, que são caros e me exigem ter Quantum 4, que vai me custar dez dos meus pontos nova e me deixar só com 20 pra pegar o que eu realmente quero.
Mega-Stamina e Mega-Aparência me custam 3 pontos cada para um total de 6. Eu também posso pegar um Enhancement de graça em cada um. Para Mega-Stamina eu pego Resiliency, que dobra a minha resistência à dano (que já é alta mesmo com nível 1)) e para Mega-Aparência eu quero… Appearence Alteration, porque imagino Ai mudando cor do cabelo, traços do rosto, tamanho e formato da boca, esse tipo de coisa o tempo todo. Quase como ter um filtro de instagram na vida real.
Bom, eu ainda tenho 14 pontos. Eu gasto dez para pegar um em cada um dos poderes que eu quero. Como ambos são poderes de nível 3, eu posso pegar uma técnica de cada um que meu personagem domina, não é que eu não possa fazer as outras, apenas é mais difícil. Para Elemental Anima eu quero Shaping e para Cyberkinesis eu quero Control. Então é boa em controlar máquinas e moldar luz.
E o que eu faço com meus últimos quatro pontos? Eu poderia pegar mais um nível em um dos meus poderes por três pontos em vez de cinco se eu pegar um nível de Taint. Isso daria à Ai uma Aberração Menor. Mas eu quero isso? Eu sei que invariavelmente ela vai ter alguma dessas coisas…
Não! Vou deixar Ai pura por enquanto. Vou usar um dos meus pontos para pegar Bioluminescence, um poder de nível 1 para ela poder produzir a própria luz, e os últimos três pontos vou pegar Mega-Strength 1. Quando a merda bater no ventilador eu não quero que Ai esteja totalmente indefesa. Eu também pego o enhancement Quantum Leap que permite a ela dar “supersaltos”.
Passo Três: Toques Finais. Bom, agora eu anotaria se ela tem algum Taint e Aberration. Quando ela tiver (porque o jogo meio que prevê que isso é algo que vai acontecer em algum momento) eu imagino ela com umas distorções de luz ao seu redor tipo os filtros do instagram, só que no mundo real, mas por hora ela está de boa. Eu vejo se tem alguma modificação nas perícias (não tem), em Iniciativa Movimento (também não) e anoto o Soak dela que é dois tanto para bashing quanto lethal damage.
Último comentário, demorei pra me decidir quanto ao nome dessa personagem. Tanto que mudei algumas vezes lá na lista do projeto. Por fim, decidi torná-la uma americana de descendência coreana já que está tão na moda e o Projeto Utopia veria nisso um prato cheio para suas relações-públicas. Até Ai descobrir que o projeto pode não ser tão bonzinho quanto aparenta.
Primeiro personagem de 2025! Feliz ano novo!
___________________________________________________
Jiyeon Kang/ Ai Girl
Nature: Gallant
Allegiance: Project Utopia
Attributes:
Mental: Perception 3, Intelligence 3, Wits 4.
Social: Appearance 2, Manipulation 3, Charisma 3.
Phisycal: Strength 2, Dexterity 2, Stamina 2.
Abilities: Athletics 1, Drive 1, Stealth 1, Awareness 2, Investigation 2, Academics 2, Computer 4, Intrusion 1, Linguistics 1, Science 2, Rapport 2, Style 1, Subterfuge 1, Etiquette 1, Perform 2.
Backgrounds: Cipher 3, Influence 5, Node 1 e Resources 4.
Quantum 4
Quantum Pool 28
Willpower 3
Mega-Attributes:
Mega-Strength 1 (Quantum Leap)
Mega-Stamina 1 (Resiliency)
Mega-Appearence 1 ( Appearence Alteration)
Powers: Bioluminescense 1, Cyberkinesis 1 [Control], Elemental Anima (Light) 1 [Shaping]
Primeiro personagem de 2025! Feliz ano novo!
___________________________________________________
Jiyeon Kang/ Ai Girl
Nature: Gallant
Allegiance: Project Utopia
Attributes:
Mental: Perception 3, Intelligence 3, Wits 4.
Social: Appearance 2, Manipulation 3, Charisma 3.
Phisycal: Strength 2, Dexterity 2, Stamina 2.
Abilities: Athletics 1, Drive 1, Stealth 1, Awareness 2, Investigation 2, Academics 2, Computer 4, Intrusion 1, Linguistics 1, Science 2, Rapport 2, Style 1, Subterfuge 1, Etiquette 1, Perform 2.
Backgrounds: Cipher 3, Influence 5, Node 1 e Resources 4.
Quantum 4
Quantum Pool 28
Willpower 3
Mega-Attributes:
Mega-Strength 1 (Quantum Leap)
Mega-Stamina 1 (Resiliency)
Mega-Appearence 1 ( Appearence Alteration)
Powers: Bioluminescense 1, Cyberkinesis 1 [Control], Elemental Anima (Light) 1 [Shaping]
terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Leituras 2024 - Final!
48 lidos
Lendo:
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 72%
02 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 35%
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 23% [09]
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
46 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele
47 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh
48 - A Stitch in Time (RPG) - Mina McJanda
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
04 - Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 72%
02 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 35%
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 23% [09]
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
46 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele
47 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh
48 - A Stitch in Time (RPG) - Mina McJanda
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
04 - Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
Leituras 2024 - Semana 52
Leituras 2024 - Semana 52
48 lidos
Lendo:
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 71%
02 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 35%
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 23% [09]
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidosmais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
46 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele
47 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh
48 - A Stitch in Time (RPG) - Mina McJanda
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
04 - Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
48 lidos
Lendo:
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 71%
02 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 35%
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços - 23% [09]
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidosmais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
46 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele
47 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh
48 - A Stitch in Time (RPG) - Mina McJanda
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
04 - Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Mil Faces de Um RPGista - The Wretched - O Engenheiro
Jogo: The Wretched
Sistema: Wretched & Alone
Autoria: Chris Bissette
Editora: Sealed Library
Experiência: Li o livro enquanto fazia esse post.
Livros usados: o básico que pode ser encontrado em sealedlibrary.itch.io/wretched-alone-srd
Reorganizei minhas postagens porque percebi que esse será o último personagem postado de 2024 e eu quero continuar a tradição iniciada na virada do ano passado de terminar o ano com o último personagem da milha lista de “em breve” e começar o ano com o primeiro dessa lista.
The Wretched é um RPG solo, ou um “journaling game”, algo como um jogo de diário. Algumas pessoas questionam onde está o role-playing nesse tipo de jogo. Pode-se dizer que seja exatamente na hora de escrever o diário como seu personagem. No caso de The Wretched, especificamente, você joga como o último sobrevivente de um cargueiro espacial que foi atacado por uma criatura ALIENígena. Você conseguiu colocar a criatura para fora, para o espaço, mas tem certeza que ela está ainda lá fora. Agora você está sozinho tentando conserta o sistema de propulsão da nave ou a antena de comunicação para pedir socorro… que pode chegar tarde demais.
É um jogo pesado e agonizante.
Ele usa um d6 (que eu achei completamente desnecessário), um baralho de cartas e uma torre de blocos estilo jenga. A cada “rodada”, você vai rolar um dado e sacar um número de cartas igual ao valor sorteado no dado. Cada carta representa um problema para seu personagem resolver. Algumas cartas pedem que você puxe uma peça da torre para representar a tensão e a agonia que o personagem está vivendo e depois você anota no seu diário de bordo como seu personagem resolveu (ou não) cada um dos problemas que surgiram naquele dia. E daí começa um novo dia e uma nova rodada. Com o detalhe de que se a torre cair, a nave explode e você morre.
Como muitos jogos desse tipo, não há uma criação de personagem, então como fiz com o Global Dragon Egg Conservation vou fazer um pequeno gameplay desse jogo para vocês terem uma ideia de como funciona.
Dia 01
Cada dia é dividido em duas fases. Na fase um eu sorteio as complicações e tarefas do dia. Primeiro eu rolo um dado para ver quantas cartas/tarefas eu tenho no dia (e esse é um dos motivos pelo qual acho esse dado inútil). Eu rolo 1! Só uma carta para começar, ótimo. Sete de Espadas. Olho no livro para ver o que isso significa… A criatua de alguma forma sussurra para você através dos comunicadores da nave. Eu preciso puxar uma peça da torre. Peraí… Ok, feito. Eu descarto a carta e agora vamos para a fase 2 que é o diário.
Aqui é o Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, número de série 592951-D. *respira fundo* Diário especial. Dia um. Eu ainda não acredito em tudo que aconteceu nas últimas… horas, dias? Eu não sei. Foi tudo tão rápido e repentino que eu perdi a noção do tempo. Uma criatura alienígena invadiu a nave e atacou todos os tripulantes. Eu sou o último sobrevivente. Consegui colocá-la para fora da nave, mas de alguma forma eu sei que ela ainda está lá fora. Tentando achar uma nova brecha para entrar e terminar o serviço.
*Sobressalta* Vocês ouviram isso? Nos comunicadores? Uma voz metálica… dizendo que virá atrás de mim? Depois eu checo essa gravação para ver se não estou ficando louco…
Bom, o mais importante é tentar consertar a antena de comunicação para pedir ajuda e os motores pra sair daqui. Mas agora sou apenas eu e a criatura fez um senho estrago. Eu espero poder entregar essa mensagem pessoalmente para alguém, mas se o pior me acontecer…
Dia 02
Eu rolo 1 novamente. Parece que a sorte está do meu lado. Vamos ver até quando. A carta do dia é Três de Ouros. Eu passo horas consertando a janela do convés de observação por onde a criatura tentou entrar depois que a coloquei pra fora. Eu puxo uma peça na torre e anoto...
Diário Especial de Sobrevivência, Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, número de série 592951-D, Dia Dois! Ainda fazendo os reparos por onde a criatura passou. O convés de observação foi bem danificado. Ela tentou entrar por aqui depois que expulsei. Eu fico pensando o que a fez desistir. Está silencioso. O espaço é um silêncio constante e infinito. Ainda mais quando se está sozinho. Eu sei que ela está lá fora. Reforço a janela com algumas placas de alumínio transparente. Não quero usar todas para não ficar sem peças sobressalentes tão cedo.
Dia 03
Rolo um 6! Minha sorte não podia durar pra sempre, não é? Vamos tirar seis cartas:
01) Rainha de Paus: Limpar os corpos do local onde pretendo me esconder se a criatura entrar de novo. Tenho de puxar uma peça da torre.
02) As de Espadas. Encontro uma maneira de distrair a criatura.
03) Quatro de Paus. É um convite para refletir onde eu me escondi enquanto a criatura dizimava a tripulação.
04) A tranca das portas para a ponte travam e eu gasto tempo passando e consertando elas. Puxe uma peça da torre.
05) Dois de Espadas. Eu penso em desistir de tudo. Puxe uma peça da torre.
06) Valete de Copas. Eu gasto o dia fazendo manutenções básicas nos motores tentando pensar no que fazer a seguir. Puxe uma peça da torre.
Ao todo eu preciso puxar quatro peças da torre agora. Na verdade eu tinha de tirar uma de cada vez antes de revelar a próxima carta. Mas abri todas aqui só pra manter o exemplo.
Consegui tirar as quatro peças, apesar de a torre ter bambeado bastante na segunda e na terceira. Vamos agora tentar incorporar todas as cartas em um relato.
Diário Especial de Sobrevivência, Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, número de série 592951-D, Dia … Três?! Ao mesmo tempo parece tão pouco tempo e uma eternidade desde que as pessoas que eu amava e convivia por anos morreram de forma tão brutal. Eu me peguei conversando com o corpo flutuante de Sara no refeitório essa manhã e decidi que era hora de tirar os corpos daqui. Não sei se conseguirei dar a eles um enterro descente. Um pensamento passar rápido pela minha mente. De que em breve eu ficarei sem provisões… e antes que isso siga um raciocínio por onde eu não me atrevo a seguir eu jogo os corpos do refeitório no espaço. As portas da ponte ficam dando problema e eu passo boa parte da tarde consertando-as. Manhã, tarde, dias… o tempo vai perdendo o sentido em meio a essa solidão no vazio estelar. Minha mente fica flutuando, pensando em como tive sorte de me trancar perto do reator quando a criatura atacou e se mereço tamanha sorte. O que eu tenho de especial para estar vivo enquanto Sara e os outros agora flutuam na imensidão do espaço? Eu me peguei pensando que talvez lá seja o meu lugar, lá fora, junto com eles, para que a criatura termine o que começou… Eu tento desviar meus pensamentos fazendo pequenos consertos nos motores e isso me dá uma ideia. Talvez eu precise de algo para distrair a criatura quando ela voltar a entrar, preciso pensar em algo para isso.
Suplemento: Percebo que em minha última colocação eu disse “quando” e não “se” a criatura entrar. É como me sinto. Eu não posso vê-la, mas sei que está lá fora, procurando uma brecha. Talvez ela tivesse aproveitado quando lancei os corpos hoje. Talvez foi por isso que os joguei. Por achar que eu mereço esse fim.
Dia 04
Tirei um 2! Talvez minha sorte tenha voltado. Vamos as cartas.
01) Rainha de Espadas – Como eu imagino que a criatura chama a si mesma? Puxe uma peça da torre.
02) Valete de Ouros – Eu perco energia por toda a nave, consigo consertar sacrificando parte da energia de backup que eu não vou poder recuperar. Puxe uma peça da torre e não a coloque no topo. Retire-a do jogo.
Deixa eu tirar as peças…
Ufa! Pensei que dessa vez ia cair. Foi por bem pouco.
Vamos ao relato:
Cof! Cof! Aqui é Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, Cof! Cof! Diário Especial de Sobrevivência, Dia Quatro ou Cinco porque já passou da meia-noite. Hoje eu fui acordado por uma série de alertas por toda a nave. Parece que tudo resolveu dar problema ao mesmo tempo. Estou a mais de vinte horas acordado.O corpo todo dói. E eu nem lembro a última vez que comi ou bebi alguma coisa… e estou cansado demais para fazer isso agora.
…
Será que alguém vai ouvir essa merda um dia? Ou será que eu e meus amigos vamos apenas cair no esquecimento? Uma estatística nos acidentes espaciais… merda! Estou cansado de chorar nessa merda!
…
Pouco antes dos alertas me acordarem… eu estava sonhando com a criatura. Ela me disse seu nome. Sharapanel! Também me disse que era um anjo que veio limpar o universo. Talvez isso seja o que somos. Um bando de sujeira.
…
Último registro da nave cargueira Wretched, perdida a duzentos anos no espaço interestelar entre Tau Ceti e Sol.
Bom, gente, a torre caiu. Precisei de um espacinho na mesa onde ela estava para jantar, fui movê-la devagarinho e como ela já estava instável, caiu. Eu também já estava pensando se esse post já não estava ficando grande demais, pra falar a verdade. Mas espero que tenham gostado. Tenho outros dois jogos desse sistema para postar aqui e acredito que serão posts da mesma forma. Fora isso, espero que tenhamos um 2025 melhor que o destino do nosso sobrevivente engenheiro.
Sistema: Wretched & Alone
Autoria: Chris Bissette
Editora: Sealed Library
Experiência: Li o livro enquanto fazia esse post.
Livros usados: o básico que pode ser encontrado em sealedlibrary.itch.io/wretched-alone-srd
Reorganizei minhas postagens porque percebi que esse será o último personagem postado de 2024 e eu quero continuar a tradição iniciada na virada do ano passado de terminar o ano com o último personagem da milha lista de “em breve” e começar o ano com o primeiro dessa lista.
The Wretched é um RPG solo, ou um “journaling game”, algo como um jogo de diário. Algumas pessoas questionam onde está o role-playing nesse tipo de jogo. Pode-se dizer que seja exatamente na hora de escrever o diário como seu personagem. No caso de The Wretched, especificamente, você joga como o último sobrevivente de um cargueiro espacial que foi atacado por uma criatura ALIENígena. Você conseguiu colocar a criatura para fora, para o espaço, mas tem certeza que ela está ainda lá fora. Agora você está sozinho tentando conserta o sistema de propulsão da nave ou a antena de comunicação para pedir socorro… que pode chegar tarde demais.
É um jogo pesado e agonizante.
Ele usa um d6 (que eu achei completamente desnecessário), um baralho de cartas e uma torre de blocos estilo jenga. A cada “rodada”, você vai rolar um dado e sacar um número de cartas igual ao valor sorteado no dado. Cada carta representa um problema para seu personagem resolver. Algumas cartas pedem que você puxe uma peça da torre para representar a tensão e a agonia que o personagem está vivendo e depois você anota no seu diário de bordo como seu personagem resolveu (ou não) cada um dos problemas que surgiram naquele dia. E daí começa um novo dia e uma nova rodada. Com o detalhe de que se a torre cair, a nave explode e você morre.
Como muitos jogos desse tipo, não há uma criação de personagem, então como fiz com o Global Dragon Egg Conservation vou fazer um pequeno gameplay desse jogo para vocês terem uma ideia de como funciona.
Dia 01
Cada dia é dividido em duas fases. Na fase um eu sorteio as complicações e tarefas do dia. Primeiro eu rolo um dado para ver quantas cartas/tarefas eu tenho no dia (e esse é um dos motivos pelo qual acho esse dado inútil). Eu rolo 1! Só uma carta para começar, ótimo. Sete de Espadas. Olho no livro para ver o que isso significa… A criatua de alguma forma sussurra para você através dos comunicadores da nave. Eu preciso puxar uma peça da torre. Peraí… Ok, feito. Eu descarto a carta e agora vamos para a fase 2 que é o diário.
Aqui é o Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, número de série 592951-D. *respira fundo* Diário especial. Dia um. Eu ainda não acredito em tudo que aconteceu nas últimas… horas, dias? Eu não sei. Foi tudo tão rápido e repentino que eu perdi a noção do tempo. Uma criatura alienígena invadiu a nave e atacou todos os tripulantes. Eu sou o último sobrevivente. Consegui colocá-la para fora da nave, mas de alguma forma eu sei que ela ainda está lá fora. Tentando achar uma nova brecha para entrar e terminar o serviço.
*Sobressalta* Vocês ouviram isso? Nos comunicadores? Uma voz metálica… dizendo que virá atrás de mim? Depois eu checo essa gravação para ver se não estou ficando louco…
Bom, o mais importante é tentar consertar a antena de comunicação para pedir ajuda e os motores pra sair daqui. Mas agora sou apenas eu e a criatura fez um senho estrago. Eu espero poder entregar essa mensagem pessoalmente para alguém, mas se o pior me acontecer…
Dia 02
Eu rolo 1 novamente. Parece que a sorte está do meu lado. Vamos ver até quando. A carta do dia é Três de Ouros. Eu passo horas consertando a janela do convés de observação por onde a criatura tentou entrar depois que a coloquei pra fora. Eu puxo uma peça na torre e anoto...
Diário Especial de Sobrevivência, Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, número de série 592951-D, Dia Dois! Ainda fazendo os reparos por onde a criatura passou. O convés de observação foi bem danificado. Ela tentou entrar por aqui depois que expulsei. Eu fico pensando o que a fez desistir. Está silencioso. O espaço é um silêncio constante e infinito. Ainda mais quando se está sozinho. Eu sei que ela está lá fora. Reforço a janela com algumas placas de alumínio transparente. Não quero usar todas para não ficar sem peças sobressalentes tão cedo.
Dia 03
Rolo um 6! Minha sorte não podia durar pra sempre, não é? Vamos tirar seis cartas:
01) Rainha de Paus: Limpar os corpos do local onde pretendo me esconder se a criatura entrar de novo. Tenho de puxar uma peça da torre.
02) As de Espadas. Encontro uma maneira de distrair a criatura.
03) Quatro de Paus. É um convite para refletir onde eu me escondi enquanto a criatura dizimava a tripulação.
04) A tranca das portas para a ponte travam e eu gasto tempo passando e consertando elas. Puxe uma peça da torre.
05) Dois de Espadas. Eu penso em desistir de tudo. Puxe uma peça da torre.
06) Valete de Copas. Eu gasto o dia fazendo manutenções básicas nos motores tentando pensar no que fazer a seguir. Puxe uma peça da torre.
Ao todo eu preciso puxar quatro peças da torre agora. Na verdade eu tinha de tirar uma de cada vez antes de revelar a próxima carta. Mas abri todas aqui só pra manter o exemplo.
Consegui tirar as quatro peças, apesar de a torre ter bambeado bastante na segunda e na terceira. Vamos agora tentar incorporar todas as cartas em um relato.
Diário Especial de Sobrevivência, Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, número de série 592951-D, Dia … Três?! Ao mesmo tempo parece tão pouco tempo e uma eternidade desde que as pessoas que eu amava e convivia por anos morreram de forma tão brutal. Eu me peguei conversando com o corpo flutuante de Sara no refeitório essa manhã e decidi que era hora de tirar os corpos daqui. Não sei se conseguirei dar a eles um enterro descente. Um pensamento passar rápido pela minha mente. De que em breve eu ficarei sem provisões… e antes que isso siga um raciocínio por onde eu não me atrevo a seguir eu jogo os corpos do refeitório no espaço. As portas da ponte ficam dando problema e eu passo boa parte da tarde consertando-as. Manhã, tarde, dias… o tempo vai perdendo o sentido em meio a essa solidão no vazio estelar. Minha mente fica flutuando, pensando em como tive sorte de me trancar perto do reator quando a criatura atacou e se mereço tamanha sorte. O que eu tenho de especial para estar vivo enquanto Sara e os outros agora flutuam na imensidão do espaço? Eu me peguei pensando que talvez lá seja o meu lugar, lá fora, junto com eles, para que a criatura termine o que começou… Eu tento desviar meus pensamentos fazendo pequenos consertos nos motores e isso me dá uma ideia. Talvez eu precise de algo para distrair a criatura quando ela voltar a entrar, preciso pensar em algo para isso.
Suplemento: Percebo que em minha última colocação eu disse “quando” e não “se” a criatura entrar. É como me sinto. Eu não posso vê-la, mas sei que está lá fora, procurando uma brecha. Talvez ela tivesse aproveitado quando lancei os corpos hoje. Talvez foi por isso que os joguei. Por achar que eu mereço esse fim.
Dia 04
Tirei um 2! Talvez minha sorte tenha voltado. Vamos as cartas.
01) Rainha de Espadas – Como eu imagino que a criatura chama a si mesma? Puxe uma peça da torre.
02) Valete de Ouros – Eu perco energia por toda a nave, consigo consertar sacrificando parte da energia de backup que eu não vou poder recuperar. Puxe uma peça da torre e não a coloque no topo. Retire-a do jogo.
Deixa eu tirar as peças…
Ufa! Pensei que dessa vez ia cair. Foi por bem pouco.
Vamos ao relato:
Cof! Cof! Aqui é Engenheiro Chefe do Cargueiro espacial Wretched, Cof! Cof! Diário Especial de Sobrevivência, Dia Quatro ou Cinco porque já passou da meia-noite. Hoje eu fui acordado por uma série de alertas por toda a nave. Parece que tudo resolveu dar problema ao mesmo tempo. Estou a mais de vinte horas acordado.O corpo todo dói. E eu nem lembro a última vez que comi ou bebi alguma coisa… e estou cansado demais para fazer isso agora.
…
Será que alguém vai ouvir essa merda um dia? Ou será que eu e meus amigos vamos apenas cair no esquecimento? Uma estatística nos acidentes espaciais… merda! Estou cansado de chorar nessa merda!
…
Pouco antes dos alertas me acordarem… eu estava sonhando com a criatura. Ela me disse seu nome. Sharapanel! Também me disse que era um anjo que veio limpar o universo. Talvez isso seja o que somos. Um bando de sujeira.
…
Último registro da nave cargueira Wretched, perdida a duzentos anos no espaço interestelar entre Tau Ceti e Sol.
Bom, gente, a torre caiu. Precisei de um espacinho na mesa onde ela estava para jantar, fui movê-la devagarinho e como ela já estava instável, caiu. Eu também já estava pensando se esse post já não estava ficando grande demais, pra falar a verdade. Mas espero que tenham gostado. Tenho outros dois jogos desse sistema para postar aqui e acredito que serão posts da mesma forma. Fora isso, espero que tenhamos um 2025 melhor que o destino do nosso sobrevivente engenheiro.
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Leituras 2024 - Semana 50
Leituras 2024 - Semana 50
45 lidos
Lendo:
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 53%
02 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele - 77%
03 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh 73%
04 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 26%
05 - A Stitch in Time (RPG) - Mina McJanda - 17%
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
- Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
- Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Mil Faces de um RPGista - Way of the Phoenix - Isawa Shido
Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Phoenix.
E cá estamos terminando o último dos Grandes Clãs de Rokugan e o sétimo livro da série “Way of the Clans”, dessa vez vamos fazer um samurai do Phoenix. O clã da magia. O único que não é comandado por um descendente dos Kami, mas pelo Conselho dos Cinco Mestres Elementais. Na primeira guerra contra as Shadowlands, os Kami souberam sobre um homem que comandava os elementos, seu nome era Isawa. Ele se recusou a se unir a eles contra as forças das trevas ao se negar se curvar a eles. Em resposta, Shiba descidiu que ele se curvaria a Isawa e aqueles que carregassem seu nome seriam os guardiões dos Isawa. Dessa forma, cada shugenja da família Isawa costuma ter um yojimbo da família Shiba.
Então, vamos fazer um samurai do clã phoenix.
Passo Um: Conceito. Então, antes de começar, vamos rolar na boa e velha Tabela de Herança e ver o que sai. Primeiro 8, Mixed Blessings. Depois tirei um 9, meu ancestral teria se tornado um Magistrado Imperial o que o fez ser mau visto pelo clã (não entendi muito bem o porquê). Isso me dá a desvantagem Bad Reputation e a vantagem True Friend. Hummm… eu vou mexer nisso um pouquinho porque já tenho uma ideia de persoangem.
Minha ideia é fazer um Ishiken, um shugenja do Vazio. Todos os que tem esse dom ou são da família Isawa ou são “convidados” a jurar lealdade aos Isawa. Então vou considerar que meu personagem para a surpresa de todos era um simples filho de camponês. Desde muito pequeno ele passou a ter visões e a falar com “amigos imaginários”, até que ele tocou no Vazio. Um mestre Ishiken pode sentir o garoto e o convidou a se tornar um Isawa e estudar com ele como dominar o seu dom. O nome que ele escolheu em seu gempukku foi Isawa Shido, porque ele se vê como uma mera semente de algo por vir.
Passo Dois: Clã, Família, Escola. Phoenix, claro. Família Isawa que dá a ele mais um em Awarenes e Escola Isawa de Ishiken que lhe dá +1 em Void e as perícias: Lore (Void Magic) 1, Meditation 2, Shintao 1, Tea Ceremony e mais 2 outras skills quaisquer. Minha Honra começa 2,5.
Eu também ganho algumas magias, mas vou deixar pra ver isso depois.
Passo Três: Distribua os Pontos. Vamos distribuir meus 25 pontinhos. Eu vou gastar oito para aumentar Reflexos e Ar para 3. Tenho de pegar a vantagem Ishiken-do para poder ser Ishiken que me custa outros cinco pontos. Com isso sobraram só 12 pontos. Acho que vou gastá-los para aumentar o Void para 4. Vamos ver algumas desvantagens para ter mais uns pontinhos. No livro do Phoenix não tem nenhuma que me interesse. No básico tem Gullible que eu acho que encaixa. Ele é um “menino do campo”, então vejo ele um tanto ingênuo nos caminhos do mundo. Soft-Hearted também. Isso me dá um total de 5 pontos. Também vou reduzir a Honra dele para 1,5 e ganhar mais 2 pontos. Não é que ele seja desonrado, apenas ingênuo e pragmático.
Antes de distribuir esses 7 pontos, vou escolher minhas duas perícias extras. Acho que vou de Herbalism e Athletics para representar um pouco sua vida no campo. A única vantagem que me interessa nos dois livros é Bland, mas não vejo esse personagem como alguém que seria facilmente ignorado, pelo contrário. Então, vou colocar um ponto em cada perícia que ele já tem, menos Tea Ceremony e vou reverter a redução de Honra voltando ela para 2,5.
Passo Quatro: Magias. Eu começo com Sense Void, Drawing the Void, Sense, Commune e Summon, mais duas magias de um segundo elemento e uma de um terceiro. Acho que magias de Ar façam mais sentido para ele. Pego Nature’s Touch (para falar com animais) e Wind’s Distractions (que causa penalidades por espíritos do ar travessos atrapalhando o alvo). Para o terceiro elemento acho que Água ou Terra fazem mais sentido do que Fogo. Vamos ver se tem alguma magia que tem mais a ver. Acho que The Path of the Inner Peace encaixa aqui como uma magia de cura. Tinha esquecido que nessa edição as magias não são divididas em níveis, apenas em elementos e a dificuldade dos testes para fazer as magias.
Passo Cinco: Equipamento. Eu apenas pego o Outfit do Phoenix Shugenja do livro básico e é isso.
Isawa Shido está pronto para mergulhar nas intrigas de Rokugan com um olho no Vazio que está no meio de todas as coisas.
_________________________________________________________
Isawa Shido
Clan Phoenix
Isawa School of Ishiken
Earth 2
Stamina 2
Willpower2
Fire 2
Agility 2
Intelligence 2
Air 3
Reflexes 3
Awareness 3
Water 2
Strength 2
Perception 2
Void 4
Advantages: none
Disadvantages: Gullible, Soft-Hearted
Skills: Athletics 2, Herbalism 2, Lore (Void Magic) 2, Meditation 3, Shintao 2, Tea Ceremony 1.
Spells: Sense Void, Drawing the Void, Sense, Commune e Summon, Nature’s Touch, Wind’s Distractions, The Path of the Inner Peace
Honor 2,5
Glory 1,0
Insight 142
Então, vamos fazer um samurai do clã phoenix.
Passo Um: Conceito. Então, antes de começar, vamos rolar na boa e velha Tabela de Herança e ver o que sai. Primeiro 8, Mixed Blessings. Depois tirei um 9, meu ancestral teria se tornado um Magistrado Imperial o que o fez ser mau visto pelo clã (não entendi muito bem o porquê). Isso me dá a desvantagem Bad Reputation e a vantagem True Friend. Hummm… eu vou mexer nisso um pouquinho porque já tenho uma ideia de persoangem.
Minha ideia é fazer um Ishiken, um shugenja do Vazio. Todos os que tem esse dom ou são da família Isawa ou são “convidados” a jurar lealdade aos Isawa. Então vou considerar que meu personagem para a surpresa de todos era um simples filho de camponês. Desde muito pequeno ele passou a ter visões e a falar com “amigos imaginários”, até que ele tocou no Vazio. Um mestre Ishiken pode sentir o garoto e o convidou a se tornar um Isawa e estudar com ele como dominar o seu dom. O nome que ele escolheu em seu gempukku foi Isawa Shido, porque ele se vê como uma mera semente de algo por vir.
Passo Dois: Clã, Família, Escola. Phoenix, claro. Família Isawa que dá a ele mais um em Awarenes e Escola Isawa de Ishiken que lhe dá +1 em Void e as perícias: Lore (Void Magic) 1, Meditation 2, Shintao 1, Tea Ceremony e mais 2 outras skills quaisquer. Minha Honra começa 2,5.
Eu também ganho algumas magias, mas vou deixar pra ver isso depois.
Passo Três: Distribua os Pontos. Vamos distribuir meus 25 pontinhos. Eu vou gastar oito para aumentar Reflexos e Ar para 3. Tenho de pegar a vantagem Ishiken-do para poder ser Ishiken que me custa outros cinco pontos. Com isso sobraram só 12 pontos. Acho que vou gastá-los para aumentar o Void para 4. Vamos ver algumas desvantagens para ter mais uns pontinhos. No livro do Phoenix não tem nenhuma que me interesse. No básico tem Gullible que eu acho que encaixa. Ele é um “menino do campo”, então vejo ele um tanto ingênuo nos caminhos do mundo. Soft-Hearted também. Isso me dá um total de 5 pontos. Também vou reduzir a Honra dele para 1,5 e ganhar mais 2 pontos. Não é que ele seja desonrado, apenas ingênuo e pragmático.
Antes de distribuir esses 7 pontos, vou escolher minhas duas perícias extras. Acho que vou de Herbalism e Athletics para representar um pouco sua vida no campo. A única vantagem que me interessa nos dois livros é Bland, mas não vejo esse personagem como alguém que seria facilmente ignorado, pelo contrário. Então, vou colocar um ponto em cada perícia que ele já tem, menos Tea Ceremony e vou reverter a redução de Honra voltando ela para 2,5.
Passo Quatro: Magias. Eu começo com Sense Void, Drawing the Void, Sense, Commune e Summon, mais duas magias de um segundo elemento e uma de um terceiro. Acho que magias de Ar façam mais sentido para ele. Pego Nature’s Touch (para falar com animais) e Wind’s Distractions (que causa penalidades por espíritos do ar travessos atrapalhando o alvo). Para o terceiro elemento acho que Água ou Terra fazem mais sentido do que Fogo. Vamos ver se tem alguma magia que tem mais a ver. Acho que The Path of the Inner Peace encaixa aqui como uma magia de cura. Tinha esquecido que nessa edição as magias não são divididas em níveis, apenas em elementos e a dificuldade dos testes para fazer as magias.
Passo Cinco: Equipamento. Eu apenas pego o Outfit do Phoenix Shugenja do livro básico e é isso.
Isawa Shido está pronto para mergulhar nas intrigas de Rokugan com um olho no Vazio que está no meio de todas as coisas.
_________________________________________________________
Isawa Shido
Clan Phoenix
Isawa School of Ishiken
Earth 2
Stamina 2
Willpower2
Fire 2
Agility 2
Intelligence 2
Air 3
Reflexes 3
Awareness 3
Water 2
Strength 2
Perception 2
Void 4
Advantages: none
Disadvantages: Gullible, Soft-Hearted
Skills: Athletics 2, Herbalism 2, Lore (Void Magic) 2, Meditation 3, Shintao 2, Tea Ceremony 1.
Spells: Sense Void, Drawing the Void, Sense, Commune e Summon, Nature’s Touch, Wind’s Distractions, The Path of the Inner Peace
Honor 2,5
Glory 1,0
Insight 142
segunda-feira, 16 de dezembro de 2024
Leituras 2024 - Semana 49
Leituras 2024 - Semana 49
45 lidos
Lendo:
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 48%
02 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele - 74%
03 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh 60%
04 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 20%
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
- Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
01 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman - 48%
02 - Bubblegumshoe (RPG) - Emily Care Boss, Keneth Hite e Lisa Steele - 74%
03 - Monsters and Other Childish Things (RPG) - Benjamin Baugh 60%
04 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 20%
Contos, Poesias & Artigos*
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 02% (19)
- Relatos Não Mono: Histórias Reais de Pessoas que Vivem o Amor Além da Monogamia - 19% (08)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.
Lidos:
01 - Solaria Playtest (RPG) - Luiza "Luluzinha" Ferreira & Marjo "Ozymandias" Lima
02 - The Final Rose (RPG) - Tyler Conlee
03 - The Creation - Wretched & Alone (RPG) - Jason Miscia
04 - Changeling: The Lost 2ed - Rose Bailey, Meghan Fitzgerald, Olivia Hill (orgs.)
05 - A Gestalt-Terapia no Tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA. Uma Intervenção Possível - Juliana Antonio Cardoso
06 - Trapped And Mastered - Kimmy Vere
07 - A Lâmina da Alma - Tigana 01 - Guy Graviel Key
08 - Shibari: Guia para Iniciantes - Rigger Otto Marx
09 - Quilombos da Lua (RPG) - Luíz Eduardo Ricon & Flávio Andrade
10 - Brindlewood Bay (RPG) - Dad Overboard - ???
11 - Caltrop Kaiju (RPG) - Yvris Burke
12 - In an Instant - Caltro (RPG) - Elijah Raine
13 - Brindlewood Bay (RPG) - All Hallow's Scream - ???
14 - A Voz da Vingança - Tigana 02 - Guy Graviel Key
15 - Lugares Imperdíveis Para Conhecer Pessoas e Lançar Feitiços - Isa Prospero
16 - The Nature of Predators - SpacePaladin15
17 - Os Princípios da Improvisão: 40 Jogos para Aprender a Improvisar - Claudio Amado
18 - A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling
19 - Alguém que te Faz Sorrir - Bianca da Silva
20 - Bomba no Riocentro - O Fim de uma Farsa - Belisa Ribeiro
21 - Laranja Mecânica - Anthony Burgess
22 - Consensual Spanking - Jules Markham
23 - ToPct v.1 RPG) - Diego Barreto
24 - Writing Archetypal Characters - The Hero's Journey and Beyond - K. M. Weiland
25 - Entre Flechas e Sapatos de Cristal - Kézia Garcia
26 - The Wretched (RPG) - Chris Bissette
27 - O Antes - Fafá Pandora
28 - The Strange (RPG) - Bruce R. Cordell & Monte Cook
29 - Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas
30 - Paranoia XP - Crash Priority (RPG) - Vários Autores
31 - Mummy: The Ressurection (RPG) - Andrew Bates & Kraig Blackwelder
32 - The Autistic Spectrum: Revised Edition - Lorna Wing
33 - Mausritter (RPG) - Isaac Williams
34 - A Biblioteca da Meia Noite - Matt Haig
35 - The Communist Manifest (relendo) - Friedrich Engels & Karl Marx
36 - Flabbergasted! (RPG) - Fleur Sciortino & Chelsea Sciortino
37 - Discworld: Adventures in Ankh-Morpok Quickstart (RPG) - Andrew Douthwaite
38 - Anima (RPG) - Mosaic Strict Spirit Magic -
39 - Magical Pets (RPG) - Andrea Rick
40 - Olhares Sobre a Formiga: Comunidade, escola e universidade em um encontro de saberes - Vários autores
41 - Changeling: The Lost Quickstart - Hearts on Trial (RPG) - Meghan Fitzgerald & Kira Magrann
42 - M20 - Truth Beyond Paradox - Vários Autores
43 - Almost Human (RPG) - Jareda A. Sorensen
44 - Dance 'Til Dawn Quickstart (RPG) - Barak Blackburn
45 - Magical Clean Uo Sercises (RPG) - W. H. Arthur
Abandonados:
01 - Filosofia para quem não é filósofo - Peter Gibson e Marcia Men - 06%
02 - Herdeiros dos Antigos (RPG) - Jorge Valpaços - 47% [132]
03 - O Anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrênia - Giles Deleuse & Félix Gattari - 18%
Assinar:
Postagens (Atom)