quarta-feira, 31 de maio de 2023

Mil Faces de um RPGista - Dinossaur Princess - Kimberly


Jogo: Dinossaur Princesses – A Story Game of Collaboration and Cooperation for All Ages.
Autoria: Hamish Cameron & Dana Cameron.
Editora: Ardens Ludere
Experiência: Só li o livro, mas desde então quero muito colocar na mesa. Parece muito divertido.
Livros usados: Só o básico.

Dinossaur Pricesses é um RPG infantil onde você joga com uma princesa que também é um dinossauro. Como o jogo é voltado para crianças e nem todas sabem o que um adulto considera um dinossauro o autor coloca que qualquer criatura que a criança identifique como um dinossauro é um dinossauro para os efeitos desse jogo.
As regras têm uma proposta voltada para o trabalho em equipe e a cooperação. A cada desafio uma das jogadoras (e o livro assume o gênero feminino como padrão mas pessoas do gênero masculino ou neutro também podem jogar sem problemas) escolhem uma líder que é quem vai rolar os dados. As outras jogadoras descrevem como vão ajudar na situação e isso vai conferindo mais dados à líder ou vai reduzindo a dificuldade. É um sistema bem legal.

Vamos criar minha Princesa Dinossaura.

Passo Um: Nome e Pronomes. Primeiro eu decido o nome e os pronomes com que minha Princesa Dinossaura se identifica. Como já estou falando dela no feminino vou assumir que os pronomes dela são ela/dela. Quanto ao nome… pensei em Kimberly e curti.

Passo Dois: Que tipo de Dinossaura é você? Eu agora escolho o tipo de dinossaura minha princesa é. Eu adoro os triceranotops desde que eu assistia Transformers quando era criança e apareceram os dinobots. Então esse será meu tipo de dinossuara. Eu escolho então duas palavras para descrever meu tipo de dinossaura, deixa eu ver a lista de sugestões do livro… Acho que vou ficar com Otimista e Espetuda (para descrever os três chifres na cabeça).

Passo Três: Que tipo de Princesa é você? Hummmm… isso é mais complicado. Afinal, princesas podem ser o que elas quiserem. Dou uma olhada na lista de sugestões do livro de novo e quero ser uma princesa astronauta. Dinossauros e viajar pelo espaço? Duas coisas que minha criança interior com certeza adora. Novamente eu escolho duas palavras para descrever o meu tipo de princesa. Acho que eu quero Aventureira e Inventiva, afinal você precisa ser as duas coisas para viajar pelo espaço, não!?

E é isso! O jogo não tem números na ficha, apelas palavras. Ainda quero experimentar esse jogo em mesa, realmente parece divertido.
_______________________________________________________

Kimberly
Ela/Dela

Que Tipo de Dinossaura é Você?
Triceranotops.

Escolha duas Palavras descrevem suas forças como DINOSSAURA.
- Otimista
- Espetuda

Que Tipo de Princesa é Você?
Astronauta

Escolha duas Palavras descrevem suas forças como DINOSSAURA.
- Aventureira
- Inventiva

Nenhum comentário: