quarta-feira, 26 de abril de 2023

Mil Faces de um RPGista - It Takes A Child To Raze A Village - Burt


Jogo: It Takes A Child To Raze A Village
Autoria: Matt Jones
Editora: Ursidice.
Experiência: Só li e quero mestrar um dia.
Livros usados: O único que existe, um folheto de duas páginas.

Esse vai ser rápido. Acho que vou gastar mais tempo falando do jogo do que montando o personagem. Rs
Fiquei sabendo desse jogo em um episódio do Caquitas Podcast. Aliás, super-recomendo para quem e fã de RPG. Logo encontrei o jogo de graça na Drivethru e li rapidinho, são apenas duas páginas. O jogo faz parte de uma iniciativa como Honey Heist de RPGs curtinhos que cabem em uma ou duas páginas e eu adorei a proposta.
Os jogadores são cultistas de um Lorde das Trevas tm qualquer (Belzebub, Tchutchullo, Bolsonaro, etc) em um vilarejo e finalmente conseguiram convocar o seu Dark Messiah, uma espécie de anticristo genérico também que irá realizar os três rituais que faltam para realizar a intenção maligna do seu culto. Os jogadores então devem conseguir os materiais para os tais rituais levantando o mínimo de suspeitas possível dos outros habitantes do lugar.
O problema é que o Dark Messiah é um moleque birrento, chato para cacete e cheio de demandas que não tem nada a ver com os rituais e pode atrair altas suspeitas para o seu culto (e agora imaginei um bebê com a cabeça do Carluxo falando como nos tweets cifrados dele e não sei se seria capaz de mestrar isso, mas seria divertido a beça).
Então vamos montar um cultista.

Passo Um: Conceito. O mais óbvio seria fazer um cultista clássico. Um estudioso, alguém mergulhado em livros, ou com um bando de lombadas de livros coladas na parede para parecer intelectual… mas todo culto também precisa do seu idiota útil. Afinal quem vai ficar na frente dos quartéis cantando hino pra pneu e pedindo intervenção alienígena?
Meu personagem se chama Burt, ele é o lenhador e marceneiro da vila. Ele entrou nessa porque está ficando velho, a mulher largou dele e levou os filhos para outro vilarejo, depois disso os amigos se afastaram o que fez ele pegar um ranço de tudo e de todos e agora ele só quer ver o mundo todo queimar. Pra isso ele tá disposto a carregar coisas pesadas e construir um altar bonito para o Dark Messiah (se isso deixar ele quieto).

Passo Dois: Distribua seus Approaches. O jogo trabalha com quatro approaches: BRASH & BRAZEN, DECEITFUL & COERCIVE, SUBTLE & UNSEEN, CRUEL & UNUSUAL e eu preciso distribuir números de um a quatro em cada um deles. De cara, o quatro vai para o primeiro. Os outros são mais complicados. Acho que Burt é um baita mentiroso que sorri para todo mundo enquanto nutre um ódio de tudo e de todos, então o três vai para deceitful. Acho que ele não tem nada de sutil então esse fica com o um, o que deixa o cruel com o dois.
E é isso! Está pronto o personagem.

Passo… Três? O Ritual. Só para não fechar assim, vou sortear o nome e os ingredientes para o próximo ritual que o culto busca realizar, assim como a próxima demanda do pentelho do Dark Messiah.
Tirei 2 e 3. Nós estamos buscando A Consagração Cthônica! Para isso precisamos de um bocado de vidro (talvez da igreja local?), um boneco preenchido de ferro e uma tintura feita de carne (humana?).

E é isso! Burt vai partir para o trabalho porque o moleque não para de gritar e bater o pé e os vizinhos já estão reclamando dos tremores.
____________________________________________________

Burt

BRASH & BRAZEN 4
DECEITFUL & COERCIVE 3
SUBTLE & UNSEEN 1
CRUEL & UNUSUAL 2

Cult Suspicion 20


Next Ritual:
The Consecration Cthonic.

Nenhum comentário: