quarta-feira, 22 de março de 2023

Mil Faces de um RPGista - Vampire: The Dark Ages 2e - Irmão Enrico


Jogo: Vampire: The Dark Ages 2e
Autoria: Jennifer Hartshorn, Ethan Skemp, Mark Rein Hagen e Kevin Hassall.
Editora: White-Wolf Publishing originalmente, hoje está nas mãos da Onyx Path Publishing como a maior parte do Mundo das Trevas. Aqui no Brasil foi publicado pela Devir Livraria. Não sei se alguma editora brasileira ainda tem os direitos de publicação.
Experiência: Li esse livro nos anos 90, cheguei a fazer um personagem e cheguei a tentar abrir uma campanha, mas nunca saiu do plano das ideias. Precisei dar uma relida para montar esse personagem.
Livros usados: Só o básico.

Voltamos ao Mundo das Trevas! Mais especificamente ao Mudo das Trevas na Idade das Trevas. Começando em 1996 a White-Wolf começou a lançar uma nova linha por ano cuja proposta era colocar cada um de seus carro-chefes em um ponto diferente do tempo. Em 1996 tivemos Vampire: The Dark Ages, em 1997 veio Werewolf: The Wild West, em 1998 foi a vez de Mage: The Sorcerer’s Crusade e em 1999 tivemos Wraith: The Great War. Havia uma promessa implícita de um livro de Changeling, mas nunca saiu.
Dark Ages fez tanto sucesso que acabou virando uma linha própria com livros pra Werewolf, Mage e Changeling. Acho que eles já tinha desistido do Wraith nessa época. Ha ha. Desses eu ainda quero muito colocar minhas mãos em Mage e Changeling. Folheei nos anos 90, mas não tive a grana para comprar.
Mas, nesse momento, vamos fazer um vampiro medieval.

Passo Um: Conceito. Meu primeiro pensamento é fazer um cavaleiro. Quando quase joguei lembro que quis fazer um. Acho que do clã Salubri. Até pensei na ideia de um cavaleiro Ventrue acompanhando a quarta cruzada e participando da fundação de Portugal. Mas quero fazer algo diferente. Já fiz muitos cavaleiros e paladinos para esse projeto. Quero um vampiro que é um monge bizantino e manipula a política de sua região tanto entre os mortais quanto dos vampiros atuando nas sombras. Com esse conceito claro que estou falando de um Lasombra.
VtDA pode ser ambientado em qualquer lugar da Europa medieval. Foram lançados dois livros de cenário, se não me engano, um ambientando na Transilvânia (Drácula era um cruzado, sabiam?) e outro em Constantinopla. Se eu fosse mestrar isso eu ambientaria na Península Ibérica e nos conflitos entre cristãos e muçulmanos na região.
Ah! Dei uma pesquisada aqui e descobri que existe um livro chamado Iberia By Night ambientando VtDA na Península Ibérica. Se um dia eu resolver mestrar isso talvez eu leia ele.
Voltando ao meu personagem, acho que ele se apresentaria como Irmão Enrico. Atuaria em um templo perto de Granada (que seria um bom lugar para situar uma campanha), seu nome verdadeiro é grego, assim como sua origem. Ele já teria uns 30 à 50 desde o Abraço, apesar de ainda parecer pouco mais de vinte anos.
Para sua Natureza eu acho que quero Fanático. “Irmão Enrico” é um devoto, mas não de Cristo e sim de Cain e Lilith. E tenta subverter os monges pouco a pouco com sua retórica (e um pouquinho de Dominate, é claro). Para seu Comportamento quero Caregiver, que eu não sei qual é a tradução oficial. Engraçado que eu já peguei muito esse Arquétipo como Natureza dos meus personagens.

Passo Dois: Atributos. Agora que tenho uma ideia do personagem, vamos aos números. Eu priorizo Mental ou Social?
Acho que faz mais sentido Mental como primário, Social como secundário e Físico como Tercíário.
Nos mentais eu deixo Perception 2, Intelligence 4, Wits 4.
Nos sociais ficam Charisma 3, Manipulation 3, Appearance 2
Nos físicos acho que vou deixar tudo por igual com Strength 2, Dexterity 2, Stamina 2.

Passo Três: Habilidades. Agora preciso dar uma lida nas listas de habilidades que são diferentes para cada jogo do Mundo das Trevas. Já imagino que eu queira inverter o que fiz nos atributos, colocando Skills ou Talents como primário e Knowledges como terciário.
Lendo as listas de habilidades, vejo que quero colocar na ordem Talents, Skill e Knowledges mesmo.
Para Talents eu distribuo meus 13 pontos assim: Alertness 2, Athletics 2, Brawl 1, Dodge 2, Empathy 2, Larceny 2, Subterfuge 2.
Os 9 pontos em Skills ficam assim: Etiquette 1, Herbalism 2, Ride 1, Stealth 3, Survival 2,
E os 5 de Knowledge: Academics 1, Hearth Wisdom 2, Linguistics 1, Occult 1.

Passo Quatro: Vantagens. Agora vamos para a parte legal do personagem. Começando com as Disciplinas. Eu sei que eu quero Obtenebration 3, o que me deixa com só um ponto que vai para Dominate. Talvez eu gaste uns pontinhos “freebie” aqui.
Depois temos Backgrounds. Olho minha lista e escolho Herd 3 (os monges que eu corrompi) e Influence 2.
Por último temos as minhas virtudes, mas antes de distribuir meus 7 pontos deixa eu dar uma olhada na Estrada que eu vou escolher. Ao olhar na lista vejo que a melhor para Enrico é Estrada de Typhon, o que significa que eu tento explorar os pecados das pessoas e corrompê-las como eu entendo que os pecados são o caminho para o entendimento. Isso faz com que eu tenha as Virtudes de Convicção e Instinto, assim como Coragem.
Não acho que Enrico seja muito de Instinto, então vou colocar três pontos em Coragem, três em Convicção e só um em Instinto.

Passo Cinco: Toques Finais. Eu anoto minha Estrada (Typhon) e seu nível que é a soma de minha Convicção e Instinto que é 6 (lembrando que cada virtude, assim como cada atributo, já começa com um ponto em cada).
Minha Força de Vontade é 4 (igual minha Coragem).
Rolo um dado para determinar o meu “pool” de Sangue inicial e.. 10!
Por fim eu tenho 15 “freebie” points para distribuir como eu quiser.
Gasto sete pra aumentar meu Dominate para 2.
Gasto quatro para aumentar minha Influência para 3 e pegar Aliado 1, Contatos 1 e Retainer 1.
Os últimos quatro eu gasto em habilidades para aumentar Larceny para 3 e Stealth para 4.

E é isso! Irmão Enrico está pronto para “salvar” almas em meio aos períodos sombrios da Era das Trevas.
_______________________________________________________________

Irmão Enrico (Alkaios)
Nature: Fanatic
Demeanor: Caretaker
Clan: Lasombra
Generation: 12o

Attributes:
Strength 2, Dexterity 2, Stamina 2.
Charisma 3, Manipulation 3, Appearance 2
Perception 2, Intelligence 4, Wits 4.

Abilities:
Talents: Alertness 2, Athletics 2, Brawl 1, Dodge 2, Empathy 2, Larceny 3, Subterfuge 2.
Skills: Etiquette 1, Herbalism 2, Ride 1, Stealth 3, Survival 2,
Knowledges: Academics 1, Hearth Wisdom 2, Linguistics 1, Occult 1.

Virtues:
Conviction 4, Instinct 2, Courage 4

Disciplines: Dominate 2, Obtenebration 3.

Backgrounds: Allies 1, Contacts 1, Herd 3, Influence 3, Retainer 1.

Road of Typhon: 6
Willpower 4
Blood Pool 10

Nenhum comentário: