quarta-feira, 12 de julho de 2023

Mil Faces de um RPGista - Monster Care Squad Preview - Dr. Giorgio Home


Jogo: Monster Care Squade (Preview Edition)
Sistema: Acho que era pra ser PbtA, mas não tenho certeza.
Autoria: Alvhild Sagadatter ou Gabriel Komisar, e talvez outros, mas não tenho certeza.
Editora: Sandy Pug Games
Experiência: Eu li esse preview quando esse jogo estava em financiamento coletivo no Kickstarter, mas decidi não apoiar e vocês vão ver o porquê.
Livros usados: Só o preview que eles distribuíram na campanha de financiamento coletivo.

Eu peguei esse preview de Monster Care Squad quando vi o projeto no Kickstarter. QUASE dei apoio antes de ler o arquivo. Agradeço aos deuses do RPG (Nimb, é você?) por não ter feito isso.
A proposta do jogo é muito interessante. O jogo se passa em um cenário de fantasia onde os jogadores são especialistas em busca de monstros (até aí parece padrão, né?) para curar esses monstros (eis o plot twist rs). Existe uma relação mais ou menos pacífica com os monstros e há uma certa consciência da importância da existência desses monstros com a existência da magia e do meio ambiente. Eu adorei essa proposta!
MAAAASSSS… eu achei o preview tão mal escrito e o sistema é tão confuso que me desanimou. Pelo que vi em alguns reviews não melhorou quase nada na versão final, então eu me safei de uma boa.

Vamos (ao menos tentar) fazer um especialista.

Passo Zero: Conceito. Novamente o livro não traz esse passo, mas eu gosto de ter uma ideia do personagem antes de começar. Em primeiro lugar quero um personagem que seja um líder, talvez um especialista em diagnóstico estilo Dr. House só que com toda a empatia que este personagem tem. Vou Clamá-lo de Dr. Home (porque nem toda casa é um lar). Acho que por enquanto é o suficiente para meu conceito.

Passo Um: Treinamentos e Antecedente. Eu agora escolho, ou melhor crio, os quatro treinamentos e um antecedente do meu personagem e vínculo com cada um dos atributos do jogo. Isso funciona um pouco como os Aspectos de Fate, só que definido com um conceito o mais simples possível. O jogo possui outros elementos de FATE e talvez poderia ter sido feito direto nesse sistema.
Os atributos do jogo são Force, Fine, Grit, Acuity e Allure.
Atendendo ao meu conceito eu defino que Acuity tem um Treinamento de Diagnóstico e Allure outro Treinamento de Liderança. Talvez seja melhor qual dos atributos que sobraram eu quero que fique com o Antecedente (Background). O Antecedente aqui representa o que meu Especialista faz fora do Monster Care Squad. Depois de olhar os exemplos escolho colocar em Grit, e minha opção é Músico. Quando não está em serviço Dr. Home recupera sua força espiritual e sua vontade de lutar mais um dia tocando seu alaúde (assim como House tocava sua guitarra. rs).
Sobraram Force e Fine. Ambas tem a ver com capacidade física e de movimento. Para Force acho que fico com Imobilização. Afinal as vezes é necessário conter um paciente para realizar um procedimento. Em Fine eu pensei em Cirurgia, mas tive uma ideia melhor e vou fica com Anestesia.
Nessa fase eu também atribuo um modificador para cada atributo. Eu tenho +1, +1, 0, 0 e -1 para distribuir. De cara Acuity e Allure ganham os dois +1. Acho que vou colocar o -1 em Force (ele sabe como fazer, mas evita ao máximo) o que deixa os dois zeros para Fine e Grit.

Passo Dois: Equipamento Assinatura. O jogo diz que eu tenho acesso a qualquer equipamento que eu precise, mas cada personagem tem um equipamento único que só ele tem. Eu posso gastar esse equipamento como um “ace”, que é uma parte da mecânica que eu realmente não entendi, para ter um bônus em um rolamento usando esse item. Vou considerar que Giorgio Home (criei um primeiro nome pra ele agora) tem um manuscrito da primeira pesquisa feita sobre o Ouro Falso, a tal doença que acomete os monstros e que ele pode usar para fechar um diagnóstico particularmente complicado.

Passo Três: Especialidades. Agora eu escolho duas especialidades que são tipo aspectos em que meu personagem sempre irá ter sucesso. Eles recomendam que você tome cuidado para não estragar a diversão dos outros e tente manter as coisas “ground-level” e dá uma lista de bons exemplos e maus exemplos para especialidades. Acho que eu vou escolher que Dr Home “Percebe detalhes importantes deixados de lado por todo mundo” (e imagino eu usando essa habilidade quando todos falharem em um teste para descobrir algo) e “Forma amizades com facilidade”.

E é isso. O resto do arquivo fala sobre o sistema que tem um quê de Frankenstein na minha humilde opinião. Ele usa conceitos do PbtA de Moves e usa o padrão 2d6+modificador, ao mesmo tempo ele traz relógios (como Blades in the Dark), alguns elementos que parecem Aspectos de Fate, a possibilidade de usar dados de outros tipos, além dos Moves me parecerem um tanto redundantes em alguns casos.

Gostei da proposta, entretanto. Talvez eu dê uma chance de testar o jogo em mesa, se conseguir um grupo. Ou até o adapte para outro sistema como The Ward ou Path of the Healer.
_____________________________________________________

Dr. Giorgio Home
Force -1
Immobilization

Fine 0
Surgery

Grit 0
Musician

Acuity +1
Diagnosis

Allure +1
Leadership

Signature Equipment: Original False Gold Research Manuscript.

Specialties:
Always notice details overlooked by everyone
Easy to make friends.


Nenhum comentário: