quarta-feira, 7 de maio de 2025
Mil Faces de um RPGista - Dream Askew - Hope
Jogo: Dream Askew – Playing Through the Queer Apocalypse
Sistema: Belongings Outside Belongings, também conhecido como No Dice, No Masters
Autoria: Joe Mcdaldno
Editora: Buried Without Ceremony
Experiência: Nenhuma. Só li, mas gostaria muito de um dia colocar na mesa.
Livros usados: Só o básico mesmo.
Dream Askew é um daqueles jogos com um cenário muito específico. Nele, os jogadores são uma comunidade de lésbicas cis e trans sobrevivendo a um apocalipse. O jogo tem um conceito muito interessante “O Apocalipse sempre começa pelas margens”.
O jogo usa um sistema que apareceu pela primeira vez em um outro jogo chamado Dream Apart, que também fala de comunidades marginalizadas. Esse sistema é uma variante do PbtA que, como diz a alcunha pela qual ficou apelidado de No Dice, No Master, ou seja, é um sistema não-aleatório e sem mestre.
A lógica do sistema funciona com uma economia de tokens e cada playbook tem uma lista de moves divididos Hard Moves, que gastam tokens, Soft Moves, que permitem você recuperar tokens, e Regular Moves que são basicamente ações que se espera o seu personagem fazer com certa frequência.
Bom, vamos fazer uma sobrevivente do apocalipse.
Passo Um: Escolha um Playbook. Como muitos PbtAs, começamos escolhendo um playbook que já me ajuda a criar o concento dessa personagem. As opções são Iris (alguém marcada pelo apocalipse), Maestro (alguém que consegue itens e materiais em meio as ruínas), Stitcher (alguém que “costura” as outras), Tiger (a porradeira do grupo), Torch (alguém que recebeu uma revelação religiosa/mística) e Arrival (uma viajante recém chegada à comunidade). Eu quero fazer uma Torch. Minha ideia é que minha personagem é uma mulher trans que desenvolveu habilidades psiônicas após o apocalipse e se tornou uma espécie de guia espiritual dessa comunidade. Com seus poderes ela fortalece os laços entre suas irmãs e as protege dos perigos do apocalipse.
Passo Dois: Escolha Nome, Aparência e Estilo. Olho para a lista de nomes e o primeiro é perfeito demais para não usar. Hope! Porque é isso que ela é. Alguém que tenta dar esperança para as pessoas ao seu redor.
Quanto a aparência acho que eu quero faraway eyes (ela parece sempre estar olhando para o horizonte), gentle face e androgynous.
Para o estilo eu fico tentado de pegar “fetish wear”, mas não acho que combina com ela. Então vamos de coarse natural fibers e striking colours. Um estilo bem hippie.
Passo Três: Rituais. Os rituais que ela conduz são: Street Wards e Augury. Cabe dizer que apenas os nomes dos rituais são oferecidos pelo jogo. O que eles realmente fazem e como cabem a mim descrever durante a história.
Passo Quatro: Seguidores e Ameaça. Bom, agora eu decido como eu vejo meus seguidores e acho que “a family I provide for” encaixa bem.
A seguir eu decido uma ameça rondando que só eu realmente entendo. Dentre as opções eu quero “We’re replicating the oppressions of our old society”.
Passo Cinco: Escolha uma Situação. Por fim, eu escolho uma das situações com as quais nosso grupo tem de lutar para também jogar com ela. Como o jogo é “No Masters”, cada jogador também controla um de nossos antagonistas que são representados por situações apocalípticas. Das opções eu não posso pegar The Psychic Maelstron, porque como uma Torch essa é a situação que mais me afeta e que minha personagem será a mais importante para lidar com ela.
Dentre as opções eu escolho ser The Society Intact, ou aqueles que se agarram a velha ordem das coisas, talvez negando que o mundo mudou e que tentam viver a vida com os mesmos valores e padrões do velho mundo. Acho que pode ser bem interessante de interpretar isso.
E é isso!
Hope está pronta para encarar o apocalipse ao lado de suas irmãs e o que restou da Sociedade Intacta estão prontos para mostrar a esse bando de desviadas que o mundo continua o mesmo.
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Hope
The Torch
Look: gentle face and androgynous.
Style: coarse natural fibers and striking colours
Rituals: Street Wards and Augury
My Followers are: a family I provide for
A Threat Only I Understand: We’re replicating the oppressions of our old society
I Also Play the Intact Society
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