quarta-feira, 8 de março de 2023

Mil Faces de um RPGista - 7thSea 2e - Ambroise Lecroix


Jogo: 7th Sea 2e
Autoria: John Wick, Mike Curry, Rob Justice, Mark Diaz Truman e Jesse Heinig.
Editora: A edição anterior pertencia a Alderac Entertainment Group que passou os direitos para o autor original John Wick e sua editora John Wick Presents. Atualmente o jogo pertence à Chaosium Inc. A versão brasileira é da Editora New Order.
Experiência: Mestrei e joguei a edição anterior, essa edição eu pretendo menstrar ainda em 2023 ao menos uma oneshot. Apesar de boa familiaridade com a ambientação (que teve umas poucas modificações bem legais entre as edições) o sistema é tão diferente que me faz sentir completamente não-familiar.
Livros usados: Só o básico.

Esse era um personagem que já estava engatilhado desde 2021. Mas com tudo o que aconteceu naquele ano eu fiquei travado na escrita e só agora estou me recuperando.
Eu já havia feito um personagem para a primeira edição desse jogo, mas a segunda edição trouxe um sistema BEEEMMM diferente. Apesar de manter o esquema de rolagem “atributo+perícia” ele agora é feito só uma vez no início da cena em vez de por ação e cada “raise” serve para realizar uma ação.
Bom, vamos fazer o personagem.

Passo Zero: Conceito. Como eu disse, já tinha uma ideia para esse personagem a um bom tempo. Como na primeira edição eu fiz uma espadachim, dessa vez quero fazer um feiticeiro. Aliás, gostei de como expandiram e ao mesmo tempo simplificaram o funcionamento das feitiçarias nessa edição. Minha ideia é que meu personagem, Ambroise, era um nobre menor em Montaigne. Ele é filho de um mercador, um pequeno burguês, que conseguiu um título de nobreza através de seus negócios. É raro um feiticeiro sem sangue nobre em Montaigne, mas Ambroise começou a exibir seus talentos até em uma tenra idade (o que pode indicar que seu pai não seja seu pai de sangue, algo que poderia ser explorado em uma campanha se eu fosse jogar com esse personagem).
Graças ao título de seu pai e à sua feitiçaria, Ambroise começou a frequentar a corte e se embebedar com o poder… e algumas taças de vinho a mais. Numa festa ele acabou dizendo o que não devia para quem não devia (vou deixar em aberto porque poderia se encaixar com algum gancho da minha campanha inexistente) e acabou sendo colocado para navegar em navio da frota de Montaigne. Já que miséria pouca é bobagem, seu navio foi atacado por piratas (os outros jogadores) que lhe deram uma escolha, servir a tripulação ou andar na prancha.
Acho que Ambroise já estaria com a tripulação a algum tempo, talvez meses, e, por mais que ele nunca vá admitir, está começando a gostar da vida no mar. E aqui eu termino o conceito inicial desse personagem.

Passo Um: Atributos. Assim como na primeira edição, 7th Sea tem cinco atributos. Brawn, Finesse, Resolve, Wits e Panache. Eu começo com 2 pontos em cada um e posso distribuir outros dois pontos como eu quiser. Acho que vou colocar um em Wits e outro em Panache. Ambroise tem um pensamento ligeiro e um savoir-a-faire para lidar com as pessoas. Quando está sóbrio, pelo menos.

Passo Dois: Nacionalidade. Já decidi que o personagem é de Montaigne, o que me dá mais um ponto que posso colocar em Finesse ou Panache. Apesar de querer colocar em Finesse, acho que Panache faz mais sentido.

Passo Três: Antecedentes. Agora eu escolho dois Antecedentes (Backgrounds) e recebo as vantagens, peculiaridades e perícias deles. O primeiro que pego é Sorcier Porté, que é o que me dá acesso à minha feitiçaria. O segundo eu fico na dúvida entre Courtier, representando o tempo que ele passou na corte, ou se pego algo relacionado ao seu tempo no mar.
Depois de ler melhor, cheguei a conclusão de pegar o Courtier, mesmo. Acho mais interessante que o personagem ainda seja um nobre menor que reclama de estar no mar.
Eu ganho duas peculiaridades.
Eu ganho um Hero Point quando eu mudo a onda de violência com charme e talento.
Eu ganho um Hero Point quando eu fecho uma Blessure (uma fenda no espaço) deixada aberta por um Vilão.

Passo Quatro: Perícias. Agora eu tenho dez pontos para distribuir nas Perícias, além dos pontos que os Antecedentes me deram. Então eu começo com Empathy 2, Hide 1, Perform 1, Ride 2, Scholarship 1, Tempt 2 e Weaponry 1. Deixa eu ver a lista completa para decidir como vou distribuir os meus dez pontos. Mais um em Empathy, Scholarship e Weaponry. Dois em Convince, Intimidate e Notice. O que me deixa com um último ponto que eu acho que vou colocar em Sailing para representar Ambroise começando a se acostumar com a vida no mar.

Passo Cinco: Vantagens. Eu começo com algumas vantagens dos meus Antecedentes e mais cinco pontos para comprar outras vantagens. Eu começo com An Honest Misundertsanding, Friend at Court, dois níveis de Sorcery e Time Sense. Deixa eu dar uma olhada na lista e ver quais se encaixam com meu personagem.
Eu gostei de Linguist (acho que isso vai torná-lo muito útil para os piratas que o capturaram) e Lyceum que afeta meus testes de Convince, Intimidate e Tempt, o que torna Ambroise um cara que tenta sempre resolver as coisas na conversa.
Por fim, posso escolher quatro marcas menores e uma marca maior para minha feitiçaria. Como marca menor penso na minha espada e em um relógio. São objetos que eu posso “puxar” pelos portais que eu crio. Como marca maior acho que fico só com o pai de Ambroise, Michele (sim, é um nome masculino em francês, se lê Mikele). Daí porque ele não usou essa marca para fugir? Talvez Ambroise tenha medo de caminha pelo espaço entre mundos (com certa razão).

Passo Seis: Arcana. Eu escolho uma Virtue e uma Hubris para meu personagem baseado nas cartas de Sorté (o tarô de Theah). Deixa eu ver com calma essa lista e depois volto aqui.
Olhei, olhei e decidi pegar Friendly, a Virtue da carta Road, que encaixa bem com a ideia que tenho de Ambroise como alguém que tenta escapar dos problemas no papo. Essa virtude dá a chance dele fazer isso.
E como Hubris eu quero Starcrossed da carta Lovers. Significa que Ambroise costuma se apaixonar tolamente. Talvez o que o colocou nessa situação foi exatamente isso.

Passo Sete: História. Essa é uma mecânica que eu achei bem legal. Basicamente eu crio uma história pessoal para meu personagem e os passos para realizá-la. O número de passos depende do número de pontos da recompensa que meu personagem vai ganhar no final dessa história. Pensei em pegar a história de Vendetta (“não chame de vingança, isso é para os tolos”), com Ambroise indo atrás do nobre de Montaigne que o colocou nessa situação. Mas acho que antes disso acho que ele precisa se assumir como um pirata e daí ter uma nova história de vingança inclusive junto com o resto da tripulação.
Dou uma olhada nas propostas de história e escolho Obligation. Acho que Ambroise sobreviveu convencendo o capitão do navio pirata (possivelmente um outro PC) a deixá-lo vivo em troca de seus serviços como diplomata e tradutor por um certo período de tempo.
Só preciso escolher qual a recompensa para montar os passos dessa aventura. Peraí.
Já sei, a recompensa vai ser a vantagem Camaraderie, representando Ambroise se tornando oficialmente um membro da tripulação. Vão ser dois passos já que a vantagem só custa dois pontos para Montaignes. Vou colocar no formatinho direito na ficha lá embaixo.

Passo Oito: Detalhes. Eu não tenho nenhuma Reputação inicial. Eu começaria com duas linguagens, mas como tenho a vantagem Linguista começo com o conhecimento de todas as línguas de Theah. Não sou membro de nenhuma Sociedade Secreta (nem pensei nisso) e começo com zero pontos de Wealth que pode representar a complicada situação de Ambroise.
E com isso, termino meu personagem. Só faltou fechar uns detalhes sobre a Feitiçaria que eu pensei que seria feito agora no final, mas vou voltar na ficha e fazer isso e você só vai saber disso porque leu até aqui.;-)
_______________________________________________

Ambroise Lecroix
Nation: Montaigne.
Reputation: None
Wealth: None.

Traits
Brawn 2
Finesse 2
Resolve 2
Wits 3
Panache 4

Backgrounds: Sorcier Porté & Courtier
Skills: Convince 2, Empathy 3, Hide 1, Intimidate 2, Notice 2, Perform 1, Ride 2, Sailing1, Scholarship 2, Tempt 2, Weaponry 2.

Advantages: An Honest Misundertsanding, Friend at Court, Linguist, Lyceum, Sorcery(x2), Time Sense.

Arcana: Friendly (Virtue) & Starcrossed (Hubris)

Story:
Life Debt
Ambroise makes a deal for his life with the pirate captain. He realizes he’s a pirate in his heart.
Ending: Ambroise choose to continue on the pirate ship.
Reward: Cameradie Advantage (Rank 2)
Steps:
1) Ambroise travels side by side with the pirate crew.
2) Ambroise gets the chance to leave the pirate ship behind, but decides to stay.


Nenhum comentário: