quarta-feira, 7 de junho de 2023

Mil Faces de um RPGista - 18XX Dreams - Ordnas


Jogo: 18XX Dreams
Sistema: Parece ser baseado em um sistema chamado 24XX que eu não conheço.
Autoria: Diego Barreto
Editora: Deep Light Games
Experiência: Só li o livro e conversei com o autor que é um amigo pessoal (deixa eu esbanjar os meus privilégios rs). Mesmo que não venha a colocá-lo na mesa acho que pode ser um add-on interessante em outros jogos (ver abaixo).
Livros usados: Só o básico mesmo.

E vamos fazer outro personagem de outro RPG do meu querido amigo Diego Barreto. 18XX Dreams é um rpg curtinho que tem a proposta de levar os jogadores através de um mundo dos sonhos. Conversei com o autor e ele me disse que o jogo pode ser usado inclusive com outros RPGs. Você quer fazer uma sequência de sonhos e não tem mecânicas pra isso? Problema resolvido.

Vamos montar um Avatar Onírico.

Passo Zero: Quem é Você no Mundo Desperto? Essa é uma questão que não consta no livro, mas é meio que um ponto de partida para criar um personagem em 18XX Dreams. O texto meio que assume que o jogador é a própria pessoa desperta, mas como citei acima, qualquer personagem pode ser usado. Eu vou usar eu mesmo e se der merda apago e escolho um dos outros 89 personagens aqui do projeto. Rs

Passo Um: Escolha a Base do seu Avatar. Posso escolher ou rolar em uma tabela, acho que vou rolar e ver o que sai. Rolei 1d6 e tirei 4. Abstrato. Uma versão de você mesmo feito de alguma outra coisa. Por algum motivo inexplicável estou me imaginando como uma pintura surrealista e é isso que vai ficar. Escolho uma skill e um trait baseado no material do sou feito. Deixa eu dar uma olhada nas sugestões e ver se me inspiro.
Para meu Trait eu pego Fluid Form, sou um desenho surrealista, então cada vez que você me vê eu não sou o mesmo.
Para minha Skill talvez seja legal algo como Performance, já que sou uma obra de arte viva.
Já estou gostando desse personagem.

Passo Dois: Arquétipo. Eu posso escolher um Arquétipo baseado em minha última aventura (ir até um supermercado lotado em dia de promoção conta?) ou sorteio na tabela. Vamos rolar o dado de novo e ver o que sai. Tirei 1! As Lentes. Você pode ver qualquer lugar como se estivesse lá. Pede pra eu descrever como o poder funciona. Acho que meu personagem pode meio que se fundir ao material que compõe o mundo dos sonhos e com seu próprio corpo representar situações que ocorrem em outros lugares desse mundo.

Passo Três: Emoções. Agora eu escolho (ou rolo na tabela) duas emoções com as quais eu sou capaz de alterar o mundo ao meu redor. Vamos lá… Tirei 16 e 3, o que me dá Suspicion e Euphoria. Ok, meu avatar onírico é desconfiado e eufórico. Imagino-o como uma representação das minhas ansiedades diárias com a diferença que ele não seja tão bom quanto eu para esconder seus temores e desconfianças, afinal ele é uma pintura surrealista.

Por fim, falta escolher um nome. Acho que vou chamá-lo de Ordnas, basicamente meu nome ao contrário. Foi divertido fazer esse personagem.
_______________________________________________________

Ordnas
Avatar Basis: A Surrealist Painting Version of Myself.
Trait: Fluid Form
Skill: Perfomance

Archetype: The Lens.
Ordnas melt himself onto the dream world structure, picturing any scene happening in any place of the dream world.

Emotions: Suspicion and Euphoria.




Nenhum comentário: