quarta-feira, 20 de março de 2024

Mil Faces de um RPGista - Predation - Zin Gonçalves


Jogo: Predation
Sistema: Cypher System
Autoria: Shanna Germain
Editora: Monte Cook Press
Experiência: Li a pouco tempo e pretendo colocar na mesa em breve.
Livros usados: O básico e talvez alguma coisa do livro básico do sistema Cypher.

Em algum ponto no meio do século XXII a humanidade descobriu a tecnologia da máquina do tempo, a partir daí surgiu um projeto ambicioso. Viajar para o período cretáceo e estabelecer uma base de estudos lá. As bases foram formadas e quando estavam estabelecidas com mais de centenas de engenheiros, agrônomos e cientistas das mais variadas especialidades. Então houve uma explosão e as máquinas do tempo pararam de funcionar, sem ninguém que pudesse consertá-las a partir do passado esse grupo ficou preso lá.
Isso foi a mais de oitenta anos.
Essa é a premissa do jogo Predation. Ambientado no cretáceo, os jogadores são a segunda ou terceira geração de descendentes dos pesquisadores originais. Para eles o futuro é quase como um lugar místico que tenta se comunicar ainda hoje através de pequenos bolsões no tempo, ou, pelo menos, é o que se acredita. Talvez os bolsões sejam uma consequência do que quer que tenha destruído as máquinas do tempo quase oitenta anos atrás.

E há um meteoro vindo para destruir os dinossauros… e a nós também.

Vamos criar um sobrevivente do período cretáceo então.

Passo Zero: Conceito. O sistema cypher usa o modelo Você um “tipo” “descritor” que faz um “focus”. Esses três elementos compõem o seu personagem. Então o conceito é quase o próprio personagem. Em primeiro lugar pensei em fazer um “Karn” que são os guerreiros desse cenário, mas como já fiz uma guerreira na minha outra personagem de Cypher quero fazer algo diferente. Estou entre um Pteryx que são os exploradores ou um Osteon que são tipo os diplomatas e contadores de histórias. Hummm… os Osteon tem uma coisa meio mística, meio tecnológica de tentar entrar em contato com as anomalias temporais. Aliás, essas anomalias são a forma de pegar cyphers nesse cenário. (não sabe o que são cyphers? Procura minha outra personagem nesse sistema ali na lista). Então estou imaginando um personagem meio xamã com penduricalhos místicos junto com chips de dados e tal. Acho que já é um bom ponto de partida.
Deixei esse post de lado por uns dias e a verdade é que não estou satisfeito com ele. Sempre gosto, quando uso um suplemento ou um cenário de usar o material deste o máximo possível em vez do material do livro básico do sistema. E sinto que o personagem que estava montando ia seguir por esse caminho. Por isso, vou refazer o conceito desse personagem.
Manterei o nome, Zin Gonçalves. Zin é neto de dois cientistas originais do projeto SATI, uma chinesa e um português (não que isso signifique alguma coisa para ele), mas sua inteligência nunca foi muito para uma área mais técnica. Enquanto seus avós e seus pais gostavam de pesquisar sobre os dinossauros e como realizar melhores combinações genéticas destes, Zin gostava dos dinossauros por serem dinossauros. Gostava de correr com eles, de caçar com eles, brincar com eles. Quando chegou aos dezesseis anos ele abandonou o complexo onde vivia para conhecer mais o mundo, Grevakc como os humanos o chamam, para além de gráficos de computador e hélices de dna em um microscópio. Agora sim, tenho algo com o quê trabalhar.

Passo Um: O Tipo. A primeira parte da montagem de personagem em Cypher é o Tipo. Algo como a “classe”. Em vez do Osteon que eu tinha pensado originalmente, Zin encaixa mais com Pteryx que é meio que equivalente em Predation ao Explorer do Cypher básico. Ou seja, uma espécie de “Pau-pra-toda obra” (ou Jack of all trades se preferir). Começo com Might 10, Speed 9 e Intelect 9 e mais seis pontos para distribuir. Acho que vou colocar três em Intelect, dois em Speed e o último ponto vai pra Might me deixando com 11, 11 e 12. Um personagem bem mediano.
Deixa eu rolar na tabela de backgrounds para ver se me dá mais alguma ideia. Tirei 13 que diz que meu amigo de infância, vamos dar um nome para ele… Carlos, foi abduzido uma noite e que eu ainda procuro por ele mesmo sabendo que ele possivelmente não está mais vivo. Dando uma olhada nas organizações desse mundo, acho que faz sentido Carlos ter sido sequestrado durante um ataque das Borboletas, um grupo que tenta destruir toda a tecnologia a fim de reduzir o efeito borboleta (daí o nome) que nossa presença no passado pode ter causado no futuro. Seria interessante se Carlos tivesse ido por livre escolha e se tornasse uma espécie de antagonista pessoal de Zin.
Eu agora escolho três habilidades de uma lista. A maioria das habilidades aqui são do Explorer, mas algumas são de outros Tipos, Focus ou Flavors. O que gera uma lista bem adaptada ao cenário.
Eu já começo com Discover Dinossaurs (o que é perfeito para Zin). Vou precisar olhar o Cypher básico para entender algumas habilidades. Eu gosto de Understanding (depois de observar uma criatura ou objeto eu gasto 1 Intellect e ganho um asset na minha próxima interação com ele), Danger Sense (que me dá vantagem em testes de Iniciativa) e estou na dúvida se pego alguma perícia ou uma habilidade de combate. Vou deixar as perícias para outras partes do personagem e pegar Overwatch, que basicamente me torna um sniper.

Passo Dois: Descritor. Beleza, eu sou um Pteryx. Um Pteryz o quê? Eu tenho meu substantivo, vamos para o adjetivo agora. Olho a lista que vem no Predation e os dois primeiros já me interessam. Daring e Empirical. Ao ler os dois, Daring tem mais a ver com meu Zin. Talvez Carlos ou um outro npc do passado de Zin poderia ser empirical? Não sei.
Daring me dá mais quatro pontos de Intellect o que joga para 16 (eu disse que ele era esperto). Eu ganho um asset toda vez que eu faço algo que eu nunca tentei antes e sou treinado em uma perícia entre scientific discovery, pathfinding e storytelling. Pela história que criei para Zin acho que Pathfinding é a melhor opção. Eu também tenho uma inabilidade com qualquer coisa que envolva leis ou seguir regras, talvez por isso ele tenha partido. Rs
Eu tenho quatro opções de links iniciais para a aventura. Vou rolar 1d4 e ver o que sai. Tirei 3: Um dos outros personagens jogadores me ouviu contando uma história fantástica, mas não ouviu o final. Ele me convidou para acompanhá-los a fim de ouvir o final da história. Gostei da ideia de Zin como um contador de histórias. Talvez tando de suas aventuras quanto as que ele ouviu dos avós sobre esse lugar mágico chamado “futuro”.

Passo Três: Focus. Agora vamos ao verbo. O que meu personagem faz. E eu sei exatamente o que eu quero. Walk With Dinossaurs.
Primeiro eu rolo outro 1d4 pra ver uma conexão com outro personagem jogador. Tirei 3 de novo. Escolho um PC que tem problemas em lidar com seu companheiro e pediu minha ajuda. Isso aí! Eu sou o encantador de dinos.
Eu ganho duas sugestões para quando tiro 19 ou 20 nos dados e duas habilidades novas Kinesic, que me permite ganhar assets para interagir com dinossauros depois de eu estudar a linguagem corporal deles; e Read the Signs que me torna treinado em Iniciativa e Acessar o Perigo quando tem dinossauros por perto porque eu me baseio nas reações deles para reagir também.

Passo Quatro: Companheiro. Como disse lá em cima, uma das partes legais de Predation é que você joga com dois personagens. O seu e o companheiro dinossauro de outro jogador. Vamos montar o companheiro de Zin pelo Cretáceo.
Pra começar vou rolar na tabela de Background do meu Companion. Basicamente como eu o conheci e como nos conectamos. Até tenho umas ideias, mas vamos ver o que a tabela me traz. Rolo 1d20 e tiro 6, “você gastou um longo tempo caçando o companheiro perfeito antes de finalmente encontrar seu companheiro perfeito. Os dois se tornaram inseparáveis desde então”. Vamos ver o que posso fazer com isso.
No habitat onde Zin vivia era comum caçar e capturar dinossauros para pesquisa e análise e ele tentou participar desde antes de ter a idade necessária para isso. Seus avós chegaram a conclusão que era melhor levar o moleque em vez dele ir sozinho escondido. Em uma dessas viagens encontraram um ninho cuja mãe foi morta por outro animal, no momento que mostraram para Zin o ninho, um dos ovos rachou e a criatura que saiu dali olhou para Zin e formou o link inicial imediatamente.
Agora eu preciso escolher o tipo do meu companion. Estou na dúvida entre pegar Raptor ou Pterosaurs, ambos são focados em ser rápidos o que bate com o estilo do Zin. Mas acho que vou pegar Ptesoraurus, pra ser mais específico, um Arqueoptérix, um dos primeiros pássaros voadores da pré-história. Seu nome é Archie (foi o que Zin conseguiu entender quando disseram o nome Arqueoptérix quando ele era criança rs). Ele não tem habilidades agora, mas quando eu subir de Tier pretendo pegar Temporal Hunter que faz ele ser capaz de “farejar” rupturas temporais onde se conseguem cyphers.
E por fim, escolho a Disposição do meu Companion. Sua personalidade. Isso também dá um benefício para meu personagem quando trabalho em conjunto com meu companion além de servir como dica para meu colega de grupo imaginário interpretá-lo. Curious é perfeito. Imagino esse “passarinho” xeretando tudo enquanto Zin vai atrás para saber o que Archie encontrou. Rs
Isso dá a Zin um asset em todos os testes de Percepção quando procuramos algo juntos.

Passo Quinto: Equipamento. Equipamento em Predation é engraçado. Você tem ao mesmo tempo coisas primitivas feitas de osso, couro de dinossauro e etc junto com materiais e máquinas futuristas muito mais avançadas do que imaginamos hoje.
Eu começo com minhas roupas, uma arma a minha escolha, dois itens expensives, dois moderately priced, e até quatro inexpensive intens.
Minha arma vai ser um rifle. Como disse, ele está mais para sniper do que combatente corpo-a-corpo.
De itens moderados eu quero a bolsa do aventureira (corda, rações, martelo, roupas quentes, botas e tochas) e um uniforme SETI que ele guarda em sua bolsa.
Meus itens expensives eu quero uma armadura de wetwave (feita por aranhas geneticamente alteradas) que me dá 2 de Armor e o segundo vou pegar um labkit. Zin continua um pesquisador, só mais diretamente envolvido no campo de estudos. rs
Por fim, meus itens inexpensive são lanterna, cantil, filtro portátil, pé de cabra e mais um pouco de cordas.

E é isso! Zin está pronto para explorar o continente de Grevack e descobrir tudo o que puder sobre os dinossauros… isso enquanto o meteoro não vem, é claro.
____________________________________________________
Zin Gonçalves
Daring Pteryx Who Walks With Dinossaurs

Might 11
Speed 11
Intellect 16

Might Edge 1
Speed Edge 0
Intellect Edge 0

Cypher Use: 2

Armor: 2

Skills:
Pathfinding
Inability: Follow rules and law
Assets: Everytime i try something new.
Special Abilities: Discover Dinossaurs, Understanding, Overwatch, Kinesic, Read the Signs

Companion: Archie
Pterosaurus
Curious
Level
2
Health 8
Combat: 2 damage in diving attack
Armor: 0
Trained: Flying, Gliding and Diving.

Nenhum comentário: