quarta-feira, 1 de março de 2023

Mil Faces de um RPGista - Mazes - Rita Blacksmith


Jogo: Mazes
Sistema: Polymorph
Autoria: Chris O”Neill
Editora: 9th Level Games
Experiência: Mestrei uma sessão dele, talvez volte a mestrar de novo um dia.
Livros usados: Mazes – Sorcery, um livreto específico para criação de personagens.

Em Mazes os jogadores são aventureiros invadindo dungeos… digo, mazes… enfrentando monstros, encontrando tesouros e descobrindo segredos de tempos antigos. Parece um outro jogo bem famoso? Não é coincidência. A diferença é que Mazes traz uma proposta mais narrativista, sem miniaturas, sem quadradinhos, sem listas incontáveis de magias, etc.

O sistema usado é Polymorph, o mesmo de outro RPG que já pintou por aqui, o Excellents. Na verdade este é uma versão anterior daquele. Nesse sistema cada jogador ao escolher um papel, escolhe um dado para utilizar e todos os rolamentos dele são usando aquele dado e o resultado é comparado com uma lista de números ligados a cada ação em vez de ser um número alto ou baixo. Por exemplo, quando um jogador usa o atributo Espadas para fazer um ataque, ele precisa tirar 4, 5, 6, ou 7. Daí é mais fácil conseguir um desses números com 1d4 ou com 1d8? Conseguiram entender?

A construção dos personagens nesse sistema usa uma série de perguntas. Vamos fazer uma aventureira.

Primeira Questão: Por que você quer entrar no Labirinto (Maze)? Olho para as opções. Eu tenho uma ideia para uma personagem, então vou escolher Porque eu estou sempre na vanguarda da ação. O que coloca o meu Role como Vanguard e o meu Roll (perceberam o trocadilho?) é d6.

Segunda Questão: Como você resolve os seus problemas? As opções aqui são com a Espada, com Habilidade ou com Feitiçaria. Para minha personagem (ainda não sei o nome dela), estou entre Espada e Habilidade.
Essa escolha não afeta nada mecanicamente. Mas descreve como a minha personagem atua. Então se eu escolhesse Feitiçaria, por exemplo, meus ataques normais seriam mágicos. O sistema não diferencia se eu acerto um ogro com um machado, com uma faca no olho ou com um jato de fogo.
Para minha personagem, eu escolho Habilidade. Estou vendo ela como uma Rogue. Peraí. Acabo de me dar conta que estou fazendo uma personagem muito parecida com a aquela que eu acabei de fazer para Four Colours of Al Fresco. Então deixa eu pensar um pouco se quero continuar nesse caminho.
Beleza, dei uma relida nas regras e já montei um novo conceito para essa personagem. Em vez de fazer outra “Tomb Robber” (inclusive é uma das opções para a próxima pergunta), quero fazer uma coisa mais steampunk. Então vou me manter com a escolha de Habilidade aqui.

Terceira Questão: Quem é você neste mundo? Agora eu escolho minha classe. Sim, também temos classes aqui, mas funciona de outra forma. Minha classe também me dá o meu primeiro Edge. O que é um Edge? Falo disso na próxima questão. Agora, olho para a lista de classes e escolho A Alquimista Maluca (The Mad Alchemist). Sinto que ela tem um gosto por fazer BUM! Rs Meu primeiro Edge é Poções (Item Mágico).

Quarta Questão: Que tipo de personagem você é? Agora escolho meu segundo Edge dentre duas opções dadas pela minha classe. Para The Mad Alchemist as opções são Lorewise (algo como focado em conhecimentos) e Naturewise (natureba?). Escolho Lorewise, descrevendo que minha personagem é uma estudiosa, uma acadêmica.

Quinta Questão: O que os outros veem em você? Por fim, escolho meu último Edge de uma outra lista de três opções também dadas pela minha classe. Minhas opções são Dexterous, Keen ou Learned. Learned pode se sobrepor à Lorewise então deixo de lado. Dexterous me atrai, mas acho que Keen, algo como “Afiado”, pode servir tanto para questões físicas quanto mentais. Então Keen é a minha escolha.

Antes de responder a minha última questão e fechar essa personagem, vou responder a pergunta que coloquei ali em cima: O que é um Edge? Edge são conceitos que quando podem ter alguma utilidade em um teste me permite que o jogador role dois dados e fique com o resultado que melhor me agrade.

Sexta Questão: Qual o seu nome e como você se parece? Para fechar, preciso de um nome e uma aparência para minha personagem. Junto com isso posso criar um conceito. Não sei o porquê, mas penso em Rita como um nome. Quero um sobrenome também. Silversmith eu acho que já usei em outro personagem. Então vou para Blacksmith, indicando que ela é de uma família de ferreiros e deu um salto para a alquimia.

Rita Blacksmith é uma mulher baixinha, de cabelos pretos curtos, ela caminha uma armadura de couro e uma bolsa nas costas cheia de poções e pequenos mecanismos que utiliza para explorar os labirintos.

_________________________________________________

Rita Blacksmith
Role: Vanguard
Roll: d6
Class: The Mad Alchemist

Edges:
Potions (Magic Items)
Lorewise
Keen


Nenhum comentário: