quarta-feira, 19 de abril de 2023

Mil Faces de um RPGista - Trinity - Stefani/Poker Face


Jogo: Trinity, ex- Æon.
Sistema: Revised Storyteller System.
Autoria: Andrew Bates (org.)
Editora: White-Wolf Publishing
Experiência: Li lá nos anos 90/2000 e depois nunca mais peguei. Vamos ver se consigo fazer um personagem sem precisar reler o livro inteiro.
Livros usados: Só o básico.

No final dos anos 1990, o Mundo das Trevas se encaminhava para o seu final, a White-Wolf então começou a buscar seu próximo grande RPG. Um foi Exalted que um dia vai aparecer aqui e outro foi a série Æon Trinity. Trinity, como ficou conhecido após uma briga judicial com a agora defunta MTV pelo nome Æon, trazia um universo de super-heróis no futuro, em 2120. Uma raça de aliens benevolentes (ou assim acreditávamos) entrega à humanidade uma tecnologia que permitiria evoluir alguns humanos para se tornarem psions, pessoas com habilidades psiônicas que poderiam afetar o campo sub-quântico.
Esse primeiro livro básico, como era típico da WW na época, seria acompanhado de outros dois: Aberrant, ambientado no início do século 21 envolvendo super-heróis que fatalmente se corromperiam, e Adventure, ambientado nos anos 1920 girando ao redor de heróis pulp e contava o início da Sociedade Æon que é uma organização que perpassa todo o cenário.
O cenário é bem rico e complexo e não vou conseguir contemplar tudo, mas basicamente temos algumas raças alienígenas, inclusive com embaixadas na Terra, temos exploração do sistema solar, temos toda uma reorganização dos blocos políticos e temos colônias extra-solares que se perderam depois que os teleportadores sumiram (como de praxe temos de ter um clã/tribo/tradição desaparecido e outro que se corrompeu, né?).
Vamos fazer uma psion.

Passo Um: Conceito. O primeiro passo, como quase sempre, é criar um conceito de personagem. O sistema traz a proposta de Origem para escrever isso. Porque não Conceito eu não faço ideia. Eu tinha uma ideia para uma personagem clarisentiente em uma campanha buscando recuperar o contato com as colônias extra-solares, mas acho que vou seguir por outro caminho e mergulhar um pouco nos conflitos políticos do século XXII, então vou escolher como Origem “Espião”.Depois temos Nature que funciona como em todos os livros do Velho Mundo das Trevas, mas sem Demeanor pra complicar as coisas. Acho que vou de Conniver, e com isso a ideia da minha personagem via se formando. Por fim eu escolho minha Aliança que pode ser com qualquer uma das ordens psi, apesar do livro não ser claro se eu posso pegar aliança com uma ordem e ter os poderes de outra. Como eu quero fazer uma biocinética pego Aliança com a Norça, uma organização dedicada a erradicar os aberrants ainda escondidos na sociedade e ligada ao governo ditatorial da América do Sul (pois é). Acho que o nome da minha personagem é Stefani e ela foi criada dentro da “agência” desde nova, sem contatos com família ou amigos. Seu codename é Poker Face. Sim, estou fazendo duas referências à Lady Gaga aqui, deal with it!

Passo Dois: Atributos. O bom e velho esquema de priorizar entre Físicos, Mentais e Sociais. Quero Físicos como primário, Sociais como secundário e Mentais como terciário. O que me dá, respectivamente, sete/cinco/três pontos para distribuir, lembrando que já começo com um em cada.
Físicos: Strength 3, Dexterity 4, Stamina 3.
Sociais: Charisma 2, Manipulation 4, Appearence 2.
Mentais: Perception 2, Intelligence 2, Wits 2.

Passo Três: Habilidades. Aqui a coisa é um tanto diferente de outros jogos Storyteller. Eu tenho dez pontos para distribuir em habilidades ligadas à minha Aliança, no meu caso Athletics, Brawl ou Martial Arts, Intrusion, Melee, Stealth e Savvy, e outros treze pontos que eu posso distribuir como quiser. Deixa eu ver aqui como vou fazer isso.
Então eu vou distribuir meus pontos assim:
Athletics 2, Martial Arts 2, Intrusion 2, Stealth 2, Subterfuge 2, Linguistics 1, Investigation 2, Awareness 2, Firearms 2, Melee 2, Rapport 1, Intimidation 1, Savvy 2.
Talvez eu não tenha entendido alguma coisa, mas não vi motivo para dividir os pontos dessa forma além de me forçar a pegar habilidades que eu já queria pegar no conceito do meu personagem de qualquer forma.

Passo Quatro: Vantagens. Eu tenho sete pontos de Backgrounds e três pontos para os meus Modes (meus poderes psíquicos.
Para os Backgrounds eu quero 3 em Cypher, que torna quase impossível alguém ter qualquer informação sobre mim, inclusive eu mesma, o que pode ser um gancho para uma história pessoal bem interessante. Além disso quero 2 em Contatos e 2 em Resources e é isso.
Para meus Modes, primeiro preciso escolher minha Aptitude, que eu já decidi que será Biokinese. Eu poderia ser da Norça e pegar a Aptitude de outra Order? Poderia… talvez. O livro diz que sim, mas é raro e não dá mais detalhes. Mas eu quis Biokinese desde o início. Isso já me dá a Técnica Básica de Biosense que me permite analisar outros seres vivos e biotecnologias.
Olhando os Modes, eu quero colocar um ponto em Adaptation que me dá Metabolic Efficiency e os outros dois pontos eu coloco em Transmogrify que me dá os poderes Gross Manipulation e Molding. Eu também quero o poder de nível três, mas vai ficar para os Bonus Points no final.

Parte Cinco: Toques Finais. Primeiro eu preciso anotar algumas características:
Willpower é cinco.
Psi é (Stamina+Wits+Charisma)/2, arredondado para cima. Isso dá...quatro.
Initiative é (Dexterity+Wits), ou seja seis.
Movement é wallk 5m, run Dex+12m que é igual à 16m e sprint [Dex x3]+20m = 32m.
(acho que em algum momento havia a ideia de transformar ou criar um jogo tático em cima da proposta desse universo).
Por fim, sobram os meus Bonus Points, os antigos Freebie Points do WoD, Eu gasto logo quatro para pegar o nível 3 de Transmogrify que vai me dar Transformation. Stefani pode ser qualquer pessoa agora. Gasto seis para aumentar Subterfuge, Intimidantion e Rapport em um nível cada. E acho que vou gastar os últimos cinco para aumentar meu Psi para 5 porque é o que eu uso pra ativar meus poderes.

Parte Seis: Fagulha de Vida. Vamos dar um pouco mais de vida a essa personagem. Stefani, apesar do nome é colombiana, em sua forma natural ela é uma mulher baixa, esguia, morena de cabelos negros. O governo identificou o potencial psi nela desde cedo então ela foi criada pela agência desde os sete ou oito anos? Ela não sabe quem são seus pais e de tanto ser outras pessoas ao longo dos anos ela nem sempre se identifica ao se olhar no espelho. Acho que seria interessante em minha campanha imaginária que ela fosse buscando a própria identidade como um contraponto do plot maior da campanha, talvez ela receba propostas da Orgotek ou do Ministry para ser uma agente dupla, ou talvez ela descubra que os terroristas aberrantes são apenas descendentes dos aberrants que não foram mandados para o espaço na segunda metade do século XXI e só querem viver vidas normais e tranquilas, mas não tem muito controle de seus poderes. Muitas possibilidades.
________________________________________________________

Stefani (Poker Face)
Origin: Spy
Nature: Conniver
Allegiance: Norça
Attributes and Abilities:
Físicos:
Strength 3
Dexterity 4 – Athletics 2, Firearms 2, Martial Arts 2, Melee 2, Stealth 2
Stamina 3

Sociais:
Appearence 2 – Intimidation 2
Manipulation 4 – Subterfuge 3
Charisma 2 – Savvy 2

Mentais:
Perception 2 – Awareness 2, Investigation 2
Intelligence 2 – Intrusion 2, Linguistics 1
Wits 2 – Rapport 2

Backgrounds: Cypher 3, Contacts 2, Resources 2.
Aptitude: Biokinesis
Basic Technique: Biosense
Modes: Adaptation 1, Transmogrify 3.

Willpower 5
Psi 5
Initiative 6
Movement: Walk 5m, Run 16m, Sprint 32m

Nenhum comentário: