sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Mil Faces de um RPGista - True20 - Vivien Vixen


Jogo: True20 – Adventure Roleplaying
Autoria: Steve Kenson
Editora: Green Ronin Publishing
Experiência: Nenhuma. Cheguei a ler a versão desse sistema para Blue Rose nos anos 2000.
Livros usados: Só o básico.

Em 2005, no auge do rebuliço que o lançamento da terceira edição de Dungeons & Dragons e da abertura do sistema mais famoso do mundo causou, a Green Ronin lançou uma versão “genérica” desse sistema chamada de True20. Pessoalmente acho essa versão do sistema mais simplificada e ágil que d20 Modern (talvez eu dê uma lida nesse só para fazer um comparativo). O sistema foi a base para a criação do AGE – Adventure Game Engine lançado pela mesma editora anos depois.

Vamos fazer uma aventureira.

Passo Zero: Conceito. Bom, primeiro precisaria saber em qual cenário meu personagem atuará. Como eu disse acima, o sistema tem uma proposta mais genérica então serviria para qualquer cenário. Eu poderia fazer uma personagem de fantasia e algumas opções do livro direcionam para esse lado, mas quero usá-lo para um personagem moderno. Que tal fazer algo meio Arquivo X? Com uma investigadora que possui um olhar sério sobre o sobrenatural e esquisito, mesmo acreditando nestes. Seria uma mistura de Fox e Scully em uma única personagem. Vou chamá-la de Vivian Vixen.

Passo Um: Habilidades Básicas. Como todo d20system temos aqui as clássicas Strength, Dexterity, Constitution, Intelligence, Wisdom e Charisma, mas finalmente nos vemos livres dos valores de 3 a 18 e vamos direto para os modificadores. Além disso temos seis pontos para distribuir e não precisar tirar esses números na sorte. Hallellujah!

Bom, sei que quero um bom nível de inteligência para Vixen então já vou aumentá-la para +3. Quero também um nível razoável de Wisdom e coloco +2 ali. Isso me deixa com só um pontinho, mas eu posso reduzir alguma coisa abaixo de zero para ganhar mais pontinhos. Farei isso? Deixa eu pensar…

Sim, vou reduzir a força para -1 e com esse ponto e o que sobrou vou aumentar dextreza e constituição para +1 cada. Vou deixar Carisma em zero, para representar o quanto ela é vista como uma pessoa “esquisita”. Rs

Passo Dois: Backgrounds. Os backgrounds são os antecedentes, mas no livro básico as únicas opções são raças de fantasia. Talvez eu esteja começando a me arrepender de ter feito uma personagem moderna para esse sistema. Mas vamos seguir em frente e pegar Human como meu background. Isso não me dá modificadores de habilidades básicas, mas me dá um bônus feat e uma bônus skill. Eu também posso escolher dois feats para serem meus favoritos, ou seja que estejam disponíveis para mim independente do meu role. Falando em role…

Passo Três: Role. Os Roles, ou papéis, são as boas e velhas classes. Aqui só temos três. Adept, Expert e Warrior. Ou quem faz magia, quem tem perícias e quem bate. Vixen é uma investigadora do oculto e do sobrenatural, mas não acho que ela faça magia… pelo menos não inicialmente. Então vou pegar o role de Expert para ela.

Eu ganho a habilidade central Expertise que me permite gastar um ponto de Conviction (depois vejo o que é isso) para ganhar temporariamente quatro ranks em qualquer skill. Legal.

Eu escolho um dos saves para ser meu principal e os outros dois serão “normais”. Acho Que Will cai melhor para ela.

Eu também começo com 8+Int (ou seja, 11) skills iniciais e ganho a mesma quantidade de pontos de skill por nível.

Por fim, eu tenho quatro feats iniciais das listas geral e de expert.

Ah! Eu também começo com uma Reputation +1.

Passo Quatro: Skills. Agora eu tenho direito de escolher onze skills e acho que vou escolher Computers, Diplomacy, Disable Device, Drive, Gather Information, Intimidate, Knowledge, Medicine, Notice, Sense Motive, Stealth, todas começam em 4 ranks.

Passo Cinco: Feats. Eu agora tenho direito a dois feats, um normal e um por ser humano. Eu olho a lista de feats de Expert e tem alguns bem interessantes. Acho que quero Hide in Plain Sight, para poder testar Stealth sem precisar de cobertura, e Well-Informed, para fazer um teste de Gather Information assim que encontro alguém.

Passo Seis: Equipamento. Não tenho muito saco para equipamento, mas vou considerar que ela tem um celular e uma pistola leve e pronto.

E é isso! Vivian está pronta para investigar a verdade que o mundo quer esconder.
_________________________________________________________-
Vivian Vixen
Human
Expert 1

Abilities: Str -1, Dex +1, Cons +1, Int +3, Wis +2, Cha 0

Fort 0, Ref 0, Will+2

Skills: Computers, Diplomacy, Disable Device, Drive, Gather Information, Intimidate, Knowledge, Medicine, Notice, Sense Motive, Stealth.

Feats: Hide in Plain Sight, Well-Informed

Equipment: Cell phone, light pistol.

Nenhum comentário: