quarta-feira, 24 de maio de 2023

Mil Faces de um RPGista - Sheherazade Quickstart - Zaya


Jogo: Sheherazade – The One Thousand and One Nights RPG.
Autoria: Umberto Pignatelli.
Editora: Space Orange
Experiência: Só li esse quickstart. Acho difícil eu vir a colocar esse jogo na mesa.
Livros usados: Só esse quickstart.

De vez em quando eu fico catando quickstartes gartuitos pela internet. Esse é um deles.
Sheherazade é um rpg inspirado nas mil e uma noites. Para quem não conhece (spoiler alert) no livro (ou série de livros), o Califá havia desistido do amor após uma traição e todos os dias ele noivava uma jovem e a matava na manhã seguinte antes do casamento. Até que ele noiva com Sheherazade e esta oferece a ele uma história antes de se deitarem. Só que Sheherazade nunca concluía a história, deixando o Califá havido por mais noite após noite. Na história original quando chega a milésima primeira noite, Sheherazade diz não ter mais histórias e que o Califá a mate, este se arrepende de seus crimes e se casa com ela.
Neste mundo, não é assim que a história termina. Na manhã após a milésima noite, justo quando o Califá irá pedir perdão e se casar com Sheherazade esta mergulha em um sono profundo do qual ninguém pode acordá-la. Por isso, o Califá entra em depressão e o califado começa a cair em ruínas. A Lua, vendo isso convoca os sonhadores cujas histórias ela compartilhou com Sheherazade noite após noite para salvar a contadora de histórias e o califado.
A proposta é interessante, mas o sistema e a aventura pronta que vem no quickstart remetem a mais um cenário de fantasia quase que genérico. Então ainda não tive nenhuma vontade de mestrar esse jogo. Talvez um dia eu experimente e descubra estar errado. Até lá, vamos fazer uma persoangem.

Passo Um: Escolha um Nome e um Conceito. Ainda não tenho nenhuma ideia para essa personagem. Só sei que quero uma mulher por conta da equidade que tento construir aqui no blog, e seria irônico jogar com uma heroína no cenário de um dos livros mais machistas que eu já li na vida (sério, mais da metade das histórias falam de como mulheres são crias do demônio). Faço uma busca na internet por nomes árabes femininos e encontro um interessante. Zaya, significa “destino”, “sorte”, “flor que floresce”. Talvez eu consiga fazer alguma coisa com isso.
O livro tem uma tabela de exemplos de conceitos dos quais eu posso me inspirar, escolher ou sortear. Como estou ainda sem ideias, vamos rolar 2d6 e ver no que dá. Tirei 4 e 6, o que me dá as opções Fakir e Foreigner. Hummm… nenhum dos dois me provoca nada. Deixa eu rolar de novo e ver se sai algo melhor. As opções agora são Hakim (uma espécie de estudioso) e Maga. Acho que vou ficar com a primeira opção. Ao longo da história árabe houveram muitas mulheres acadêmicas, principalmente ligadas aos estudos da matemática e da teologia. Acho que Zaya pode ser uma dessas mulheres. Uma astróloga (lembrando que estamos falando de um mundo onde o estudo místico e científico dos astros andam de mãos dadas) que pode compreender os caminhos do destino nas estrelas. Gostei desse conceito. Ok, vamos em frente.

Passo Dois: Atributos. Existem sete atributos nesse jogo: Power [POW], Precision [PRE], Courage [COU], Caution [CAU], Passion [PAS], Reason [REA] e Resources [RES]. Eu tenho um ponto em cada um e mais doze pontos para distribuir. Com certeza eu quero que Zaya tenha uma Reason alta, então três pontos já vão para lá. Acho que faz sentido ela ser de uma classe mais abastada então um ponto vai para Resources. Isso me deixa com oito. Eu vou colocar pelo menos um em cada um, o que me deixa com três. Acho que faz sentido ela ter mais um em Courage, Caution e Passion. Pronto.

Passo Três: Gaste as Marcas. Aqui é onde eu gastaria os pontos que gastei acima. Porque isso está dividido em dois passos? Não sei! Pergunte ao autor. Rs

Passo Quatro: Calcule Atributos Secundários. Existem dois atributos secundários nesse jogo. Life e Energy. O primeiro sãos os pontos de vida e o segundo os pontos de magia. Life é igual ao número de corações marcados na ficha e Energy é igual ao número de estrelas. Aqui cabe uma explicação. Na ficha os atributos funcionam de forma parecida com o Mundo das Trevas, com cada ponto sendo uma bolinha ao lado do atributo, só que nem todos são bolinhas, alguns são corações ou estrelas a depender do atributo e do nível. É um sistema interessante. Olhando a ficha eu tenho Life 3 e Energy 4. Talvez eu não tenha feito as melhores escolhas na distribuição dos meus pontos, mas c’est la vie.

Passo Cinco: Escolha um Dom Único. Essa é a parte mais interessante do sistema. Como os escolhidos de Scheherazade os personagens não são pessoas comuns e cada uma delas têm um dom único, uma habilidade que as destaca dos demais. Existem alguns parâmetros a serem considerados na construção do seu Dom. Para Zaya acho que um dom único seria sua capacidade de ler as estrelas todas as noites isso indicar o caminho a seguir. Isso poderá ser usado pelo meu mestre de jogo imaginário para conduzir o grupo na direção da campanha.
Depois de ler as regras, vou considerar que Zaya tem o dom de conferir a outros jogadores uma ação extra um número de vezes igual ao seu nível Reason por sessão. Só que quando ela faz isso ela perde a própria ação. A ideia é que ela avise o aliado de algo que percebeu no momento e que se relaciona ao que ela viu nas estrelas na noite anterior. Acho que as limitações se equilibram com os benefícios e vamos em frente.

Passo Seis: Pontos de Lua. Eu começo com um ponto de Lua. Pontos de Lua são o recurso mais poderoso desse jogo, o interessante é que uma das formas de você ganhar é contar histórias quando o grupo se reunir para acampar no final de um dia.

Passo Sete: Selecione Equipamento. Eu começo com minhas roupas e três peças de equipamento ligadas ao meu conceito e meus equipamentos podem ter um número de keywords igual ao meu nível em Recursos. Deixa eu ver como isso funciona.
Ok, essas keywords me dão bônus quando uso o equipamento, sem elas meu equipamento é considerado normal.
Eu quero então um bastão, um livro de conhecimentos astrológicos e que tem a keyword FERRAMENTA para quando eu o usar para descobrir algo e um camelo que custa uma keyword por si só.

Passo Oito: Conexões e Antecedentes. Agora eu preciso construir uma conexão um ou mais membros do grupo, como sou só eu digamos apenas que minha conexão é ter sido guiada pelas estrelas àquela pessoa e que ela será minha protetora na nossa busca por Scheherazade. Acho que os meus antecedentes gerais eu já descrevi ao longo do processo, então vou deixar essa parte pra lá.


Zaya está pronta para cavalgar pelo deserto guiada pela lua em busca da contadora de histórias das mil e uma noites.
___________________________________________________________

Zaya
Concept: Hakim.

Attributes:
Power ♥■
Precision ۞■
Courage ♥■■
Caution ♥■■
Passion ۞■■
Reason ۞■■۞

Secondary Attributes:
Life •••
Moon •
Energy •••

Gear: Staff, Book of Lore [Tool], Camel
Unique Gift: Reading the Stars
Resources ••







Nenhum comentário: