quinta-feira, 11 de maio de 2023

Mil Faces de um RPGista - L5R 2e - Kuni Yakusoku


Jogo: Legend of the Five Rings Second Edition
Autoria: Ree Soesbee (Org.)
Editora: Alderac Entertainment Group
Experiência: Com o cenário, muita, com essa edição só fiz alguns testes e vi que o sistema não funcionava.
Livros usados: O Player’s Guide dessa edição, a única a ter o livro básico dividido em dois livros.

Bem-vindos de volta à Rokugan. Onde a honra é mais afiada do que o aço. Esse é o terceiro personagem deste cenário a aparecer aqui no Mil Faces de um RPGista, eu já fiz um para a primeira e uma para a quinta edição. Mas agora eu sorteei a segunda então vamos lá.
Eu estava relutando em fazer um personagem para esta edição porque acho que eles cagaram um pouco o sistema aqui. Basicamente mudaram a forma como funciona o sistema de rolar e manter dados, agora você rola um número de dados igual sua skill e mantém um número igual ao seu atributo, pronto. Tem outros problemas aqui e acolá, mas acho que esse foi o pior de todos. É engraçado porque se você olhar a maioria dos suplementos da segunda edição vai ter a sensação (ao menos eu tive) de que os autores simplesmente ignoraram isso e continuaram a fazer personagens, vantagens e técnicas com o sistema da primeira edição em mente.
Em termos de ambientação avançamos oito anos desde a primeira edição. Estamos nos tempos descritos pelo card game, A Guerra dos Clãs se espalha pelo Império Esmeralda. A linhagem Hantei sofreu várias perdas devido a uma praga desconhecida (causada pela abertura do primeiro dark scroll mas poucos sabem disso), Bayushi Shojo tem uma visão de que o Imperador levará ao fim do Império e dá um golpe de estado que dá errado levando o Clã do Escorpião a ser exilado e se esconder. A guerra entre Grou (eu prefiro chamar de Garça, mas essa é a tradução oficial) e o Leão se intensifica. O Caranguejo faz uma aliança perigosa com seus milenares inimigos das Shadowlands, e mesmo o contemplativo Fênix exibe sinais de corrupção. O Dragão, como sempre permanece misterioso e o ex-campeão do Leão, Toturi, agora um ronin está levantando um enorme exército para um propósito desconhecido.
Vamos fazer um samurai!

Passo Um: Conceito. Eu já fiz um bushi do Leão e uma monge do Fênix. Dessa vez eu quero fazer um shugenja, que são meio que os magos/sacerdotes desse cenário. Eu até tinha um conceito legal para fazer um personagem do meu clã favorito, o Dragão, mas esqueci que os eventos que comporiam a sua história só vão acontecer na terceira edição. Então estou cogitando fazer um shugenja do clã Caranguejo ou do Escorpião. Um teria ligações com as Shadowlands e outro teria conexão com a Sombra.
Pensei um pouco e acho que dá pra aproveitar ao menos parte do conceito que eu tinha para um shugenja do Dragão em um shugenja do Caranguejo. Vamos com isso.
Kuni Yakusoku cresceu em um clã acostumado com a guerra constante com as forças das Terras das Sombras ao sul. Mas ao longo dos últimos anos algo mudou. Mesmo sendo ainda uma criança, Yakosoku pode ver seu clã se voltando para o norte, para o Império, e havia cobiça em seus olhos. Quando o golpe do Escorpião ocorreu, ele ainda era um estudante da escola Kuni, mesmo assim fora deixado para trás enquanto seu clã se moveu em centenas de barcos construídos em segredo para Otosan Uchi, a capital do Império. Nem mesmo os membros de seu clã sabiam o que seu daimyo, Hida Kisada, faria. Ele estava indo enfrentar Bayushi Shoju ao lado dos outros clãs, ou ele pretendia se aliar a este para tomar o trono e limpar o Império? No fim, Kisada se aliou aos outros clãs, mas em seu retorno o sentimento de incômodo não passou. Como se preparando para a Guerra que viria, as pesquisas dos Kuni que se voltavam a descobrir como matar as criaturas das Terras Sombrias passou a ser direcionada para controlá-las e usá-las contra os outros clãs, mesmo ao risco de nossas próprias almas.
Quando o momento chegou, Yakusoku não teve um gempukku formal. A Guerra dos Clãs já explodia e o Caranguejo marchava para o norte, ao lado das criaturas que sempre enfrentaram. Ele não pode aceitar isso, por isso assumiu seu nome, Yakosoku (promessa), como uma promessa de encontrar uma forma de salvar seu clã… de si mesmo.

Passo Dois: Clã, Família e Escola. Acho que já defini tudo isso na história acima, mas vamos pegar agora alguns números. Como membro da família Kuni eu ganho +1 em Intelligence e como membro da Escola Kuni se Shugenja eu recebo +1 em Willpower, Honra 1.5 e um ponto nas perícias Calligraphy, Defense, Kenjutsu, Meditation, Lore (Shadowlands) e mais um ponto em uma High Skill e um ponto em uma Weapon Skill. Olhando a lista de sklls eu acho que Sincerity seria a mais apropriada, apesar de repudiada pelo Caranguejo é a melhor forma de Yakusoku buscar as informações que precisa em sua busca levantando o mínimo de suspeitas sobre si. Para Weapon skill eu pego Subojutsu que envolve o uso de armas pesadas como Tetsubo e o Die Tsuchi, algo muito alinhado com um Caranguejo fiel a suas raízes.

Passo Três: Distribuir Pontos. Eu agora tenho 25 pontos para distribuir em vantagens e perícias. Eu também posso pegar até dez pontos de desvantagens em um formato bem clássico de point-buy.
Dando uma lida na lista de vantagens do livro aquelas que me chamam a atenção para esse personagem são Clear Thinker (é difícil enganá-lo) e Ratling Ally, que é mais barato para mim por eu ser do clã Caranguejo. Ratling, ou melhor Nezumis, são homens ratos imunes aos efeitos da Terra das Sombras e antigos aliados do Clã Caranguejo. Nas desvantagens a única que me chama atenção é Dark Secret. Acho que se encaixa o fato de Yakosoku estar investigando como minar a aliança entre seu clã e os monstros que eles sempre combateram. Isso me dá um saldo total de menos um, ou seja eu ganho mais um ponto para gastar em atributos e perícias.
Tive de refazer algumas coisas porque esqueci que nessa edição eles igualaram os pontos de criação de personagem e os pontos de experiência, então é um multiplicador em vez de uma compra direta ponto a ponto.
Então quero aumentar Defense, Lore (Shadowlands) e Subojutsu para o nível 3, o que vai me custar um total de cinco pontos para cada (2 para subir para nível dois e mais três para subir para o nível três), ouch! Já se vão quinze pontos.
Vou gastar nove para aumentar minhas Stamina (e minha Terra) para três.
O que me deixa com apenas mais um ponto…
Acho que vou mudar uma coisa. Deixa Defense em 2, o que me faz recuperar três pontos (ficando com quatro no total) e vou aumentar meu Kenjutsu e minha Sincerity para 2 cada.
Mais um motivo para eu não gostar muito dessa edição.

Passo Quatro: Magias. Como parte da minha Escola de Shugenja eu também preciso escolher as minhas magias. Eu já recebo Sense, Commune e Summon, que são as magias básicas de todo Shugenja, eu posso escolher três de Terra, duas de Fogo e uma de Água. Eu também tenho uma Afinidade com Terra e uma Deficiência com Ar. Deixa eu ver o que isso significa porque mudou de edição para edição.
É o que eu imaginava, meu Rank de Escola é considerado um acima ou um abaixo dependendo da afinidade e da deficiência. Ou seja, eu posso pegar magias de Terra como se eu fosse de Rank 2, mas só posso aprender magias de Ar quando subir de Rank e quando isso acontecer será apenas as de Rank 1, o que pode ser ruim para alguém que se pretende ser um investigador. Talvez ele apenas não seja muito bom nisso.
Dando uma lida na lista de magias e pensando que Yakosoku foi treinado para ser um “mago de batalha” eu pego Armor of Earth, Tetsubo of Earth e Jade Strike como minhas magias de Terra, Flames of Purity e Wrath of Osano-wo são perfeitas escolhas para minhas magias de Fogo, agora minha magia de Água me deixou na dúvida. Estou entre Castle of Water, que é protetiva e Path of the Inner Peace, que é de cura. Ambas eu acho que encaixam com o conceito do personagem.
Vou seguir e depois escolho quando for montar a ficha lá embaixo.

Passo Cinco: Equipamento. Como equipamento inicial eu recebo um kimono (ainda bem senão ia andar por aí pelado rs), Sacola de Viagem, Bolsa de Pergaminhos, Katana, Wakisashi, Tanto e 3 Koku, que é o dinheiro nesse jogo. Não estou com muita vontade de comprar mais nada, então é isso.

Passo Seis: Insight e Toques Finais. Agora eu calculo o Insight e outras variáveis do meu personagem.
O Insight é igual à soma dos meus Rings vezes dez (110) mais o total das minhas Skills, que dá 124, bem longe dos 151 que eu preciso para subir de Rank.
Meu TN to be Hit é Reflexes vezes cinco, ou seja, dez.
Minha Honra é 1,5 e minha Glória é 1,0.

E é isso.

Kuni Yakosoku está pronto para lutar pelo seu clã mesmo contra seu próprio clã.

Uma última recomendação, se um dia quiserem jogar Legend of the Five Rings FUJAM dessa edição.
______________________________________________________

Kuni Yakosoku
Clan: Crab.
Profession: Shugenja
School: Kuni Shugenja School
Rank: 1
Insight: 124

Earth 3
Stamina 3
Willpower 3
Fire 2
Intelligence 3
Agility 2
Air 2
Reflexes 2
Awareness 2
Water 2
Strength 2
Perception 2
Void 2

Advantages: Clear Thinker (2), Ratling Ally (2)
Disadvantages: Dark Secret
Skills: Calligraphy 1, Defense 2, Kenjutsu 2, Meditation 1, Lore (Shadowlands) 2, Sincerity 2, Subojutsu 2.

Spells: Armor of Earth, Tetsubo of Earth, Jade Strike, Purity of Flame, Fury of Osano-wo, Path of Inner Peace.

Honour: 1,5
Glory: 1,0

Equipment: Kimono, Traveling Sack, Scrool Satchell, Katana, Wakisashi, Tanto, 3 Koku.


Nenhum comentário: