quarta-feira, 17 de maio de 2023

Mil Faces de um RPGista - On the Air - George Ventura


Jogo: On the Air – A Storytelling Roleplaying Game of Old Time Radio Exploits
Autoria: Cynthia Celeste Miller
Editora: Spectrum Games
Experiência: Vou mestrar em breve. No momento em que esse personagem tiver sido postado eu já devo ter mestrado, inclusive.
Atualização: Mestrei esse jogo e achei muito bom. Só acho que preciso entender melhor como fazer os rolamentos por cena e não por ação.
Livros usados: Só o básico. É o único que tem no momento.

On the Air é um RPG que traz uma homenagem à era de ouro do rádio. Ele traz mecânicas e uma proposta narrativa diferenciada a fim de simular o estilo das novelas de rádio que foram muito famosas nos anos 1920, 1930 e 1940. Uma das mecânicas, por exemplo, é conferir bônus aos jogadores que fizerem efeitos sonoros quando descrevendo as ações de seus personagens.
O jogo não possui um ambiente próprio e traz uma série de exemplos baseados em radio novelas antigas. Mas como pretendo mestrar esse jogo em breve, antes de fazer um personagem eu preciso criar minha série. Vamos lá!

Parte Um: A Série. Então eu primeiro preciso decidir a série. A maioria das séries que aparece como exemplo no livro é muito focada em um único protagonista com os outros personagens quase sendo uma espécie de “elenco de apoio” e eu não quero isso. Lembrei de uma série que eu gostava muito quando criança, Johny Quest e acho que posso usar isso como base para esse e os outros personagens que criarei para mestrar um oneshot. Minha ideia é uma família de aventureiros, vamos chamá-los de Família Ventura.

Passo Um: A Premissa. Aqui é uma espécie de conceito da série. A série segue uma família de aventureiros que explora regiões inóspitas e descobre segredos. Minha ideia é que os pais só participaram dos primeiros episódios, com a série sendo focada nos três filhos (que serão os personagens dos jogadores) que em suas aventuras tentam descobrir o que aconteceu com seus pais que desapareceram quando buscavam a cidade perdida de El Dorado.

Passo Dois: Patrocinador. Isso é uma das mecânicas mais divertidas desse jogo. Em algum ponto do episódio, um dos jogadores pode fazer o comercial do patrocinador do show. Isso confere um “Sponsor Token” que é o melhor bônus no jogo todo. Existe uma tabela para decidir o patrocinador aleatoriamente, mas já escolhi um baseado em aguns exemplos apresentados no livro, então vamos com as Cigarrilhas Passarinho.

Passo Três: Duração do Show. Outra mecânica interessante. Radio Novelas tinham um tempo muito limitado, isso é representado no jogo por um número limite de testes que podem ser feitos. Aqui devo esclarecer que diferente de outros RPGs, onde cada teste representa uma ação, em On the Air cada teste define os resultados da Intenção de um jogador para a cena que pode envolver uma série de ações. Shows infantis tinham uma duração de quinze minutos (ou cinco testes) enquanto shows adultos duravam trinta minutos (dez testes). Acho que o show começou como infantil, mas com o tempo se tornou um show para a família toda, ganhando seu atual patrocinador e aumentando sua duração para trinta minutos, o que vai dar dez testes para meus jogadores se divertirem com essa história.

Bom, e é isso, agora tenho um cenário para contruir…

Parte Dois: O Elenco. Aqui é onde vou começar a montar os personagens que usarei nesse jogo. Só vou apresentar um destes personagens aqui, mas já vai dar uma ideia de como o jogo funciona. O que me leva a…

Parte Um: Perfil. O primeiro personagem para a série da Família Ventura é o irmão mais velho, George Ventura. Esportista, pratica atletismo (um esporte nobre naquela época), nunca teve muita paciência para o mundo dos livros que seus pais viviam pesquisando, mas sempre teve um espírito aventureiro.

Parte Dois: Atributos. Existem três Traits nesse jogo: Aventura, Pensamento e Drama. Simplificando poderíamos chamá-los de habilidades físicas, mentais e sociais. Tem um pouco mais de coisa em cada um, mas como disse é uma simplificação. Basicamente eu escolho entre três opções de distribuição de modificadores para cada um desses traits. As opções são -1, 0 e 2; -1, 1 e 1; ou 0, 0, 1. Acho que prefiro o primeiro, ficando com Aventura 2, Pensamento -1 e Drama 0.

Passo Três: Descritores e Falha. Eu agora escolho um descritor para cada modificador acima de zero e uma falha para cada um menor que zero. Eu posso usar os descritores em situações em que narrativamente eles se aplicam para rolar mais dados (o jogo rola 2d6 de forma similar aos jogos PbtA) mantendo os com resultados mais altos, o Diretor (como o mestre de jogo é chamado aqui) pode ativar uma falha minha para que eu role mais dados também, mas nesse caso mantendo os resultados mais baixos.
Então eu terei dois descritores para Aventura e uma falha para Pensamento. Deixa eu checar os exemplos para ver se algo me interessa.
Para meus descritores de Aventura eu escolho Atlético e Forte.
Para minha falha em Pensamento eu pego Uneducated que eu não sei como traduzir direito, mas quero que represente exatamente como falei acima que George nunca foi muito afeito aos livros.

Passo Quatro: Edge. Cada personagem tem um Edge. Algo que o distingue dos demais. Eu tenho três opções: Aumentar um dos meus Traits, tornar um dos meus descritores em um Forte (que me permite transformar meus dados em d8s em certas situações) ou um Schtick que seria uma habilidade especial genérica. Eu escolho o primeiro e aumento o Drama de George para 1, o que lhe dá um descritor também que eu escolho como sendo Corajoso, algo que pode inspirar seus irmãos mais novos.

E é isso. O sistema é bem simples. A maioria das regras vem na ficha de personagem para falar a verdade. Só me resta dizer sintonizem na semana que vem para UM OFERECIMENTO DE CIGARRILHAS PASSARINHO: É HORA DOS VENTURA!

Ou não, semana que vem será outro personagem. Rs

______________________________________________________________

Série: Família Ventura
Premissa: Três irmãos de uma família de aventureiros viajam para lugares inusitados enquanto tentam localizar seus pais que buscavam a cidade de El Dorado.
Patrocinador: Cigarrilhas Passarinho.
Duração do Show: “30 Minutos” – 10 testes.

George Ventura
Adventure 2
Strong
Athletic

Thougth -1
Uneducated

Drama 1
Brave

Edge: Trait Augment - Drama

Nenhum comentário: